11 destinos para Homestay: experiências de intercâmbio host family

11 destinos para Homestay: experiências de intercâmbio host family

Pesquisar pelos principais destinos para Homestay pode ser confuso para você? Acredite, eu passei pelas mesmas dúvidas quando fiz a minha pesquisa inicial antes de viajar.

São várias possibilidades e é importante entender a vantagem de cada uma antes de se decidir, não é verdade? A acomodação em homestay pode ser bem mais econômica, por isso é tão interessante, além da troca cultural.

Ela também é muito comum para intercâmbios em host family graças aos preços mais em conta do que hospedagens escolares e universitárias. Porém, é claro que você sempre deve verificar bem o cadastro da host family que escolher!

Há muitas diferenças entre os destinos, principalmente quando falamos em preços. Uma host family no Canadá ou no Brasil pode ser bem diferente, por exemplo.

Mas é claro que ficar em uma host family é uma experiência única: você aprende uma nova língua e costumes diretamente com os nativos.

Canadá, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos: são muitos os destinos para homestay que você pode buscar. Aproveite este artigo para saber melhor sobre cada um e o que esperar deles!

Planeje sua viagem => Seguro viagem

 Melhores tours guiados do mundo »

 

Destinos para Homestay

  1. Rio de Janeiro
  2. São Paulo
  3. Londres
  4. Toronto
  5. Sydney
  6. Dublin
  7. Madrid
  8. Paris
  9. Roma
  10. Barcelona
  11. Nova York

Uma das facilidades da busca diretamente na plataforma Homestay é que ela aponta os destinos mais procurados no mundo todo.

Antes de conhecê-los, veja como funciona a Homestay, como criar seu perfil, preços e outras dicas. Em seguida, falo de alguns dos destinos desta lista.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Homestay no Brasil

Rio de Janeiro

host family canadá preço
Rio de Janeiro é a cidade mais procurada para homestay no Brasil.

A cidade mais procurada entre os destinos de homestay no Brasil é o Rio de Janeiro e isso acontece por duas razões. A primeira delas é óbvia: o potencial turístico da cidade.

A outra, contudo, é graças às universidades localizadas na cidade, que recebem muitos alunos do mundo todo anualmente.

Claro que isso não significa que os próprios brasileiros não possam utilizar o serviço na cidade. Na verdade, essa possibilidade também existe e tudo pode ser conversado com a host family.

O que acontece é que a maioria das pessoas gosta de receber alguém de fora do país para trocar experiências e aprender uma nova língua. Mas, se você também pode acrescentar nesse sentido, porque não tentar?

intercâmbio host family preço
Copacabana é um dos bairros com acomodações para homestay.

No Brasil há uma curiosidade interessante. Você perceberá que muitas famílias em que algum membro já viajou por homestay para outro país acabam abrindo as suas portas.

Isso é comum e mais um ponto positivo pois normalmente são pessoas mais abertas à troca cultural! Há hospedagens de todos os estilos no Rio, de apartamentos perto da praia até casas em zonas residenciais bem seguras.

Algumas opções se localizam por Copacabana, Tijuca e Barra da Tijuca, pontos muito bem situados na cidade. Quanto às regras, é mais comum que cada pessoa estipule a sua.

Você encontrará muitos perfis de host familys que já hospedam outros brasileiros, então isso é bem normal. E, independente se você for a turismo, trabalho ou para estudar, deve conhecer os pontos turísticos no Rio de Janeiro.

Também entenda como se locomover no Rio de Janeiro. Veja também dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro.

Descubra => Ingresso para o Trem do Corcovado no RJ

 

São Paulo

host family site
São Paulo recebe estudantes e também muitos trabalhadores.

Em São Paulo são muito estudantes que chegam na cidade em busca de homestay, mas também há uma grande fluxo de trabalhadores.

Em geral, são pessoas que estão chegando pela primeira vez na cidade e buscam um espaço temporário até se habituarem.

Inclusive, é legal observar isso: o homestay pode ser uma forma de passar o seu intercâmbio, mas também de fazer a transição para uma cidade nova.

E como São Paulo é grande e confusa para quem está chegando, o homestay acaba sendo uma maneira de ter um acolhimento inicial.

Assim como no Rio de Janeiro, também há muitas famílias que recebem brasileiros, especialmente porque São Paulo é o centro econômico do país. Então, esse fluxo já é ainda mais comum na cidade.

Outra vantagem é que a chance de você conviver com pessoas de fora do país na mesma casa é grande, pois algumas famílias disponibilizam mais de um quarto. Assim, você aumenta ainda mais a sua experiência!

host family brasil
Bairros com hospedagens são Vila Mariana, Perdizes e Aclimação.

Quando fiquei na casa de uma família em outro país eu tive convívio com um russo, o primeiro que conheci na vida. Com certeza foi incrível ter contato de perto com uma cultura que era uma incógnita para mim, e o mesmo pode acontecer com você em São Paulo. Agende um tour por São Paulo.

Entre os bairros com hospedagens na cidade estão a Vila Mariana, Perdizes e Aclimação. Sobre as regras, você deve conversar sempre com a família antes. Pode acontecer de famílias preferirem por estudantes ou então entre quartos para homens ou mulheres.

Para decidir se São Paulo é um bom destino para homestay, veja também os  pontos turísticos de São Paulo, os melhores museus em São Paulo.

E, super importante, como se locomover em São Paulo. Além de dicas do que fazer em São Paulo e nos arredores da capital paulista.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Homestay no exterior

Londres

estudar em Londres
Capital inglesa é um dos destinos mais procurados pelos jovens.

Londres, a capital inglesa é um dos destinos de homestay mais procurados pelos jovens. Isso inclui adolescentes e também pessoas de até 25 anos, por exemplo.

Na cidade estão algumas das principais escolas de língua inglesa do mundo para intercambistas. Por isso que esse público é bem mais ativo por lá, além da influência que normalmente possuem pela cultura britânica.

   

Essa característica, inclusive, é bem comum entre brasileiros. Indo um pouco além, Londres também é um destino mundial, ou seja, uma das cidades mais procuradas por quem deseja se arriscar para um emprego na Europa.

Contudo, é importante um aviso: as host families da Inglaterra normalmente exigem que você se enquadre em pelo menos uma das seguintes situações:

  • Esteja com a situação legalizada no país;
  • Seja estudante;
  • Possua contrato de trabalho.

Esse é um cuidado bem comum na cidade, já que são muitos imigrantes ilegais que chegam diariamente em Londres. Outra observação é que normalmente as famílias recebem pessoas por no máximo seis meses, por exemplo.

Entre as dicas de viagem para Inglaterra, destaco os pontos turísticos de Londres, lugares diferentes em Londres para você conhecer e ainda passeios de graça em Londres –  importante se você vai viajar com pouco dinheiro.

Reserve => Magia em Londres: Excursão Guiada a Pé Harry Potter

 

Toronto

homestay em toronto
Toronto é um dos destinos para homestay mais frequentes do Canadá.

A cidade é um dos destinos para homestay mais frequentes do Canadá para quem deseja aprender inglês. A cidade recebe muitos estudantes anualmente e é fácil de entender: as escolas são bem renomadas e a qualidade de vida muito alta.

Por isso é um dos locais mais procurados para intercâmbio de inglês. Falando nisso, veja mais sobre intercâmbio em Toronto. Há também vários estudantes que vão para universidades canadenses em Toronto, assim como trabalhadores da área de TI.

Uma característica de homestay na cidade é o acolhimento, pois é super comum receber pessoas do mundo todo. Vale considerar aqui que os canadenses adoram o contato com outras culturas.

Por isso, mesmo que você vá ficar pouco tempo, é bem possível que encontre uma acomodação na cidade. Porém, vale destacar que Toronto é uma cidade com alto custo de vida – veja quanto gasto em Toronto.

Isso se reflete nas hospedagens também, inclusive esse é o motivo de muitas pessoas optarem por homestay. Porém, a parte positiva é em geral as famílias costumam oferecer alguns adicionais como refeições e talvez lavar suas roupas.

Entretanto, isso não é uma regra, então terá que checar antes de escolher o local. Veja também os pontos turísticos de Toronto e as cidades perto de Toronto para conhecer, além do visto para o Canadá.

E mais => Museu Real de Ontário: ingresso geral sem fila

 

Nova York

estudar em NY
Público de Nova York não é tão jovem e procura algo mais independente.

Em Nova York o ritmo é diferente entre os destinos para homestay que citei acima. É que normalmente quem vai para a cidade já não é tão jovem e procura algo mais independente. São muitos cursos disponíveis em Nova York, de línguas, graduações e pós-graduações.

Isso se reflete também no estilo das hospedagens, por isso é comum mais de uma pessoa hospedada no mesmo lugar. Outra característica interessante é que você não deve esperar acomodações no “coração” da cidade. Aquela ideia de uma Nova York dos filmes, avenidas grandes e super movimentadas vai ficar um pouco de lado.

Para isso, é melhor fazer o  tour em Nova York pelos cenários de filmes e séries. As host families normalmente se localizam nos bairros mais periféricos. É claro que zonas super centrais também existem, mas aqui vai uma dica de ouro: elas costumam ser muito mais caras.

Então, no caso de Nova York, é sempre bom você considerar que deve ter um custo mais alto de deslocamento. Dificilmente você ficará em uma zona ao lado do lugar em que estudar/trabalhar. Conheça os bairros de Nova York e como utilizar o metrô de Nova York.

E, embora tenha esse custo, saiba que na hora de folga você poderá aproveitar diversas atrações gratuitas em Nova York, conhecendo vários pontos turísticos de Nova York e aproveitando também alguns dos melhores museus de NY.

É curioso perceber que em Nova York algumas famílias adaptam as casas para fazer quase um segundo alojamento. Assim, você tem uma zona mais reservada, mas que talvez divida com outras pessoas, inclusive o quarto. Por isso, preste bem atenção a esses detalhes na hora de negociar a sua ida!

Descubra => Erros comuns que fazem viajantes perder tempo e dinheiro

 

Sydney

destinos para homestay Austrália
Sydney é um destino para homestay que foge do perfil adolescente.

Assim como em Nova York, Sydney, na Austrália, é um destino para homestay que foge do perfil adolescente. Nesse caso, aliás, há pessoas de várias idades que chegam na cidade para ficar alguns meses.

A cidade é muito procurada por quem vai passar pelo menos um ano com direito a estudo e trabalho.Na maioria das vezes, hospedar-se em homestay pelo menos inicialmente é o mais econômico.

E vale destacar que os australianos são super receptivos! É interessante observar que a maioria das opções em Sidney são de casas, não de apartamentos.

   

Isso torna a experiência ainda mais legal porque a Austrália tem uma ligação bem forte com a natureza. O clima de Sidney também é atrativo, assim como as oportunidades de trabalho. Mas vá preparado para entender que o estilo de vida é bem diferente do que na Europa ou na América.

Por isso, entenda mais do mapa da Austrália e as as curiosidades sobre a cultura da Austrália e fatos interessantes. Veja também os  principais pontos turísticos de Sydney

Outro detalhe que vale a pena comentar é que em Sydney já não existe tanto aquilo de Nova York sobre dividir o espaço com outras pessoas além da família. Pelo que se percebe, em geral cada casa recebe uma pessoa – o que não é regra, é claro.

Agende => Tour pela Ópera de Sydney

 

Dublin

destinos para homestay na Irlanda
Depois de Londres, Dublin é um dos destinos para homestay preferidos na Europa.

Depois de Londres, Dublin é atualmente um dos destinos para homestay preferidos na Europa. Por que isso? Além da quantidade de cursos de língua inglesa na cidade, há oportunidades de trabalho também.

O mais comum em Dublin não é o homestay, mas ele também existe e é uma boa alternativa. Há tanto opções de casas quanto de apartamentos de famílias que aceitam viajantes.

E como Dublin é uma cidade que recebe pessoas do mundo todo, os irlandeses são bem abertos ao homestay. O clima para o homestay é mais convidativo na cidade, em comparação a Nova York, por exemplo.

O espírito familiar é bem forte e provavelmente você terá uma boa convivência com pessoas nativas. Veja neste artigo se vale a pena fazer aulas de inglês grátis pela internet antes da sua viagem.

Além de ser um ótimo destino para estudar, o turismo em Dublin é muito procurado, também é uma das cidades mais lindas do mundo. Aproveite e já separe a lista de pontos turísticos de Dublin para conhecer durante sua estadia.

Vale a pena => Guinness Storehouse: Entrada Sem Fila com Cerveja Grátis

 

Dicas sobre homestay

destinos para homestay
Pesquisar tudo com antecedência é uma das dicas essenciais.

Se você tem interesse nas hospedagens no estilo Homestay, pode aproveitar meu outro artigo falando mais sobre ele. Além de explicar melhor sobre como funciona, também abordei algumas experiências que tive viajando.

Graças a isso, posso compartilhar algumas dicas que talvez sejam decisivas para você, principalmente na hora decidir o seu destino para homestay:

  • Converse bastante com a host family antes de se decidir;
  • Esteja aberto a aprender sobre a cultura do lugar em que estiver;
  • Seja organizado com o seu espaço;
  • Questione sempre sobre as regras da casa logo ao chegar;
  • Leve um pequeno presente para a host family;
  • Pesquise com antecedência;
  • Negocie o preço, se necessário.

Confira => Cidades mais lindas do mundo

 

Homestay vale a pena?

Com certeza se hospedar em “casas de famílias” é algo bem diferente, mas que vale muito a pena. Para quem busca justamente uma experiência cultural, esse é o caminho ideal.

E, como você pode ver no artigo, os destinos para homestay são para todos os gostos. Apesar de países como Canadá e Inglaterra serem os meus preferidos, você pode optar por muitos outros.

O importante é não se esquecer das dicas, pois elas valem para qualquer destino que escolha! Para saber mais sobre o turismo colaborativo, de troca de hospedagem por trabalho, veja as plataformas Workaway e Worldpackers.

Você já viveu alguma experiência de homestay? Aproveite para contar um pouco e compartilhar com quem pode estar interessado no assunto!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Camila Costa

ESCRITO POR

Camila Costa

Camila Costa, 27 anos, é jornalista e freelancer. Atualmente faz mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, em Portugal, onde mora há cerca de 1 ano e 7 meses. Adora viajar, escrever e compartilhar um pouco disso tudo com o mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marcos Antônio Siebert

    Vejo a propaganda ao lado "RESERVE HOTÉIS NO BOOKING.COM", e fico com saudades dos dias em que ficava horas no Booking procurando um hotel para viajar. O Booking.com é o melhor site. Sem ele não há igual. Todas as viagens que fiz, foi pelo Booking. Adoro o Booking.com. No entanto, este artigo "11 destinos para Homestay: experiências de intercâmbio host family", é simplesmente fantástico, completo e muito importante para você poder se informar. Li e tive uma aula muito especial. Parabéns. Abraços, Marcos.