Como aprendi a economizar com hospedagem ao redor do mundo

por Guilherme Tetamanti

Como aprendi a economizar com hospedagem ao redor do mundo

Depois que as passagens aéreas estão emitidas, a hospedagem é certamente uma das grandes preocupações ao planejar uma viagem. Afinal, está entre os itens que mais pesam no orçamento final. Mas isso acontece porque na maioria dos casos as pessoas optam por hotéis que estão além de suas preferências financeiras, e não fazem ideia que é possível se hospedar com mais economia, até mesmo em cidades caras.

Como eu já disse diversas vezes aqui no blog, é possível viajar com vários orçamentos diferentes. Dependendo de nossas escolhas, uma viagem pode ser muito mais cara do que o planejado, ou ter um preço justo.

 

Minhas primeiras experiências

Como economizar com hospedagem

Eu me lembro bem que em minhas primeiras viagens, com medo de ficar em um hotel ruim, mal localizado e me meter em alguma furada, acabava optando por me hospedar em hotéis conhecidos e pagava caro por isso, impactando todo o meu orçamento.

Deixava de fazer um passeio ou reduzia os dias de viagem, por conta do preço do hotel. Mas com o tempo, principalmente por causa de conversas com outras pessoas que viajavam, cursos online e pesquisas que fiz quando comecei a viajar com mais frequência, fui percebendo que era possível encontrar dicas para viajar bem e barato, em qualquer lugar do mundo. Como sei que esta é uma dúvida de muitas pessoas, resolvi escrever este post com dicas sobre como economizar na hospedagem.

 

Quais os segredos?

Como sempre, um dos segredos das viagens econômicas é o planejamento e a antecedência. Quanto antes você começar a planejar, mais fácil será acompanhar promoções e descobrir diárias com preços mais atraentes para a data e o local que pretende viajar.

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada para quem deseja economizar na hospedagem. Existem diversos sites e aplicativos no celular que deixam essa tarefa mais fácil. Uma das principais formas de economizar é fazendo a busca de hotéis, pousadas e hostels, através de aplicativos, agências online e sites de metabusca.

Estas ferramentas disponibilizam em uma só plataforma informações sobre diversos tipos de hospedagens de um determinado destino, possibilitando a comparação de preços e dos benefícios de cada uma com mais facilidade. Através deles, é possível ainda, monitorar se há alguma promoção para a hospedagem no destino e época procurados, facilitando a tarefa de encontrar hotéis baratos. Booking, Trivago, TripAdvisor e Kayak são algumas das principais opções.

Leia também => Como encontrar as melhores ofertas no Booking.com

 

Efetivando a reserva

Outra boa dica para economizar é fechar a hospedagem através de sites e agencias online, não diretamente com o estabelecimento. Isto porque você tem bem mais chances de conseguir uma tarifa mais baixa através destas ferramentas, pois as agências firmam parcerias com os hotéis e hostels, e conseguem oferecer bons preços e ofertas. Claro que sempre vale a pena verificar no hotel para confirmar o preço, mais dificilmente fechar diretamente com o estabelecimento é vantajoso.

Na hora de fazer a pesquisa nestes aplicativos, use sempre os filtros para buscas. Você pode filtrar por preço, localização, etc. Uma dica é fugir dos hotéis famosos e localizados nas áreas mais valorizadas das cidades. Mas cuidado, é preciso sempre ficar atento a distância de sua hospedagem aos lugares que pretende visitar. Muitas vezes, para pagar diárias mais baratas ficamos em lugares mais distantes.

Esta pode ser sim uma boa forma de economizar, mas antes de fechar o hotel, verifique se o bairro em que ele está localizado tem facilidade de acesso, como linhas de ônibus e metrô. Muitas vezes, a falta de acesso faz com que a gente perca tempo nos deslocamentos, e gaste mais dinheiro com transporte.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A dica é sempre mapear os espaços que pretende visitar e colocar no papel os gastos com transporte. Dessa forma, o viajante pode avaliar se os custos com locomoção pesarão demais no bolso, e se não compensaria se hospedar em um hotel melhor localizado.

 

De olho nas avaliações

É importante também, antes de reservar a hospedagem, pesquisar a avaliação do estabelecimento nos sites meta-buscadores e agências online. Leia os comentários antigos, veja quantas estrelas ele ganhou, etc. Assim, você conseguirá ter uma visão melhor sobre o conforto do hotel, e qualidade do serviço prestado.

 

Tipos de hospedagem barata

Optar por hospedagens mais simples, obviamente é uma das formas de se economizar na hospedagem. A mais clássica, sem dúvida, é trocar os hotéis pelos hostels. A hospedagem é muito mais barata, tem opções de quartos compartilhados ou individuais, e a principal vantagem é a relação mais estreita com outros viajantes.

A ideia deste tipo de hospedagem é justamente integrar os hóspedes, fazer com que se conheçam, conversem, troquem experiências e convivam mais. Uma ótima forma de trocar experiências com gente de todo o mundo. Para os aventureiros, porque não trocar um hotel por um camping? Acampar é uma opção barata e divertida. Então, antes de fechar a hospedagem, pesquise se há oferta de áreas de camping no seu destino. Existem campings muito bem estruturados, com banheiros confortáveis, cozinhas, etc.

Outra forma interessante de economizar na hospedagem, é alugar um imóvel ou quarto por temporada, principalmente para quem viaja em grupos grandes. Este tipo de serviço está crescendo muito no mundo inteiro, sendo bem fácil encontrar sites especializados neste tipo de hospedagem. Um dos mais famosos é o Airbnb, um serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações.

A plataforma permite aos usuários alugar o todo ou parte de sua própria casa. No site há um motor de busca e reservas, que conecta a pessoa que oferece a acomodação e o turista que busca pela hospedagem. Assim, é possível que viajantes encontrem espaços em diferentes regiões do mundo. Atualmente a ferramenta está presente em 34 mil cidades e 190 países. O que ajuda muito ao viajante encontrar meios alternativos para se hospedar. Uma vantagem grande deste tipo de hospedagem é poder cozinhar, o que ajuda na diminuição dos gastos com alimentação.

Mesmo para quem está buscando como viajar pelo mundo sem dinheiro, ainda sim existem soluções! É possível achar hospedagem gratuita! O Couchsurfing é uma delas. Para quem não conhece, se trata de uma rede social, que existe desde 2004 com o objetivo de unir viajantes ao redor do mundo. Nela, a pessoa se cadastra e oferece um cantinho da sua casa para turistas se hospedarem. Quem deseja se hospedar através do Couchsurfing deve se cadastrar na rede e buscar as opções na cidade destino.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Uma segunda forma de conseguir hospedagem gratuita é trocar sua mão de obra por diárias. Existem redes sociais e aplicativos que ajudam quem deseja viajar desta forma, uma das mais famosas é o Worldpackers. Ele funciona da seguinte maneira, você trabalha durante algumas horas por semana para hostels em qualquer lugar do mundo (geralmente em torno de 20 e 24 horas por semana) e, em troca, não paga nada pela acomodação. Dependendo da quantidade de horas trabalhadas e do acordo feito, é possível ganhar também alimentação e ainda dinheiro extra para ajudar a bancar a viagem.

Há também o Workaway. Este aplicativo possui um banco de dados de famílias, indivíduos ou organizações que precisam de ajuda voluntária em diversos países. Você ajuda estas famílias, trabalhando voluntariamente, e em troca ganha a hospedagem. Os trabalhos são os mais variados, como, por exemplo, ajudar em uma ONG, trabalhar como babá, com pintura, artesanato, ajudar em orfanatos, carpintaria, entre outros.

 

Baixa temporada

Talvez a principal dica para economizar com hospedagem é, sempre que possível, optar por viajar em baixa temporada. Como a procura é menor, os preços são bem mais acessíveis. Por mais visitada que seja uma cidade, em alguma época do ano a procura deve cair.

Nestes períodos de pouca movimentação de viajantes, não só os preços da hospedagem são mais acessíveis, mas também em restaurantes, feiras de artesanato e outros locais geralmente frequentados pelos turistas. Se conseguir aliar a antecedência da reserva, com a baixa temporada, certamente fará uma grande economia.

 

Como economizar ainda mais

Essas são apenas algumas dicas, e seria impossível escrever em um único post todas as informações de como conseguir hospedagem barata. Muito do que aprendi foi no curso Fórmula de Hospedagens, e indico a quem deseja aprender mais sobre o tema.

O curso é divido em quatro módulos e ensina todos os macetes de como economizar na hospedagem, além de como conseguir até mesmo hospedagem gratuita! No curso estão reunidas informações importantes para quem pretende viajar mais. Se você já viaja muito, não deixe de conferir!

Uma coisa que eu sempre falo é que viajar é possível. Tudo é uma questão de planejamento e conhecimento. Se você conhece os macetes para comprar as passagens, economizar na hospedagem e como gastar menos com alimentação, certamente conseguirá tirar do papel sua viagem dos sonhos. E como indiquei acima, não deixe de conferir o curso Fórmula de Hospedagens, onde eu aprendi muitas dicas e segredos para economizar com hospedagem, até mesmo nos destinos mais caros.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Murilo Pagani

    Excelentes dicas Gui! Apesar de estar mudando, muitas pessoas ainda ficam com receio de sair do tradicional hotel. Digo isso pois uma das perguntas que mais escutei de amigos e parente depois de uma longa viagem que fiz foi: "Nossa, mas você deve ter gasto uma fortuna com hotéis né!?". E a verdade é que em 10 meses de trip não me hospedei em hotel nenhuma vez... hahaha Ótimo texto pra mostrar pro pessoal a quantidade de opções que existem! Abraço Rolou alguns Couchsurfing e muitooooos hostels... Até trabalhei em um durante 2 meses na Nicarágua!

  2. Guilherme Tetamanti

    Fala Murilo, Exato, pessoal acha que viajar sempre tem que ser caro! Mas sempre tem solução hehe Valeu, abração

  3. Ivana

    Entendo que é importante conhecer as orientações e dicas do Rafael Incao e sei também que vocês precisam gerar produtos online (livros, cursos, guias) para continuar como nômades digitais, escolha que também fiz. Só que essas "conversas de vendedor", no mais puro "estilo" americano, são muito cansativas. Ainda mais em tempos de internet quando assistimos um vídeo e percebemos que os longos minutos de falação só vão levar à uma venda. Não estou desvalorizando os produtos de venda online como cursos, livros, guia de viagem (Rafael e Fernanda da Califórnia) que continuam a oferecer qualidade nas propostas. É a forma de divulgação que se tornou previsível, cansativa e está se desgastando. Quem está ligado à dicas de viajantes, sobretudo as suas e a dos nômades digitais (movimento criado por um casal de que não lembro o nome) só pode lhes agradecer. Seu resumo de hoje é perfeito e lhe agradeço muitíssimo o cuidado de reunir as melhores dicas num só post.

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Ivana, Realmente a forma de entregar o conteúdo ficou repetitiva, e fico muuuuuito feliz em saber que consegui trazer algo diferente, que traz informações de qualidade para quem lê o texto! Obrigado pela visita e comentário :) Abraços