Economia compartilhada: como viajar de graça pelo mundo?
Quem não quer sair dando voltas pelo mundo? Eu já fiz isso e sei que é a vontade de muitos leitores do blog. Porém, muitas vezes as pessoas desistem por não terem dinheiro, coragem, tempo…mas de fato nem chegam a pesquisar quais são o gastos reais, como é possível economizar, etc.
E se eu te falar que existe uma solução para o “como viajar de graça”, você acreditaria?
Pois é, depois de anos como viajante profissional fui descobrindo diversas formas de economizar em uma viagem, algumas vezes até de graça, e preparei um post especial dando dicas de como viajar pelo mundo sem dinheiro, utilizando sites e aplicativos voltados para a economia compartilhada.
Leia também => Vale a pena usar o seguro viagem gratuito dos cartões?
Neste artigo você vai ver:
Como se hospedar de graça
Um dos principais gastos durante a viagem é sem dúvida hospedagem. Não importa o continente que você queira ir, se o país é caro ou barato, mas arrumar um lugar para dormir sempre será uma despesa considerável. Contudo, é cada vez mais comum encontrar maneiras de economizar, ou até mesmo ganhar/conseguir a hospedagem de graça!
Mas a grande pergunta é, como se hospedar de graça? Uma das principais formas é através da economia compartilhada, em que você ganha alguma coisa, em troca de outra. É muito comum, por exemplo, um viajante trabalhar em hostel exercendo diversas funções, em troca de diárias no estabelecimento.
Os trabalhos mais comuns são para arrumar os quartos e cuidar da limpeza do hostel. Mas você pode oferecer qualquer habilidade que seja necessária, como web-design e cuidar das mídias sociais. Tenho um amigo que ficou duas semanas num hostel em Belgrado, tirando fotos e fazendo vídeos das festas e hóspedes, para postar nas redes sociais.
Como trabalhar em hostel?
O Worldpackers e Work Away são algumas das ferramentas para quem deseja este tipo de hospedagem. A ideia é bem simples, você colabora durante algumas horas por semana (geralmente em torno de 20 e 24 horas por semana) para hostels em qualquer lugar do mundo e, em troca, não paga nada pela acomodação.
Às vezes, é possível ganhar também alimentação e ainda dinheiro extra. Outra opção é o Help X, no mesmo formato, mas para trabalhar em fazendas.
O que é House Sitting?
House Sitting é um termo em inglês, que traduzindo significa “arrumando casas”. Na prática são proprietários que precisam de pessoas para cuidar de suas propriedades enquanto estão fora. Com estes acordos, a casa/apartamento fica à disposição e, muitas vezes, carros gratuitos e outros benefícios em troca de cuidados com a residência e animais de estimação dos proprietários.
É uma proposta bem interessante, mas com poucas fontes de informação em português. Porém, um casal de brasileiros criou o Guia de House Sitting, um ebook que responde o que é house sitting, que tipo de ofertas estão disponíveis, em quais países e como incluir esse modelo numa viagem.
Trabalho voluntário
Várias instituições ao redor do mundo oferecem hospedagem e alimentação para quem vai contribuir com trabalho voluntário, uma ótima forma de viajar sem dinheiro. O difícil é encontrar essas instituições pela internet. Recomendo acompanhar a Letícia do Do For Love, que ficou 6 meses como voluntária no Sudeste Asiático e escreveu um livro incrível sobre sua história.
Couchsurfing
Uma outra forma de encontrar hospedagem de graça na hora de viajar, é o Couchsurfing. Esta rede existe desde 2004, sendo a plataforma que popularizou a economia compartilhada entre os viajantes. Seu objetivo é unir viajantes ao redor do mundo. Nele, existem usuários que oferecem acomodação, e aqueles que solicitam um lugar para dormir. A rede cresceu e está presente em diversos países.
Se você deseja economizar na hospedagem, mas sem trabalhar ou ficar na casa de um desconhecido, também tenho artigos onde indico outras formas de conseguir economizar. Para se aprofundar no assunto, veja como achar hotéis baratos.
Como viajar de graça pela FAB
Outro gasto considerável é a locomoção, principalmente com passagens aéreas. Assim, para quem deseja viajar sem dinheiro, deve prestar atenção a esses fatores para economizar. Uma pergunta que sempre recebo é como viajar de graça pela FAB – a Força Aérea Brasileira?
Pois bem, é sim possível viajar de graça de avião (dentro do país) e não é preciso ser autoridade política, nem militar para isso! Diariamente vários aviões da FAB cruzam o território brasileiro, e como nem sempre os assentos estão todos ocupados, eles podem ser utilizados por um cidadão comum.
Para isto basta se inscrever no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. Para mais informações, confira o site oficial: fab.mil.br/.
Outras formas de economizar
Se você tem algum amigo ou parente que trabalha em companhias aéreas, converse com ele. Como forma de gratificação, os funcionários destas empresas costumam ter uma cota de passagens gratuitas por ano ou grandes descontos. Existem também oportunidades de viajar de graça em barcos, pois alguns navios também trocam trabalho por viagem.
Outra forma de conseguir economizar nos deslocamentos é através de sites e aplicativos que oferecem a opção de pegar carona compartilhada.
Economia compartilhada
Fica claro que é possível viajar pelo mundo sem dinheiro, basta pesquisar e ter criatividade! Existem diversas opções, basta encontrar qual modelo de economia compartilhada combina mais com você e o tipo de viagem que deseja nesse momento de sua vida.
Se ainda tiver dúvidas sobre economia compartilhada, turismo colaborativo ou se faltam respostas para a pergunta “quero viajar mas não tenho dinheiro”, deixe um comentário abaixo. Respondo cada mensagem pessoalmente e faço de tudo para te ajudar a viajar mais e melhor 🙂
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *