Dicas práticas de Portugal para quem quer se mudar

Dicas práticas de Portugal para quem quer se mudar

Há inúmeras dicas práticas de Portugal que podem ajudar a você se situar no país. Como nem tudo o que acontece em terras lusitanas é semelhante ao que ocorre no Brasil, a experiência de quem se deslocou para cá pode ajudar você a evitar alguns mal bocados.

Quando me mudei para Portugal, me deparei com uma enxurrada de informações. Algumas eram verdades, outras nem tanto. Por isso, escrevi esse artigo sendo o mais objetivo possível, sem colocar minha opinião pessoal.

Essas dicas práticas de Portugal envolvem questões burocráticas, como obtenção de documentos, por exemplo, e até mesmo atitudes simples, como comprar um veículo. Todas elas vão ajudar você a se situar ou lhe darão um norte para analisar uma possível vinda.

Planeje-se => Guia completo para morar em Portugal

Seguro viagem para Portugal é obrigatório? »

 

Dicas práticas de Portugal para novos moradores

Dicas práticas de Portugal
É preciso prestar atenção em algumas diferenças entre Brasil e Portugal.

Por falar a mesma língua, você pode pensar que Portugal na Europa é um país idêntico o Brasil, porém, isso não é verdade. Eles até podem ter algumas similaridades, mas existem coisas que não são bem vistas aqui. Sem contar a burocracia e leis para quem deseja morar e trabalhar no país.

 

Transferir dinheiro para Portugal

Levar dinheiro para Portugal
Viaje com uma quantia em dinheiro, mas deixe grande parte no banco.

Talvez a mais importante de todas as dicas, pois ninguém quer ter problemas com o seu patrimônio, principalmente correr o risco de perdê-lo, por questões de segurança ou violência.

Quem pretende vir para cá e pensa em trazer dinheiro vivo, a maior preocupação é quanto trazer ou, até mesmo, se é necessário trazer dinheiro para Portugal. Tudo vai depender de uma série de fatores, mas, de uma forma bem geral, é melhor trazer a menor quantia necessária, somente para imprevistos.

Se você pretende se mudar para terras lusitanas, é bastante sensato manter o seu dinheiro no banco e fazer remessas de valores para cá, depois que abrir uma conta em Portugal. Há várias alternativas de como fazer essas remessas. O importante é que você não ande com muito dinheiro por aí, pois nunca se sabe o que pode acontecer.

Explico mais sobre isso no artigo sobre como funciona o Transferwise.

Além disso, a depender do valor que você transporta, pode ser necessário fazer uma declaração ao fisco, informando o quanto está trazendo para cá.

 

Alugar um imóvel em Portugal

Onde morar em Portugal
Existem diversos sites para encontrar casas e apartamentos para alugar.

Antes de vir para cá, o ideal é que você tenha um lugar para ficar temporariamente, pelo menos para se organizar até encontrar um local fixo. Alguns sites como o Uniplaces ou mesmo o Air BnB podem facilitar uma estada temporária.

A depender do lugar em que pretenda morar, pode não ser fácil encontrar recintos disponíveis e baratos. Por isso, se você tem a intenção de encontrar um lugar barato, deve fugir dos grandes centros, como Lisboa e Porto, e procurar pontos mais periféricos ou as cidades mais baratas para morar em Portugal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide em Portugal. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Outros sites podem ajudar você a encontrar um lugar para morar. O Idealista e o Bquarto são duas alternativas muito usuais. Há outros aplicativos, como o Custo Justo ou mesmo OLX, que também aparecem como opção na hora da busca.

Uma das dicas práticas de Portugal é: restam os grupos de Facebook. A rede social de Zuckemberg é muito usada em Portugal para venda e aluguel de bens móveis e imóveis. Todos os dias são publicados inúmeros os anúncios.

 

Encontrar um emprego em Portugal

Emprego em Portugal
Você pode encontrar vagas de emprego em alguns sites.

Depois de ter vindo para cá e ter se alocado, caso já não tenha vindo com emprego certo, o próximo passo é trabalhar.

Há várias formas de procurar emprego em Portugal . Os sites mais famosos para encontrar trabalho em Portugal são o Net Empregos e o IEFP. O primeiro é um site privado no qual as empresas disponibilizam suas vagas para contratação, sem muita diferença dos portais de emprego usados no mundo inteiro. O segundo deles é um portal governamental do instituto de emprego de Portugal. Para estar cadastrado é necessário residir no país legalmente.

Além desses dois sites, há também a OLX e o Sapo que apresentam ofertas de emprego em condições semelhantes ao Net Empregos.

Sites de recrutamento de Portugal
Muitas empresas possuem o próprio portal de recrutamento.

É muito comum que grandes empresas disponibilizem o próprio portal de recrutamento com suas ofertas de emprego. A maioria dos maiores empregadores de Portugal têm essa prática, sem colocar um site intermediário entre a empresa e os futuros trabalhadores. Essas empresas estão espalhadas em várias regiões e estão constantemente apresentando ofertas de emprego.

   

Lista de grandes empresas que fazem recrutamento pelo próprio site: Pingo Doce (supermercados), Continente (supermercados), Lidl (supermercados), Auchan (supermercados e centros comerciais), Leroy Merlin (Materiais de Construção, Jardinagem), Ikea (Materiais de Construção, Jardinagem) e Aki (Materiais de Construção, Jardinagem).

Há ainda a alternativa de empresas próprias de recrutamento e seleção, bem como de trabalho temporário. Elas também estão localizadas em quase todo o território português e disponibilizam ofertas de emprego nas áreas mais variadas, as mais famosas empresas são: ManpowerRandstad, Talenter, Adecco, Michaelpage e Kelly Services. Esta é uma das melhores dicas práticas de Portugal.

 

Dirigir em Portugal

Brasileiro pode dirigir em Portugal
Todos os brasileiros têm o direito de dirigir em Portugal sem carta de condução.

Nós, brasileiros, somos muito beneficiados pelos acordos celebrados entre Brasil e Portugal. Uma oportunidade dada aos brasileiros, dentre tantas outras, é se você optar por alugar um carro em Portugal tem a possibilidade de dirigir livremente.

É óbvio que dirigir livremente inclui cumprir uma série de obrigações legais, mas os requisitos a serem cumpridos são objetivos e, uma vez realizados, é só pegar o carro e sair pela estrada.

Todos os brasileiros tem o direito de dirigir em Portugal sem carta de condução local durante o prazo de 180 dias da data de entrada no país. Vale dizer que esse tempo só é cabível para quem não tem residência, ou seja, se você der entrada no visto de estudo ou trabalho, esse prazo cai para 90 dia, após a data de emissão do título de residência. Descubra todos os tipos de visto para Portugal e como conseguir o seu.

 

Comprar um carro em Portugal

Ter carro em Portugal
A compra de um veículo em Portugal é algo muito simples, mas um pouco diferente do Brasil.

Com a carta portuguesa em mãos, o próximo passo é comprar um carro. A compra de um veículo em Portugal é algo muito simples, assim como em toda a União Europeia.

Diferentemente do Brasil, onde o procedimento de transferência é feito pelos departamentos estaduais de trânsito, o procedimento de transferência em Portugal é todo feito através de cartório.

O órgão responsável por dar a publicidade do ato de transferência, ou seja, fazer o registro da mudança de titularidade é o Instituto dos Registos e do Notariado. Muito embora seja esse órgão que emita o registro, a transferência também pode ser iniciada em cartório privado.

Há uma diferença entre fazer a transferência diretamente ao IRN e ao cartório privado. No primeiro, comprador e vendedor tem o registro da venda imediata, o que não ocorre nos cartórios privados, que ainda submetem o ato de transferência ao órgão estatal.

Outro fato que vale ser considerado é que o custo de transferência do cartório particular é mais alto que o custo do IRN. A diferença não é gritante, mas existe.

 

O que é importante saber na hora de comprar um carro em Portugal

Inspeção

Regras para ter carro em Portugal
Em Portugal, os carros passam por inspeção uma vez ao ano.

Se você pretende comprar um carro usado, é importante saber que os veículos em Portugal passam por inspeções anuais. Essas inspeções geralmente estão relacionadas com a data da compra do veículo. Se você comprou um carro em setembro de 2009, a inspeção anual desse carro será todos os anos no mês de setembro.

Descubra => Curiosidades de Portugal

 

   

Seguro

Como ter seguro em Portugal
Assim como no Brasil, é preciso ter seguro de carro em Portugal.

O seguro obrigatório em Portugal fica por conta do comprador, assim como no Brasil. Há inúmeras empresas aqui que vendem as apólices exigidas pelo governo português. Mais precisamente, há 33 empresas autorizadas a vender apólices de responsabilidade civil em Portugal.

O custo desse seguro é anual e varia de seguradora. O importante é nunca deixar de estar assegurado, pois, além do risco de multas, que podem variar de €30 a €300, há o risco do pagamento de indenizações por acidentes e sinistros.

 

Óleo Diesel ou Gasolina?

Como abastecer o carro em Portugal
Carros portugueses usam o diesel.

É predominante entre os europeus o uso de carros a diesel. Mais da metade da frota de Portugal é movidas a este tipo de combustível. Além dos preços serem mais em conta, esses carros são mais econômicos do que os de gasolina.

Essa observação é importante, pois no Brasil não usamos carros a diesel, somente caminhões e pode parecer estranho num primeiro momento, mas, com o uso desses carros por aqui, em pouco tempo deixa de soar estranho. Se puder, então, na hora de comprar um veículo, opte pelo movido a diesel, além de consumir menos, o valor do também é mais baixo.

 

Como aproveitar as dicas práticas de Portugal

Calcule bem os seus passos antes de vir a Portugal. Saber é o custo de vida do lugar que vai morar, os documentos que precisará trazer ou mesmo a quantia de dinheiro que deve transportar, são coisas que, se não forem planejadas com o devido zelo, podem gerar desconfortos na viagem.

Como você está mudando de casa, é importante que infraestrutura não seja um problema, pois isso pode frustrar o seu sonho de morar fora do Brasil. Por isso, planeje-se com antecedência e aproveite essas dicas práticas de Portugal. Mas se a ideia é só turistar pelo país, veja  tours guiados, ingressos e excursões em Portugal.

O Quero Viajar Mais tem uma quantidade enorme de artigos que podem ajudar você a se estabelecer melhor em Portugal, usufrua disso. São informações valiosíssimas e o melhor: tudo de graça!

E antes de se mudar, veja esse vídeo sobre os rostos de Portugal. Um país cheio de cultura e miscigenação. Vídeo feito pelo site de turismo oficial de Portugal:

Quer sugerir outras dicas práticas de Portugal? Comente aqui! Ou simplesmente dica o assunto que você gostaria de ler.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Fernando José

ESCRITO POR

Fernando José

Fernando José, 37 anos, é advogado, músico e velejador. Faz Mestrado em Direito do Meio-ambiente em Lisboa e Curso Técnico de Produção de Aeronaves em Setúbal. Mora em Portugal há quase 1 ano e está amando o lugar. Gosta do mar, de escrever e aprender coisas novas, sempre.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Jorge Filho

    Fernando, muito legal as sua dicas. Estou em processo de documentação para poder me juntar a vocês brasileiros que moram em Portugal. Me ajudou bastante suas informações! Continue escrevendo.

  2. Polly Batista

    Oi, Jorge. Tudo bem?! Agradeço em nome do nosso colunista! Muito obg.