Como aproveitar o tempo durante uma conexão no aeroporto

por Miguel Paco

Como aproveitar o tempo durante uma conexão no aeroporto

No trajeto de uma viagem de avião, a conexão no aeroporto gera sempre dúvidas sobre o que fazer. “Como é a conexão com mudança de aeroporto?”, “Como fazer conexão no aeroporto?”, “Voo com escala pode sair do aeroporto?”, “Voo com conexão precisa fazer novo check-in?”  são perguntas bem comuns.

Muitos acham a conexão tediosa e esperam simplesmente o tempo passar, enquanto outros buscam aproveitar o máximo do tempo livre disponível, ainda que em uma simples conexão de 30 minutos.

Se você se encaixa na segunda opção, mas tem dúvidas de como tornar a conexão proveitosa, saiba que existem muitas possibilidades para se alimentar, fazer compras, se informar, conhecer o local ou simplesmente relaxar. O leque de opções varia de acordo com o tempo entre os voos e o que cada aeroporto tem a oferecer.

Neste artigo, trago dicas importantes para que o tempo em uma conexão seja bem aproveitado. De modo que cada atividade para “a hora passar” pode ser feita da melhor maneira.

 

Como funciona uma conexão?

conexao de 30 minutos
Aeroporto John F. Kennedy (Nova Iorque) | Foto: Doug Letterman, via Wikimedia Commons.

Fazer uma conexão durante um voo é algo muito comum em viagens internacionais. Elas acontecem quando a companhia aérea não possui um itinerário direto até o destino desejado.

Dessa forma, os passageiros desembarcam em outra cidade ou país (geralmente no meio do caminho, outras vezes fora da rota, por logística da empresa).

Para que não entende, a conexão significa “trocar” de avião e seguir para o local que deseja; em algumas oportunidades essa segunda parte da viagem pode ser feita por outra companhia aérea. Não confunda conexão com escala, pois esse última é quando você não desce do avião. Ele apenas pousa para entrar mais passageiros.

Cada serviço demanda um tempo de conexão, que pode variar entre uma hora e até mais de um dia, e quando chega a hora de adentrar na aeronave basta apresentar a passagem. Só tome cuidado para não chegar em cima da hora e correr o risco de se atrasar).

Importante => Como acumular milhas aéreas

 

O que fazer numa conexão no aeroporto

voo com escala pode sair do aeroporto
Fazer leitura é um bom passatempo na conexão | Foto: Pinakpani, via Wikimedia Commons.

 

Fazer uma refeição

Abro a lista com uma opção favorita quando se está com o tempo livre em uma viagem longa, pois mesmo com refeições no serviço de bordo durante o voo é normal que bata aquela fominha.

Hoje em dia os aeroportos estão repletos de opções, o que te fará se sentir em uma praça de alimentação de shoppings de grandes proporções. Fique ligado para se alimentar longe da área de embarque, pois próximo dela geralmente a variedade é menor e o preço maior.

Alguns aeroportos na África são mais modestos e se assemelham à rodoviária de porte médio na estrutura interna, mas não se preocupe que um bom e velho hambúrguer e outros sanduíches tradicionais sempre estarão disponíveis para salvar a sua fome.

Em compensação, outros aeroportos dispõem de excelentes restaurantes que irão transformar sua até então monótona conexão em uma grande refeição.

Incrível => Lugares mais bonitos do mundo

 

Aproveitar os lounges

Foto: Iberia Airlines, via Wikimedia Commons.

Se a opção desejada é somente relaxar e aguardar tranquilamente a sequência da viagem, nada melhor do que um lounge, que é conhecido também como Sala VIP. A compra do serviço ocorre mediante a pagamento no aeroporto ou como oferecimento de alguns cartões de crédito ou programas de fidelidade para viajantes frequentes.

A quantidade de comodidades e serviços oferecidos dentro dos lounges varia muito de um aeroporto para o outro; não crie muitas expectativas, pois muitas vezes você irá encontrar uma sala de TV com cadeiras e sofás, além de refeições com lanches e bebidas.

Em uma Sala VIP elegante é encontrada uma variedade de bebidas alcoólicas refinadas, sem contar serviços extremamente luxuosos, como spa, banho, serviço de concierge, buffet completo e até mesmo reacomodação de assentos para o voo.

Luxo => Hotéis incríveis ao redor do mundo

 

Reservar um hotel tipo fast sleep

Essa sugestão serve para casos em que a conexão dura muitas horas, se estende pela madrugada ou então em casos atípicos de remanejamento de voo. Dentro dos próprios aeroportos existem os serviços de hotéis “fast sleep”, como o Fast Sleep Guarulhos.

Trata-se de quartos bem compactos, onde você pode dormir tranquilamente o tempo que for necessário (coloque o celular para despertar para não perder o voo). Neste tipo de serviço, geralmente, as opções de pacotes são de pernoite completo ou então estadia por hora, que obviamente terá um custo adicional caso o tempo contratado seja excedido.

Planeje-se => Internet na viagem

 

Assistir algum filme ou série no celular

Como passar o tempo no aeroporto
Preste atenção na bateria do celular.

Eis aqui uma alternativa bem simples para quem busca um entretenimento enquanto a hora do próximo voo não chega, basta encontrar um lugar livre no saguão, sentar-se confortavelmente e ligar o celular.

Aqui vai uma dica importante quanto a bateria: chegue no aeroporto (antes do primeiro voo) com o aparelho 100% carregado, durante a viagem desligue-o ou deixe no modo economia, para assim ter carga suficiente no momento da conexão.

Para realizar tal momento de lazer, lembre-se que é importante possuir um pacote de internet ilimitado ou então com um bom limite de dados (não esquecendo que fora do Brasil o custo é diferente).

Descubra => Como usar celular no exterior

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Conferir alguma exposição

Acredite se quiser, alguns aeroportos sediam esse tipo de atração, que podem ser uma ótima alternativa para entretenimento, em que é possível adquirir cultura sem desembolsar nenhum valor por isso.

Muitos aeroportos pelo mundo possuem um espaço destinado para exposições, sendo que algumas são fixas e outra ocorrem esporadicamente. No Brasil temos os exemplos dos aeroportos de Salvador e Guarulhos, que sempre contam com a exposição da arte de algum profissional.

Útil => Aplicativos úteis para usar em viagem

 

Ler um livro ou guia sobre viagens

Passar tempo no aeroporto
Livro Quero Viajar Mais.

Uma boa opção também durante o percurso de uma viagem é se informar sobre ela; da mesma forma que você pode mexer no celular, encontre um lugar confortável para ler.

Aconselho que leve em sua bagagem de mão um guia sobre o destino que irá visitar, que pode ser adquirido também na livraria do aeroporto, mas como estará em outro país provavelmente ele estará em outro idioma.

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Realizar compras no free shop

Com certeza quando você disse aos seus familiares e amigos que o seu voo terá conexão, eles te pediram para comprar alguma coisa no free shop. Trata-se de um momento muito desejado da conexão, pois quem não gosta de procurar por bons preços para produtos importados muito cobiçados?

O Duty Free (como é conhecido internacionalmente) apresenta mercadorias como perfumes, brinquedos, roupas, lingeries, produtos eletrônicos, doces, salgados, bebidas e diversos acessórios que possam lhe interessar; o mais interessante de tudo é que algumas coisas que estarão para veda não terão chegado no Brasil ainda, portanto você será um dos únicos a usá-las ao retornar.

Em relação à frequente dúvida sobre se os preços são realmente mais baratos como se fez a fama do local, isso depende muito da cotação do dólar (não esqueça de ter dólares em mãos caso queira pagar em dinheiro, ou então pague com um cartão internacional), se ele estiver muito alto dificilmente valerá a pena. Saiba também como comprar dólar online.

Dicas para => Primeira viagem internacional

 

Sair do aeroporto

Dicas para usar aeroportos
Só saia do aeroporto se tiver muito tempo livre.

Fecho a lista de possibilidades para aproveitar a conexão no aeroporto com esta que é uma grande tentação para nós turistas apaixonados por viajar: aproveitar a conexão para conhecer mais um local.

Recomendo sair do aeroporto para passear no caso de uma conexão maior do que cinco horas, pois em um curto intervalo de tempo você corre o risco de não dominar o caminho de volta, controlar mal o tempo e se atrasar.

Outro ponto fundamental é que você precisa estar autorizado para deixar o local; isso se deve aos países que exigem o visto de turista para brasileiros, se o documento não for obrigatório onde estiver, pode ir dar uma volta sem problemas.

Por isso, confira a lista completa dos países que exigem o visto de turista (separados por continentes para facilitar sua identificação):

América do Sul – Guiana Francesa.

América Central e do Norte – Belize, Canadá, Cuba e Estados Unidos.

África – Angola, Argélia, Benin, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Comores, Costa do Marfim, Djibouti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Ilhas Maurício, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Somália, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ásia – Afeganistão, Arábia Saudita, Bangladesh, Bahrein, Brunei, Butão, Camboja, Catar, China, Coreia do Norte, Emirados Árabes Unidos, Índia, Irã, Iraque, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Myanmar, Nepal, Omã, Paquistão, Quirguistão, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Taiwan, Timor Leste e Turcomenistão.

Europa – Azerbaijão e Moldávia.

Oceania – Austrália, Guiné-Equatorial, Iêmen, Ilhas Cook, Kiribati, Ilhas Marianas, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Papua-Nova Guiné, Vanuatu e Vietnã.

Mais dicas => Primeira viagem de avião

 

Escolha a roupa certa

O que fazer em um aeroporto
Planeje o que vestir.

Para ir a determinados países, pode ser necessário tirar os sapatos ao passar pelo controle de segurança. Evite aquelas botas de cano altíssimo, amarrada até acima do joelho, que podem causar problemas. Roupas muito largas também podem levantar suspeitas e acionar medidas de segurança mais extensivas. Planeje com antecedência o que vestir. Prefira roupas leves e confortáveis.

 

Trabalhe

Mesmo que seja uma viagem de férias, você pode aproveitar o tempo livre para fazer reuniões online ou adiantar pendências do trabalho. Se você tem alguma reunião urgente ou pendente e que consiga marcar online, aproveite esse tempo para agendá-las. Sempre é possível achar um cantinho mais tranquilo e com bom sinal de dados.

Ou aquela pendência que você deixou para depois ou aquela planilha ou relatório que ainda precisa ser revisado? Então, use seu tempo de espera no aeroporto para adiantar ou aperfeiçoar seu trabalho.

 

Não esqueça: dicas para aeroporto

Dicas de viagem

– Antes de ir para o aeroporto, confirme as informações sobre o seu voo. Será que ele está atrasado ou foi cancelado? Se for o caso, você pode esperar no conforto da sua casa, ao invés de passar frustrantes horas extras no aeroporto.

– Verifique se a companhia aérea que você escolheu oferece check-in online. Você pode economizar um bom tempo fazendo isso. Caso a companhia não ofereça o check-in online, já deixe separados todos os seus documentos mais importantes e tenha-os com você enquanto espera na fila. Também é bom saber qual é o limite de peso de bagagem e a quantidade que a sua companhia aérea permite. Se você conseguir, pese as suas malas antes de chegar ao guichê para evitar taxas adicionais por excesso.

– Outro fator essencial é seguir as regras sobre líquidos nas bagagens de mão. Isso inclui qualquer gel, creme ou spray. Se você quiser garantir a sua tranquilidade, tente não levar nenhum destes produtos em sua bolsa (isso vale apenas para a bagagem de mão. Você pode colocar esses itens nas quantidades permitidas na mala que vai despachar ao fazer o check-in). Certifique-se também de esvaziar os bolsos de sua calça e casaco para evitar qualquer acessório de metal.

 

Aproveite a conexão no aeroporto

Existem muitas formas de aproveitar bem seu tempo enquanto aguarda a sequência do seu voo; para que essa experiência seja bem aproveitada, é importante você se programar antes, pesquisando como é o aeroporto e verificando o tempo disponível de conexão.

A experiência de uma viagem inclui todo o conjunto que a envolve, portanto valorize também a conexão entre os voos e utilize este tempinho livre da melhor forma de acordo com o que precisa e deseja, ainda que a sua seja uma simples de conexão de 30 minutos

E você, costuma aproveitar bem seu tempo durante as conexões? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Miguel Paco

ESCRITO POR

Miguel Paco

Miguel Fortunato, 31 anos, é jornalista formado. Trabalhou como assessor de Imprensa em importantes instituições como E.C Santo André e Team Nogueira, além de executar diversas funções em canais de televisão. Atualmente escreve sobre turismo, uma de suas maiores paixões.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *