Início / Américas / América do Norte / Viagem ao México: 11 dicas de ouro para embarcar ao país

Viagem ao México: 11 dicas de ouro para embarcar ao país

O México é enorme, diverso e encantador. O país tem praias paradisíacas, como as famosas Cancún e Acapulco. Possui uma história incrível, com relíquias das civilizações pré-colombianas. E ainda, com uma gastronomia riquíssima, os destinos mexicanos são os prediletos dos brasileiros e tem atraído cada vez mais turistas.

Ao planejar a sua viagem ao México, dúvidas podem surgir. Preciso de visto para entrar? Como é o clima no México? E o fuso horário? Para sanar essas e mais questões,  separei aqui no blog algumas dicas de viagem para o México.

Planeje sua viagem => Onde é melhor se hospedar na Cidade do México?

Quanto custa o seguro viagem para a América do Norte?

 

Dicas de viagem ao México

Dicas de viagem ao México

Confira 11 dicas de ouro sobre o país. Um guia com as informações básicas, que são imprescindíveis de saber antes de embarcar em sua viagem ao México.

 

1) Visto e passaporte

Não é exigido visto para brasileiros que estão viajando a turismo ou negócios e vão permanecer no país por até 180 dias. A decisão foi um acordo firmado em 2013 entre os governos brasileiro e mexicano.

Entretanto, para entrar no México é necessário apresentar passagem de ida e volta; cópia de voucher do hotel ou declaração de um mexicano que vai lhe hospedar. Além de comprovante de capacidade financeira para custear sua permanência no país. Além disso, o passaporte e ele deve ter validade mínima de seis meses.

 

2) Vacinas

O México não exige qualquer vacina de nacionais brasileiros para ingressar no país. Mas fique atento com suas escalas, pois boa parte dos voos fazem escola em países da América Central. O Panamá, por exemplo, exige vacina contra febre amarela. Então, confira as escalas do seu voo e como são as normas para estes países.

 

3) Moeda e Câmbio

Viagem ao México: dicas

A moeda no país é o peso mexicano. Com o câmbio atual, R$1,00 vale aproximadamente 6 pesos mexicanos. Não é permitido que comércios aceitem dólares americanos. Desta forma, é importante, sempre, trocar seu dinheiro em uma casa de câmbio.

Geralmente o que vale mais a pena é, nessa ordem:

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 
  1. Levar dólares
  2. Cartão pré-pago / saques e uso do cartão de crédito
  3. Levar pesos mexicanos comprados no Brasil
  4. Levar reais

* Sempre verifique as cotações e faça as contas para saber o que é melhor no momento de sua viagem.

 

4) Seguro viagem

Não é obrigatório contratar um seguro viagem para entrar no México, mas sem dúvida é aconselhável fazer um. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom se resguardar. Antes de contratar um seguro, veja se seu cartão de crédito não oferece este serviço como bônus, caso tenha comprado as passagens através dele (sempre veja as coberturas oferecidas, que são geralmente bem inferiores aos seguros pagos).

 

5) Principais destinos do México

O México é um pais grande e diverso. Há atrativos para quem curte praia, natureza e história. As principais cidades turísticas são Cidade do México, Puerto Vallarta, Acapulco, Cancún, Aguas Calientes, Guadalajara, entre outras.

Devido à grande extensão territorial, os principais destinos turísticos ficam distante entre si. Desta forma, alugar um carro pode ser complicado dependendo do seu roteiro e do tempo que terá no país. O mesmo acontece com os ônibus, já que as viagens são longas. Assim, a forma mais prática para se deslocar dentro do México são os voos comerciais, de companhias como AeroMéxico (Leia nosso review), além das low cost Viva Aerobus, Interjet e Volaris.

Leia mais => Principais pontos turísticos na Cidade do México

 

6) Comida mexicana

Turismo no México e dicas de viagem

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

A comida típica mexicana é muito diversa e saborosa. Os ingredientes principais são milho, feijões e cacau, além claro, das pimentas. Entre os pratos mais famosos estão a tortilla, o guacamole, o burrito, e o chile com carne.

Uma dica importante é tomar muito cuidado com a pimenta. Quando for pedir um prato e te perguntarem se é picante (pica) ou não (no pica), mesmo que goste de pimenta, cuidado com sua resposta. Isto porquê, mesmo a comida não picante para eles, é muito picante para os padrões brasileiros.

Ahhh, e não se esqueça de conhecer mais sobre a tequila no México, principal bebida do país. Nesse artigo, faça uma viagem nas principais regiões produtoras.

 

7) Clima no México e fuso horário

Como o país é grande, o clima varia bastante entre as cidades. Geralmente, o litoral mexicano é quente durante todo o ano. Na cidade do México, o clima é ameno durante a maior parte do ano e na parte central e montanhosa é fresco. É importante lembrar que o verão é a temporada de furacões na região, então é bom evitar viagens nesta época. Os meses mais quentes vão de abril a julho, os mais chuvosos de julho a setembro e por sua vez, os mais frios de novembro a fevereiro.

Existem três fusos horários diferentes no México. A diferença entre a primeira e a segunda, e entre a segunda e a terceira, é de uma hora. A Cidade do México está a -3 horas em relação a Brasília.

Uma observação importante é que entre o primeiro domingo de abril até o último domingo de outubro, a maior parte do país adere ao horário de verão. Veja mais sobre quando é melhor ir ao México.

 

8) Língua falada e principais expressões mexicanas

Dicas de viagem para o México

O espanhol é o idioma oficial do México. Separei algumas palavras chave, expressões e gírias para os turistas se comunicarem no país.

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 
  • ¡Hola!: Olá!
  • ¡Hasta luego!: Adeus!
  • ¡Adiós!: Tchau!
  • Me llamo: Eu me chamo
  • No hablo español: Eu não falo espanhol.
  • No entendo: Não entendo.
  • Si: sim
  • No: não
  • ¡Gracias!: Obrigado(a)!
  • De nada: Con mucho gusto
  • Pérdon/ Disculpe: desculpe
  • Chido: legal
  • Chavo / Chava: menino ou menina
  • Cábron: seu significado depende do contexto, ele pode ser positivo ou negativo. Fazendo um paralelo com o português, seria como se fosse a gíria “foda”.
  • Ahorita: daqui a pouco
  • Qué onda: Como você está
  • Ni modo: de forma alguma
  • Andale: pode siginificar “vamos!” ou uma interjeição de surpresa, algo como “olha só!”.

 

9) Gorjetas

No México há o costume de deixar gorjeta aos garçons, frentistas e outros prestadores de serviços. Em restaurantes, bares e cafés, o mais comum é deixar cerca de 10 por cento sobre o valor total consumido. Assim como no Brasil, em alguns lugares esse valor já vem incluso na conta, então fique atento para não pagar duas vezes. Não deixar é muito mal visto no país.

 

10) Assistência ao turista

Um serviço bastante útil no país é a Assistência ao Turista. Se tiver qualquer dúvida durante sua estadia, basta ligar no número 078. Através deste serviço gratuito são dadas informações sobre atrativos turísticos, aeroportos, hotéis, embaixadas e consulados, programação cultural, hospitais, bancos e casas de câmbios, entre outros assuntos. As dúvidas podem ser tiradas também pelo email: correspondencia@sectur.gob.mx

 

11) Tomadas e voltagem no México

É sempre bom ficar atento em todos os detalhes. A voltagem no México é 110V e as tomadas são de dois pinos achatados, como as americanas. Então, vale a pena providenciar um adaptador internacional.

E você, conhece o México? Qual a sua dica para quem está indo para o país pela primeira vez? Tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

 

Leia os últimos artigos publicados sobre o México:

 

Guilherme Tetamanti viajou a convite do Visit Mexico, através da agência Scritta. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

8 Comentários

  1. Oii, vou fazer um intercâmbio no México em janeiro, e gostaria de tirar um duvida em relação ao câmbio.. vale mais a pena eu comprar os pesos aqui no Brasil, ou só comprar dólar e trocar por peso quando chegar la? Obrigadaa!

  2. Evandro Ferrer

    Estou indo pela primeira vez para o México, no próximo mês, janeiro de 2019, na compra de dólares na casa de câmbio, veio a nota de 100 dólares das séries de 1996, 1999, 2003 e 2006, gostaria de saber se esses dólares serão aceitos no México? Ou só os dólares a partir de 2013?

    • Oi Evandro, eu sugiro que leve dólares a partir de 2013, pois nunca vi ou nunca soube de alguém que tentou utilizar notas de séries anteriores. Sinceramente, não sei responder como é a aceitação. Obrigada pelo comentário e boa sorte!

  3. Priscila Lima

    Adorei as dicas, foram de grande valia Guilherme! O rei em Setembro e estou começando a me organizar.
    Muito obrigada.
    Agora me diz como faço para ser convidada a viajar e não pagar nada?! Kkkkk
    Meu sonho é viajar o Mundo. Rsrs

  4. Anderson Vaz Fernandes

    Não é necessário validade mínima de 6 meses no passaporte. Precisa ser válido pelo período todo que o turista ficar no México. Eu vou em setembro e meu passaporte é válido somente até dezembro. Entrei em contato com embaixada e o consulado no Brasil e ambos me responderam a mesma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *