Viagem ao exterior: 12 coisas que não se deve fazer fora do Brasil

por Guilherme Tetamanti

Viagem ao exterior: 12 coisas que não se deve fazer fora do Brasil

Já escrevi centenas de dicas sobre diversos aspectos que fazem parte do planejamento de uma longa viagem, mas fiquei aqui pensando, não seria útil também falar sobre o que não fazer, sobretudo em uma viagem ao exterior???

Será que coisas simples do dia-a-dia que hoje fazem parte de minha rotina não podem esclarecer dúvidas de outros viajantes??? Ou coisa que fiz e passei não poderiam ajudar?

É claro que, certas coisas não têm jeito, se aprende realmente na prática. Mas, nada que umas dicas não possam ajudar, sobretudo a evitar grandes perrengues.

Bom, se existem diferenças de costumes dentro de nosso próprio país, imagine do outro lado do mundo??? Fora questões que “pegam” viajantes inexperientes como limpar a câmara ou mesmo gastar todo seu dinheiro no primeiro destino da trip.

Irei apenas mostrar algumas situações para evitar certos inconvenientes, dicas que podem também ser incorporadas em qualquer viagem no Brasil ou exterior. Vamos lá?

Recomendo => Como encontrar melhores ofertas no Booking

Vantagens de contratar um seguro de viagem »

Primeira viagem ao exterior

dicas para viagem ao exterior
Dicas para se dar bem em viagens ao exterior.

Toda viagem exige várias etapas de planejamento, desde decidir o destino até reservar hospedagem, passeios, entre outros itens.

Mas, para evitar perrengues, sobretudo em viagem ao exterior, é preciso prestar atenção em outros itens. Pesquisei na internet e destaquei situações que aconteceram comigo e com viajantes que conheci.

Assim, separei 11 dicas do que não fazer em viagem ao exterior e, assim terminar sua trip longe de qualquer tipo de imprevisto ou perrengue de viagem.

  1. Brindar e não olhar nos olhos
  2. Não limpar a máquina fotográfica
  3. Esquecer de reservar hotel
  4. Queimar a largada
  5. Levar excesso de peso
  6. Descuidar de seu passaporte
  7. Aceitar um chazinho no Egito
  8. Trocar dinheiro em lugares não oficiais
  9. Não ter dinheiro para imprevistos
  10. Não ter seguro de viagem
  11. Não conhecer as leis e regras de conduta do destino
  12. Não ter chip internacional com internet

Todas essas dicas aprendi viajando ao longo dos anos, sobretudo quando fiz a minha viagem de volta ao mundo. Quer saber mais sobre essa trip? Então veja um resumo da viagem no vídeo abaixo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no mundo »

 

O que não fazer em viagem ao exterior

1. Brindar e não olhar nos olhos

viagem ao exterior brinde
Ao brindar, sempre olhe nos olhos dos companheiros.

Pode até parecer uma bobagem se preocupar com o tipo de brinde em uma viagem ao exterior. Afinal, brinde não é tudo igual? Só “bater” as taças e pronto? Não é bem assim.

É um sinal de falta de respeito em vários lugares do mundo, principalmente em países europeus, brindar e não olhar nos olhos das outras pessoas que fazem parte do brinde.

Aprendi isso com uma amiga inglesa, que morou comigo na Espanha, onde quase todos os dias a galera se reunia para as refeições, formando mesas de 10, 15 pessoas.

Num dia mais tranquilo, brindamos com um tradicional “cheers”, mas ela segurou minha mão e disse, arregalando os olhos direto pra mim: – “É assim que brindamos por aqui, é um sinal de respeito”.

Virou quase que um ritual…nossos encontros chegavam a ser cômicos, pois todos na mesa se entreolhavam, brindando aquela linda amizade que estava se construindo. Levei isso para sempre, não apenas para viagens no exterior!!!

Vale a pena? => Seguro viagem de cartão de crédito

 

2. Não limpar a máquina fotográfica

viagem ao exterior camera fotografica
Limpar a câmera é tão importante quanto saber fotografar.

Muitos viajantes podem ser experientes, mas fotógrafos de primeira viagem, ainda mais àqueles que decidem utilizar câmeras DSLR, precisam tomar cuidado com a limpeza das lentes e, principalmente, do obturador.

Devido à troca de lentes, grãos de poeira podem ficar lá dentro e muitas vezes irá percebê-los apenas quando baixar as fotos para o computador.

Não é um problemão se souber editá-las no Photoshop, mas imagine ter que fazer isso em todas as suas fotos da Ásia!!! Basta ter uma bombinha de soprar ar.

Um teste simples para saber se a câmera está limpa é tirar uma foto de uma folha sulfite ou parede branca. Assim fica fácil de perceber se há sujeira.

Se você curte fotografia veja esses artigos:

Incrível => Fotos de viagem pelo mundo

 

3. Esquecer de reservar hotel

viagem ao exterior hospedagem
Não corra o risco de ficar sem ter onde dormir no destino.

Não importa se você prefere albergue ou hotel, nunca deixe de reservar pelo menos a primeira noite no próximo destino.

Numa viagem longa, é normal seguir com a maré, até já escrevi sobre dar chances ao imprevisível. Porém, já passei bons perrengues por esquecer ou deixar o hotel para depois, sobretudo no exterior.

Em Big Island, uma das ilhas do Hawaii, cheguei bem no dia do Iron Man, famosa prova de triatlhon. Só consegui lugar pra ficar devido à minha cara de pau e parceria de outros mochileiros.

Mas, poderia não ter dado certo e eu ficar sem local para pernoitar. Não faça isso! Veja dicas práticas sobre como encontrar o melhor hotel.

Descubra => Booking é confiável?

 

4. Queimar a largada

como fazer orçamento de viagem
Anote suas despesas para não estourar o orçamento de viagem.

É natural a empolgação dos primeiros meses de viagem e querer fazer todos os passeios e atividades que aparecem, mas não deixe que isso estrague o planejamento de toda a viagem.

Ainda mais com tantas tentações, passeios de helicóptero no Grand Canyon, salto de paraquedas na Austrália e bungy jumps na Nova Zelândia.

São países e atividades caras que podem estourar qualquer orçamento. Minha dica é ter tudo na ponta do lápis desde o primeiro dia de viagem.

Veja a planilha de viagem do Robson, autor do blog Um Viajante, e mais dicas de viagem aqui do blog para evitar qualquer perrengue durante uma trip.

Economia => O que é Free Walking Tour

 

5. Levar excesso de peso

Quem tem passagem pela polícia pode viajar para o exterior?
Evite levar muita bagagem e correr o risco de pagar por excesso de peso.

Já escrevi aqui sobre a bagagem ideal para viajar, que para mim é a mochila de viagem, mas confesso que mesmo tendo escolhido uma boa mochila, hoje viajo com menos peso.

Imagine um trajeto mesclando trem, van, barco e caminhada em areia fofa??? Esse é o cenário para visitar praias e ilhas paradisíacas.

Enfim, aprendi na prática que nada deve ser levado em excesso. Afinal, se precisar de uma camiseta pode comprá-la em qualquer parte do mundo.

A Camila do blog Viaggiando, escreveu um post irado sobre como viajar apenas com bagagem de mão…já incorporei isso pra mim!!!

O que levar para uma viagem ao exterior? A dica para qualquer trip, mas sobretudo para viagem para o exterior, é: seja prático na hora de arrumar a mala. Se ficou em dúvida, recomendo o artigo com dicas de como arrumar suas malas para viajar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Como funciona => Stop Over

 

6. Descuidar de seu passaporte

Dicas para viajar ao exterior
Evite deixar seu passaporte na recepção de hotéis, quando for alugar um carro ou moto.

O passaporte é seu documento de identificação no exterior, por isso, evite ao máximo deixar seu passaporte na recepção de hotéis, quando for alugar um carro ou moto. Prefira deixar um depósito ou busque uma outra solução.

Eu ainda tenho meu passaporte antigo, que muitas vezes serviu para situações como essas. Caso tenha que deixar o passaporte, tire fotos, exija um recibo e confira se está tudo ok quando pegá-lo de volta.

Vi uma moça francesa na fronteira entre Laos e Tailândia que precisou voltar para Bangkok, pois seu passaporte estava com uma folha destacada. Baita perrengue!!!

Temos um artigo com dicas sobre onde guardar o passaporte. E, caso aconteça de perder o passaporte, veja o que fazer e como solicitar o novo documento.

Dica => Como tirar passaporte na Polícia Federal

 

7. Aceitar um chazinho no Egito ou outro destino

costumes em viagem ao exterior
Chá é uma isca para te vender diversos itens.

Isso também pode acontecer em outros países, não apenas no Egito, mas independente de onde for fique longe de furadas assim.

O problema não é o perigo do chá em si, mas a malandragem dos comerciantes, que convidam turistas amigavelmente para um chá como uma isca na tentativa de vender diversos tipos de itens.

Conheci muita gente contando histórias que compraram perfumes, pergaminhos egípcios, tecidos, somente para se livrar logo do insistente vendedor. Se te abordarem, agradeça e siga seu caminho.

Dica => Como cuidar da saúde nas férias

 

8. Trocar dinheiro em lugares não oficiais

restrições para viajar ao exterior
Não faça câmbio fora de locais oficiais, além de perigoso você pode receber dinheiro falso.

Troque dinheiro apenas em casas de câmbio oficiais, apesar da tentação dos lugares que oferecem melhores taxas, pois é provável que tentem empurrar notas falsas.

Fuja também dos aeroportos, pois cobram mais caro pelo mesmo serviço. Sempre procuro recomendações na internet ou no balcão do hotel.

Além disso, uma estratégia cada vez mais utilizada pelos viajantes é comprar dólar e euro online, pois une as duas coisas que mais nos importamos quando vamos viajar: segurança e bom preço.

No site da Confidence Câmbio, você faz a cotação da moeda que você procura, faz o pagamento do valor desejado e a empresa se responsabiliza em entregar o dinheiro no seu endereço. É muito prático e você só troca mais no destino, se precisar.

Além do local ideal para fazer o câmbio, incluo outra dia neste item: tenha dinheiro trocado. Use suas notas grandes para pagar estadias em pousadas, hotéis, albergues ou locais onde sinta-se mais seguro.

E fique sempre atento nessas dicas de viagem ao exterior e não dê dinheiro na mão dos outros antes de ter certeza do valor e quanto deve receber de troco.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

9. Não separar dinheiro para imprevistos

dinheiro em viagem internacional
Tenha sempre uma reserva para emergências.

Em toda viagem podem acontecer diversos tipos de imprevistos ou mesmo emergências – em relação a saúde falo mais no item abaixo, sobre seguro saúde.

Ou ainda ter alguma taxa que você não tinha notado na hora de assinar o contrato ou mesmo você querer gastar mais em um passeio ou compras.

Por isso, além de planejar bem seu orçamento de viagem, detalhando o roteiro e os passeios que você pretende fazer, deixando um valor separado para transporte, alimentação e compras, você precisa ter uma reserva.

É claro que você não deve se privar de experimentar comidas típicas ou fazer algum passeio que você sonha para guardar um dinheiro, tente deixar esse valor fora da sua programação de viagem.

E vá equilibrando ao longo da sua viagem caso veja a necessidade de gastar sua reserva. Mas, não se esqueça de, antes de gastar, checar se não haverá mais nenhuma taxa até o fim da viagem.

Tudo sobre => Compras no exterior

 

10. Não ter seguro de viagem

seguro viagem
Exemplo de apólice de seguro, que você receberá toda preenchida.

Não ter seguro viagem é um dos maiores erros que qualquer viajante pode cometer, seja em viagem nacional, mas sobretudo em viagem ao exterior.

Muitos países exigem seguro de viagem internacional para permitir a entrada, como EUA e todos da Europa, mas pode depender do funcionário que irá entrevistá-lo na imigração…

Já entrei na Europa sem seguro, mas não vale a pena o risco. Além do que hoje muitos dos países europeus assinaram o Tratado de Schengen que exige o seguro de brasileiros.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Existem empresas que oferecem proteção anual por cerca de 1 mil reais. Veja também com sua operadora de cartão de crédito…eu consegui dois meses de seguro por ter comprado as passagens aéreas para os Estados Unidos.

Despesas médicas no exterior podem custar fortunas, mesmo que seja apenas um dedinho quebrado. Meu caso foi tranquilo, tive que ir ao hospital apenas para tirar um grão de areia do olho que me incomodou por dias. Cobraram mais de 400 dólares.

Além disso, é preciso pensar no tipo de viagem que você fará para comprar o seguro ideal como, por exemplo, seguro viagem para esportes radicais. Para te ajudar, veja como fazer seguro viagem.

Leia mais => Contrate um seguro de viagem com 15% de desconto

 

11. Não conhecer as leis e regras de conduta do destino

viagem ao exterior coronavírus
Pesquise leis, regras de trânsito e costumes antes de viajar.

Após definir seu destino e roteiro de viagem, pesquise sobre os costumes locais para evitar qualquer constrangimento na hora de interagir com os moradores ou mesmo problemas com a lei.

Há destinos, como o Oriente Médio, por exemplo, com costumes mais rígidos, de vestimenta a conduta, outros que não é permitido o consumo de bebida alcóolica ao ar livre. E, no mínimo, você poderá ser multado se infringir as legislação.

E, mesmo na hora de cumprimentar ou de fazer o brinde, como citei no início do artigo, há muitos costumes diferentes pelo mundo. Assim como não negociar com vendedores pode ser mal visto.

O viajante também deve ter atenção ao idioma, caso não fale, anote algumas expressões mais comuns e nomes de lugares e metrô que irá utilizar. Assim, não corre o risco de se perder.

E quem vai alugar um carro no destino deve ter ainda mais atenção com as leis de trânsito, a mão de direção e sempre ter um GPS para não se perder.

Dicas => Como aprender inglês sozinho

 

12. Não ter chip internacional com internet

chip de internet
Ter internet te livra de diversos perrengues.

Quem nunca viajou para o exterior utilizando um chip internacional pode até achar que não há necessidade e que utilizar o wi-fi no hotel ou nos restaurantes é suficiente. Mas, devo te alertar: não é.

E, depois que usar pela primeira vez, nunca mais irá querer viajar sem internet. E não falo internet de roaming do seu plano de telefonia brasileiro, que pode se transformar em uma conta super cara ao final da viagem, e sim um chip internacional.

Com a America Chip, por exemplo, você já sai do Brasil com a internet funcionando e não precisa de muitas configurações ao trocar o seu chip pela da America Chip. E você não terá surpresas depois, pois o valor do pacote é fixo de acordo com os serviços que oferece.

Mas, qual a vantagem de ter internet em viagem? Além de poder atualizar suas redes sociais e conversar com familiares via aplicativos de mensagens, há diversos aplicativos de viagem que ajudam a evitar perrengues.

Antes de utilizar um táxi, por exemplo, pesquise o mapa no Google Maps para saber mais ou menos os trajetos principais, assim mostra conhecimento ao taxista e o desencoraja a ficar dando voltas.

Para passeios a pé ou quem vai dirigir, o GPS é fundamental. Além de pode consultar dicas de blogs, horários e preços de passeios que decidiu fazer e muito mais. Vai por mim, internet é muito importante em viagem.

Descubra => Quanto custa dar a volta ao mundo

 

Tem dicas para evitar furadas no exterior?

Não tem jeito, a experiência nos ajuda a evitar perrengues em qualquer viagem ao exterior. Mas não se assuste em sua primeira viagem internacional, pois conhecendo algumas furadas você poderá evitar dores de cabeça desnecessárias.

Lembre-se sempre de checar quais as restrições para viajar ao exterior – documentação, vacina, quarentenas – para o seu país de destino.

Cheque leis do local e regras seja da companhia aérea, do hotel/hostel, dos passeios que você reservou para não ter nenhum tipo de problema.

No mais, curta a sua viagem, experimente comidas típicas, conheça os locais e os pontos turísticos mais famosos. Tenho certeza que, mesmo que ocorra algum perrenguezinho, logo será mais uma história divertida de viajante.

Planejando um período sabático? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar suas histórias? Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Rafael Kosoniscs

    Sonho em fazer uma viagem de volta ao mundo. Um dia chego lá! Ótimas dicas, Guilherme. Abraços!

  2. Guilherme Tetamanti

    Grande Rafa!! Tenho ctz que seu dia vai chegar, o jeito é seguir juntando $$$ Obrigado pela visita. Abração

  3. Robson

    Grande Gui, valeu por citar a planilha! Espero que esteja ajudando a galera! Grande abraço!

  4. franklin priante

    não se esqueçam dos sul coreanos, japoneses e chineses esses tem costumes muito diferentes, os coreanos quando vão tomar uma bebida quem primeiro se serve é o mais velho para o mais menor, eu amo muito a coreia quero muito ir morar pra lá por que amo muito o k-pop que é o pop coreano é a onda hallyu,hallyu wave que existe desde os anos 90 pra cá,existem muitas bandas de k-pop e k-rock as mais famosas são as 9 meninas do girls generation e os meninos do super junior, pesquiza ai Gui você vai se apaixonar pela coreia vizita ela um dia ai por mim enquanto eu não vou pra lá ainda kekeke : ) ^_^

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Franklin, Legal saber isso...é verdade que as culturas orientais são bem diferentes, adoro conhecer os contrastes. Vou pesquisar sim. Obrigado pela participação. Abraços

  6. Teté Lacerda

    deixe com sua família cópia de passaportes, itinerário e documentos importantes. cada país tem alguma pegadinha de turista, é bom pesquisar antes, como os taxis que não querem ir com taxímetro em Bangkok. leve roupas adequadas - mulheres levem alguma pashmina ou lenço pra entar em mesquitas e templos. o vestuário também é para respeitar a cultura local, principalmente em países muçulmanos. ótimo post, Gui

  7. Guilherme Tetamanti

    Olha lá, Nada como um ponto de vista feminino. Nunca ia lembrar da pashmina....kkkkk Obrigado pelas dicas!!

  8. Jonathan Padua

    Ótimas dicas Gui, não só pra viagem de volta ao mundo mas pra qualquer viagem. Uma dica que sempre dou é deixar cópias de docs e cartões no seu e-mail, para caso de perda ou roubo. Grande abraço brother, Jonathan Padua