Economia compartilhada: como viajar de graça pelo mundo?

Economia compartilhada: como viajar de graça pelo mundo?

Quem não quer sair dando voltas pelo mundo? Eu já fiz isso e sei que é a vontade de muitos leitores do blog. Porém, muitas vezes as pessoas desistem por não terem dinheiro, coragem, tempo…mas de fato nem chegam a pesquisar quais são o gastos reais, como é possível economizar, etc.

E se eu te falar que existe uma solução para o “como viajar de graça”, você acreditaria? Pois é, depois de anos como viajante profissional fui descobrindo diversas formas de economizar em uma viagem, algumas vezes até de graça, e preparei um post especial dando dicas de como viajar pelo mundo sem dinheiro, utilizando sites e aplicativos voltados para a economia compartilhada.

Leia também => Vale a pena usar o seguro viagem gratuito dos cartões?

 

Como se hospedar de graça

Economia compartilhada no turismo

Um dos principais gastos durante a viagem é sem dúvida hospedagem. Não importa o continente que você queira ir, se o país é caro ou barato, mas arrumar um lugar para dormir sempre será uma despesa considerável. Contudo, é cada vez mais comum encontrar maneiras de economizar, ou até mesmo ganhar/conseguir a hospedagem de graça!

Mas a grande pergunta é, como se hospedar de graça? Uma das principais formas é através da economia compartilhada, em que você ganha alguma coisa, em troca de outra. É muito comum, por exemplo, um viajante trabalhar em hostel exercendo diversas funções, em troca de diárias no estabelecimento.

Os trabalhos mais comuns são para arrumar os quartos e cuidar da limpeza do hostel. Mas você pode oferecer qualquer habilidade que seja necessária, como web-design e cuidar das mídias sociais. Tenho um amigo que ficou duas semanas num hostel em Belgrado, tirando fotos e fazendo vídeos das festas e hóspedes, para postar nas redes sociais.

 

Como trabalhar em hostel?

O Worldpackers Work Away são algumas das ferramentas para quem deseja este tipo de hospedagem. A ideia é bem simples, você colabora durante algumas horas por semana (geralmente em torno de 20 e 24 horas por semana) para hostels em qualquer lugar do mundo e, em troca, não paga nada pela acomodação. Às vezes, é possível ganhar também alimentação e ainda dinheiro extra. Outra opção é o Help X, no mesmo formato, mas para trabalhar em fazendas.

 

O que é House Sitting?

House Sitting é um termo em inglês, que traduzindo significa “arrumando casas”. Na prática são proprietários que precisam de pessoas para cuidar de suas propriedades enquanto estão fora. Com estes acordos, a casa/apartamento fica à disposição e, muitas vezes, carros gratuitos e outros benefícios em troca de cuidados com a residência e animais de estimação dos proprietários.

É uma proposta bem interessante, mas com poucas fontes de informação em português. Porém, um casal de brasileiros criou o Guia de House Sitting, um ebook que responde o que é house sitting, que tipo de ofertas estão disponíveis, em quais países e como incluir esse modelo numa viagem.

 

   
   

Trabalho voluntário

Várias instituições ao redor do mundo oferecem hospedagem e alimentação para quem vai contribuir com trabalho voluntário, uma ótima forma de viajar sem dinheiro. O difícil é encontrar essas instituições pela internet. Recomendo acompanhar a Letícia do Do For Love, que ficou 6 meses como voluntária no Sudeste Asiático e escreveu um livro incrível sobre sua história.

 

Couchsurfing

Uma outra forma de encontrar hospedagem de graça na hora de viajar, é o Couchsurfing. Esta rede existe desde 2004, sendo a plataforma que popularizou a economia compartilhada entre os viajantes. Seu objetivo é unir viajantes ao redor do mundo. Nele, existem usuários que oferecem acomodação, e aqueles que solicitam um lugar para dormir. A rede cresceu e está presente em diversos países.

Se você deseja economizar na hospedagem, mas sem trabalhar ou ficar na casa de um desconhecido, também tenho artigos onde indico outras formas de conseguir economizar. Para se aprofundar no assunto, veja como achar hotéis baratos.

Leia também => Como economizar com hospedagem ao redor do mundo

 

Como viajar de graça pela FAB

Outro gasto considerável é a locomoção, principalmente com passagens aéreas. Assim, para quem deseja viajar sem dinheiro, deve prestar atenção a esses fatores para economizar. Uma pergunta que sempre recebo é como viajar de graça pela FAB – a Força Aérea Brasileira?

Pois bem, é sim possível viajar de graça de avião (dentro do país) e não é preciso ser autoridade política, nem militar para isso! Diariamente vários aviões da FAB cruzam o território brasileiro, e como nem sempre os assentos estão todos ocupados, eles podem ser utilizados por um cidadão comum.

Para isto basta se inscrever no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. Para mais informações, confira o site oficial.

Leia também => Como economizar na compra de passagens aéreas

   
   

 

Outras formas de economizar

Se você tem algum amigo ou parente que trabalha em companhias aéreas, converse com ele. Como forma de gratificação, os funcionários destas empresas costumam ter uma cota de passagens gratuitas por ano ou grandes descontos. Existem também oportunidades de viajar de graça em barcos, pois alguns navios também trocam trabalho por viagem.

Outra forma de conseguir economizar nos deslocamentos é através de sites e aplicativos que oferecem a opção de pegar carona compartilhada.

 

Economia compartilhada

Fica claro que é possível viajar pelo mundo sem dinheiro, basta pesquisar e ter criatividade! Existem diversas opções, basta encontrar qual modelo de economia compartilhada combina mais com você e o tipo de viagem que deseja nesse momento de sua vida. E se quiser saber outras dicas de como viajar sem gastar muito, confira o artigo sobre como viajar barato pelo mundo, onde eu dou outras dicas sobre o tema.

Se ainda tiver dúvidas sobre economia compartilhada, turismo colaborativo ou se faltam respostas para a pergunta “quero viajar mas não tenho dinheiro”, deixe um comentário abaixo. Respondo cada mensagem pessoalmente e faço de tudo para te ajudar a viajar mais e melhor 🙂

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Cristian Litwin

    Guilherme. Muito bom seus artigos. Comecei hoje a buscar informações sobre isso, tenho interesse em fazer um intercâmbio para aprender melhor a língua inglesa, e seus artigos esclarecem bem. Minha intenção é para o ano que vem, vi que comentou por setembro ser o melhor mês para tentar uma escola free... Gosto de calor e praia, sendo assim San Diego seria a melhor escolha na califórnia? Enfim, estou bem cru ainda...mas com sua ajuda espero conseguir realizar este meu desejo, pegando informações suas aqui.. Se tiver algumas dicas adicionais para mim agradeço desde já!"! Abraços!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Cristian, Pesquise sobre a SDCE, é a escola que conheci em San Diego. Sim, é a melhor cidade para morar e curtir essa vibe da Califórnia, na minha opinião. Se ficar em Pacific Beach, ainda melhor! Abraços

  3. Bruno

    Me Interessei em viajar e trabalhar para ficar hospedado de graça, você pode me informar algum lugar que posso fazer isso ali pela Europa, França de preferência, desde já muito obrigado

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Bruno, Não tenho um lugar específico para indicar. Você chegou a fazer alguma busca nos sites que indiquei? É possível pesquisar por região! Abraços

  5. Saci

    O problema do CAN é que, das vezes que tentei usar (2), não havia previsão para o voo de volta, ou era muito longo. E so apassagem de volta ficava mais cara que comprar a isa e volta nos dois casos. Mas nunca custa tentar... ????????????

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Saci, Verdade. Acho que vale mais pela experiência, do que contar mesmo com o transporte! Abraços