Risco de Covid-19 no Brasil cai de 4 para 3, segundo EUA
Classificação rebaixa perigo de “Muito Alto” para “Alto” para viajantes americanos
CDC
Se você, assim como eu, está esperando boas notícias para viajar para os Estados Unidos, eu tenho uma: aos poucos estamos melhorando nossa classificação de risco de Covid-19 diante do Tio Sam! O Centro de Controle de Doenças americano (CDC) divulgou ontem, 13, que a classificação do Brasil caiu de “Muito Alto” para “Alto”.
Na prática, essa alteração tem maior impacto para quem está nos Estados Unidos e deseja vir ao Brasil, do que ao contrário. Isso porque, os EUA classificam os países em 4 níveis de perigo. Assim sendo, o Brasil saiu do estágio 4 para o 3, cuja orientação para esses locais é: “Certifique-se de estar totalmente vacinado antes de viajar para esses destinos. Os viajantes não vacinados devem evitar viagens não essenciais para esses destinos”.
Essa é a primeira melhora na classificação desde maio quando entramos no nível máximo de atenção diante das autoridades norte-americanas, que era enfática: evite viajar para o Brasil.
O que podemos esperar?
Ainda não podemos criar muitas expectativas a respeito de uma suspensão da quarentena de 14 dias imposta aos brasileiros que querem entrar nos Estados Unidos, mas a ideia é que com o avanço da vacinação nacional e o devido controle das variantes (que preocupa muitos países), possamos escalonar ainda mais esse nível estabelecido pelo CDC.
Apesar das inúmeras restrições que ainda permanecerem, é algo que temos mesmo que comemorar, pois o Governo Americano está afirmando que, aos poucos, o Brasil está se tornando um lugar seguro para seus cidadãos viajarem.
Ah, mas vale lembrar que mesmo aqueles países que estão no nível 1 de risco, ou seja, na classificação mais baixa de contaminação por Covid-19, a orientação do CDC é que os viajantes estejam totalmente vacinados. E essa exigência deve permanecer mesmo depois da abertura das fronteiras, por isso, é fundamental se vacinar para curtir destinos incríveis, como Nova York, Miami, Vegas e outros mais.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *