Início / Volta ao Mundo / 8 dicas para curar a ressaca do fim de um período sabático

8 dicas para curar a ressaca do fim de um período sabático

Pois é galera, quem disse que seria fácil voltar de um período sabático viajando pelo mundo??? Muitas vezes li sobre pessoas que ficaram um tempo em depressão, não conseguiram se readaptar e acabaram caindo na estrada novamente. Bom, entrar em novas aventuras é inevitável, mesmo que a partir de agora seja apenas durante as férias do trabalho…espero que não!!!

Essa semana fez um ano que acabou minha volta ao mundo e durante esse tempo o que mais me incomodou foi a vontade incessante de viajar. Devido ao trabalho não tive tantas chances de fazer o que mais gosto, mas descobri maneiras de atenuar os efeitos colaterais que ficar em casa causaram em mim.

Recomendo => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

1) Explorar sua cidade

Dicas para fim de ano sabático.

Claro que isso vale apenas para quem mora em cidades que oferecem muitas opções. Sou de São Paulo e raramente fazia passeios pela cidade. Hoje, motivado principalmente pelos amigos do Alma Paulista, tento enxergar minha cidade com o olhar de um turista. Procuro por passeios gratuitos, trilhas e atividades que normalmente quem vive em Sampa não está disposto a aproveitar.

 

2) Utilizar o Couchsurfing

Para quem não conhece, o Couchsurfing é uma comunidade de 6 milhões de pessoas presente em mais de 100.000 cidades ao redor do mundo, conectando viajantes que necessitam de um lugar para se hospedar, tudo de graça. Ótimo para quem está viajando, mas também uma boa opção para quem tem um lugar disponível em casa. Receber estrangeiros e até mesmo brasileiros de outras cidades, é uma ótima maneira de continuar absorvendo diferentes culturas, uma das partes mais enriquecedoras de uma viagem. Se não tiver um sofá sobrando, participar dos encontros também é válido para interagir com a galera.

 

3) Ler livros de viagem e/ou estrangeiros

Tudo bem que ler sobre viagem pode nos deixar com mais vontade de viajar, essa é realmente a intenção. Porém, conhecer a história de vida de outros viajantes pode nos incentivar a voos mais altos. É ainda uma forma de aprender mais sobre um determinado país, motivando futuras visitas. A Camila do blog Viaggiando lançou o projeto A Volta ao Mundo em 198 Livros, no qual se propõe a ler um livro de cada país do mundo.

 

4) Acompanhar blogs de turismo

Parece tendencioso mas é verdade. Eu mesmo me delicio com as viagens de outros blogueiros através do Facebook, Twitter e Instagram. É verdade que as vezes pinta uma inveja, mas é da boa!!! É assim que faço minha bucket list para as próximas férias e ainda acompanho a galera que está fazendo ou ainda pretende embarcar numa volta ao mundo.

 

5) Manter contato com amigos de viagem

Compartilhar momentos vividos durante a viagem é muito bom para matar as saudades…talvez a melhor de todas as maneiras. Mantenha contato com as pessoas e marque novas viagens, mesmo que isso demore anos para acontecer. Nesse momento estou planejando um encontro em Paris com os amigos que fiz durante intercâmbio na Espanha em 2006. Não vejo a hora!!!

Leia também => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

6) Conhecer os hostels de sua cidade

É aqui onde estão os viajantes e normalmente os hostels promovem festas para seus hóspedes. Caso o albergue não permita gente de fora, programe um fim de semana diferente em sua própria cidade. Como já disse, conhecer pessoas é ótimo para aprender tradições diferentes, além de excelente para praticar inglês, espanhol ou qualquer outro idioma.

 

7) Continuar viajando

Mesmo que sejam pequenas viagens apenas para curtir o final de semana, continuar viajando é essencial para manter o espírito aventureiro. Ahhh, apesar de ser muito bom passar uns dias na casa de praia da família, o ideal é explorar novos ares. Tente fazer trilhas fora da cidade ou pegar um ônibus qualquer para explorar a cidade vizinha.

 

8) Escrever sua própria história

Não estou te dizendo para criar um blog, pois talvez um diário seja suficiente para você. No meu caso o blog ajudou muito após o término da viagem, principalmente por me proporcionar tantas novas amizades. Além disso, ajudo outros viajantes que estão com as mesmas dúvidas que lá atrás passaram por minha cabeça, o que me motiva bastante, pois acabo conhecendo muita gente bacana. Portas se abrem!!!

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Tem dicas para um pós-sabático?

Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 324º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Planejando um período sabático? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar suas histórias?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

4 Comentários

  1. Fabíola Sad

    Muito boas suas dicas, Gui!
    Infelizmente a gente não pode cair na estrada sempre.
    Mas gostei muito das suas propostas pra minimizar o sofrimento quando não se está viajando.
    Parabéns pelo blog, querido!
    Você é uma inspiração.
    Beijos
    Fabi

  2. Guilherme, adorei o post!
    Sabe que estava refletindo sobre isso ontem. Não tive depressão nenhum do retorno. Tenho até medo de não aparecer atrasada… Já tem 45 dias que voltei.
    Talvez por ter voltado para Vitória e não para São Paulo.
    Estou sempre ocupada em começar tudo de novo. Alugar apartamento, comprar móveis, procurar emprego, fazer novas amizades.
    Mas uma coisa é fato: sinto saudade de viajar! E dos viajantes. Eles são seres diferentes de verdade!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *