Início / Seguro Viagem / Mala extraviada? Veja como funciona o seguro viagem para bagagem

Mala extraviada? Veja como funciona o seguro viagem para bagagem

Como fazer seguro bagagem?Um dos maiores medos de qualquer viajante é ter sua mala extraviada. Não é nada legal chegar ao seu destino e no momento de desembarcar descobrir que sua bagagem foi parar em outro lugar, ou a mala foi danificada! Bate o medo de nunca mais recuperar seus pertences, de não receber reembolso, de prejudicar a viagem, etc. Você já sabe como funciona o seguro bagagem?

Infelizmente, passar por um imprevisto durante uma viagem pode acontecer com qualquer um. O extravio de bagagens está no 2º lugar do ranking de reclamações da Agência Nacional de Avião Civil, a Anac. Por isso, uma das principais formas de minimizar os prejuízos é contratando um seguro viagem com cobertura para extravio de bagagem. Confira as melhores condições e saiba como fazer o seguro be bagagem extraviada.

Faça sua cotação de seguro viagem e ganhe 5% de desconto »

 

Como funciona o seguro bagagem?

Como funciona o seguro bagagem

Uma das formas de se resguardar para evitar danos em caso de extravio de bagagem, é contratar um seguro viagem que ofereça esse tipo de cobertura. É uma forma de, caso aconteça, você garantir que terá menos dores de cabeça e perdas mínimas, se houverem.

O tipo de cobertura pode variar de acordo com a seguradora, mas de uma forma geral, ela garante o pagamento de indenização em caso de extravio, roubo, furto simples ou destruição da bagagem durante viagem.

Uma forma prática de encontrar os melhores preços para seguro viagem que inclua os cuidados com a bagagem é utilizar o comparador online da Seguros Promo.

Se você quer saber todos os segredos para dominar essa ferramenta é só ler o artigo onde indico o melhor comparador de seguro viagem.

Confira agora o que um bom seguro de mala tem que oferecer:

 

Auxílio na localização de bagagem extraviada

Por meio desse serviço, a seguradora oferece todo auxílio necessário para a localização da bagagem extraviada. Para isso, você precisa comunicar a seguradora o ocorrido, logo após perceber o incidente e registra-lo também da companhia aérea.

A seguradora também entrará em contato com a operadora do voo para monitorar todo o processo de busca. Esse rastreamento ajuda muito aos viajantes, que certamente estão em um momento de estresse, por ter perdido a bagagem em uma cidade desconhecida.

 

Atraso de bagagem

A cobertura de atraso de bagagem visa cobrir os custos com despesas essenciais, como roupas e produtos de higiene pessoal de primeira necessidade. De uma forma geral, ela pode ser solicitada após um atraso superior a 6 horas e funciona por meio de reembolso.

Logo, em situações como essa é importante ficar atento ao teto máximo de gasto previsto e não esquecer de guardar todos os comprovantes de compras.

 

Extravio de bagagem

Em casos de confirmação de extravio, ou seja, realmente perderam sua bagagem, o passageiro pode solicitar a cobertura contratada. Para fazer o pedido formal junto à seguradora, é necessário apresentar um documento oficial da companhia aérea declarando que a mala foi realmente extraviada.

 

Como proceder diante de extravio?

Seguro para bagagem extraviada

Se ao desembarcar você descobrir que a bagagem foi extraviada ou sofreu algum tipo de dano ou violação, o primeiro passo é comunicar imediatamente à companhia área.

O ideal é fazer o comunicado logo após desembarcar, mas pelas regras o cliente pode fazer até 15 dias depois da viagem.

Para isso é necessário apresentar um comprovante de que a mala foi despachada, aquele que fica colado no cartão de embarque, e preencher um formulário, chamado de Registro de Irregularidade da Bagagem (PIR – Property Irregularity Report).

A companhia aérea tem até 30 dias, no caso de voos nacionais e 21 dias, quando o registro for de voos internacionais, para localizar e fazer a devolução da bagagem. Se após esse prazo ela não for encontrada, ela é considerada oficialmente extraviada.

 

Seus direitos em caso de perda da mala

Quais são meus direitos quando uma mala é perdida

Independente da contratação de um seguro viagem, se sua bagagem foi extraviada e a empresa não conseguir localizá-la de imediato, você tem o direito de exigir uma compensação financeira.

Essa indenização seria para comprar itens de primeira necessidade, com valores que podem variar de acordo com o tipo de voo.

Caso eles não providenciem o dinheiro na hora e você acabe gastando do seu bolso, guarde todos os recibos. Se a bagagem demorar mais que 72 horas para ser localizada e entregue, o valor dessa compensação tem que ser maior.

É importante lembrar que em casos de furtos, além do registro na companhia área, deve ser feito um boletim de ocorrência na delegacia. Geralmente, os aeroportos e rodoviárias possuem postos de atendimento.

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Dicas para prevenir e se resguardar

Dicas de seguro para mala extraviada

Prevenir é sempre uma boa ideia quando o assunto é confiar nossos pertences ao transporte realizado por terceiros, como as cias aéreas. Não é possível ter certeza de que sua bagagem não será extraviada.

Contudo, alguns cuidados podem ajudar a evitar que isso aconteça, ou ao menos se resguardar de perdas significativas. Confira algumas dicas:

 

Declare o valor da bagagem antes de viajar

É possível fazer uma declaração com o valor estimado da bagagem, mas para isso o passageiro deve pagar uma taxa estipulada pelas próprias companhias aéreas.

Dessa forma, se a bagagem for extraviada, o valor declarado é reembolsado ao passageiro. Mas fique atento para não declarar valores muito altos, pois as companhias podem revistar a mala.

Além disso, não é possível incluir o valor de joias ou aparelhos eletrônicos, pois esses itens devem ser transportados na bagagem de mão.

 

Guarde os comprovantes de compras feitas na viagem

Se você estiver voltando de viagem e tiver feito compras, guarde todos os comprovantes, até mesmo de roupas. Isso ajudará a provar o que tinha dentro da mala. Além disso, vale a pena tirar fotos ou fazer vídeos do conteúdo da bagagem.

 

Leve objetos de valor na bagagem de mão

Joias, equipamentos eletrônicos, cartões de crédito, dinheiro ou outros objetos de valor devem ser levados na bagagem de mão. Nunca despache na mala.

Por mais que as cias aéreas alertem, tem sempre algum passageiro que inclui algo mais valioso dentro da mala despachada. Entenda e veja como evitar o golpe da cesárea, muito comum em aeroportos ao redor do mundo.

 

Etiquete a sua bagagem

É importante colocar etiquetas de identificação na mala. Vale a pena destacar informações como nome, endereço e número de telefone para facilitar a identificação.

Além disso, personalizar a bagagem com fitinhas ou adesivos é uma forma de evitar que ela seja levada por engano por outras pessoas.

Outra dica é remover todas as identificações de voos anteriores, isso pode causar confusão no manuseio e despacho da mala para os locais corretos.

 

Vede as suas malas

As malas despachadas devem sempre ser lacradas, preferencialmente, por cadeados internos e, se possível, com o sistema de embalagem plástica que é oferecido nos aeroportos. Isso ajuda a evitar furtos de objetos dentro da mala.

Pois lembre-se: o que o criminoso quer é facilidade. Faça de tudo para a sua bagagem aparentar complicações.

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Evite voos com muitas conexões

Se possível, evite voos que façam muitas conexões, pois cada vez que você troca de aeronave, é necessário retirar a bagagem e direciona-la para a outra aeronave. E é justamente nesses momentos que costumam acontecer os temidos extravios.

 

Despache a bagagem com antecedência

Tente evitar de fazer o check-in e despachar bagagem em cima da hora. A pressa facilita o erro e um comando errado pode levar sua querida bagagem para destinos totalmente diferentes do seu.

 

Como lidar com mala extraviada?

Tenho direito à idenização quando minha mala é perdida

Sempre indico a contratação de seguros viagem com cobertura para problemas com bagagem. Isso porque, apesar do passageiro ter direitos a indenizações e compensações por parte da cia aérea, o processo pode ser demorado e atrapalhar muito a viagem.

Assim, a contratação de um seguro viagem que ofereça essa cobertura é uma forma de se resguardar e ter garantias caso imprevistos venham a acontecer.

Eu fiz uma cotação usando a ferramenta da Seguros Promo para uma viagem aos Estados Unidos durante 10 dias. Confira o valor com cobertura com bagagem.

Como fazer o seguro bagagem?

Atente ao print acima quando logo abaixo de cada cobertura, ficam as informações referentes à mala. Os quatro planos comparados na Seguros Promo oferecem cuidados com a bagagem, mas com algumas diferenças.

Somente os dois últimos da sequência pagam por danos ocorridos à mala durante os deslocamentos. Já quanto ao extravio confirmado, o quarteto paga 1.200 dólares. Entretanto há duas modalidades: complementar e suplementar.

A cobertura complementar é quando a seguradora completa o valor pago pela companhia aérea, já a suplementar paga os 1.200 dólares mesmo que a cia aérea pague pelo transtorno.

O prejuízo por atraso de bagagem também é previsto pelos planos comparados.

Se você já tem uma viagem em vista, aproveite para pesquisar e comparar os melhores preços de seguro viagem com cobertura para bagagem! 

 

Tire todas as suas dúvidas sobre seguro viagem:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *