Comida em Cruzeiro: como é o consumo em restaurantes no navio

por Will Junqueira

Comida em Cruzeiro: como é o consumo em restaurantes no navio

Para quem está pensando em fazer uma grande viagem em alto mar, já aviso que a comida em Cruzeiro não é uma preocupação que você deve ter, visto que a qualidade e as opções que você encontrará são comparáveis a qualquer grande hotel.

Ainda assim, há algumas diferenças, principalmente quanto à logística de toda a alimentação em uma grande embarcação, o que está incluso ou não no consumo em um navio.

No geral, o cardápio de um cruzeiro agrada a todas as pessoas, com opções que vão desde as comidas servidas em um café ou lanchonete, até refeições da mais alta gastronomia.

Já devo avisar que, em alguns casos, é preciso ficar atento ao quanto se gasta no navio, visto que algumas dessas opções não estão inclusas em todos os pacotes, assim como a taxa de serviço (mais conhecida como gorjeta). Sabendo de tudo isso, fique atento a todo o conteúdo abaixo para não entrar em nenhuma roubada!

Para tornar sua vida mais fácil, e também o seu planejamento mais simples,  continue comigo para entender perfeitamente como funciona tudo sobre a comida em cruzeiro, além de como aproveitar da melhor forma seu tempo em mar aberto.

Aproveite => Comprar dólar e euro online

Seguro viagem para cruzeiro »

 

Tudo sobre comida em Cruzeiro

Cruzeiro em alto mar
Companhias de cruzeiros marítimos costumam oferecer serviços semelhantes.

No geral, o processo é bastante padronizado quando o assunto é comida em cruzeiro, independente da companhia marítima que você escolher. Porém, pode haver algumas pequenas mudanças de uma para outra e, portanto, irei falar abaixo um pouco sobre minha experiência nos navios MSC — que já embarquei por duas vezes.

Dessa forma, creio que você poderá ter uma boa ideia de como funciona o assunto em geral. Neste artigo falarei de como funcionam os restaurantes e como é a comida nos navios das seguintes companhias:

  • MSC Cruzeiros
  • Costa Cruzeiros
  • Royal Caribbean

CLIQUE AQUI para comprar pacotes de Cruzeiros Marítimos »

 

Comida em Cruzeiro: como funciona

MSC Cruzeiros

Empresas de Cruzeiros
Cruzeiro da MSC.

A italiana MSC oferece a seus passageiros algumas opções quando o assunto é alimentação, sendo a maioria delas inclusa nos pacotes. Existem nos navios os restaurantes principais — no Orchestra, por exemplo, são dois — em que as refeições são à la carte. Nesses restaurantes principais você tem uma mesa fixa para toda a viagem.

Além disso, existe um restaurante buffet em que você pode encontrar opções bem legais ao longo de todo o dia. No café da manhã sempre há uma infinidade de alternativas — de frutas, até pães, bolos e pratos quentes —, enquanto no resto do dia é possível achar lanches, pizzas, carnes e tudo mais que você procurar.

À noite, há até uma seleção para aquela refeição antes de dormir. Além disso, os navios ainda dispõem de diversos bares, cafés e algumas opções pagas.

Dica => Como arrumar a mala para viajar

 

Costa Cruzeiros

Principais cruzeiros
Costa Cruzeiros.

A também italiana Costa oferece um pacote bastante similar ao da sua conterrânea quanto à comida em cruzeiro, disponibilizando também restaurantes à la carte, chamados de Restaurantes Clássicos. Neles, são servidos principalmente pratos da culinária italiana, remetendo sempre à nacionalidade da companhia.

Também é possível encontrar em seus navios a opção de self-service, porém não para o café da manhã.

A partir do horário do almoço, o salão estará aberto e caberá apenas a você a árdua tarefa de escolher entre os diversos pratos disponíveis.

Essa é uma ótima opção para quem deseja frequentar um local um pouco mais informal, ou mesmo para comer algo mais leve.

Também estão presentes nos navios algumas opções de restaurantes asiáticos, italianos ou hamburguerias, mas esses com valores que devem ser acertados no check out.

Opção => Pacote para cruzeiro no Carnaval

 

Royal Caribbean

Cruzeiros Royal Caribbean
Oasis of the sea, da Royal Caribbean | Foto: Baldwin040, via Wikimedia Commons.

Confesso que nunca estive em um navio da companhia norueguesa, mas já ouvi de diversas pessoas que a qualidade de sua alimentação é superior às demais. Ao pesquisar melhor, é possível entender o porquê.

Primeiramente, eles oferecem o mesmo que as duas companhias citadas acima, com um restaurante mais formal à la carte e um buffet — chamado de Windjammer —, com ambiente mais casual. Ambos estão disponíveis em toda a frota da empresa e inclusos em todos os pacotes.

O diferencial da companhia se dá pela grande oferta de opções fora dos pacotes — você deve pagar para poder consumir —, que passa desde pequenos cafés e docerias até franquias de grandes marcas internacionais, como a hamburgueria Johnny Rockets, a cafeteria Starbucks e o restaurante italiano Jamie Italian by Jamie Oliver.

É óbvio que tudo tem seu preço e, consequentemente, a sua conta ao final da viagem deve ficar bem mais cara que nas outras empresas, mas, mesmo que você não consuma, é sempre bom ter essas opções!

Leia mais => Vacinas necessárias para viajar

 

Comida em Cruzeiro: opções

Buffet, a opção básica

Comida em navios
Serviço de buffet sempre está incluso no pacote | Foto: Ypisilon, via Wikimedia Commons.

Como explicado acima, todas as companhias oferecem como opção ao menos um restaurante buffet, que conta com o sistema self-service.

Normalmente, é nesse local que se concentra a maior quantidade de pessoas, principalmente por conta do ambiente um pouco mais descontraído.

Neles também há uma maior variedade de pratos, além de serem bem localizados dentro do navio.

Afinal, esses restaurantes costumam ficar próximos às piscinas ou centros de entretenimento. Em determinados horários, é até difícil encontrar uma mesa para se sentar.

Não se assuste, em momentos como esse é bastante comum você ter que dividir a mesa com outras famílias, o que se mostra uma experiência bem positiva e diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Outro ponto interessante dessa opção é que, no geral, eles funcionam durante grande parte do dia, então as refeições vão mudando ao longo das 24 horas, passando de pães e bolos no café da manhã, hambúrgueres, porções e pratos quentes no almoço.

E, lanches mais leves durante a tarde, refeições mais elaboradas durante o jantar e chegando até o fim da noite com wraps, alguns doces e café. Normalmente, são servidos de forma gratuita nesses locais água, café, sucos pré-definidos e chás. Qualquer bebida diferente deverá ser acertada no momento de saída do navio.

Internacional => Pacote de Cruzeiro na América do Sul

 

À la carte

Comida em cruzeiro
Pratos à la carte sendo preparados na cozinha de um navio.

Os restaurantes principais são as opções à la carte. Geralmente a mesa fixa durante toda a viagem, assim como o horário da sua refeição.

A não ser que seu grupo seja grande, você deverá dividir a mesa com outras famílias, dependendo do tamanho da mesma.

Os pratos são mais requintados e há um menu previamente selecionado em que você já escolhe sua entrada, prato principal e sobremesa assim que entra no ambiente.

 Esse tipo de comida em cruzeiro costuma ser servida em um ambiente mais formal, inclusive com código de vestimenta.

Independente se é verão ou do tema do cruzeiro, não se pode entrar nesses restaurantes com chinelos, bermudas ou até camisetas, dependendo da ocasião.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É lá também que ocorre o tão famoso jantar com o comandante, uma noite especial em que é possível até tirar fotos com o maior nome do navio.

Outro ponto interessante sobre esse restaurante é que, por conta da quantidade de passageiros e o tamanho dos restaurantes, não há como todos comerem ao mesmo tempo.

Sendo assim, quando você fecha seu pacote precisa já escolher o horário de sua refeição, que pode ser às 19 ou às 21 horas, normalmente.

Mas não se preocupe, para quem faz a opção das 19 horas, pode pegar o show da noite às 21 horas, enquanto os que jantam no segundo turno assistem ao espetáculo primeiro. Em algumas embarcações maiores, é possível que haja até três turnos de jantar.

Incrível => Lugares para ver o pôr do sol

 

Lanches e café

comida em navios
Lanches rápidos, doces e o famoso cafezinho podem ser encontrados nos navios.

Para quem, assim como eu, gosta de comer fora dos horários convencionais — aqueles famosos lanchinhos da tarde, cafezinho antes de voltar para o quarto ou sobremesa antes de dormir — também há muitas opções a bordo.

Primeiramente, há sempre os restaurantes buffet, que ficam abertos praticamente o dia inteiro, com opções para todos os gostos. Mas esse tipo de comida em cruzeiro não para por aí.

Para os amantes de café, são diversos os bares espalhados pelo navio que oferecem a bebida e todas as suas variações, passando do expresso ao cappuccino, e até versões mais extravagantes que, para ser bem sincero, eu nem sei explicar ao certo. Mas o que importa é saber que tem muito café por lá, sim.

Nos cruzeiros da MSC que viajei, não havia nenhum alimento nesses bares e, portanto, para comer eu tinha sempre que recorrer ao buffet — onde o café básico é gratuito, lembra?

Nos navios Costa a melhor opção também acaba sendo a mesma. Já a Royal Caribbean oferece diversos restaurantes com mais alternativas, tanto de comidas quanto bebidas.

Só não se esqueça de que as bebidas não estão inclusas, nem os alimentos que não forem dos restaurantes citados nos tópicos acima.

Sendo assim, veja bem o que vai consumir, para não acabar com uma grande surpresa quando for fechar sua conta.

Dicas => Viajar com crianças

 

Bares e baladas

Baile de máscara
Cruzeiros costumam oferecer festas temáticas e bastante animadas.

Você não pode ter achado que eu ia esquecer de falar desse tópico, por favor. É claro que há diversas alternativas para o entretenimento dos que podem desfrutar de sua maioridade, passando desde bares até grandes casas noturnas com toda a infraestrutura, animação e efeitos especiais de uma balada convencional.

Começando pelos bares, são muitas opções dentro de um navio, sendo cada uma com uma temática bastante diferente, o que acaba por agradar a todos os públicos, independente da idade.

Há locais mais intimistas, com um jazz tocando ao fundo, grandes poltronas confortáveis e pessoas com vestidos e smokings.

Do outro lado você já pode encontrar ambientes mais movimentados, com aula de dança e bingo.

No andar de baixo é possível encontrar um bar especializado em vinhos, e um outro com foco em whisky. Opção é o que não falta!

Agora, se sua vontade é chegar na pista de dança e se liberar ao som de muita música eletrônica, ou ainda em festas temáticas dos anos 1970, 1980 e 1990, também existe um espaço para você.

Normalmente há mais de uma balada nos navios, sendo ao menos uma mais familiar e outra para um público mais jovem, podendo ter até mais espaços ainda, dependendo do tamanho da embarcação.

Atenção => Seguros Promo é confiável?

 

Restaurantes pagos

Bar em navio
Restaurantes pagos também são encontrados nos cruzeiros.

Além de todas as opções citadas acima, praticamente todos os navios oferecem a seus passageiros restaurantes com cardápios específicos, mas que não estão inclusos no pacote. Isso significa que sim, você terá que pagar para comer nesses locais.

Ainda assim, essa pode ser uma alternativa bastante interessante, especialmente em roteiros mais compridos, que podem te deixar enjoado de comer sempre pratos parecidos.

Os estabelecimentos mudam muito de acordo com a companhia e o navio em que você estiver embarcado.

Pesquise bem tanto quando for fechar sua viagem quanto quando entrar no cruzeiro. Hamburguerias, pizzarias, culinária asiática e italiana.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

De tudo um pouco é possível achar nessas embarcações, cabendo a você escolher se vale a pena gastar um pouco mais a fim de ter uma experiência gastronômica diferente em sua viagem.

Confira => Cidades mais lindas do mundo

 

VIP

Cruzeiro com Spa
Spas são experiências VIPs em navios | Foto: Chad Sparks, via Creative Commons.

Como em todo ambiente, quanto mais você paga, mais você tem. E em um cruzeiro não poderia ser diferente.

Assim, pensando nos passageiros mais abastados, as companhias desenvolveram espaços VIPs dentro de seus navios, onde o hóspede pode pagar a mais a fim de ter uma exclusividade em sua viagem.

Esses espaços podem variar bastante de acordo com a embarcação em que você se encontra, podendo ser apenas um restaurante mais requintado, ou ainda um ambiente completo, com cabines exclusivas, spa, piscinas e tudo mais que um passageiro VIP espera.

Obviamente que o custo de uma experiência como essa é muito mais elevado que os valores que estamos acostumados a ver, o que o torna realmente um grande investimento.

É necessário verificar bem se essa troca compensa, visto que é preciso analisar o real período em que você permanecerá no navio para aproveitar tudo isso, já que boa parte dos dias você estará fora da embarcação, conhecendo cada detalhe das paradas de seu roteiro.

Descubra => Passeios guiados ao redor do mundo

 

Pacote de bebidas

Drinks em navios
Pacotes de bebidas compensam somente para quem consome bebidas alcoólicas.

Quando se trata de comida em cruzeiro, a grande maioria dos pacotes são considerados all inclusive, mas na verdade não incluem as bebidas.

Sendo assim, as companhias costumam oferecer aos passageiros um pacote de bebidas, que tem um número determinado que você pode consumir durante a viagem, já com um preço fixo.

Para pessoas que consomem bastante bebida, especialmente as alcoólicas, o pacote realmente vale a pena. Porém, é sempre bom analisar bem antes de fechar a compra.

Isso porque normalmente é considerado um valor fechado para qualquer bebida — 5 dólares, por exemplo —, independente se for uma água de 2 dólares ou um drink de 15 dólares.

No meu caso, que não bebo álcool, não compensava, visto que eu podia pegar água de graça no restaurante, e os sucos ou refrigerantes que tomava eram mais baratos que esse valor fechado. Por conta disso, é necessário fazer um estudo antes de fechar esse pacote.

Outro fator importante é que algumas companhias não deixam que cada hóspede tenha uma opção — entre pegar ou não o pacote de bebidas —, ou seja, se um fechar, todos da cabine precisarão, obrigatoriamente, fechar também.

Outras opções => Resorts all-inclusive pelo mundo

 

Restaurante e comida em Cruzeiro

Comida em Cruzeiros
Os cardápios costumam ter opções para todos os paladares.

Com todas as informações, acredito que você já deve ter percebido que é meio difícil sair de uma viagem de cruzeiro mais magro do que entrou.

São muitas opções e a qualidade é muito boa, então, se você não tomar cuidado, é bem capaz de ficar comendo o dia inteiro.

Além disso, a variedade de alternativas agrada a pessoas de todas as idades, costumes e dietas — já existem pratos sem glúten, kosher, vegetarianos, veganos ou para pessoas com alergias em todos os estabelecimentos —, e ainda é possível solicitar um cardápio que combine com sua dieta especial.

Se está planejando sua viagem de navio, aproveite para ler também sobre compras em Cruzeiro e entretenimento em Cruzeiro.

E, para uma noção macro da experiência, leia o artigo Cruzeiro Marítimo: guia completo sobre essa viagem.

Por conta de tudo isso, posso dizer a você que comida em cruzeiro é muito boa e, mesmo que tenha algo que você não goste, haverá sempre outra opção que te agrade. Aproveite esse conhecimento e agende sua próxima viagem para o alto mar!

Não se esqueça também de comentar o que achou do texto e de deixar suas dúvidas ou sugestões nos comentários.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Will Junqueira

ESCRITO POR

Will Junqueira

Will Junqueira, 25 anos, é publicitário e redator. Formado em Publicidade e Propaganda e com pós-graduação em Marketing Digital, já morou tanto em San Diego, nos Estados Unidos, quanto na Cidade do México, além de conhecer outros 12 países. Hoje, escreve principalmente sobre suas viagens, negócios e carreira, empreendedorismo e marketing.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *