Início / Ásia / Clima, monções e melhor época para ir a Tailândia

Clima, monções e melhor época para ir a Tailândia

A dúvida mais comum de todos os viajantes é: qual a melhor época para visitar o lugar que planeja conhecer? E quando o destino é a Tailândia e países do Sudeste Asiático, a resposta pode ser mais complicada do que parece. Por essas e outras, é importante pesquisar qual a é melhor época para ir a Tailândia, pois a chuva não pode prejudicar suas tão sonhadas férias!

Mesmo não sendo um país tão grande, a Tailândia tem um clima bastante complexo e com variações entre as suas regiões. Isto porque ela tem duas costas com regimes climáticos opostos e alta ocorrência de chuvas no país em alguns períodos, devido as monções.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar nas principais ilhas da Tailândia

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Clima na Tailândia

Melhor época para ir a Tailândia
Vai para a Tailândia? Atenção com as monções asiáticas.

O clima na Tailândia é tropical, quente e úmido. Pode-se dizer que o país tem duas estações: uma úmida e uma seca. Faz calor ao longo de todo o ano, mas nos meses de abril e maio as temperaturas são escaldantes, sobretudo em Bangkok.

Elas são tão quentes que podem atrapalhar alguns passeios, como as visitas aos principais pontos turísticos de Bangkok, e também seus arredores. Já no inverno, além de ser época mais seca (na maior parte do país), as temperaturas, apesar de continuarem altas, são mais agradáveis.

Na hora de planejar uma viagem, o segredo é ficar atento as chamadas monções asiáticas. Devido a esse fenômeno climático, há abundância de chuva na estação úmida. As chuvas são tão intensas e contínuas que prejudicam qualquer passeio. Então, a dica é evitar ao máximo o período das monções na hora de marcar a viagem.

Entretanto, há um fator complicador: o país tem duas costas com muita variação de clima entre elas. Então, é preciso ficar atento ao comportamento climático da região que pretende visitar, pois há grandes chances de acertar em uma e errar na outra.

 

Entendendo as Monções Asiáticas

O que são monções asiáticas
Monções são ventos que mudam de acordo com as estações do ano.

Mas afinal, o que são as tais monções asiáticas? Em resumo, monções são ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano. Em uma época, elas levam ar úmido do oceano para o continente, causando chuvas fortes. E, em outras estações, carregam o ar seco da terra para o mar.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Na Tailândia, as monções são complicadas porque como disse acima, o país tem duas costas banhadas por mares diferentes e, em cada uma delas, as monções não acontecem na mesma época do ano.

 

Região central e norte da Tailândia

Clima e quando ir a Tailândia
Melhor visitar o norte da Tailândia na estação seca.

Uma região bastante visitada no país é a central que, entre outras cidades, abriga Bangkok. A região norte, onde ficam as cidades de Chiang Mai e Chiang Rai, também recebe um grande fluxo de turistas. Nestes locais, o clima tropical tem duas estações bem definidas:

  • Maio a novembro: quente e úmida;
  • Final de novembro até abril: período no qual ocorre a estação seca.

E esta última, é exatamente a fase mais indicada para visitar a região. Apesar deste período englobar o inverno, as temperaturas são bem agradáveis, tanto no norte como ao centro, esse último podendo atingir até 30º C.

 

Costa do Mar de Andaman

Monções na Tailândia
Melhor época para visitar a região é entre o final de novembro e abril.

Esta é a região onde ficam algumas das praias e ilhas mais visitadas do país, como Phuket, Krabi, Ko Phi Phi, Railay Beach, entre outras. A costa do Mar de Andaman tem um clima bem semelhante ao da região central e norte, entretanto por estar no litoral, é mais afetada pelas monções, ou seja, é tudo mais intenso. Desta forma, a lógica é a mesma:

  • Maio a novembro: clima é quente e muito úmido, com chuvas em abundância;
  • Final de novembro ao fim de abril: é a época mais seca e indicada para se visitar a região.

É bom lembrar que nos meses de dezembro e janeiro é altíssima temporada na região. As praias ficam bem cheias, sobretudo de turistas europeus que fogem do inverno.

Assim como em Bangkok, não precisa se preocupar com o fato de ser inverno no país. As temperaturas superam a casa dos 30°C com facilidade e você poderá curtir as praias numa boa.

Pensando na viagem e não sabe por onde começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, compre por R$ 29,90 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Costa do Golfo da Tailândia

Como funcionam as monções asiáticas
Deixe para visitar o Golfo da Tailândia de janeiro a maio.

A costa leste do país, chamada de Golfo da Tailândia, abriga praias como Ko Samui, Ko Phan Ngan e Ko Tao. Nesta região, o período de chuvas tem início no mês de agosto, tem seu auge, com as chuvas mais intensas, em outubro e novembro.

Mas até o final de dezembro ainda chove bastante. Assim, o período ideal para visitar a costa leste é de janeiro até maio. Os meses de junho e julho também são boas opções para quem deseja visitar exclusivamente o Golfo da Tailândia.

 

Melhor época para ir a Tailândia

Quando é melhor visitar a Tailândia?
Em geral, melhor época para visitar a Tailândia é entre novembro e março.

Quando pensamos a Tailândia como um todo e seus principais destinos turísticos, a melhor época para visitar o país é entre Novembro e Março. Neste período, acontece a monção de Nordeste, quando o vento sopra da China, deixando o tempo mais seco e as temperaturas mais agradáveis na maior parte do país.

Entretanto os turistas que optarem por viajar nos meses de novembro e dezembro, devem evitar a Costa do Golfo da Tailândia, devido a possibilidade de chuva. Já entre janeiro e início de abril, é possível visitar todos os destinos sem medo das chuvas, incluindo também a costa leste.

 

Confira os últimos artigos sobre a Tailândia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *