15 dicas de viagem para planejar seu roteiro no Brasil ou exterior

por Guilherme Tetamanti

15 dicas de viagem para planejar seu roteiro no Brasil ou exterior

Sou adepto do planejamento de viagem quando tenho algum novo destino em vista. É importante pesquisar dicas de viagem saber o que vou enfrentar em um país desconhecido.

E também quais as providências a tomar caso algo não aconteça como o previsto. Pode parecer certinho demais, mas já vi muita gente tendo bastante perrengue em viagem pela falta de planejamento e conhecimento prévio do destino.

Seja ter que voltar mais cedo da viagem, desembolsar mais dinheiro e quebrar a cara. Tudo isso por que acham que o período de férias é apenas um momento de descanso e não é preciso planejamento e organização.

Durante uma viagem de férias a última coisa que queremos é ser enganado por um falsário qualquer, ser roubado, trapaceado…enfim, perder tempo e dinheiro.

E, a melhor maneira de evitar aborrecimentos é usar a cabeça. Ficar sempre atento ao que esta acontecendo e saber não provocar confusões é essencial para evitar dor de cabeça.

Para te ajudar a evitar qualquer contratempo como os que citei durante suas férias, separei diversas dicas de viagem para você ficar de olho e evitar se meter em roubadas. Vamos?

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta pelo mundo

Tudo sobre seguro viagem »

 

Dicas de viagem para evitar roubadas

Dicas de viagem para evitar roubadas
Pesquisa e planejamento são importantes dicas de viagem.
  1. Use a internet para planejar sua viagem
  2. Leia as regras do pacote e passagem
  3. Evite lotar seu roteiro
  4. Faça seguro viagem e leve seus medicamentos
  5. Faça uma mala enxuta e funcional
  6. Câmbio somente em locais autorizados
  7. Tenha sempre dinheiro trocado
  8. Pesquise o caminho e calcule a tarifa do táxi
  9. Fique atento a celulares e bolsas
  10. Cuidado com policiais falsos
  11. Desconfie de pessoas prestativas demais com desconhecidos
  12. No exterior, fique atento a regras e idioma
  13. Antes de alugar um carro, pesquise as leis de trânsito
  14. Avise no restaurante qualquer restrição alimentar
  15. Separe dinheiro para compras, taxas e imprevistos

Antes de ver as dicas de viagem que separei para você, te convido assistir o vídeo da minha volta ao mundo, disponível aqui no Quero Viajar Mais.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Dicas para organizar sua viagem internacional ou pelo Brasil

1. Use a internet para planejar sua viagem

dicas de viagem internacional
Pesquise sobre o destino em blogs de viagem.

Use a internet! Ela é a melhor maneira de pesquisar sobre seu próximo destino de férias e como outros viajantes tiveram problemas.

É comum autores de blogs de viagem, assim como os colunistas aqui do Quero Viajar Mais, colocarem suas experiências negativas sobre cada cidade.

Além de dicas de viagem listando passeios, melhores pontos turísticos, comida típicas para você experimentar, você encontrará na internet tours e locais não recomendados, além de preços e muitos outros assuntos.

Por isso, na hora de planejar seu roteiro de viagem pesquise muito sobre o destino nos blogs, sites oficiais dos destinos.

E aproveite também para utilizar os melhores aplicativos de viagem, muito úteis para auxiliar na organização e no melhor aproveitamento da viagem, evitando assim muitos perrengues.

 

2. Leia as regras do pacote e passagem

dicas de viagem brasil
Antes de comprar, leia todas as regras do pacote ou promoção de passagem.

Já ouviu aquela recomendação de ler as “letras miúdas” de todos os contratos? Essa é uma regra que você deve levar para sua vida e, claro, aplicar quando for comprar alguma passagem aérea ou pacote de viagem.

Eu sei que quando a gente vê uma promoção imperdível na internet quer logo comprar para garantir a viagem, mas é preciso sempre estar atento ao que está incluído no contrato, assim como as regras de cancelamento ou remarcação.

Por exemplo, imagina que você comprou uma passagem aérea com preço baixíssimo mas não se atentou ao fato que não está incluída a bagagem despachada.

Antes essa situação não era tão comum, mas atualmente é praticamente o padrão das companhias aéreas. Assim, você precisará pagar uma taxa a mais que o previsto e o desconto na passagem pode, no final, não ter sido tão vantajoso assim.

É a mesma situação com pacotes de viagem: veja se há hotel bem localizado, traslado, café da manhã no hotel, por exemplo. E nos tours se os ingressos estão incluídos, se há lanche ou refeição, entre outros itens.

Checando tudo o que está disponível e o que deve ser pago à parte, você poderá calcular se aquela passagem, pacote ou tour, de fato, são vantajosos para sua viagem.

 

3. Evite lotar seu roteiro de viagem

dicas de viagem nordeste
Deixe um tempo livre no seu roteiro para relaxar ou passear com mais tranquilidade.

Quando a gente chega em um destino, sobretudo se temos poucos dias de férias, é comum queremos conhecer o máximo possível de pontos turísticos e de cidades.

Afinal, não sabemos quando voltaremos novamente para aquele país. Mas, parando para refletir um pouco: vale mais a pena conhecer um número maior de atrativos ou se aprofundar, conhecendo mais da cultura local e população?

Bom, espero que você concorde comigo, mas fazer viagens com mais aprofundamento, também chamadas de slow travel, acabam sendo muito mais enriquecedoras. Essa é uma das minhas dicas de viagem.

Você tem tempo de conhecer mais o destino e a cultura local e também a população – com quem você ainda pode pegar dicas de locais bacanas fora do circuito turístico.

Vale muito a pena. Por isso, essa dica de viagem é: evite lotar seu roteiro de viagem, deixe um tempo livre para relaxar, passear com mais tranquilidade ou mesmo repetir um passeio que você adorou fazer.

Como ter => Internet em viagem

 

4. Faça seguro viagem e leve seus medicamentos

medicamentos em viagem
Faça seguro viagem e leve os medicamentos de uso contínuo.

Uma dica de viagem internacional que você encontra facilmente na internet é: faça um seguro de viagem internacional. Afinal, imprevistos podem acontecer em qualquer viagem.

E, dessa forma, haver necessidade de ir ao médico. Como não é comum que os países tenham sistema de saúde gratuito que possa ser utilizado por viajantes, a conta pode ficar cara.

Qualquer procedimento feito no exterior, seja em euro ou dólar, com certeza, irá ultrapassar seu orçamento. Mas, você sabia que isso pode acontecer também em viagens nacionais?

Nem sempre no seu destino há uma boa cobertura do plano de saúde ou a especialidade que você necessita e pode acontecer de precisar de atendimento particular. O seguro viagem nacional evita isso.

Além disso, há diversas modalidades de seguro saúde de viagem como:

Para te ajudar, veja como fazer seguro viagem. Ainda falando em viagens, não esqueça dos seus medicamentos de uso contínuo e outros que fazem parte da sua nécessaire, porque pode ser difícil de encontrar fora do país.

Dica => Como cuidar da saúde nas férias

 

5. Faça uma mala enxuta e funcional

dicas de viagem mala
Não leve todo seu guarda-roupa na viagem.
Muitas pessoas tem dificuldade de arrumar a mala de viagem, querem levar “todo o guarda-roupa” para variar os looks e não ter contratempos caso o tempo mude.

Mas, esse é um dos erros dos viajantes e que resultam em grandes roubadas: multa por excesso de bagagem, arrastar uma mala pesada, sobretudo em mochilão, roupas sem uso e muita bagunça.

Para evitar essa situação uma das dicas de viagem é: faça uma mala enxuta e funcional. Primeiro veja a previsão do tempo para os dias da sua viagem e qual a temperatura média naquele período.

Cheque também se há restrições de vestimenta nos pontos turísticos – como a proibição de saias curtas e shorts no Vaticano, por exemplo – ou roupas específicas para passeios como trilhas, mergulho, alguma festa.

Sabendo isso, separe roupas que sejam funcionais, que podem ser utilizadas em várias ocasiões e com outras peças, além de serem confortáveis.

Não há problema repetir roupas na viagem, afinal, será outro cenário e isso não fará diferença nas suas lembranças de viagem.

Seja prático na hora de arrumar a mala. Se ficou em dúvida, recomendo o artigo com dicas de como arrumar suas malas para viajar.

Como funciona => Stop Over

 

6. Câmbio somente em locais autorizados

dicas de viagem cambio
Faça câmbio em agências autorizadas.

Você sabia que a troca de câmbio é a maneira mais comum de ser enganado e o pior é que muitas pessoas só se dão conta muito tempo depois?

Infelizmente isso é muito comum, por isso, procure sempre trocar dinheiro em casas de câmbio autorizadas. Geralmente há uma no Centro das cidades ou aeroportos, que costumam ser mais caras.

Evite qualquer outra alternativa e siga sua intuição. Se algo parecer estranho, como alguém te procurando na rua ou a oferta for muito melhor que o padrão, é bem provável que seja dinheiro falso ou alguma arapuca.

Além disso, uma estratégia cada vez mais utilizada pelos viajantes é comprar dólar e euro online, pois une as duas coisas que mais nos importamos quando vamos viajar: segurança e bom preço.

No site da Confidence Câmbio, você faz a cotação da moeda que você procura, faz o pagamento do valor desejado e a empresa se responsabiliza em entregar o dinheiro no seu endereço. É muito prático e você só troca mais no destino, se precisar.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

7. Tenha sempre dinheiro trocado

dicas de viagem brasil

Use dinheiro trocado: procure usar suas notas grandes para pagar estadias em pousadas, hotéis, albergues ou locais onde sinta-se mais seguro.

É muito fácil para um taxista ou ambulante tentar te enganar no troco ou dizer que deu uma nota de 10 ao invés de 100.

Fique sempre atento nessas dicas de viagem e não dê dinheiro na mão dos outros antes de ter certeza do valor e quanto deve receber de troco.

8. Pesquise o caminho e calcule a tarifa do táxi

dicas de viagem nordeste

Os taxistas bons profissionais que me perdoem, mas como existem “trambiqueiros” nesse meio. Tanto que entre as dicas de viagem é muito comum você encontrar avisos para tomar cuidado quando utilizar o transporte por táxi.

Antes de viajar para uma cidade desconhecida, pesquise o mapa no Google Maps para saber mais ou menos os trajetos principais, assim mostra conhecimento ao taxista e o desencoraja a ficar dando voltas.

Evite corridas com valor pré-estabelecido, pois os taxistas sérios sempre usam o taxímetro. Veja também se o valor que está no taxímetro no começo da viagem é o mesmo da bandeira.

Neste caso, o dinheiro trocado da dica anterior é muito útil, porque você diminui as chances de receber notas falsas de troco.

A maioria desses problemas costuma ser resolvida quando você não pega um táxi que está passando na rua e sim liga para uma empresa especializada e solicita um carro.

Na hora de planejar o orçamento do seu roteiro, veja algumas calculadoras de tarifas na internet e já saiba qual será o valor aproximado da viagem.

Calculadoras de tarifas
  1. Tarifa de Taxi – principais cidades do Brasil;
  2. Preço do Taxi – capitais brasileiras;
  3. Taxi Fare Finder – Estados Unidos, Canadá e Londres;
  4. World Taximeter – diversas cidades do mundo;
  5. Taxi Auto Fare – Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Irlanda, EUA, Singapura e Índia.

Confira => Comprar passagem de trem na Europa

 

9. Fique atento a celulares e bolsas

pacotes de viagem

Criminosos são comuns em todo o mundo. E, infelizmente, os viajantes costumam ser um alvo fácil já que estão distraídos com os atrativos do local ou ainda tentando se localizar na região.

Dessa forma, muitos brasileiros quando estão em uma viagem de férias acabam se descuidando de celulares, bolsas e carteiras.

A ação dos ladrões é bem comum em vários países da Europa ou qualquer outro onde haja concentração de turistas, principalmente as cidades grandes.

Tenha o mesmo cuidado e atenção durante suas viagens de férias que você teria na sua cidade. E cuidado com pessoas que puxam conversa tentando tirar sua atenção – que é uma das próximas dicas.

Dúvida => Get Your Guide é confiável?

 

10. Cuidado com policiais falsos

dicas para viajar mais
Certifique-se que os policiais não são falsos.

Pode acreditar nesse item das minhas dicas de viagem, há um golpe que envolve policiais falsos! Esse é um golpe que acontece em aeroportos, estações de trem e qualquer outro lugar público onde é comum a presença de policiais.

Os golpistas se aproveitam que os turistas não estão familiarizados com os uniformes dos policiais e pedem para verificar sua carteira dizendo que está ocorrendo muitos problemas com notas e passaportes falsos.

E, assim, saem correndo e levam sua grana e documentos. Dica: nunca mostre sua carteira a ninguém e, se possível, guarde-a no bolso da frente da calça e separe o dinheiro em diversos lugares.

 

11. Desconfie de pessoas prestativas demais

dicas de viagem buenos aires

Dentro das dicas de viagem relacionadas a segurança te digo: Desconfie de pessoas prestativas demais com desconhecidos.

Não quero te alarmar e nem te deixar com medo de interagir com os locais, longe disso, mas ter atenção é sempre válido.

Por exemplo, sabe aquelas pessoas que são prestativas demais com desconhecidos, se oferecendo para tirar fotos, carregar sua mala ou ajudar em passeios?

Bom, muitos deles são vigaristas disfarçados que estão esperando um descuido seu para roubá-lo. Ter atenção e desconfiar da bondade excessiva das pessoas, é uma boa forma de prevenção.

Não estou dizendo que não existem pessoas com vontade de ajudar ou fazer uma gentileza; mas existe gente que se aproveita disso, isso é fato.

Se você está viajando sozinho (sobretudo se for mulher) é bom redobrar a atenção. Neste caso, veja dicas para viajar sozinho e também para tirar fotos viajando sozinho.

Descubra => Quanto custa dar a volta ao mundo

 

12. No exterior, fique atento a regras e idioma

dicas de viagem foz do iguaçu

É muito engraçado em filmes, quando o viajante que não fala o idioma ou não conhece os costumes locais se mete em confusão. Mas, na vida real, isso é bem mais sério e pode até acabar em prisão.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Uma péssima ideia para qualquer viagem. Veja dicas e pesquise sobre os costumes locais para evitar qualquer constrangimento na hora de interagir com os moradores.

Há locais com costumes mais rígidos, de vestimenta a conduta, outros que não é permitido o consumo de bebida alcóolica ao ar livre. E, no mínimo, você poderá ser multado se infringir as leis.

E, mesmo na hora de cumprimentar – aqui no Brasil há locais que cumprimentam com um, dois ou três beijos, por exemplo – há muitos costumes diferentes pelo mundo.

O viajante também deve ter atenção ao idioma, caso não fale, anote algumas expressões mais comuns e nomes de lugares e metrô que irá utilizar. Assim, não corre o risco de se perder.

Outra situação para tomar cuidado são os falsos cognatos, palavras escritas ou pronunciadas de forma semelhante a algumas em português, mas que tem significados totalmente diferentes. Isso acontece muito em espanhol e você pode acabar falando o que não deve.

Dicas => Como aprender inglês sozinho

 

13. Antes de alugar um carro, pesquise as leis de trânsito

dicas de viagem internacional

Alugar um carro e dirigir durante uma viagem é super divertido, mas exige muita atenção, principalmente se for seu primeiro aluguel de carro.

Além de todo cuidado com o carro, é muito importante ficar atento as leis de trânsito evitando ser multado por estacionar em local proibido, por dirigir acima da velocidade permitida.

Nesse caso, a dica anterior também irá ajudar, já que saber o que as placas significam irá te ajudar. Isso sem falar se o destino tiver a mão de direção inglesa como, claro, a Inglaterra e o Japão, que é contrária a nossa mão de direção.

Descubra => Dicas para alugar carro barato

 

14. Avise no restaurante qualquer restrição alimentar

dicas de viagem nacional

Em todos os artigos que falamos sobre onde comer nos destinos, sempre listamos as comidas típicas do local. E, claro, incentivo que você experimente os pratos típicos.

Caso você tenha alguma restrição alimentar, seja por gosto, intolerância ou alergia, deve ficar atento na hora de experimentar pratos diferentes.

Avise seu grupo de viagem, o guia de turismo do seu pacote de viagem e mesmo o restaurante que você estiver pedindo o prato.

E não se esqueça, como citei no item sobre seguro viagem e medicamento, uma das dicas de viagem é levar os remédios que você toma caso haja alguma alergia a itens do prato.

Vale a pena? => Seguro viagem de cartão de crédito

 

15. Separe dinheiro para compras, taxas e imprevistos

pacotes de viagem

Já comentei em alguns dos itens desse artigo de dica de viagem que pode acontecer imprevistos, ter alguma taxa que você não tinha notado na hora de assinar o contrato ou mesmo você ter vontade de gastar mais em um passeio ou compras.

Por isso, além de planejar bem seu orçamento de viagem, detalhando o roteiro e os passeios que você pretende fazer, deixando um valor separado para transporte, alimentação e compras, você precisa ter uma reserva.

Descubra => Booking é confiável?

 

Tem mais dica de viagem para evitar furadas?

Todas as pessoas que gostam de viajar já passaram por situações inusitadas, sejam por não terem lido direito o contrato, não ter planejado direito a viagem ou mesmo se enrolar no idioma.

Algumas situações podem ser simples e até se transformarem em contos sobre a viagem que irão divertir amigos e família depois, mas outras podem causar problemas e confusões.

É aconselhável gastar um pouco a mais para ter um seguro de viagem e evitar grandes perdas. E também ficar atento a situações que podem acontecer em qualquer cidade grande ou mesmo as pequenas turísticas, que são os golpes.

Mas, organizando direito e prestando atenção nas dicas de viagem, tenho certeza que você terá férias inesquecíveis e sem nenhum tipo de roubada ou perrengue.

Procurando dicas de viagem para evitar roubadas? Ainda tem dúvidas? Deixe sua opinião nos comentários e ajude a dar vida a este blog de viagem!!!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. juliana

    Tem muita gente que acha que "primeiro mundo" não tem problemas, que é tudo uma tranquilidade só... claro que não tem o clima de insegurança daqui mas temos que ficar atentos sempre, principalmente com a bolsa e o dinheiro. lá fora, não vão querer levar sua máquina fotográfica, seu relógio, nada disso e sim o seu dinheiro. Não saio com muito dinheiro, prefiro os cartões de débito e evito trocar dinheiro no aeroporto, a não ser uma pequena quantia para locomoção e alguma refeição.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Juliana, Exatamente, batedores de carteira estão em qualquer lugar. Também não viajo com muito dinheiro e o que tenho, sempre dividido em vários lugares. Obrigado pela participação...Até + !!!

  3. Marcopolo

    Legais as dicas...parabéns, achei interessante o conteúdo. No meu blog indico tb algumas, mas vc foi bem abrangente.

  4. Guilherme Tetamanti

    Obrigado pelo comentário. Sempre divída suas dicas no Viajando com Eles. Abraços