Início / Ásia / Comidas típicas da Tailândia e dicas de restaurantes em Bangkok

Comidas típicas da Tailândia e dicas de restaurantes em Bangkok

A gastronomia na Tailândia é uma atração à parte e todo turista deve experimentar! Muito aromática, ela utiliza uma grande variedade de especiarias e temperos em seu preparo. Em um mesmo prato há uma mistura de sabores doce, amargo e ácido que, inicialmente, pode parecer estranho para os brasileiros. Para começar a se deliciar, confira nosso guia com as principais comidas típicas da Tailândia e dicas dos melhores restaurantes em Bangkok.

Entre os principais temperos estão curry, pimentão, cominho, alho, gengibre, manjericão, lima, capim-limão, coentro, pimenta, cúrcuma e chalota. O arroz é a base da alimentação e eles comem todos os tipos de carne: boi, porco, frango e frutos do mar variados. Uma vantagem da culinária tailandesa é o preço acessível. Para se ser ter uma ideia, a média do um almoço com prato principal e bebida é de 200 baht, hoje cerca de 18 reais.

Planeje sua viagem => Onde é melhor se hospedar em Bangkok?

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Comida de rua na Tailândia

O que comer em Bangkok
Não faltam opções de barraquinhas de comida | Foto: Deror Avi, via Wikipedia Commons.

Os tailandeses adoram comer nas barraquinhas de rua e uma grande variedade de pratos que são servidos nessas barracas. Os pratos mais comuns são frango frito, milho, espetinho de batatas cozidas e temperadas, entre outros.

Também são nas barraquinhas de rua que encontramos as famosas baratas, escorpiões, aranhas e larvas fritas. Essas iguarias são muito polêmicas e, na verdade, é mais uma coisa para turista ver do que de fato um prato típico da Tailândia.

Esse tipo de alimentação fez parte da história da região no passado, principalmente nas zonas rurais, mas hoje não integra mais o cardápio dos tailandeses.

Entretanto, para quem deseja experimentar, não faltam opções de barraquinhas em Bangkok que comercializam os famosos espetinhos, principalmente na Khaosan Road.

 

Frutas

Mercado flutuante de Bangkok
Mercado flutuante de Bangkok.

O país tem algumas frutas pouco comuns no Brasil que valem a pena experimentar, como durians, mangostins, rambutans, logans, cherimoya, salaccas, chompoo, entre outras. A pitaya, que tem ficado conhecida para nós brasileiros, é uma das mais comuns na Tailândia. Todas estas frutas são encontradas frequentemente nas barracas de rua e nos mercados, inclusive flutuantes.

Nas barracas é comum acha-las picadinhas e bem geladas, uma ótima forma de se refrescar no calor. Mas antes de consumir é importante verificar a higiene das barracas e se elas foram lavadas corretamente.

 

Comidas típicas da Tailândia

Comida típica da Tailândia

Pad Thai

Melhores comidas típicas da Tailândia

O Pad Thai é um prato muito comum no país e bastante popular entre os turistas. Trata-se de um macarrão de arroz frito, servido com molho adocicado, broto de feijão, ovo, amendoim e tofu. Além disso, ele é acompanhado da carne a sua escolha. É bastante comum ele ser servido com camarão. Na Khaosan Road é possível pagar bem barato pelo prato, a partir de 1 dólar.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Fried Rice

Pratos típicos da Tailândia

É um arroz frito preparado com molho adocicado, legumes, carnes ou frutos do mar. Algumas vezes este prato é servido dentro de um abacaxi. Para os brasileiros pode parecer estranho, mas fica bem gostoso.

 

Noodles

O que comer na Tailândia
Prato é uma espécie de sopa tailandesa. Foto: Takeaway, via Wikipedia Commons.

É uma sopa, que pode ser de macarrão ou de arroz, com legumes e uma carne. Claro, como tudo no país, o tempero é bem forte.

 

Refogados com arroz

Comidas típicas tailandesas

Um dos pratos mais básicos encontrados no país são os refogados com arroz. Eles são ótimas opções para quem deseja fugir do tempero forte das comidas tradicionais da Tailândia. Os pratos consistem em legumes variados, refogados com a carne de sua escolha e servidos com arroz branco. É uma comida simples, mas bem gostosa e fácil de encontrar.

 

Green Curry

Comida tailandesa

Outro prato bem famoso no país é o Green Curry. Ele é um tipo de creme à base de curry e servido com frango ou camarão. Em alguns lugares é possível pedir com vegetais ou carne de porco. Na hora de solicitar o prato, o cliente escolhe se ele vai ser sem pimenta, um pouco apimentado ou bem picante.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Salada de Papaia

Salada de papaia da Tailândia

Como o próprio nome já diz, é uma salada feita a partir de papaia verde. Além da papaia, ele é preparado com vagem, amendoim, tomate e pepino. A salada é servida com molho bem apimentado.  É um prato bem saboroso e pode ser encontrado em todo o país.

 

Tom Yun

O que comer na Tailândia
Essa sopa é bem tradicional em Bangkok | Foto Alpha, via Wikipedia Commons.

É uma sopa bem picante feita com leite de coco, tomate e camarão, temperada com capim-limão, gengibre, coentro e molho de peixe.

 

Doce de arroz com manga

Doces típicos da Tailândia

É uma sobremesa bem comum no país e consiste em um doce de arroz, bem parecido com o arroz doce brasileiro, servido com fatias de manga. A combinação fica bem gostosa.

 

Sorvete de coco

Doces típicos tailandeses
Foto: Viajo Logo Existo.

O sorvete de coco é muito consumido na Tailândia. Ele costuma ser servido dentro do próprio coco verde e salpicado com amendoim.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Restaurantes em Bangkok

A cidade abriga ótimos restaurantes, alguns inclusive estão na lista dos melhores da Ásia e do mundo. Preparei uma listinha com dicas para você encontrar os melhores restaurantes de Bangkok:

 

Gaggan

Melhor restaurante de Bangkok
Gaggan é o mais famoso restaurante de Bangkok | Foto: Gaggan.

O restaurante mais famoso de Bangkok é o Gaggan, que é considerado o melhor restaurante da Ásia. A casa é especializada em comida indiana, mas apresenta um novo conceito, servindo uma comida indiana mais moderna e pouco convencional. Como é de se esperar, ela é bastante aromática e saborosa. Vale a pena conhecer.

 

Nahm

Melhores restaurantes da Tailândia
Restaurante fica em um hotel | Foto: Nahm.

Para quem deseja ir a bons restaurantes de comida tailandesa, o Nahm é uma das melhores opções de Bangkok. Ele fica no hotel The Metropolitan e ocupa o sétimo lugar do ranking de restaurantes de toda Ásia. Nele você poderá provar alguns dos pratos mais tradicionais da culinária do país.

 

Blue Elephant Restaurant

Principais restaurantes de Bangkok
Esse restaurante é também uma cozinha escola | Foto: Blue Elephant.

O Blue Elephant além de restaurante, é uma cozinha escola. Quem quiser aprender, poderá ter aula com o chef e ao final comer o que produziram durante a aula. Para quem não pretende cozinhar, é possível somente almoçar no espaço.

 

Sala Rim Naam

Comida boa em Bangkok
Restaurante está entre os melhores espaços para refeições. Foto: Sala Rim Naam.

O Sala Rim Naam é um restaurante muito visitado por turistas. Além de servir as comidas típicas da Tailândia, ele oferece ainda uma programação com shows de dança tailandesa, provendo uma imersão na cultura do país.

O espaço é bastante agradável e inclui um terraço com uma bela vista linda do Rio Chao Praya, onde são colocadas mesas ao livre durante a primavera e o verão.

E você, comeria tranquilamente em Bangkok? Deixe nos comentários suas experiências gastronômicas mais exóticas!

 

Confira os últimos artigos sobre a Tailândia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *