Início / Américas / América do Sul / Brasil / Santa Catarina / Oktoberfest de Blumenau: como se planejar para a festa

Oktoberfest de Blumenau: como se planejar para a festa

A famosa e badalada Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, é a 2ª maior festa popular alemã do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha. A festa foi criada em 1984 com o objetivo de recuperar a economia da cidade e levantar a moral da população, depois de Blumenau ter sofrido com enormes enchentes por dois anos seguidos, 1983 e 84.

Neste artigo, você encontrará dicas e informações sobre a Oktoberfest de Blumenau, como chegar, quais são as comidas típicas, se é possível levar crianças, o que fazer em Blumenau, a melhor região para se hospedar, ingressos…enfim, tudo para você planejar com antecedência sua participação neste evento, que é um dos mais animados do Brasil. Confira.

Planeje sua viagem => Vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Sobre a Oktoberfest de Blumenau

Vila Germânica durante a Oktoberfest
Vila Germânica durante a Oktoberfest em Blumenau |Foto: Marcelo Martins.

A Oktoberfest é inspirada aos moldes da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha. Em Blumenau, ela acontece dentro dos portões da Vila Germânica durante aproximadamente duas semanas no mês de outubro, com diferentes bandas que tocam nos três pavilhões.

Além disso, também há um setor ao ar livre, com menos barulho para não incomodar tanto a vizinhança e também para aqueles que preferem curtir a festa com menos agito.

Antigamente, todos aqueles que fossem à festa com o traje típico alemão, não pagavam entrada. Hoje em dia, é cobrada meia-entrada de quinta a sábado, feriado e véspera de feriado; nos demais dias, aí sim a entrada é gratuita para quem usa o traje.

Lembrando que existem regras para o traje típico da Oktoberfest. Esse regra foi estabelecida, pois havia uma loja que vendia fantasias por R$ 50, apenas para eliminar o valor da entrada, sem a preocupação de manter a tradição

Oktoberfest 2018
Foto: W.Feistler, via Wikimedia Commons.

Depois da tragédia que aconteceu em Santa Maria/RS, quando dezenas de jovens morreram devido à superlotação em uma boate, a capacidade dos pavilhões da Oktoberfest foi reduzida.

Agora, o mais indicado para planejar sua viagem até Blumenau, é comprar os ingressos com antecedência, para evitar filas e não correr o risco de ficar para fora. Também é aconselhado chegar cedo durante os finais de semana, de preferência antes das 20h, mesmo com as entradas em mãos.

Lembre-se que não há nada o que fazer caso fique do lado de fora. Não é raro mais de 30 mil pessoas ficarem para fora do parque, isso antes das 21h. Atualmente, o limite dos pavilhões é de 35 mil pessoas, quase a metade do que comportavam nos anos anteriores.

Descubra => O que fazer em Blumenau?

 

A festa Oktoberfest de Blumenau

Desfile é atração na Oktoberfest
Desfile é a atração | Foto: Marcelo Martins.

A abertura da Oktoberfest de Blumenau acontece com um tradicional desfile na XV de Novembro, principal rua de Blumenau, geralmente às 19:30h.

Após a abertura, o desfile se repete no mesmo horário todas às quartas-feiras, e sábados às 16h. Os turistas também podem participar, numa ala exclusiva para desfilar, caso estejam devidamente trajados. Sua duração é de aproximadamente 90 minutos, com ponto final na Vila Germânica, não acontecem em dias de chuva.

A Banda Cavalinho é a mais conhecida, responsável por quase todas as músicas que dão nome à festa, como a Hallo Blumenau, a música da Marreca e Jetzt Geht’s Los.

Programação da Oktoberfest de Blumenau
Foto: Vitor Pamplona, via Wikimedia Commons.

Outras bandas como VOX 3 e Os Montanari também fazem muito sucesso, além de bandas vindas diretamente da Alemanha. Para agradar a todos, cada pavilhão toca diferentes ritmos, não somente música alemã.

No final da noite, DJ’s animam a festa até o dia amanhecer.

No último domingo da festa, há a escolha da Rainha da Oktoberfest, num concurso que dura cerca de duas horas. Para o encerramento, várias bandas também animam a noite.

Confira => Melhores praias de Santa Catarina

 

Comidas e cervejarias na Oktoberfest de SC

Quanto custa a cerveja na Oktoberfest
Cardápio alemão é o preferido.

Cada ano, participam marcas de cerveja famosas. Durante a festa, vários restaurantes típicos oferecem os mais típicos pratos da culinária alemã.

Mas é interessante ir durante a semana, pois é menos movimentado e terá a chance de provar receitas tradicionais como o Hackepeter (carne bovina crua), Eisbein (joelho de porco), Goulasch (guisado de carne), salsicha alemã, batata recheada e muito mais.

Sempre saboreando cervejas nacionais, mas certamente com características alemãs. Confira as comidas e pratos típicos da Alemanha.

Os pavilhões abrem a partir das 18hs de segunda à sexta, às 11 hs aos sábados e domingos. Já o Biergarten, praça de alimentação com banda ao vivo, abre diariamente às 11 hs.

O que comer na Oktoberfest em Blumenau
Pretzels e cerveja são típicos na Oktoberfest em Santa Catarina.

O concurso do chope em metro que os turistas adoram, dividido entre homens e mulheres, com o objetivo tomar os 600ml de chope sem derramar ou tirar a tulipa da boca. Acontece todos os dias às 21:45h, exceto nos primeiro e último domingo da Oktoberfest.

As inscrições são feitas no palco do Setor 2, até o horário de inicio do concurso. Desde a edição de 2013, o concurso costuma usar cerveja sem álcool para que todos possam participar.

Em 2017, a festa tinha uns 100 pratos e várias novidades foram incluídas no cardápio. Além das tradicionais comidas alemãs, você encontraria outras coisas como hambúrguer de costelinha de porco, hambúrguer de bacon e coxa de peru.

Dicas de Oktoberfest em Blumenau
Galpão da Oktoberfest em Blumenau.

Pode parecer meio nada a ver, mas a ideia é agradar a todos e que ninguém fique excluído. Inclusive, os vegetarianos, veganos e celíacos (intolerantes ao glúten – que está presente na cevada da cerveja) têm opções. Por isso, em 2017 incluíram também cervejas sem glúten. Agora todo mundo pode curtir as comidas e bebidas da Oktoberfest.

Na Oktoberfest 2018, a cervejaria oficial é a Eisenbahn, que é de Blumenau. Além disso, as cervejas artesanais Bierland, Blumenau, Das Bier, Hemmer e Wunder também estarão presentes. Assim, você pode degustar várias delas.

 

Crianças na Oktoberfest de Blumenau

Kinderplatz na Oktoberfest
Kinderplatz na Oktoberfest | Foto: Marcelo Martins.

Para quem pretende ir a Oktoberfest de Blumenau e levar a criançada, mas também quer se divertir sem preocupação, basta deixá-las no Kinderplatz, um espaço desenhado exclusivamente para as crianças, com atividades educativas e muita diversão. Monitores treinados garantem a tranquilidade dos pais durante todo o tempo que ficarem na festa.

 

Dicas para curtir a Oktoberfest em Blumenau

Como sempre faço quando planejo uma viagem, pesquisei em blogs para saber como foi a experiência real de outros viajantes. Para minha surpresa, poucos publicaram dicas sobre a Oktoberfest de Blumenau…um pouco estranho, por estar entre as festas mais populares do Brasil.

No artigo do blog Viajante Cervejeiro, o Edson destacou 10 dicas para aproveitar bem a Oktober de Blumenau. A Guta, do Vambora, publicou um artigo super completo com todas as dicas para curtir a Oktoberfest. Já a Angie, do blog Apure Guria, fez um vídeo mega informativo e engraçado sobre a festa de Blumenau. Se preferir, assista aqui 🙂

 

O que fazer em Blumenau, além da Oktober

XV de Novembro, em frente ao Tunga
XV de Novembro, em frente ao Tunga | Foto: Marcelo Martins.

Como não há festa durante o dia, muitos turistas se reúnem na Tunga Choperia, localizada na rua XV de Novembro, para passar o dia fazendo festa e tomando o tradicional chope de Blumenau. Bem ao lado, no Castelinho da Havan, uma banda anima o dia até o entardecer.

Para aqueles que preferem tranquilidade, podem almoçar no Biergarten, como já mencionei antes, ou ler o artigo sobre o que fazer em Blumenau, com dicas de atividades ao ar livre, restaurantes e pontos turísticos da cidade.

 

Outras festas em Blumenau

O que fazer em Blumenau
Festival da Cervaja em Blumenau.

Como a Oktoberfest dura apenas durante alguns dias no mês de outubro, inventaram também a Sommerfest, quando os pavilhões abrem para uma Oktober de verão, geralmente acontece todas as quintas de fevereiro e sempre lota bastante.

Também graças ao sucesso da Oktoberfest, o Festival de Botecos acontece duas vezes por ano, geralmente durante um final de semana em junho e outro em novembro. A festa é sensacional, onde todos os bares e botecos da cidade colocam uma barraca na Vila Germânica para mostrar sua culinária. Claro, sempre com a participação das principais cervejarias da região.

A Festitália também é feita nos pavilhões da Oktoberfest e acontece no mês de julho, com muita comida italiana, danças e música típica, uma vez que a cidade também recebeu muita influência dos imigrantes italianos.

Eventos em Blumenau
Centro de Blumenau em Santa Catarina.

Outra festa dedicada somente às cervejas em Blumenau é o Festival Brasileiro da Cerveja que acontece por alguns dias em março. Este evento, que vem crescendo a cada ano, também é uma ótima oportunidade para experimentar as cervejas de Blumenau.

É uma boa para quem tá pensando em curtir as praias de Santa Catarina, que ainda está calor em março, e ainda conhecer Blumenau. E tomar muita cerveja, é claro!

Além das muitas cervejarias expositoras, rola música, gastronomia – sempre com harmonização de pratos e a bebida, concursos da melhor cerveja e até palestras sobre o assunto.

Para conferir outras festas em Santa Catarina, confira o calendário do turismo do estado.

 

Como chegar na Oktoberfest

Como chegar na Oktoberfest de Blumenau
Foto: Vanderlei Bissiato, via Wikimedia Commons.

Muitos turistas decidem organizar sua própria viagem para Blumenau, comprar as passagens, ingressos para a Oktoberfest e reservar os hotéis. Os aeroportos mais próximos são Navegantes, seguido por Joinville e depois Florianópolis.

O translado de Navegantes à Blumenau da Azul é realizado com uma empresa parceira, a Lufer, que dá desconto para os passageiros da companhia. Para ter desconto e ganhar pontos do programa TudoAzul, é preciso comprar a passagem diretamente no balcão da empresa Lufer no aeroporto de Navegantes.

A desvantagem é que não dá para comprar antecipadamente, e como as coisas lotam muito durante a Oktoberfest em Santa Catarina, pode ser um pouco arriscado. Para quem vai se hospedar em outras cidades como Balneário, ou está em Florianópolis, por exemplo, existem diversas opções de transfer na internet com variados preços.

Em Blumenau, também dá para pedir Uber para chegar à Vila Germânica, o que facilita a vida e o bolso dos viajantes. Além disso, para ajudar no transporte para a Oktoberfest, desde de 2017 a prefeitura da cidade incluiu horários extras de várias linhas de ônibus na madrugada. As bilheterias também ficam abertas. 

Vai alugar um carro em Blumenau?
Compare os preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Onde ficar na Oktoberfest de Blumenau

Onde ficar em Blumenau durante a Oktoberfest
Foto: Josue Marinho, via Wikimedia Commons.

Para quem se hospeda na cidade o melhor é ficar no centro, onde está localizado a maioria dos hotéis. A principal vantagem é poder se locomover de táxi ou Uber sem gastar muito (cerca de R$ 15 até o pavilhão), além de evitar blitz e a dor de cabeça com estacionamento (R$ 30), uma complicação nos dias de maior movimento.

Hotel Plaza Blumenau: 4,2km da festa

Dizem que o Hotel Plaza Blumenau é o melhor hotel de Blumenau, com ótima localização que permite explorar a animada Rua 15 de Novembro e admirar a arquitetura germânica típica. Diárias a partir de R$ 339.

Hotel Mansiones: 4,5km da festa

Na rua da Igreja Matriz, bem perto do Tunga na rua XV de Novembro, o Hotel Mansiones oferece acomodações modernas com ar-condicionado, além de uma conveniente recepção 24 horas. Diárias a partir de R$ 433.

Hotel Rex: 4,6km da festa

Antigo, mas bem organizado, o Slaviero Essential provavelmente um dos hotéis mais baratos para a Oktoberfest, com acomodações práticas, Wi-Fi gratuito, recepção 24 horas e estacionamento grátis. Diárias a partir de R$ 380.

Pousada e Hostel República Tia Fa

Para quem procura por um hostel em Blumenau na Oktoberfest, a Pousada e Hostel República Tia Fa pode ser uma opção. Tem estacionamento e wifi gratuitos e café da manhã já incluso no preço. A área comum tem piscina e churrasqueira. Diárias a partir de R$ 70.

Encontre outras opções de hotéis em Blumenau »

 

Hotéis em Gaspar

Onde se hospedar na Oktoberfest
Foto: lelo171, via Wikimedia Commons.

Muitas famílias preferem hospedar-se nos hotéis de Gaspar, cidade vizinha a Blumenau, para poder aproveitar a estrutura dos hotéis. Também é uma opção para quem decide vir para a Oktoberfest de última hora, pois os hotéis de Blumenau ficam absolutamente lotados.

Fazzenda Park Hotel Gaspar: 28km da festa

Na Fazzenda Park Hotel Gaspar, você poderá usufruir de passeios a cavalo, quadras de esporte, academia e plano de refeições completo, com café-da-manhã, almoço, jantar, chá da tarde e petiscos à beira da piscina. Fim de semana a partir de R$914 para duas pessoas.

Eco Hotel Arraial do Ouro: 25km da festa

Antigo, mas bem organizado, o Eco Hotel Arraial do Ouro provavelmente um dos hotéis mais baratos para a Oktoberfest, com acomodações práticas, Wi-Fi gratuito e recepção 24 horas. Diárias a partir de R$ 470 para duas pessoas.

 

Hotéis em Balneário Camboriú

Onde ficar em Blumenau
Foto: Astrodyum, via Wikimedia Commons.

Como os hotéis lotam bem rápido por causa da Oktoberfest, sugerimos também procurar hospedagens em Balneário Camboriú e ir até Blumenau de carro ou ônibus.

O público jovem acabam gostando muito de ficar em BC, porque a vida noturna de lá é sensacional, aproveitando a Oktober e a vida noturna de Camboriú, mas também as praias, o parque Unipraias, o bondinho etc.

Balneário Camboriú fica a 68km da Oktoberfest, com fácil acesso para chegar em Blumenau, através da BR-101 e depois SC-412.

Eistem dezenas de bons hotéis em Balneário Camboriú, entre eles: Hotel Bhally, Hotel Mercure, Marambaia Cassino Hotel, Hotel D’Sintra, Hotel Slaviero Slim, Hotel Marimar The Palace, Hotel Sibara, Hotel Barra Sul, etc. Todos esses são muito bem localizados, ficam na Av. Atlântica, à beira mar, ou na segunda avenida.

Encontre outras opções de hotéis em Balneário Camboriú »

 

Dicas para escolher o melhor hotel

Definir onde ficar talvez seja a parte mais importante no planejamento de uma viagem. Uma região bem localizada, avaliações de hóspedes, serviços…tudo faz diferente na hora de analisar o custo-benefício e saber se determinado hotel é o melhor para você. Fiz um guia rápido sobre como escolher o melhor hotel no Booking, e sempre faço as pesquisas seguindo os mesmos passos, principalmente para as recomendações que faço aqui no blog.

 

Quanto custa a Oktoberfest?

Quanto custa a Oktoberfest de Blumenau
Foto: Tiago Fachini, via Wikimedia Commons.

A dúvida que resta em muita gente é, quanto custa a Oktoberfest de Blumenau? É claro, que o valor que cada um irá gastar, vai depender de muitos fatores. E tudo depende de como ir a Oktober, onde se hospedar, quantos dias ir à festa, e claro, quanto você vai consumir, especialmente de cerveja.

É possível se programar para não gastar muito, mas é preciso planejar a viagem à Oktoberfest com bastante antecedência. Até porque, a hospedagem lota muito rápido e só sobram opções mais caras e longes da Vila Germânica, o que vai encarecer o passeio com o transporte.

Para ter uma ideia de alguns preços da Oktober, confira:

 

Ingresso da Oktoberfest

A entrada da Oktoberfest em 2017 custou de 12 à 40 reais. Nos dias de semana o ingresso é mais barato, na sexta é um pouco mais caro, e no sábado mais ainda. Mas só lembrando, que se você for com trajes típicos da Oktberfest, como um vestido de Frida ou roupa de Fritz para os homens, a entrada é gratuita ou pelo menos metade do valor.

 

Cerveja e outras bebidas

O preço da cerveja na Oktoberfest aumentou 12% do ano de 2016 para 2017, que estava custando de R$9 à R$11. Será que vai aumentar mais ainda nos anos seguintes?

Já a água e refrigerante mantiveram os preços nos últimos anos e custou 4 a 5 reais.

 

Comidas típicas alemãs

Os pratos na Oktoberfest variam bastante de preço e podem custar de R$10 à R$90.

 

Oktoberfest 2018

A data da Oktoberfest Blumenau 2018 é de 3 à 21 de outubro, mas a programação oficial ainda não foi divulgada. 

 

Está planejando conhecer a Oktoberfest de Blumenau??? Já conhece e tem valiosas dicas???

Participe, comente e ajude a criar vida no blog!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

49 Comentários

  1. Gabriel Ferreira

    Ola, Boa tarde

    Gostaria de uma ajuda em relaçao as passagens aereas, qual a dica que voce pode me dar em relaçao da data para compra, estou esperando uma promoção mas ate hoje nada kkk

    Des de ja obrigado.

    • Oi Gabriel,

      Difícil falar algo relacionado a datas, realmente é preciso pesquisar diariamente para conseguir bons preços, diferentes aeroportos, datas alternativas.

      Gosto bastante da ferramenta do Google Flights.

      Abraços

    • Gabriel, comprei minhas passagens semana passada… foi o melhor preço que achei… venho pesquisando desde abril. Tam e Gol, saindo de SP, são as que tem os preços mais atrativos.

  2. Vale a pena ir quando chove? Sou de sp e pretendia ir esse fds mas vai chover lá…

  3. vou com meu esposo no sábado e voltamos na terça. Qual o dia que indicaria ir a festa? pretendo conhecer pomerode, vale a pena ir?

  4. Saindo de FLN, a melhor opção é ir para rodoviária e pegar um bus mesmo ou tem alguma outra opção?
    Não achei transfers na net.

  5. Leanderson Chiquito

    Em 2014,resolvemos ir para a Ocktober, primeiro, compre o ingresso pela internet. Assim você garante os dias que participará da festa. Não havia mais reserva de hotel em Blumenau, ficamos em Navegantes, também fica perto e existem hotéis bem acessíveis. Fomos com minha filha, 11 anos, aproveitou a festa com a gente. Meu conselho, menos que essa idade não é muito ideal. A minha filha pulou com a gente a festa inteira, aproveitamos legal. Ficamos uma noite na festa somente. Com criança, vá a festa mais cedo, para ficar até no máximo 1h da manhã onde vai ver bandas boas, elas vão adorar a banda VOX 3. É uma festa, a solteirada está lá para aproveitar então não acho muito apropriado passar muito longe desse horário com crianças, vai do bom senso de cada um. A organização é fantástica, colocaram uma pulseira de identificação na minha filha com nossos dados cadastrados. Ela só conseguiria sair de lá com a gente. Passamos o outro dia no Beto Carreiro e de Navegantes é muito perto também. Vale a pena conhecer. Este ano vamos novamente. Aproveitem e lembrem que se precisar se descocar com o próprio carro alguns km do local ao hotel, não exagerem nas bebidas, você consegue aproveitar bem a festa degustando das cervejas disponíveis, sem encher a cara. Espero que meu breve relato inspire ao passeio. Divirtam-se!

  6. Olá! Estou tentando me planejar para a Oktoberfest deste ano mas não consigo encontrar dicas de quantos dias ficar para aproveitar a festa sem sair com aquela sensação de ter aproveitado pouco. O que você acha? 2 é pouco? Pensei inicialmente em 3.

  7. Olá Guilherme,

    Estou planejando ir na Oktoberfest desse ano, não encontro mais hotéis baratos em Blumenau, então pretendo ficar em Bauneário pq também vou ao beto carreiro, sendo que não sei como faço pra ir de Bauneário pra Oktoberfest voltar sem ter q ir dirigindo, pois iremos beber ( claro rs ), conhece algum transfer ou companhia de onibus que faça esse percurso a baixo custo ?

    • Oi Millena,

      Infelizmente não conheço essas opções de transfer. O que eu faria é perguntar isso ao reservar o hotel, pois é bem provável que seja algo normal…muita gente fica lá para a Oktober.

      Abraços

    • Olá Milena
      me chamo Diego Brick, sou de Blumenau, e trabalho como transfer e táxi executivo. estou fazendo preços especiais para pessoas que vem de aeroportos ou cidades da região para a Oktoberfest e fecham pacotes de vinda e volta.
      entre em contacto pelo Whatsapp e faça um orçamento, e garanta sua festa sem sem se incomodar com transporte.
      possuo cnpj e forneço nota fiscal.
      Whatsapp: 47 9194 9224

      e a propósito, muito legal o texto sobre Blumenau e a Oktoberfest
      a cidade e maravilhosa, e a festa mais ainda.
      abraço a todos

    • Ano passado aluguei uma casa na Penha, mas voltar da Oktober cansado numa estrada mal iluminada foi tenso… e ainda teve o problema que tivémos que escolher o Motorista da noite que ficou sem beber… 🙁

  8. SILVIA CATALDI

    Vamos em uma turma de quinze pessoas!

  9. Oi Gui! Obrigada por indicar o post do Vamborai! 🙂
    Talvez até vá na festa esse ano de novo! É bom demais!!
    Bjus

  10. Olá! Estou pensando em ir no ultimo fds da festa, porém estou com medo de já estar meio caída e sem gracça haha como são duas semanas de festa, será que o pessoal vai mais nos primeiros dias e esvazia mais nos ultimos ou vc acha que é cheio e que vale a penair nos últimos diS tb?

  11. carlos adriano

    o seu blog é muito legal , a maioria das coisas que vc escreveu eu sobre viajar numa sexta voltar num domingo ou segunda cedinho, agora não tenho feito isso por causa dos eventos aqui do teatro mas sempre tive essa forma de pensar, quanto a milhas, eu cancelei varios cartões de crédito, fiquei com apenas um que não tem anuidade, mas não tem essa função de acumulo, enfim quanto a economizar , isso eu faço sempre porque prefiro viajar do que sair pra noitadas, como muitos dos meus amigos fazem. eu farei uma viagem em outubro pra curitiba e de la mesmo vou em foz do iguaçu, penha( beto carrero) blumenau que fica do lado, conhecer a serra curitibana morretes, irei também em colombo conhecer a não tão falada parque natural da gruta do bacaetava enfim vou continuar lendo seu blog pois as dicas são 100000 obrigado
    abraços.

    • Oi Carlos,

      Isso aeeeee, muito legal saber que te impactei de alguma forma!! Temos mesmo que abdicar de algumas coisas para viajar mais!!

      Aproveite a viagem, essa região do país é incrível.

      Abraços

  12. obaaa que legal!! muito obrigada por me indicar Gui!!!! *_*

    quero ir na Oktoberfest deste ano DE NOVO!! aehauea amooo <3

  13. Sl Elisandro

    Queria sabe o dia da apresentação da banda cavalinho branco abração se tem ingresso ainda

  14. boa noite Guilherme, estou tentando fazer um roteiro de passeios durante os dias que vou estar em blumenau e entre eles um tour pelas cervejarias, pelo menos duas para conhecer. Vi o serviço de van e não gostei do horario que disponibilizam. sabe me informar se tem taxistas ou motoristas particulares que é possivel contratar fechando um “pacote”?

  15. Olá, adorei a suas dicas. Mas queria saber quanto voce gastou em media nesse viagem.

  16. Alguém sabe me dizer se tem bus da festa pra Balneário Camburiu, no final da noite, tipo, no final de cada dia de festa.

  17. Me tire uma dúvida… Vc disse q é bom chegar cedo no pavilhão por causa da super lotação e quem ficar de fora nada de bom tem pra fazer… Mas a festa vai de 20 hrs até 5… Pra eu q irei sozinho e gosto de beber, inevitavelmente não irei conseguir ficar esse tempo todo. Então eu gostaria de chegar tarde pra aproveitar pela madrugada a dentro! Então: como funciona esse lançe do “ingresso”?? Vale para todos os setores q tem? Esse espaço aberto tbm há a necessidade do ingresso? Eu mesmo portando o ingresso e chegando ” tarde ” há o risco de não entrar??? Agradeço se puder me dar umas dicas sobre ! Estou meio perdido nesses lances…Grato desde já!

    • Oi Sérgio,

      Isso mesmo, com o ingresso você terá acesso a todos os pavilhões. Na teoria, se você tem o ingresso terá direito à entrada, mas sinceramente eu não confiaria nisso. Melhor mesmo é chegar no máximo as 22hs.

      Abraços

  18. Olá! Sou do estado de SP e vou pela 1 vez na festa, meus amigos e amigas estão querendo ir com o traje típico alemão, gostaria de saber se é mico ou se bastante gente vai com a roupa rsrs
    obrigada

    • Oi Kamila,

      Muita gente vai sim com traje típico, pode ir sem medo kkkk

      Beijos

      • Oi Guilherme…
        Tbm estou indo pela primeira vez com mais 6 pessoas, sendo 4 mulheres e queremos ir trajadas!

        Vc consegue nos dar dicas de locais onde podemos alugar ou comprar fantasias em Blumenau, de preferencia, já proximo à festa? Os preços são muito elevados?

        Obrigada!!!

        • Oi Glaucia,

          Putz, infelizmente ficarei devendo essa dica. Sei que é bem fácil comprar por lá, um passeio pelo centro já consegue. Não é caro não, pois o preço tem que ser mais baixo do que a entrada da festa, para incentivar as pessoas a irem trajadas.

          Abraços

  19. Thais Ximenes

    Obrigado!!!

  20. debora gomes

    Oiii vou para festa chego no dia 15 a noite e saio dia 17 a tarde. Vamos em 2 filhos de 10 e 12 anos meu marido e eu.
    O ideal e comprar esses ingrecos da festa? o que fazer? Quero conhecer a futicar, bebericar e experimentar as coisas da festa. Por favor me manda sugestoes. O Hotel Gloria é bom? Obrigada

    • Oi Debora,

      Isso mesmo, o ideal é comprar o ingresso com antecedência. Já fiquei duas vezes hospedado no Glória, muito bom sim. O café da manhã colonial é incrível.

      Obrigado pela visita 🙂

  21. Parabéns pelo blog, muito bom! Queria uma ajuda, vou para o Oktober esse ano e não sei se me hospedo em Blumenau ou Balneário. Vou ficar 5 dias (quinta à segunda) e fiquei com receio de serem muitos dias para ficar em Blumenau. Alguma recomendação do que vale mais a pena, minha intenção é o máximo de agitação (rs).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *