Início / Volta ao Mundo / 9 coisas que não se deve fazer numa volta ao mundo

9 coisas que não se deve fazer numa volta ao mundo

Já escrevi centenas de dicas sobre diversos aspectos que fazem parte do planejamento de uma longa viagem, mas fiquei aqui pensando, não seria útil também falar sobre o que não fazer??? Será que coisas simples do dia-a-dia que hoje fazem parte de minha rotina não podem esclarecer dúvidas???

Certas coisas não têm jeito, se aprende realmente na prática. Não poderia ser diferente, afinal se existem diferenças de costumes dentro de nosso próprio país, imagine do outro lado do mundo??? Irei apenas mostrar algumas situações para evitar certos inconvenientes, dicas que podem também ser incorporadas em qualquer viagem no Brasil ou exterior.

Recomendo => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

1) Brindar e não olhar nos olhos

É um sinal de falta de respeito em vários lugares do mundo, principalmente em países europeus. Aprendi isso com uma amiga inglesa, que morou comigo na Espanha, onde quase todos os dias a galera se reunia para as refeições, formando mesas de 10, 15 pessoas. Num dia mais tranquilo, brindamos com um tradicional “cheers”, mas ela segurou minha mão e disse, arregalando os olhos direto pra mim: – “É assim que brindamos por aqui, é um sinal de respeito”. Virou quase que um ritual…nossos encontros chegavam a ser cômicos, pois todos na mesa se entreolhavam, brindando aquela linda amizade que estava se construindo. Levei isso para sempre!!!

 

2) Não limpar a máquina fotográfica

O que não fazer no exterior.

Muitos viajantes podem ser experientes, mas fotógrafos de primeira viagem, ainda mais àqueles que decidem utilizar câmeras DSLR, precisam tomar cuidado com a limpeza das lentes e, principalmente, do obturador. Devido à troca de lentes, grãos de poeira podem ficar lá dentro e muitas vezes irá percebê-los apenas quando baixar as fotos para o computador. Não é um problemão se souber editá-las no Photoshop, mas imagine ter que fazer isso em todas as suas fotos da Ásia!!! Basta ter uma bombinha de soprar ar.

Um teste simples para saber se a câmera está limpa é tirar uma foto de uma folha sulfite ou parede branca. Assim fica fácil de perceber se há sujeira.

Leia também => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

3) Esquecer de reservar hotel

Não importa se você prefere albergue ou hotel, nunca deixe de reservar pelo menos a primeira noite no próximo destino. Numa viagem longa, é normal seguir com a maré, até já escrevi sobre dar chances ao imprevisível. Porém, já passei bons perrengues por esquecer ou deixar o hotel para depois. Em Big Island, uma das ilhas do Hawaii, cheguei bem no dia do Iron Man, famosa prova de triatlhon. Só consegui lugar pra ficar devido à minha cara de pau e parceria de outros mochileiros.

Veja dicas práticas sobre como encontrar o melhor hotel.

 

4) Queimar a largada

É natural a empolgação dos primeiros meses de viagem, mas não deixe que isso estrague o planejamento de toda a viagem. Ainda mais com tantas tentações, passeios de helicóptero no Grand Canyon, salto de paraquedas na Austrália e bungy jumps na Nova Zelândia. São países e atividades caras que podem estourar qualquer orçamento. Minha dica é ter tudo na ponta do lápis desde o primeiro dia de viagem. Veja a planilha de viagem do Robson, autor do blog Um Viajante.

 

5) Levar excesso de peso

Já escrevi aqui sobre a bagagem ideal para uma volta ao mundo, mas confesso que mesmo tendo escolhido uma boa mochila, hoje viajo com menos peso. Imagine um trajeto mesclando trem, van, barco e caminhada em areia fofa??? Esse é o cenário para visitar praias e ilhas paradisíacas.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Enfim, aprendi na prática que nada deve ser levado em excesso. Afinal, se precisar de uma camiseta pode compra-la em qualquer parte do mundo. A Camila do blog Viaggiando, escreveu um post irado sobre como viajar apenas com bagagem de mão…já incorporei isso pra mim!!!

 

6) Descuidar de seu passaporte

Dicas para viajar ao exterior.

Evite ao máximo deixar seu passaporte na recepção de hotéis, quando for alugar um carro ou moto. Prefira deixar um depósito, sei lá. Eu ainda tenho meu passaporte antigo, que muitas vezes serviu para situações como essas. Caso tenha que deixar o passaporte, tire fotos, exija um recibo e confira se está tudo ok quando pegá-lo de volta. Vi uma moça francesa na fronteira entre Laos e Tailândia que precisou voltar para Bangkok, pois seu passaporte estava com uma folha destacada. Baita perrengue!!!

 

7) Aceitar um chazinho no Egito

Isso também pode acontecer em outros países, mas fique longe de furadas assim. O problema não é o perigo, mas a malandragem dos comerciantes, que convidam turistas amigavelmente para um chá. Conheci muita gente contando histórias que compraram perfumes, pergaminhos epípcios, tecidos, somente para se livrar logo do insistente vendedor. Se te abordarem, agradeça e siga seu caminho.

 

8) Trocar dinheiro em lugares não oficiais

Troque dinheiro apenas em casas de câmbio oficiais, apesar da tentação dos lugares que oferecem melhores taxas, pois é provável que tentem empurrar notas falsas. Fuja também dos aeroportos, pois cobram mais caro pelo mesmo serviço. Sempre procuro recomendações na internet ou no balcão do hotel.

 

9) Não ter seguro de viagem

Muitos países exigem seguro para permitir a entrada, como EUA e todos da Europa, mas pode depender do funcionário que irá entrevistá-lo na imigração…já entrei na Europa sem seguro, mas não vale a pena o risco. Existem empresas que oferecem proteção anual por cerca de R$ 1.000,00. Veja também com sua operadora de cartão de crédito…eu consegui dois meses de seguro por ter comprado as passagens aéreas para os Estados Unidos.

Despesas médicas no exterior podem custar fortunas, mesmo que seja apenas um dedinho quebrado. Meu caso foi tranquilo, tive que ir ao hospital apenas para tirar um grão de areia do olho que me incomodou por dias. Cobraram mais de 400 dólares.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Leia mais => Contrate um seguro de viagem com 15% de desconto

 

Tem dicas para evitar furadas no exterior?

Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 325º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Planejando um período sabático? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar suas histórias?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

8 Comentários

  1. Sonho em fazer uma viagem de volta ao mundo. Um dia chego lá! Ótimas dicas, Guilherme.
    Abraços!

  2. Grande Gui, valeu por citar a planilha! Espero que esteja ajudando a galera!

    Grande abraço!

  3. franklin priante

    não se esqueçam dos sul coreanos, japoneses e chineses esses tem costumes muito diferentes, os coreanos quando vão tomar uma bebida quem primeiro se serve é o mais velho para o mais menor, eu amo muito a coreia quero muito ir morar pra lá por que amo muito o k-pop que é o pop coreano é a onda hallyu,hallyu wave que existe desde os anos 90 pra cá,existem muitas bandas de k-pop e k-rock as mais famosas são as 9 meninas do girls generation e os meninos do super junior, pesquiza ai Gui você vai se apaixonar pela coreia vizita ela um dia ai por mim enquanto eu não vou pra lá ainda kekeke : ) ^_^

  4. deixe com sua família cópia de passaportes, itinerário e documentos importantes. cada país tem alguma pegadinha de turista, é bom pesquisar antes, como os taxis que não querem ir com taxímetro em Bangkok. leve roupas adequadas – mulheres levem alguma pashmina ou lenço pra entar em mesquitas e templos. o vestuário também é para respeitar a cultura local, principalmente em países muçulmanos.

    ótimo post, Gui

  5. Ótimas dicas Gui, não só pra viagem de volta ao mundo mas pra qualquer viagem.

    Uma dica que sempre dou é deixar cópias de docs e cartões no seu e-mail, para caso de perda ou roubo.

    Grande abraço brother,
    Jonathan Padua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *