Dicas para evitar problemas no embarque de voos
Não existe frustração maior do que perder um voo, não embarcar ou ter um estresse com a cia aérea antes de uma viagem muito sonhada. Já aconteceu algo parecido com você? Recebemos alguns relatos de leitores inconformados com situações que poderiam ser poupadas. Pensando nisso, este artigo traz dicas para evitar problemas no embarque de voos nacionais ou internacionais.
Infelizmente, em alguns casos, é o próprio viajante que comete algum descuido durante o planejamento da viagem. Já em outras situações, são as regras rígidas das empresas aéreas que não facilitam na hora de resolver os problemas, quando eles aparecem. Então, para prevenir dores de cabeça com as cias aéreas no momento do embarque, veja essas dicas.
Leia também => Porque é tão importante contratar um Seguro Viagem?
Viajante ensina como visitou 46 países com até 60% OFF em passagens aéreas »
Como evitar problemas no embarque?
Pequenos detalhes na hora do planejamento de uma viagem fazem toda diferença. Começar a organizar a mala, documentos e tudo o que facilita o embarque é a melhor opção para evitar estresse no dia de decolar.
Confira!
Atente aos dados dos passageiros
Gosto tanto de viajar que fico nervosa quando estou comprando os bilhetes. Pode ser engraçado, mas é assim que me sinto. E nesses momentos é quando você precisa ter mais atenção para não errar nenhuma informação pessoal e ter chateações com as cias aéreas no momento do embarque.
Uma letra faltando ou um número do documento errado, é suficiente para dar direito à empresa de impedir o seu embarque. E essa atenção precisa ser redobrada quando você compra os bilhetes de outras pessoas ou em sites com idiomas desconhecidos.
Leia as informações do embarque
Esse é outro probleminha que sempre acontece principalmente no que se refere à data, horário, fuso, aeroportos, etc. Por exemplo, quando o embarque está marcado para o dia 17 de julho às 00:35h, lembre-se que ele acontecerá antes do sol nascer do dia 17 e não à noite, quando nesse horário já seria dia 18!
A dica é observar sempre o AM ou PM para evitar enganos.
Fique atento também ao horário de verão (adotado por países em todos os continentes) ou diferenças de fusos, especialmente se você compra trechos separados com cias aéreas diferentes.
Ah, e observe que nem sempre o aeroporto de chegada e partida é o mesmo. Cuidado para não acabar indo para o local errado. Por falar nisso, leia 7 dicas certeiras para o turista não entrar em roubadas.
Chegue antes do previsto
Não é bobagem quando a cia aérea pede que você inicie os procedimentos de embarque algumas horas antes de o voo começar. Quando acontece um problema, a primeira coisa que você precisa é de tempo para resolvê-lo. Do contrário, a avião vai decolar sem você.
Logo, todo o ritual das boas práticas deve ser respeitado: saia cedo de casa, mesmo que você tenha que esperar mais. Invista em um bom passatempo no aeroporto, pois sairá mais barato do que ter que comprar outra passagem, caso venha a perdê-la.
Confirme tudo antes
Essa regra de ouro vale para tudo que envolve uma viagem: pagamento (sim! Já pensou se o seu cartão não finalizou ou cancelou a operação?), data, hora, hospedagem, passeios, etc.
Especificamente para evitar problemas com as cias aéreas, ligue ou confirme pelo chat se a sua reserva está mesmo garantida. Para facilitar, baixe o aplicativo da companhia aérea para receber notificações caso o horário do voo seja alterado.
Tire todas as dúvidas sobre documentação, malas, horários, pagamentos extras ou serviços especiais (alergias alimentares, apoio da tribulação, bagagem extremamente frágil etc). Veja também quais são os aplicativos que quebram um galhão em viagens.
Verifique os documentos
Não tem outra: se você esquecer seu passaporte não vai embarcar. O mesmo serve para vistos vencidos ou passaporte próximo ao vencimento, para destinos como Estados Unidos e Europa.
Na América do Sul, você pode circular com o RG, mas as cias aéreas só deixarão você entrar no avião se o documento tiver menos de 10 anos de emissão (e não vale a CNH!).
E lembre-se: seus documentos são importantes para entrar em outros países, mas também para sair. Durante a viagem, dê uma atenção especial para onde os guarda e mantenha cópias dos mais importantes, serve deixá-las em seu email.
Faça check-in antecipado on-line
A tecnologia é uma grande aliada para os viajantes! Praticamente todas as cias aéreas disponibilizam serviços na rede. E o melhor que você pode fazer é antecipar o seu check-in, pelo aplicativo ou site da própria empresa.
Isso garante mais tempo livre para despachar as malas e identificar algum impasse que possa haver na sua reserva. Dá para confirmar os assentos, incluir pontos de programas de recompensas, fugir do estresse das filas e dos atendentes nem sempre tão simpáticos.
Algumas cias aéreas low cost, por exemplo a colombiana Wingo, cobram uma taxa extra de aproximadamente 100 reias caso você chegue no balcão de embarque sem ter feito o check-in online.
Inteire-se sobre bagagem
Desde que as novas regras para bagagem mudaram no Brasil, estamos esperando os preços das passagens baixarem… Mas como isso ainda — será que vai? — não aconteceu, preste muita atenção aos seus tickets para saber se você tem direito à bagagem e qual o tamanho e o peso dela.
Para não ter estresse no embarque, veja também o que pode ou não levar na bagagem de mão e respeite as regras, mesmo que você tenha que deixar o seu perfume preferido com a segurança do aeroporto!
Inteire-se: cada ticket tem as suas características e não confie nas informações do seu amigo, pois o bilhete dele pode ter direito à mala, mas o seu trecho promocional, não!
O mesmo vale para cias aéreas no exterior: comprou uma passagem baratinha de Paris a Milão? Cuidado com as regras da bagagem para não arrumar chateação em francês. Leia também maneiras inteligentes de arrumar a sua mala para viajar.
Leve a segurança a sério
Nem sempre o país de destino exige, mas investir em seguro viagem é sempre uma boa ideia. Por vezes, a seguradora tem algumas soluções para contornar problemas com as cias aéreas.
Há assistências que conseguem remarcar bilhetes ou cobrir extravios de bagagem. Isso evita o seu confronto direto com a operadora do voo em casos de sinistros antes ou depois do embarque.
Nunca é demais se prevenir. Assim sendo, lacre sua mala para evitar o golpe da cesárea (quando sua mala é aberta, sem violação do cadeado) e leve a sério as recomendações de portar na mala de mão dinheiro, documentos, joias e equipamentos caros.
Confira => Dicas e truques para comprar passagens aéreas mais baratas
Siga as regras
Seguir as normas das cias aéreas é o mínimo que você pode fazer e, certamente, não terá dores de cabeça. Se ainda assim as tiver, quem estará errado é a empresa e você poderá exigir seus direitos (mesmo chateado!).
Portanto, leve sempre os bilhetes impressos de ida e volta e responda seriamente as perguntas que forem feitas no balcão de check-in.
Algumas operadoras fazem uma verdadeira sabatina antes de despachar a sua mala (comigo foi assim com a American Airlines e com a Delta). Outras operadoras, além das americanas, adotaram posturas mais rigorosas, principalmente quando voam para os EUA, como a Emirates, Lufthansa, Air France, TAP entre outras. Aproveite e leia como tirar o visto de turismo americano.
Viaje tranquilo
Para evitar problemas com a cia aérea antes de embarcar, procure viajar tranquilo. Embora, a correria antes da nossa ausência é natural, procure focar no destino e não se estressar por qualquer coisa.
Viajar sem despachar malas ajuda bastante a evitar conflitos, mas nem sempre isso é possível. Por conseguinte, siga as dicas deste artigo e dificilmente você irá se decepcionar.
E você já passou por alguma situação que lhe deixou de cabelo em pé antes do embarque? Conte a sua experiência nos comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *