Início / Américas / América do Sul / Uruguai / Dicas práticas do Uruguai: tudo para quem vai se mudar

Dicas práticas do Uruguai: tudo para quem vai se mudar

Se planejar para mudar de país não é simples. Por isso, darei dicas práticas do Uruguai para quem está pensando em sair do Brasil e não sabe por onde começar a se organizar.

É importante saber que ao escolher morar fora, temos que estar abertos a viver em um mundo completamente novo. Outro idioma, outra cultura, outra comida, novo trabalho, novos amigos, nova rotina. Enfim, tudo diferente do que você já estava bem acostumado.

A forma como você irá encarar tais mudanças e como se preparar para tudo isso, fará total diferença na sua adaptação ao novo país. Definir quais são suas prioridades na sua nova moradia e identificar a melhor forma para conseguir alcançar seus objetivos. Sem dúvida, poderá contribuir para a conquista da tão sonhada estabilidade que todos nós desejamos.

O planejamento deve iniciar logo que você decidir que irá se mudar para o Uruguai. Dependendo da cidade na qual você escolher morar, a questão financeira pode variar um pouco, bem como o tempo que levará para conseguir um trabalho ou alugar um apartamento, por exemplo. Este artigo poderá ser um guia para você dar início a sua mudança de uma forma segura e objetiva.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis do Uruguai

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Dicas úteis para quem vai morar no Uruguai

Antes de tomar uma decisão tão importante quanto a de mudar de país (mesmo quando eles são vizinhos), você precisa ler bastante e se informar sobre tudo. Portanto, eis aqui algumas dicas úteis para você morar no Uruguai:

 

Atualize/renove sua documentação brasileira

Dicas práticas do Uruguai

Primeiramente, você deve fazer uma pesquisa simples sobre qual a documentação requerida para iniciar o processo de residência no Uruguai. Para isso, confira o artigo como conseguir o visto permanente do Uruguai.

Será necessário solicitar uma certidão de nascimento atualizada no mesmo cartório que a expediu quando seus pais fizeram seu registro.

Esse documento atualizado é imprescindível para o processo de residência. Caso sua carteira de identidade tenha sido feita há mais de 10 anos, recomendo que você também a renove, pois muitas vezes emitimos o RG quando somos muito jovens e a foto está bem diferente do nosso rosto atualmente.

Estando com todos os documentos exigidos atualizados ou renovados, você poderá iniciar o processo de solicitação de sua residência no Uruguai.

O primeiro passo é estar atento à disponibilidade de vagas para agendamento da cita no MRREE (Ministerio de Relaciones Exteriores do Uruguay), que é a entrevista onde você levará seus documentos e iniciará o trâmite para legalização no país.

Após a cita, você terá a ‘constancia’ e poderá fazer sua cédula de identidade uruguaia.

Conheça =>  Melhores cidades do Uruguai para morar

 

Faça um planejamento financeiro

Planejamento financeiro para morar no Uruguai

O planejamento ideal será aquele de acordo com as suas necessidades e prioridades. Ter uma boa reserva financeira, certamente te deixará mais tranquilo para chegar no país e esperar até conseguir um emprego.

Levando em conta que o Uruguai possui um custo de vida alto, os custos iniciais e básicos serão com a alimentação, hospedagem/aluguel e documentação. Descubra tudo isso, lendo qual é o custo de vida no Uruguai.

Estipular valores mensais para os gastos fixos e gastos extras que você possa ter é de fundamental importância. Um exemplo de um custo relativamente alto, será o de mobiliar totalmente seu novo lar, já que os apartamentos aqui dificilmente são alugados com móveis.

Com relação à alimentação, se você é acostumado a pedir comida ou sair para comer de vez em quando, também deve reservar uma quantia para isso, pois se alimentar fora de casa não é barato.

Dúvida => Qual moeda levar para o Uruguai?

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Estude o idioma espanhol

Qual é o idioma do Uruguai

Ir morar em um país que possui um idioma diferente do seu é bem desafiador. Por isso, se você não possui ou possui pouco conhecimento em espanhol, quanto antes começar a estudar melhor será para sua compreensão com a nova língua ao chegar no país.

Devido à semelhança em algumas palavras com o português, alguns brasileiros acabam ficando muito confiantes que utilizar apenas o portunhol para se comunicar será o suficiente.

A vivência do dia a dia mostrará a importância de estudar e, principalmente, praticar ao máximo o idioma espanhol. Expressões e gírias nativas certamente você não encontrará em vídeos no youtube, tampouco em cursos em sala de aula.

Porém, qualquer conhecimento obtido antes de chegar no Uruguai, facilitará sua comunicação e a tendência é que aos poucos você aprenda com mais facilidade.

Imperdível => 8 dicas para você se dar bem no Uruguai

 

Comece a buscar vagas de trabalho

Como buscar vagas de trabalho no Uruguai

Assim, como no Brasil, no Uruguai também há vários sites de busca de vagas de emprego. Onde os principais são: Buscojobs e Computrabajo. De uma forma geral, é um processo simples de fazer.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Você fará uma conta nesses sites apenas com seu e-mail, criará um perfil conforme a área de trabalho que você pretenda e a medida que as vagas forem sendo postadas, você se candidata e aguarda a empresa entrar em contato para agendar uma entrevista pessoal.

Ainda no Brasil, você poderá criar contas nesses sites e ir conhecendo as vagas que normalmente são postadas. Enquanto isso, descubra também quanto é o salário mínimo no Uruguai e como trabalhar no país.

Porém, o ideal mesmo é que somente se candidate quando já estiver no Uruguai, já que a empresa certamente não entrará em contato com você através de um número estrangeiro.

Chegando aqui, você irá mudar alguns dados de seu perfil, como endereço e telefone, estando apto a se candidatar a uma vaga de emprego.

Dúvida => 7 dicas para economizar no Uruguai

 

Pesquise preços de apartamentos/quartos

Preços de apartamentos no Uruguai

Acredito que esse seja um dos maiores desafios para quem esteja vindo morar, especificamente em Montevidéu. Os donos de imóveis e as imobiliárias tendem a solicitar muitas garantias para que você possa alugar uma casa ou apartamento.

Como, por exemplo, possuir contracheque dos últimos salários (de um trabalho em uma empresa uruguaia), pagar uma comissão à imobiliária no mesmo valor do aluguel do imóvel. Mas uma das principais condições é possuir uma garantia de aluguel.

Posso citar como garantia de aluguel, a mais comum de ser utilizada por aqueles que chegaram há pouco tempo, a garantia de depósito BHU (Banco Hipotecário do Uruguay).

Nele, você e o dono do apartamento abrem uma conta nesse banco e você deposita o equivalente a cinco vezes o valor do aluguel. Há casos em que os proprietários pedem mais que cinco aluguéis.

No caso de alugar um quarto na casa de alguém, em um hostel ou residência estudantil, já é um processo bem mais simples.

Muitos dos recém-chegados acabam optando por este meio até conseguir trabalho e poder usufruir de outras formas de garantias como a Anda, onde é necessário ter no mínimo um ano de trabalho.

A escolha da cidade e o bairro em que você vai morar poderá influenciar na facilidade ou dificuldade em alugar. E existem casos e casos.

Há quem consiga alugar direto com o proprietário do apartamento, pagando somente um mês de calção, sem muita burocracia. E há quem teve que comprovar seis vezes o valor do aluguel como garantia e ainda pagar uma comissão para a imobiliária.

Resposta => Vale a pena brasileiros morarem no Uruguai?

 

Compre a passagem aérea com antecedência

Quando comprar passagem aérea para o Uruguai

O Uruguai é um destino que não possui uma passagem aérea com alto valor, pelo menos a partir do Brasil, devido à proximidade. Você poderá encontrar na média de R$ 1.300 a R$ 1.500, dependendo do período do ano.

Estar atento às promoções e também às épocas de baixa/alta estação, poderá te garantir ainda melhores preços. Para quem mora mais ao centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, é comum chegarem ao Uruguai de ônibus, sendo talvez a opção mais barata, mas terá um maior tempo de trajeto.

Recomendo => Melhores passeios do Uruguai

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

Compre um chip telefônico

Como me comunicar no Uruguai

Ao chegar em terras uruguaias, você deve procurar uma loja ou quiosque que seja possível comprar um chip telefônico. As empresas de telefonia e internet existentes no Uruguai são: Antel, Movistar e Claro.

O seu celular deve ser desbloqueado, caso contrário, o chip não irá funcionar. Todas essas operadoras possuem promoções para quem deseja usar as opções de telefone fixo, dados de internet para celular e pacotes de minutos para ligações ou mensagens de texto.

Faça seu seguro viagem com 5% de desconto »

 

Solicite o cartão STM para usar no transporte público

Transporte público no Uruguai

O cartão SMT ou tarjeta STM é super útil para que tem a intenção de se locomover em transporte público.

Para solicitá-lo, não é necessário ter documento uruguaio, basta se dirigir a uma rede Abitab portando seu passaporte e dentro de alguns minutos o atendente irá te entregar.

Com esse cartão, você pode realizar recargas de, no mínimo 100 pesos, e até obter descontos nos valores de passagens. É possível também fazer viagens de 1 ou 2 horas, utilizando dois ônibus dentro do tempo solicitado.

 

Afinal, o que eu preciso saber sobre o Uruguai?

Todas as dicas citadas acima serão úteis na preparação para chegar e nos primeiros meses no ‘paisito’. Quando mais planejamento, mais pesquisa, mais ciente das dificuldades que podem aparecer, certamente você se sentirá mais confiante para seguir em frente.

Qualquer mudança é novidade, ao mesmo tempo pode te trazer insegurança, o que é completamente normal.

Há quase 2 anos morando no Uruguai, conheci pessoas que deixaram emprego, casa e família no Brasil e que não se adaptaram muito bem, por falta de planejamento ou até uma simples pesquisa.

Por outro lado, também vi muitas outras que não trocariam a experiência vivida aqui por nada e que fariam tudo novamente. Tudo é uma questão de perspectiva, de colocar na balança quais são suas necessidades e prioridades.

Você realmente pensa em se mudar para o Uruguai? Deixe nos comentários as suas dúvidas.

 

Confira outros artigos sobre Uruguai:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Mylenna Soares

Mylenna Soares, 27 anos, mãe e engenheira de alimentos atualmente trabalha com redação de artigos e tradução de textos. Mora no Uruguai há 2 anos e é encantada com o país. Ama viajar, aprender novos idiomas e estar com a família.

6 Comentários

  1. MYLENA obg pelas postagens nto úteis….
    POLLY, preciso comprar um chip p usar no uruguay ou conseguirei usar meu 4g normalmente? Contando que as hospedagens contam com wififree .
    Obg

    • Polly Batista

      Oi, Camila. Seu 4G não vai pegar no Uruguai, não (exceto se vc contratar o roaming internacional da sua operadora). Ou você compra um chip local (no aeroporto de Montevidéu tem loja da Antel. É só apresentar o passaporte, escolher o plano e o próprio atendente da loja já deixa seu chip funcionando). Não lembro muito bem, mas tudo bem barato. Comprei o chip e o plano e fiquei com internet a viagem inteira. Ou você fica somente com o wifi dos hotéis. Boa viagem!!!

  2. Olá!
    Tenho interesse em me mudar para o Uruguai. Porém tenho dúvidas, mesmo lendo os posts, de por onde começar: é possível fazer a identidade lá, antes de conseguir emprego, se mudar, etc? Como é a forma melhor de fazer isso, considerando que moro em Porto Alegre e a embaixada é em Brasília? No site do Ministério das Relações Exteriores, eles falam que é possível, para quem mora em municípios distantes da Embaixada, fazer os trâmites por lá mesmo, indo na condição de turista…
    Enfim, gostaria de obter mais informações sobre isso, para dar início a este projeto.
    Grata!
    Josiane.

    • Polly Batista

      Oi Josiane, como está? Então, você não precisa realizar nenhum trâmite no Brasil, principalmente por você estar bem distante da embaixada. Você pode fazer todo o processo de sua residência permanente e cédula de identidade uruguaia quando já estiver no Uruguay.

      A dica que te passo é que assim que você já tiver uma noção da data que quando pretende chegar no país, realizar o agendamento no site do MRREE, isso já dará início ao trâmite de residência permanente. Além de ir providenciando a documentação que é necessária. No post sobre visto permanente no Uruguai tem o passo a passo todo explicadinho de como realizar este processo.

      Boa sorte 2 obg pelo comentário!

  3. Oi! Você poderia recomendar alguns sites para buscar imóveis pra alugar? Grato!

    • Polly Batista

      Olá Daniel! Os sites mais conhecidos são: Gallito e Mercado libre. Neles, você pode filtrar conforme o bairro que deseja morar, quantidade de quartos e banheiros, área construída, mobiliado ou não, etc. Boa sorte e obg pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *