Início / Europa / Itália

Itália

Vantagens de contratar seguro viagem para a ÁustriaUma viagem para a Itália, sem dúvidas, é muito sonhada e desejada. Não importa se você já foi algumas vezes, ou é a sua primeira vez. Porque o mapa turístico da Itália nunca tem fim! Todas as regiões (que são 20!) têm seus atrativos, além da cultura, gastronomia, curiosidades e destinos surpreendentes. Não é à toa que cidades como a capital Roma, Veneza ou Florença atraem visitantes do mundo inteiro.

Realmente, a lista de pontos de interesse da Itália, que merecem ser visitados, é enorme. De praias paradisíacas e montanhas com neve para esquiar até vinhedos com passeios deliciosos por vinícolas italianas. Tem paisagens e coisas para fazer para todos os gostos!

Leia também => Quanto custa seguro viagem para Europa?

Onde ficar em Roma: melhores bairros para turistas

 

Tudo sobre a Itália: destinos e cidades

Tudo sobre a Itália
Uma viagem à Itália é um sonho.

A Itália é realmente fascinante. São tantas as opções de destinos e cidades que fica difícil montar um roteiro com as muitas boas opções. Para te ajudar, este blog tem alguns artigos excelentes sobre as 9 regiões turísticas da ItáliaSicília, Campania, Lazio, Toscana, Emilia Romagna, Veneto, Lombardia, Liguria e Piemonte.

Além dessas regiões lindíssimas, as cidades italianas, independentemente de onde estão distribuídas, são um espetáculo à parte. Pensando assim, o artigo 15 cidades mais bonitas da Itália para conhecer revela quais são as paradas obrigatórias de um turista no país.

E se o seu interesse é apenas pelos pontos turísticos imperdíveis do país, é só apreciar o post com um mapa dos lugares imperdíveis da Itália, como o Coliseu, a Fontana di Trevi, a Capela Sistina, o Vulcão Vesúvio, a Catedral Santa Maria del Fiore, a Ponte Vecchio, a Piazzale Michelangelo, a Torre de Pisa entre outros monumentos imponentes italianos. Demais!

 

Itália: gastronomia e culinária

Melhor comida italiana
Gastronomia na Itália é orgulho nacional.

Como se não bastasse tantas belezas naturais e monumentos históricos e culturais, as comidas típicas italianas são muito amadas, e todos querem apreciar um bom restaurante na Itália. Portanto, lugares para comer também podem ser adicionados no seu roteiro pela Itália como verdadeiros atrativos turísticos.

Na dúvida do que priorizar no cardápio? Confira em o que comer na Itália: um roteiro pelos pratos típicos de cada região.

E a comida italiana é levada tão a sério que existem regras rígidas de etiquetas que você precisa descobrir ao frequentar qualquer restaurante no país. Saiba quais são lendo sobre as curiosidades da culinária e gastronomia italianas (em breve).

E não acaba por aqui! Você sabe que na Itália a palavra “mercato” é a feira de rua e “supermercado” é o nosso mercado tradicional. A cidade de Roma conseguiu um feito: uniu o que ambos têm que melhor e criou o Mercado Central de Roma: uma experiência gastronômica incrível.

 

Praias italianas e verão europeu

Turismo na Itália
Praia Cala Goloritza, na Sardenha.

Você deve saber que existem muitas praias da Itália, que são realmente paradisíacas. Afinal, o país da bota está bem no meio do mar Mediterrâneo, que é famoso por águas cristalinas e azuis. E o mais gostoso: a temperatura é bem quentinha para nadar.

Só para entendermos melhor o mar da Itália, de um lado da costa italiana é a parte do Mediterrâneo que se chama mar Adriático, o mesmo que banha Croácia, Montenegro e Eslovênia. No outro lado do litoral italiano, fica o mar da Ligúria, bem ao norte do país, e o mar Tirreno, que vai da ilha de Sardenha até a Sicília. Mais abaixo é o mar Jônico, que também banha a Sicília e Calábria e vai até a Grécia. 

Enfim, toda a costa da Itália faz parte do mar Mediterrâneo e independente do nome, qualquer parte da Itália tem praias paradisíacas. Conheça 17 praias italianas para aproveitar o verão europeu.

Dicas de turismo na Itália
Vernazza, uma das Cinque Terre.

As praias do sul da Itália como a Costa Amalfitana, perto de Nápoles, uma das maiores cidades italianas, e toda a Sicília são destinos de praias na Itália muito buscados. Sem dúvida, é maravilhoso, um paraíso mesmo.

Outro lugar lindo que faz parte da Itália é a Ilha de Sardenha e você já pode aproveitar e conhecer a ilha vizinha, Córsega, que é francesa. Se quer ir para os lados do mar Adriático, Puglia tem praias maravilhosas e uma energia incrível. 

Mas, se você não tiver oportunidade de ir até o sul, saiba que no norte da Itália também existem praias maravilhosas. É o caso de Cinque Terre, a pérola do mar da Ligúria. Portanto, se estiver no norte da Itália e quiser pegar uma praia, veja onde ficar em Cinque Terre.

 

Esquiar nos Alpes Italianos

O que conhecer na Itália
Bressanone na Itália.

Você também pode esquiar na Itália, sabia? Claro, se você for na temporada de neve, ou seja, durante o inverno europeu. No entanto, conhecer esta região italiana em qualquer época é lindo. Leia mais sobre o que fazer em Bressanone neste artigo que fala sobre os alpes europeus.

Também tem um post sobre os destinos de inverno mais cobiçados na Itália (em breve). Imperdível para quem gosta de frio, neve, bons vinhos, belas paisagens, montanhas e gastronomia deliciosa.

 

Conhecer a capital Roma e o Vaticano

Tudo sobre a Itália
Coliseu, um dos maiores pontos turísticos da Itália

Não apenas porque é a capital da Itália, Roma é um destino interessantíssimo. Andar pela cidade e se deparar com o Coliseu, o Panteão e várias ruínas de construções medievais é uma sensação absurda.

Mas não é só isso, Roma também é uma cidade moderna. Além disso, dentro de Roma está a cidade do Vaticano, onde fica a Capela Sistina e mora o Papa. Para conhecer bem a região 5 dias é o mínimo. Para você compreender a dimensão de uma viagem a Roma e Vaticano, leia essa série de posts abaixo:

Se você tá em busca de passeios diferentes em Roma, leia sobre o passeio de bike pela Via Appia e as Catacumbas de Roma.

 

Fazer um roteiro pela Toscana

Melhores destinos na Itália
A beleza de Florença, capital da Toscana.

A Toscana é uma região muito procurada pelas vinícolas, e também por abrigar cidades medievais. A maior cidade da Toscana é Florença. Com certeza, um destino obrigatório na Toscana.

Lá, você tomará o melhor sorvete do mundo. E ainda, pode ver de perto a estátua de David, de Michelangelo, entre várias outras obras de arte. Não tem um guia de viagem em Florença? Então, veja esses artigos:

 

Veneza: a cidade mais romântica da Itália

Roteiro na Itália
Veneza e suas gôndolas românticas.

Basta pensar em um roteiro romântico, que a cidade da Itália, e do mundo, mais procurada é Veneza. O lugar é encantador mesmo. E completamente diferente de tudo, pois não tem carros, nem ruas. Somente canais, portanto, o meio de transporte lá são os barcos e as famosas gôndolas.

Para saber tudo o que fazer na cidade, veja roteiro em Veneza. Não importa se você vai passar um dia ou vai ficar vários dias, neste artigo você encontrará dicas de viagem, para não perder nada.

 

Turismo em Milão vale a pena?

Pontos turísticos da Itália
A magnífica Duomo de Milão.

Milão é outra cidade muito importante da Itália. É conhecida por ser a capital da moda, atraindo todos que gostam de alta costura, mas não é só isso. Tem muito o que fazer em Milão.

Devido à sua importância econômica e localização, existem muitos vôos para Milão. Então, pode ser uma boa opção para buscar passagens para Itália. Para saber tudo sobre a cidade, leia:

 

Tudo o que fazer na Itália

O que fazer na Itália?
Praça da Itália, em Roma.

Com tantas opções de destinos e roteiros pela Itália, certamente você já sabe para quais lugares pretende ir. Para confirmar ainda mais suas pretensões turísticas, leia o que conhecer em uma viagem a Itália. Ademais, veja o post dicas de viagem para Itália.

Outros conselhos práticos para quem visitar esse país é saber qual moeda levar para a Itália: dólar, euro ou real?. Não deixe de ler este post que explica onde é melhor fazer câmbio e como sair ganhando nas operações de troca de moedas.

 

Como viajar pela Itália?

Passagem para Itália
Estrada na Toscana.

Você pode alugar um carro e curtir as estradas italianas parando nas grandes cidades, e também nas pequeninas, que são muito charmosas. O carro é ótimo em algumas regiões como a Toscana, mas pode ser uma loucura dirigir na Itália também.

Especialmente, porque muitos lugares são cheios de ruelas e muitas ladeiras e precipícios. Leia mais no artigo que conta como viajar de carro pela Europa.

Também pode preferir viajar de trem. Saiba como comprar passagens e mais dicas no artigo sobre trem na ItáliaSe quiser se locomover entre as cidades da Itália de avião, leia sobre voos low cost na Europa.

 

Mais sobre o que fazer na Itália

Onde ir na Itália
A Torre de Pisa

Embora aqui você encontre muitas dicas do que fazer na Itália, ainda tem muitos assuntos que ainda não estão no blog. Portanto, se ainda não encontrou tudo sobre a Itália que quer, acesse a página da RBBV e veja todos os blogs membros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem que falam sobre o país.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo! 😉

 

Últimos artigos sobre a Itália:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *