Início / Volta ao Mundo / Como organizar um roteiro inteligente para uma volta ao mundo

Como organizar um roteiro inteligente para uma volta ao mundo

O aspecto que provavelmente tomou mais tempo durante meu planejamento, foi definir o roteiro de viagem da volta ao mundo, principalmente devido à infinidade de opções de destinos turísticos que coloquei na cabeça. Claro, tive que fazer escolhas devido às minhas limitações de dinheiro e tempo, pois decidi viajar durante um ano.

Achei que a melhor alternativa seria planejar meu caminho seguindo o verão, para conhecer praias paradisíacas, viajar com menos preocupações sobre previsão do tempo e, principalmente, conseguir levar menos roupas e organizar a bagagem ideal.

Recomendo => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

dicas-roteiro-viagem-volta-ao-mundo

 

Escolher lugares não isolados no mapa

roteiro-volta-ao-mundoIndependentemente do tipo de passagem de volta ao mundo escolher, podemos economizar tempo e dinheiro quando exploramos mais lugares numa mesma região. Não faz sentido, por exemplo, comprar um voo caríssimo para a Oceania, se pretende conhecer apenas a costa leste da Austrália. Porque não fazer um roteiro que passou antes pelo Hawaii, Fiji e Nova Zelândia??? Acho que o ideal é fazer isso durante todo o caminho, aproveitando ao máximo cada região.

 

Ficar mais tempo em cada país

Eu sei que é grande a vontade de conhecer o máximo de países possível e voltar com dezenas de carimbos no passaporte, também foi assim comigo. Porém, acredito que seja mais produtivo explorar muitas opções num mesmo país. Essa é uma ótima maneira de economizar dinheiro, pois os deslocamentos são menores, além da satisfação de ter conhecido de verdade um determinado país. Eu adoro dizer de peito aberto que passei um mês na Tailândia e tive a chance de entrar de verdade na cultura do país…muito melhor do que conhecer apenas alguns pontos turísticos, não é mesmo???

 

Esqueça a ansiedade

É comum durante o planejamento, ficar ansioso sobre quais destinos escolher e demorar séculos para definir o roteiro. São tantos países que gostaríamos de visitar, que fica quase impossível bater o martelo. Claro que isso não é tão importante para aqueles que decidiram viajar sem um roteiro estabelecido, mas mesmo assim é preciso planejar, principalmente devido aos vistos de turismo.

Esquecer a ansiedade e saber que alguns países que gostaríamos de visitar ficarão fora do roteiro, é a melhor maneira de partir para o próximo passo do planejamento.

Leia também => As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Meu roteiro final

Esses são os locais que visitei e tenho artigos aqui no blog. No final tive que excluir os países do leste europeu, pois gastei demais nos primeiros seis meses de viagem e estourei meu orçamento da volta ao mundo.

  1. Califórnia
  2. Hawaii
  3. Fiji
  4. Nova Zelândia
  5. Austrália
  6. Guam
  7. Filipinas
  8. Tailândia
  9. Laos
  10. Camboja
  11. África do Sul
  12. Tanzânia
  13. Egito
  14. Grécia
  15. Turquia
  16. Alemanha
  17. Inglaterra
  18. Irlanda

 

Outros exemplos de bons roteiros de viagem

blog-idas-e-vindasProfessora de literatura, doutora em literatura comparada, viajante compulsiva, fotógrafa hiper-amadora, chocólatra bem conhecida e tia-coruja…essa é a Carla, que fez sua volta ao mundo em 2011 e tem um roteiro bem legal.

Roteiro – A volta ao mundo em 77 dias !!!

blog-lulu-perdida-pelo-mundoO blog da Luciana é para para compartilhar dicas das viagens pelo mundo…desde a organização até a sua realização! Espero que se divirtam com as minhas aventuras e tomem gosto pelas viagens.

Roteiro – Como organizar sua viagem !!!

 

Dúvidas sobre seu roteiro de volta ao mundo?

Finalizar um roteiro de volta ao mundo requer muita paciência e dedicação. No meu caso, que resolvi pagar a tarifa de volta ao mundo da Star Alliance, pesquisei muito as opções de voos até encontrar uma rota que incluísse os países que mais queria conhecer. No total, foram quase dois meses somente pesquisando roteiros.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 232º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Planejando um roteiro de volta ao mundo? Ainda tem dúvidas? Tem um boa história pra contar?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

15 Comentários

  1. Oi Guilherme,
    Poderia me ajudar rs estou a procura de um app para organizar uma viagem ao redor do mundo. Não tenho data prevista nem nada, apenas para poder organizar futuros gastos, possíveis lugares, e necessários voos, me entende!? Nada de app de proucurar hospedagem ou voos.

    Obrigada! X

    • Oi Grace,

      Quando fiz minha volta ao mundo não tinha nenhum desses apps, infelizmente não conheço. Fiz uma busca no Google sobre “RTW Apps” e vi que alguns sites gringos indicam aplicativos. Veja se algum é útil!

      Estou produzindo um ebook que terá um capítulo sobre isso, não especificamente aplicativos para organizar volta ao mundo, mas sobre apps que realmente uso. Se tiver interesse, cadastre seu email em nossa newsletter que receberá o aviso. Devo lançar no meio de março!

      Abraços

  2. Guilherme, nesse seu artigo, você diz algo muito importante no item “Meu roteiro final”.
    Quando você diz “gastei demais nos primeiros seis meses de viagem e estourei meu orçamento da volta ao mundo.”, lembrei-me como esse é um fator muito, aliás: SUPER importante pra uma viagem. Eu também adoro viajar e sei que quanto menos errarmos nesse planejamento financeiro, melhor será a viagem. Diga-nos “dicas” pra não errarmos e, se possível, em que ponto foi sua falha no cálculo ou/e uso do orçamento, pra que fiquemos atento a esse tipo de erro.
    Abraços, Guilherme!!

    • Oi Zanini,

      Minha principal falha foi não anotar cada gasto desde o primeiro dia da viagem. Meus primeiros meses foram em países caros (Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália), então deveria ter sido mais controlado e ter realmente gasto o que havia previsto como “gasto diário”.

      Abraços, logo faço outro artigo com mais dicas sobre o assunto!

  3. E aí Guilherme?

    Estou planejando meu roteiro e tem uma parte similar ao seu que está me dando dor de cabeça. Não abro mão da tríade:

    Hawaii
    Fiji
    Nova Zelândia

    Só que parece que a Star Alliance fica brincando comigo. Ela diz que tem vôos diretos do Hawaii para Fiji, quando vou olhar são duas ou mais conexões (e voltando para os EUA). Isso quando nem vôo aparece. (uma conexão na Oceania eu juro que aceitava)
    De Fiji para NZ, então, quando eu procuro em certos roteiros, o vôo direto aparece. Em outros não. E isso verificando as mesmas datas.
    Já tentei inverter e mil outras opções. Continuo tentando.
    Espero que eu consiga entender a lógica por trás dessas diferenças até chegar a hora de fechar o roteiro.

    • Oi Thiago,

      Estranho, não tive esse problema quando fechei minha passagem. O que aconteceu foi o seguinte: meu roteiro era Los Angeles – Hawai – Fiji – Nova Zelândia. Quando estava no Hawaii, precisei mudar a data do voo para Fiji, mas esse voo não existia mais (A cia aérea tinha saído do grupo). Depois de muita briga, consegui um voo Hawaii – Fiji com escala na Nova Zelândia.

      Cara, te aconselho a ligar lá para saber qual a rota que realmente existe. Se está estranho no site, provavelmente deve ter relação com alguma alteração deles. No post sobre o bilhete da Star Alliance, tem os números de telefone.

      Espero que ajude!

      Abraços

  4. Olá Guilherme,

    Tudo bem? Eu e meu marido estamos planejando nossa viagem de volta ao mundo. Já fizemos simulações, roteiros e estamos na fase de emitir as passagens. Para nosso roteiro, a One World foi mais vantajosa, e nosso primeiro vôo seria pela Lan (TAM), mas estamos com muita dificuldade em emitir as passagens. Como a LAN e a TAM estão integradas, a parte de emissão de passagens ficou por conta da TAM, e está difícil conseguir uma informação precisa. Como foi com você? Qual foi a companhia que emitiu suas passagens? Você teria uma indicação de telefones, caso tenha emitido pela TAM?
    Muito obrigada!
    Abraços,

    • Oi Adriana,

      Eu emiti meu bilhele com a Lufthansa (Star Alliance), foi tudo automático, paguei pela internet e não tive que emitir nada pelo telefone. A Star Alliance tem um número para tratar somente sobre a tarifa de volta ao mundo, que utilizei para alterar as datas dos voos. Acredito que a One World também deve ter.

      Infelizmente não tenho como ajudar sobre os telefones da One World.

      Abraços

  5. Queria saber o quanto você gastou de dinhero mais ou menos nessa volta ao mundo

  6. Oi Guilherme, estou apaixonada pelo blog. Estou planejando uma viagem de volta ao mundo com meu noivo e está nos ajudando muito!
    Também temos 12 meses, vamos iniciar no final de maio/2014. A maior dúvida agora está sendo o roteiro. O visto para Japão e China, que duram somente 3 meses, está dificultando bastante o “encaixe” dos países. Gostaria de enviar meu roteiro p vc avaliar se for possível(tenho um arquivo em excel que faz a combinação de dias em cada país de acordo com a temperatura e nível de chuvas)… tem algum email que eu possa enviar?? Obrigada!!!! Abraços 🙂

  7. Guilherme Gasque

    Virei fã do blog!!! Este blog é fantástico!! Ele será meio que a Bíblia do Viajante brasileiro ao redor do mundo. Tive a oportunidade de fazer um mochilão pela Europa, e sei que assim como eu, nós podemos dizer que nosso maior amor é viajar e conhecer pessoas e culturas novas, também quero fazer uma viagem de volta ao mundo, e creio que em um futuro, possamos compartilhar experiências!!!

    • Fala Guilherme,

      Poo meu chará, que legal ouvir isso. Bom saber que tanto trabalho ajuda e inspira outros viajantes.

      Certamente iremos compartilhar muita coisa…conte comigo para o que precisar!!!

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *