Como se preparar para estudar na Europa em apenas 10 passos
Estudar na Europa é um sonho de muitos. Deixar o país onde nascemos e partir em busca de novas culturas, realidades e formas de educação são os principais incentivos para os jovens que procuram estudar na Europa.
Para embarcar nesta aventura, é necessário algum planejamento e apenas as passagens e a mala não são suficientes. Assim, e para aqueles que não sabem por onde começar, reuni 10 passos que você precisa seguir para se preparar para esta grande aventura.
Planeje-se => Melhores ofertas de hotéis do mundo
Saiba tudo sobre seguro viagem »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
10 passos para se preparar para estudar na Europa
Se você está mesmo planejando passar uma temporada na Europa, antes de conhecer os 10 passos da preparação, veja este vídeo acima publicado no canal da Uniplaces com a experiência de um brasileiro morando na Alemanha, na cidade de Leipzig. Bem encorajador! A seguir, veja como tornar esse sonho realidade.
CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem baratas na Europa »
1. Escolher a faculdade
O primeiro, e talvez o mais importante passo para se preparar para estudar na Europa, é escolher a faculdade onde você vai estudar, durante o próximo semestre, ano ou até mesmo anos.
Esse passo se torna muito importante, pois determinará a facilidade de todo o resto, já que condicionará o orçamento da viagem e poderá representar uma barreira linguística.
Por isso, é necessário levar em consideração as possíveis barreiras que podem surgir da escolha do país de destino, bem como quais cursos e faculdades têm o maior prestígio e interesse para você.
2. Obter um visto de estudante
De acordo com a Autorização ETIAS, o estudante brasileiro só precisa obter um visto se permanecer na Europa por mais de 90 dias. Essa autorização prevê a permissão para viagens turísticas ou de curta duração.
No entanto, se você vai estudar na Europa por um período superior a 90 dias, é necessário apresentar a documentação para solicitar o visto correto, antes que o período de 90 dias termine.
3. Estabelecer um orçamento
Independentemente do país da Europa para o qual você vai estudar, um orçamento deverá ser estabelecido. É necessário ter certeza de que você economizou dinheiro para cobrir todas as suas despesas, mas também para ter algum dinheiro à parte que lhe permitirá viajar e conhecer o que seu destino tem a lhe oferecer.
Certifique-se também de que você tem algum dinheiro extra para eventuais situações que venham a acontecer e que você não está esperando.
4. Obter seguro de viagem para Europa
O dinheiro gasto em seguros de viagem nunca é um dinheiro mal gasto.
Acidentes acontecem e o que você quer quando viaja para o exterior é ter certeza de estar protegido. Portanto, quando você for estudar na Europa, certifique-se de ter um seguro de viagem para garantir a ajuda médica necessária, sem ter que pagar rios de dinheiro por isso.
Simule aqui seu seguro viagem para a Europa.
5. Encontrar uma casa para morar na Europa
Encontrar a casa que você possa chamar de sua, que atenda às suas necessidades e, acima de tudo, ao seu orçamento, não precisa ser a maior preocupação no processo de planejamento de viagens. Porém, é uma das etapas mais importantes do processo.
A Uniplaces é uma plataforma de aluguel de longo prazo, onde você pode encontrar a casa que procura nas melhores cidades universitárias da Europa, com a garantia de um pagamento protegido e de uma estadia segura.
Escolher a casa onde você vai ficar durante os próximos meses já lhe dá uma ideia de como será a sua experiência, não é mesmo?
6. Aprenda algumas palavras no idioma local
Se você está indo estudar para um país europeu onde a língua oficial não é o português, o ideal é aprender algumas palavras que podem ser úteis para você, a fim de não passar nenhum perrengue. Esta preparação prévia e familiarização com o novo idioma, tornará a viagem mais tranquila e sem problemas.
Se seu destino é Portugal, aconselho também que você verifique algumas palavras que podem ser diferentes em português de Portugal. No entanto, os portugueses estão bastante acostumados ao português do Brasil, portanto você não deverá ter problemas de comunicação com eles.
7. Anotar números de telefone importantes
Antes de partir para a aventura de estudar na Europa, é importante que você tome nota de números de telefone importantes para esta viagem. Isso inclui, não só os números de telefone de emergência do país de destino, mas também os números de telefone de sua família e amigos.
Você pode perder seu telefone e se tornar incomunicável, ou não conseguir falar com sua família se não souber os contatos deles. Portanto, é melhor estar seguro do que arrependido e ter esses contatos importantes salvos em vários lugares.
8. Obter um chip de viagem
Quem, hoje em dia, pode ficar sem a Internet? Eu acho que quase ninguém.
Embora existam muitos lugares onde você pode acessar a Internet gratuitamente, como na faculdade ou em cafés, também haverá lugares onde não haverá Internet disponível.
Assim, adquirir um chip de internet na Europa torna-se uma necessidade para aqueles que vão ficar longe por um longo tempo. Além disso, é possível que os custos sejam menores quando comparados aos planos de roaming do seu prestador, mas vale verificar.
9. Fazer as malas para Europa
Depois de cuidar de toda a burocracia e documentação importante para ir à sua aventura de estudo na Europa, é hora de fazer suas malas.
É importante ver como é o clima do país em que você vai estudar e quantas estações você vai ficar, para que você possa perceber o que precisa colocar em sua mala.
O mais importante é realmente levar apenas o que você precisa porque certamente vai querer trazer algumas lembranças quando você voltar e vai precisar de espaço na mala.
10. Se preparar para aproveitar o melhor momento da sua vida
Com tudo pronto e as malas arrumadas, é hora de dar início a esta nova jornada que está prestes a começar.
Não tenha dúvidas de que você terá a oportunidade de viver uma experiência única, de viver uma nova cultura, de conhecer novas pessoas e aprender muito.
Como você pode ver, a participação em uma experiência deste tipo precisa de algum planejamento, mas nada muito complicado. Espero que este artigo o tenha esclarecido mais sobre o que é preciso para estudar na Europa.
Depois de ler este artigo, você se sentiu com mais vontade de partir para esta aventura? Compartilhe nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *