Como funciona e dicas para fazer compras em cruzeiro marítimo
Quando se descobre que é possível fazer compras em cruzeiro marítimo, o coração brasileiro começa a bater mais forte. É normal, não se preocupe. Já passei por isso também.
O que ocorre é que muitas pessoas não sabem, mas há uma diversidade de opções de compras em um cruzeiro: são lojas dutyfree, quiosques espalhados pelo navio e até loja da própria companhia.
Aposto que muitos de vocês, amantes de cruzeiros, estavam ansiosos por um post assim. Pois é, agora é a hora! Se você imaginava que este momento não chegaria, que somente iria ler artigos sobre cruzeiros baratos, cruzeiros all inclusive, entre outros temas, aproveite esta oportunidade de conhecimento.
Bom, se esse é o seu caso, se prepare. As informações que vou colocar aqui embaixo serão um guia para que você consiga comprar um pouco de tudo durante sua viagem, sem deixar seu limite estourar e ainda voltando para casa todo trabalhado nas grifes. Continue comigo neste texto e confira tudo sobre compras em cruzeiros!
Aproveite => Comprar dólar e euro online
Seguro viagem barato para cruzeiro »
Tudo sobre compras em cruzeiro marítimo
Lojas e Quiosques
Bom, a primeira pergunta que você deve estar se fazendo deste tema sobre compras em cruzeiro marítimo é: “mas onde ficam essas lojas dentro de um cruzeiro?”.
Se esse é, de fato, seu questionamento, já digo que elas estarão espalhadas por todo o navio, podendo aparecer em diversos formatos.
Sim, há grandes lojas — como se fosse um shopping — ou como pequenos quiosques nas áreas de convivência da embarcação.
No primeiro caso, geralmente há uma área em que essas lojas se aglomeram, de forma que o espaço pareça uma pequena galeria, mas com as principais grifes do mundo e preços que seduzem os bolsos brasileiros.
Na Royal Caribbean, esse ambiente se chama Royal Promenade e se encontra em quase toda a frota da empresa, enquanto na MSC as lojas se encontram em determinados pisos, ao lado de bares e restaurantes, mas sem um nome específico para o espaço.
Ao mesmo tempo, as companhias sempre levam alguns desses produtos das lojas para locais mais movimentados, como a área da piscina durante o dia e a o caminho dos restaurantes pela noite. E assim surgem os quiosques, que nada mais são que pequenos mostruários das lojas do navio.
Os locais de compras em cruzeiro marítimo estão espalhados por todos os decks e podem apresentar alguma promoção interessante, dependendo do dia.
Dessa forma, quase que 24 horas por dia você fica sendo bombardeado por produtos das mais diversas marcas, a preços em dólares e bem ao seu alcance.
CLIQUE AQUI para comprar pacotes de Cruzeiros Marítimos »
Roupas, bolsas, relógios, óculos e perfumes
Grande parte das lojas presentes nos cruzeiros apresenta aos passageiros roupas e acessórios de moda de grife, o que faz com seu desejo por compras em cruzeiro marítimo seja estimulado a todo momento.
As marcas que você poderá encontrar são só de grandes grifes internacionais, como Calvin Klein, Hugo Boss, Paco Rabanne, Ray-ban, Tommy Hilfiger, Diesel, Michael Kors, Channel, Lacoste, entre tantas outras. Os preços variam bastante, especialmente de acordo com a marca e o item que você procura.
Outro fator importante é que as compras são feitas em dólar ou euro, assim como em um dutyfree. Sendo assim, é preciso que se saiba a cotação da moeda antes de fazer a compra, evitando assim surpresas futuras em seu extrato bancário.
Roupas
Para quem quiser comprar um conjunto mais legal para utilizar durante sua estadia no navio, opção é o que não falta. De calças e camisetas a ternos completos e vestidos de festa. De tudo um pouco é possível encontrar nessas lojas.
A variedade não chega a ser igual a de uma loja comum, mas normalmente os principais produtos sempre estarão à venda.
O interessante é sempre lembrar que a viagem tem uma duração e, portanto, quanto mais para o fim do trajeto você resolver realizar sua compra, menos chance de encontrar a peça certa você terá.
Bolsas e Mochilas
Geralmente há uma loja dentro deste complexo exclusiva para bolsas e mochilas, que oferece opções bastante interessantes, especialmente porque — por conta de o navio ser de outro país — há diversos produtos que não foram nem sequer lançados em terras brasileiras.
A variedade de marcas é grande, enquanto a de modelos, cores e tamanhos não é tanta, então a melhor solução é tirar uma hora de seu passeio para pesquisar bastante as opções disponíveis para compras em cruzeiro marítimo.
Relógios
Outro item comum nas compras em cruzeiro marítimo são os relógios. Para quem gosta de estar sempre bem vestido e com os acessórios corretos, a loja de relógios do navio é uma perdição.
Isso porque nela há modelos de várias das marcas famosas do mercado, como Rolex, Cartier, Hublot, Montblanc, Tag Heuer, além de outras opções das grifes de moda, principalmente da Armani, Hugo Boss e Channel.
Os preços podem assustar os mais desavisados, mas se comparados aos valores praticados no Brasil, podem ser sim um ótimo negócio. Por serem produtos de alto requinte, é sempre bom verificar se a peça ficou perfeita em seu pulso e se é isso que você realmente quer.
Óculos
Outra boa pedida para adicionar em suas compras no navio são os óculos, que agradam a quase todos os passageiros e são verdadeiros coringas em qualquer situação.
Os modelos são diversos e podem encantar a todos os perfis, iniciando nos mais clássicos, passando por alguns maiores e mais modernos, chegando até os mais despojados e coloridos.
Perfumes
Como são muito caros no Brasil, os perfumes são sempre bastante buscados por todos que resolvem fazer esse passeio, tanto por conta dos preços quanto pela variedade de marcas e fragrância que você encontrará ao fazer compras em cruzeiros marítimos.
É possível encontra-los tanto nas lojas quanto nos quiosques e, como em qualquer loja, há diversos frascos já abertos para se sentir o aroma daquele modelo em específico.
Um aspecto que é interessante salientar é que se faz necessário tomar bastante cuidado quando se faz a compra, especialmente por conta dos tamanhos dos frascos.
Comidas e Bebidas
Se você não liga muito para roupas, acessórios e moda em geral, não é problema nenhum, mas duvido que conseguirá sair do navio sem ao menos um chocolate ou uma garrafa de bebida alcoólica. É um item que não podia ficar de fora da lista de compras no cruzeiro.
Se acertei em cheio no seu gosto, fique sabendo que é bastante difícil resistir às opções que são apresentadas a você em cada uma das lojinhas, especialmente se você é um chocólatra como eu ou um fã de bebidas diferentes como meu pai.
Entrar na loja de doces é um sonho para qualquer um como eu, que sente o coração disparar ao ver uma prateleira cheia de tudo o que você puder imaginar da Nutella, um balcão repleto de todos os sabores de barras da Lindtt ou ainda um pacote de 1Kg de M&Ms.
Se você não tem essa sensação que descrevi acima, sorte sua, irá gastar bem menos que eu com as comprinhas.
Quanto às bebidas, há um pouco de cada lugar do mundo, passando da vodka russa ao saquê japonês, um pouco de tequila mexicana e até algumas garrafas de vinho de diversos países.
Mais legal do que a variedade, entretanto, são os preços, que podem ser extremamente atrativos, principalmente durante as promoções que eles fazem.
Pensando nisso, fique sempre atento às comunicações do navio para eventuais ofertas interessantes.
CLIQUE AQUI para comprar pacotes de Cruzeiros Marítimos »
Eletrônicos
Embora não seja o foco do local, e nem a melhor indicação que eu daria para a compra, existe sim uma loja de eletrônicos dentro da maioria dos navios.
Depende muito do navio, mas em alguns é possível encontrar uma variedade maior de dispositivos, enquanto em outros não há sequer essa loja.
Ainda assim, dei uma olhada em minha última viagem e puder perceber que os preços estavam compensando sim, mesmo com a compra sendo feita em euros.
Assim, se você tiver o dinheiro e queira comprar algum eletrônico específico para sua viagem, essas lojas podem te ajudar bastante a fazer boas compras.
Entre os produtos que poderão ser achados, não imagine uma grande variedade, mas sim um pouco do principal que se espera.
Sendo assim, talvez consiga achar alguns celulares e tablets — principalmente os lançamentos da Apple —, câmeras digitais — desde modelos profissionais de Canon e Nikon até a queridinha Gopro — e alguns acessórios para todos seus dispositivos, como cabos de força, fones de ouvido, estabilizadores, entre outros.
Lojas da Companhia
Como disse acima, a existência de cada uma dessas lojas depende muito da companhia e do navio em que você está viajando, visto que existe toda uma logística quanto ao tamanho da embarcação e os espaços livre para tais ambientes.
Ainda assim, existe uma loja que sempre irá existir em qualquer um dos cruzeiros, e essa é a loja da própria companhia. Nesse local, é possível encontrar tudo o que você puder imaginar com o logo da marca, como camisetas, jaquetas e calças, brinquedos para crianças — até uma versão em Lego do navio eu vi.
Além dos souvenires dos mais variados, como canecas, copos, lápis, cadernos, canetas, imãs de geladeira e chaveiros, e até alguns acessórios que podem te ajudar durante a viagem, como bolsas, toalhas, porta cartões e tantas outras coisas.
Compras de Necessidade
Tirando o lado consumista das compras — o qual gosto muito —, também há o lado de necessidade, especialmente em uma viagem que pode durar de dias a meses. No quinto dia no navio, percebi que havia levado à bordo um tubo de pasta de dente que já estava acabando.
Comecei a pensar onde poderia encontrar uma nova pasta. E foi aí que descobri a loja de necessidades do navio, uma espécie de farmácia em alto mar, com todos os produtos de uso diário e que, muitas vezes, não nos lembramos na hora de preparar nossas malas.
No navio em que estava, essa loja ficava num anexo da loja de perfumes, e nela era possível encontrar diversos itens como esse que citei acima, tais como shampoo, condicionador, protetor solar, escova e pasta de dente e até mesmo alguns remédios mais comuns, como aqueles para dor de cabeça, enjoo, cólicas e alergias.
Falando ainda em remédios, é importante explicar que existe um pronto socorro dentro do navio, e nele também é possível encontrar outros tipos de remédios. Lembre-se do que falei sobre as roupas: a viagem pode ser longa e o estoque curto. Sendo assim, se você aparecer na loja no último dia, pode ser que não encontre o que espera.
Pagamento
Se, enquanto estava lendo este texto, você ficou se perguntando sobre como iria pagar todas essas compras em cruzeiros marítimos, a resposta é bastante simples.
Assim que faz o seu check in no navio, você recebe um cartão de consumo, semelhante a um cartão de crédito, o qual você irá utilizar para todas suas despesas dentro do cruzeiro, sem nenhuma exceção.
Desta forma, todas as compras que você fizer enquanto estiver a bordo serão feitas neste cartão, sejam elas de roupas, perfumes, remédios ou até mesmo um jantar em um restaurante ou um drink na balada.
No último dia, antes de deixar o navio, você deve comparecer até a recepção e fechar sua conta, pagando todos os extras que você consumiu durante sua estadia.
Outra possibilidade é a de deixar cadastrado um cartão de crédito e, assim, tudo que for gasto já será debitado de seu cartão, cabendo a você acertar tudo quanto sua fatura chegar. Novidade: o câmbio considerado agora é o do dia da compra e não mais o do fechamento da fatura.
Faça boas compras em cruzeiros marítimos
Como conclusão de todas essas informações que te passei durante este texto, posso dizer que não somente é possível, mas também bastante interessante fazer suas compras em um navio.
Ainda assim, é preciso ressaltar que nem todos os itens compensam a compra quando comparados ao custo em terras brasileiras, cabendo ao passageiro fazer essa análise no momento de passar o cartão.
Também me repetindo quanto ao início do texto, lembre-se que tudo depende do câmbio no dia em que você estiver viajando.
Em minha primeira viagem, o dólar estava em 2,50 reais e quase tudo compensava, enquanto na minha segunda a moeda americana estava na casa dos 4,10 reais, tornando várias das compras impraticáveis.
Assim, existe sim a oportunidade fazer compras em cruzeiro, mas você deve ser bastante analítico quanto aos gastos e valores. Mas saiba que, independente disso, uma viagem como essa vai te enriquecer de conhecimento e cultura, então as compras acabam ficando em segundo plano.
Ah, e uma dica que não pode faltar: não deixe de fazer o seu seguro viagem para cruzeiro. Tenho quase certeza de que muitos de vocês, amantes de cruzeiros, estavam ansiosos por um artigo como este.
Pois é, se você imaginava que este momento não chegaria, que somente iria ler artigos sobre cruzeiros baratos, cruzeiros all inclusive, entre outros temas, você agora viu e já sabe tudo o que aproveitar para fazer boas compras em cruzeiros marítimos.
E não se esqueça de comentar aqui o que achou do texto, ou ainda se tem alguma dúvida ou sugestão.
Participe!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *