Destinos com arte: cidades para quem ama cultura e história

por Marcela De Mingo
5/5 - (1 vote)

Destinos com arte: cidades para quem ama cultura e história

Escolher destinos com arte para quem ama cultura e história é muito mais difícil do que parece — mas, ao mesmo tempo, muito prazeroso! Isso porque, no mundo inteiro, você encontra lugares que respiram tudo aquilo que pode ser chamado de “artístico”. Essa quantidade farta de opções acaba deixando dúvidas para onde embarcar.

Seja de forma mais tradicional, com capelas e igrejas barrocas na Europa antiga, seja moderna, com arte de rua e grafites espalhados pelos muros das cidades, existe arte em qualquer lugar do mundo, para todos os gostos.

Por isso, se você é do tipo que aprecia a boa arte, independentemente do estilo, com certeza deve colocar no seu próximo roteiro de viagens lugares que são conhecidos por essa variedade artística.

Neste artigo, selecionei 10 destinos com arte diferentes para que você possa observar e absorver tudo relacionado às mais variadas obras de arte. A Europa é o destino de arte principal — já que o continente sempre foi o ponto de início de grandes movimentos artísticos e o apreço por museus é famoso no continente.

Mas outros lugares do mundo, como a Ásia e as Américas, também valem a visita e a sua admiração. A arte, realmente, reflete muito da cultura local, o que garante um aprendizado incrível a cada passeio.

Por isso, veja neste artigo destinos culturais com opções para quem curte arte, história e cultura.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis de Luxo

Como funciona o seguro viagem »

Destinos com arte: quais os melhores?

  • Vaticano
  • Paris (França)
  • Roma (Itália)
  • Amsterdã (Holanda)
  • Barcelona (Espanha)
  • Cairo (Egito)
  • Nova Iorque (Estados Unidos)
  • Xangai (China)
  • Lima (Peru)
  • Buenos Aires (Argentina)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

O que fazer nas cidades culturais do mundo?

Vaticano

Destinos com arte
Conjunto de Museus do Vaticano é considerado o mais importante de toda Roma.

A Cidade do Vaticano é um dos destinos com arte por conta da sua ligação com o cristianismo: ali é o centro da Igreja Católica e residência do Papa, o seu líder máximo. É um ambiente riquíssimo quando o assunto é arte sacra, que é a arte decorrente da religião.

Não à toa, o conjunto de Museus do Vaticano é considerado o mais importante de toda Roma (o Vaticano é um enclave murado dentro da cidade italiana). Inclusive, o complexo faz parte do artigo sobre os maiores museus do mundo.

Vale a pena chegar cedo para evitar filas e escolher com antecedência as salas que você quer dar mais atenção. Melhor ainda se você comprar com antecedência seu ingresso do Museu do Vaticano. No complexo, há de estátuas greco-romanas a obras renascentistas, assim como a Capela Sistina.

Você encontra uma mistura da arte antiga com a contemporânea, além de muitos elementos que marcaram a história do cristianismo ao longo dos séculos. Até um pedaço (de verdade) da Lua você encontra.

Se percorrer corredores e mais corredores não é do seu feitio, olhe sempre para cima: os afrescos em cada prédio são uma atração à parte. Há mais sobre afrescos e visitas a igrejas e museus ligados à Igreja Católica no artigo sobre turismo religioso na Itália.

 

Paris (França)

Melhores museus de Paris
Museu do Louvre é um dos mais tradicionais.

Impossível falar de arte e não pensar em Paris, na França. Esse é um dos destinos que respira arte e os museus que você encontra na capital francesa estão entre os mais incríveis do mundo.

A começar pelo mais tradicional de todos: o Museu do Louvre. Visitar obras icônicas como a Mona Lisa e Vênus de Milo não pode faltar no seu roteiro por Paris.

E, o mais interessante é que, além desse tradicional museu, você pode visitar outros igualmente maravilhosos, como o Musée D’Orsay (com uma área focada em Van Gogh) e o Musée l’Orangerie (que possui obras de Matisse e Picasso).

Para saber mais, leia o artigo sobre os famosos museus de Paris. Além dos museus, há obras arquitetônicas de impacto, como a Catedral de Notre Dame (fechada após o incêndio) e a Sacre Coeur e muitos outros pontos turísticos.

Quer ir além? Nas cidades nos arredores, você pode visitar o Palácio de Versailles (e os seus incríveis jardins), a casa de Claude Monet em Giverny — sim, você pode entrar na casa do artista e passear pelos jardins que ele transformou em pinturas conhecidas no mundo inteiro.

Prático => Tour guiado sem filas no Louvre

 

Roma (Itália)

O que fazer em Roma
Coliseu é um dos destaques de Roma.

Já que falei sobre o Vaticano, não posso deixar de comentar sobre a própria cidade de Roma, na Itália. A capital italiana é uma obra de arte a céu aberto, com museus maravilhosos e toda arte histórica por suas ruas.

O Coliseu, o Fórum Romano, a Fontana de Trevi, o Panteão. A arte romana está em cada esquina e é uma ótima ideia pensar em uma rota que leve você pelas ruelas e bairros marcados pelas arquiteturas antigas.

Não se limite a conhecer só os museus, com todas as suas obras tradicionais e que falam sobre uma parte tão importante da história do mundo. Respirar a arte é o mais importante, com certeza.

 

Amsterdam (Holanda)

Pontos turísticos de Amsterdam
Rijksmuseum, o Museu Nacional da Holanda, também é parada obrigatória.

Uma cidade pequena, muito charmosa e, também, cheia de arte na Holanda. Além das festas e da fama de ser uma capital muito liberal, Amsterdã conta com inúmeras galerias que valem a visita  e por isso é um destino para quem ama arte.

Quer sair do comum? Comece pelo Museu do Sexo, que definitivamente quebra o tabu sobre o assunto e demonstra a vibe da cidade da melhor maneira possível: falando de forma aberta e direta sobre um tema que o resta do mundo ainda trata como proibido.

Comentei sobre Van Gogh ao falar de Paris, mas a boa notícia é que você pode visitar o museu totalmente dedicado ao pintor que fica na cidade — o Museu Van Gogh é incrível e muito inspirador. Você pode até já comprar o ingresso para o Museu de Van Gogh em Amsterdam.

O Rijksmuseum, o Museu Nacional da Holanda, também é parada obrigatória, com todos os principais nomes da arte holandesa dos últimos séculos, assim como o museu Casa de Anne Frank, entre outros.

 

   

Barcelona (Espanha)

Destinos arte Barcelona
Parque Güell é um dos destaques de Barcelona.

Se você vai à Barcelona, na Espanha, precisa ficar com esse nome em mente: Antoni Gaudí. Assim como Roma, a cidade litorânea é um museu a céu aberto e a arquitetura do catalão marca completamente o horizonte da cidade. Claro que não ia ficar de fora da nossa lista de destinos com arte.

O Parque Güell, a Casa Milá e a Casa Batlló não podem faltar nesse passeio pela cidade. Você vai ficar de queixo caído com a forma como o artista criou cada uma dessas construções. Uma passeio muito bacana é a excursão a pé guiada no Park Güell.

Óbvio, a máxima obra-prima do arquiteto é a Igreja da Sagrada Família. Impressionante e com detalhes que tiram o fôlego, a construção ainda não foi finalizada (ela começou a ser construída em 1882!), parece um castelo de areia e possui três fachadas diferentes.

É única, majestosa e suas torres representam os 12 apóstolos. Com certeza, um dos lugares mais impressionantes que já tive o prazer de visitar e recomendo a excursão guiada na Sagrada Família.

 

Cairo (Egito)

Destinos arte Egito
Visitar as pirâmides de Gizé é um espetáculo à parte.

De novo, se você é tipo que ama arte histórica, então, Cairo, no Egito, é o seu lugar! Visitar as pirâmides de Gizé  são um espetáculo à parte, que deixa você, no mínimo, curioso sobre a capacidade humana de criar grandiosidades.

Vale super a pena fazer um tour pelas pirâmides do Egito e assim aproveitar bem esse que é um dos destinos com arte mais bonitos do mundo.

O mesmo vale para a Esfinge e o Complexo Saqqara. O Memphis Museum precisa estar no seu roteiro também. Acredite se quiser, ele é de 3 mil anos antes de Cristo e consiste em um museu a céu aberto.

Nele, você encontra, por exemplo, um calcário do rei Ramsés II, uma esfinge e estátuas de granito do antigo monarca. Já o Museu do Cairo é uma bagunça arqueológica que vai chamar a sua atenção.

Levar um guia para orientar você pelas salas repletas de tesouros históricos é quase uma necessidade básica, já que cada canto do museu conta com relíquias empilhadas e expostas de forma desordenada. Aproveite e já compre o ingresso para o Museu do Egito.

 

Nova York (Estados Unidos)

Destinos arte Nova York
MoMA | Foto: Alsandro, via Wikimedia Commons

Outra cidade que não poderia faltar por aqui: Nova York, nos Estados Unidos. Há diversos atrativos turísticos de Nova York relacionados à arte.

Se você considera o teatro uma arte (eu considero muito!), uma passagem pela Broadway e suas grandes produções é quase obrigatória. Vale a pena escolher uma das diversas peças para conhecer a super produção que cada uma recebe diariamente.

Para quem ama museus e obras de arte, há vários museus de Nova York. O MoMa – Museum of Modern Art e o Metropolitan Museum (MET) são bem famosos, sendo que este último é conhecido pelas incríveis exposições de moda que recebe anualmente.

Os amantes de história da humanidade e do planeta podem gostar de passar uma tarde no American Museum of Natural History, que ficou eternizado no divertido filme “Uma Noite no Museu”.

Já quem curte arte de rua, visitar a galeria a céu aberto de grafites em Bushwick é um passeio imperdível — não à toa, esse foi considerado um dos bairros mais legais do mundo, nesta cidade que é um dos destinos com arte.

Você pode aproveitar e conhecer a cidade no passeio no ônibus Turístico em NY.

 

Xangai (China)

Destinos arte Shangai
Cidade chinesa de Shanghai sabe como prender a atenção dos turistas.

A cidade chinesa de Xangai sabe como prender a atenção dos turistas. Com ruas repletas de comércio, um cenário noturno bastante agitado e um skyline impressionante que pode ser observado com um ticket da Oriental Tower Pearl, a cidade também é um dos destinos para quem gosta de arte.

A Cidade Velha, que é onde Xangai nasceu, mostra em detalhes a cultura milenar do país, com suas casas, templos e pinturas tradicionais.

Mas a cidade tem se transformado também em um cenário interessante de arte contemporânea, com diversas galerias de arte que abrigam exposições e dão espaço para novos talentos locais e internacionais.

Para conhecer a cidade, uma opção fazendo o tour com ônibus panorâmico por Xangai.

 

   

Lima (Peru)

Destinos arte Peru
Machu Picchu é um dos lugares imperdíveis do Peru.

O Peru merece a sua atenção só por conta de diversos pontos turísticos, como as paisagens impressionantes e um passeio inesquecível e transformador em Machu Picchu, mas por ser um dos destinos com arte.

A capital é uma cidade cultural que mistura a cultura local com a modernidade dos dias atuais, também reserva muito para quem quer entender de arte peruana.

O Museu Larco, por exemplo, conta a história do período pré-colombiano do país, desde 8 mil a.C. Já o Museo de Arte de Lima (MALI), consiste na primeira pinacoteca de lá e tem um acervo marcante de arte e talentos locais.

Se você gosta de arte sacra, precisa passar também pelo Monastério de São Francisco, lar da maior coleção de arte religiosa da América. Nesse tour, você conhece o bairro de Miraflores, o centro de Lima e o Museu Larco.

 

Buenos Aires (Argentina)

Destinos arte Argentina
Tango é uma das artes características da Argentina.

Se as apresentações de tango não são arte o suficiente para você (e eu duvido que isso seja verdade, o tango é uma arte incrível!), saiba que Buenos Aires, na Argentina, respira expressões artísticas a céu aberto tanto quanto a Espanha, por exemplo.

É, portanto, um dos destinos para ver arte. Os grafites que tomam as ruas de Palermo, são um show por si só, contando uma história única da relação da cidade com esse trabalho alternativo e que transformam os seus muros em explosões coloridas.

Por isso, há excursões programadas para ver os grafites e a arte urbana em Buenos Aires.  Aliás, se você curte essa ideia, vai gostar também de visitar os bairros de San Telmo e La Boca. Você pode fazer os passeios alugando uma bicicleta em Buenos Aires.

Outros locais bacanas e que respiram arte na cidade você pode conhecer em tours guiados para visitar a Casa Rosada ou mesmo assistindo aos espetáculos e musicais em Buenos Aires.

 

Dicas de destinos perfeitos para ver arte

É claro que arte é um conceito muito relativo: para algumas pessoas é apenas quadros pintados por grandes artistas ou esculturas de mármore das épocas greco-romanas.

Para outros, é um bom filme cult francês ou uma apresentação de tango em um café de Buenos Aires. Para outros ainda, é a arquitetura local, que expõe toda a cultura e tradição de um país.

O que eu quero dizer é que não importa qual é exatamente a sua definição de arte. Com certeza, existe um lugar incrível nesta lista que vai despertar a sua curiosidade e colocar você mais perto do que é uma verdadeira expressão artística. E se entre as linguagens, você ama música, confira também o post com roteiro cultural para quem ama os ritmos.

Vá ao seu destino ou destinos para quem ama arte e abra a mente: em cada um desses lugares você vai encontrar expressões artísticas que fogem do comum e que vão explorar visões de mundo que você jamais imaginou.

Ah, e fique de olhos abertos porque em cada cantinho destas cidades você é capaz de perceber um tipo diferente de expressividade, que coloca você em contato com a vida de diferentes maneiras.

Qual dos destinos com arte você ficou com vontade de conhecer? Deixe o seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Marcela De Mingo

ESCRITO POR

Marcela De Mingo

Marcela De Mingo, 31 anos, escreve e toma chá. Mora em São Paulo desde que nasceu e nunca conheceu cidade mais apaixonante. Busca compreender mais do que ser compreendida, é jornalista até o último fio de cabelo e vê na comunicação a única cura para a solidão.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *