10 cidades mais baratas da Inglaterra para intercâmbio

por Anynha Portillo

10 cidades mais baratas da Inglaterra para intercâmbio

Descobrir as cidades mais baratas da Inglaterra foi a minha primeira preocupação quando eu decidi fazer intercâmbio na Europa. Morar em Londres, a princípio, é o que mais chama atenção dos intercambistas. Contudo, o grande problema é que a capital acaba tendo um custo de vida maior e está longe de ser uma das cidades mais baratas do Reino Unido. Mas quais são as melhores cidades da Inglaterra para morar?

Por experiência própria, afirmo que passar uma temporada em cidades pequenas da Inglaterra, com custo de vida mais baixo, é uma oportunidade fantástica. É verdade que Londres é quase uma parada obrigatória para quem vem estudar na Inglaterra. Mas não é necessário viver na capital para desfrutar dos seus atrativos. Existem algumas cidades próximas a Londres que são ótimas opções para estudantes brasileiros. Quer conhecer quais são as melhores opções e escolher o seu próximo destino? Veja minha lista, com mapa para localização!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis da Inglaterra

Seguro viagem para intercâmbio »

 

Lista das cidades mais baratas da Inglaterra

Cidades mais baratas da Inglaterra
Brighton é uma das opções mais baratas do que Londres.

Ao decidir fazer o intercâmbio no Reino Unido, eu já tinha muita certeza de que a Inglaterra era o país da Europa que eu mais me identificava para passar uma temporada e estudar inglês.

Então, só tive que descobrir qual cidade combinava mais com meu perfil. Como universitária, só havia uma certeza: precisava economizar. Diante disso, as cidades mais baratas para morar na Inglaterra que encontrei foram:

  1. Bournemouth
  2. Manchester
  3. Northampton
  4. Birmingham
  5. Oxford
  6. Cambridge
  7. Canterbury
  8. Brighton
  9. Liverpool
  10. Bristol

 

Cidades com custo de vida baixo na Inglaterra

Melhores cidades para intercâmbio na Inglaterra
Cidades mais baratas da Inglaterra: Bristol também é uma cidade econômica, se comparada a Londres.

De cara, Londres foi descartada devido aos preços exorbitantes e a missão de encontrar um lugar que me proporcionasse tudo que eu almejava (estudo, moradia em casa de família e lugares para visitar). Encontrar algum lugar que coubesse no meu orçamento parecia uma tarefa impossível… Mas não foi!

Embora os principais pontos turísticos de Londres sejam um sonho, descobri que existem outras cidades baratas na Inglaterra! Acabei escolhendo Bournemouth. Veja agora, os detalhes da minha escolha e todas as outras opções para economizar durante intercâmbio no Reino Unido:

Como ter? => Internet na Inglaterra

 

1) Bournemouth

Fazer intercâmbio na Inglaterra
Cidades mais baratas da Inglaterra: Bournemouth foi a minha escolha econômica para estudar na Inglaterra.

Bournemouth foi a cidade que escolhi para passar uma temporada de quatro semanas estudando inglês na ETC International College. A cidade oferece escolas que atendem especialmente intercambistas e o custo de vida da cidade chega a ser 50% mais barato do que os preços de Londres. Confira os passeios imperdíveis em Londres.

Com cerca de 380 mil habitantes, Bournemouth está localizada a 170 km de Londres e é perfeita para os brasileiros que não aguentam ficar longe do clima praieiro (que é o meu caso). Falando nisso, conheça algumas das melhores praias da Inglaterra!

A cidade possui uma encantadora praia, com uma belíssima orla, ideal para os amantes da natureza que desejam admirar as belíssimas paisagens que o ambiente proporciona.

E, até mesmo que não gosta de praia, pode aproveitar a estadia em Bournemouth. Nela há diversos bares, pubs, clubs, jardins, praças (com direito a passeio de balão), tudo em um lugar onde é possível fazer muita coisa sem precisar de nenhum tipo de transporte.

Fiz a opção de passar as quatro semanas morando em casa de família, o que para mim, compensou, pois o pacote me deu direito ao café da manhã e jantar na residência. Quem escolhe dividir apartamento, por exemplo, apesar de pagar um pouco mais barato por isso, precisará fazer todas as refeições por fora.

A vivência com a família e os demais intercambistas que dividiam a casa e quarto comigo também me ajudaram a praticar e aperfeiçoar o meu inglês, além de ampliar meus conhecimentos sobre a cultura dos países de origem de cada um dos moradores.

 Tour => Ônibus turístico por Bournemouth por apenas 14 euros

 

2) Manchester

Cidades mais baratas para morar na Inglaterra
Cidades mais baratas da Inglaterra: Manchester é 20% mais barata que Londres.

Manchester foi outra cidade que apareceu na minha pesquisa como uma das mais baratas para morar na Inglaterra. Em libras, o aluguel é aproximadamente 20% mais barato que os apartamentos na capital.

A 321 km de Londres, o local é perfeito para aqueles que querem viver a emoção de uma capital, mas sem ter que arcar com os altos custos de vida dela. Manchester tem cerca de 3,6 milhões de habitantes, sendo um grande centro econômico da Inglaterra, ótimo para quem deseja fazer um intercâmbio para trabalho, por exemplo.

Manchester também é conhecida graças às suas grandes atividades culturais, por conta dos diversos museus que a cidade possui. O intercambista também consegue economizar mais um pouco em Manchester graças às diversas atrações gratuitas oferecidas pelo destino.

Navegação => Cruzeiro pelo canal de Manchester por menos de 11 euros

 

3) Northampton

Cidades mais baratas de todo o Reino Unido
Cidades mais baratas da Inglaterra: Northampton tem refeições baratas para estudantes.

Apesar de ter um aluguel mais caro do que as cidades já mencionadas (mas ainda assim, mais econômica do que Londres), Northampton é considerada uma das cidades mais baratas de todo o Reino Unido, para quem deseja fazer intercâmbio.

O custo diário de Northampton, com refeições, gira em torno de 10 libras e a tarifa de transporte é £ 2,23. Uma ótima opção para os estudantes que preferem/precisam fazer as refeições independentes.

A apenas 111 km de Londres, Northampton tem aproximadamente 220 mil habitantes e é uma cidade bastante pacata e que preserva a natureza. Opção para quem deseja estar relativamente perto da capital, mas sem perder os encantos de uma cidade mais tranquila.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Inglaterra. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Curiosidade => Como usar Whatsapp na Europa?

 

4) Birmingham

Intercâmbio em Birmingham
Birmingham: monumentos e parques dão charme a uma das cidades mais baratas do UK.

Assim como Manchester, Birmingham é um ambiente maravilhoso para quem gosta de uma cidade bastante agitada, mas deseja fugir dos altos preços de Londres.

Considerada a segunda maior cidade da Inglaterra, Birmingham é bastante moderna e o lugar sedia diversos eventos e conferências mundialmente reconhecidos.

E, apesar de moderna, Birmingham também conta com a beleza de monumentos, estátuas e prédios antigos, dando à cidade uma arquitetura de tirar o fôlego.

O custo de vida para um intercambista que escolhe viver em Birmingham, também é consideravelmente mais barato do que Londres; aproximadamente 22 libras diárias pelo aluguel de um quarto.

Descubra => Cidades perto de Londres para visitar de trem

 

5) Oxford

Orford é mais barata que Londres
Cidades mais baratas da Inglaterra: Oxford, outra opção barata para morar em Londres.

Para os estudantes, principalmente universitários que desejam realizar intercâmbio, Oxford é uma das melhores cidades da Inglaterra. Além de ficar a apenas 1 hora de Londres e ter um aluguel quase 600 libras mais barato que a capital, ela também possui uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo.

Com seus 130 mil habitantes, além da famosa universidade, Oxford é uma cidade rica em museus, bibliotecas, teatros, galerias e lindos parques. Por falar nisso, descubra o que fazer em Oxford.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Oxford é um ambiente bastante agradável de viver e, por ser uma cidade universitária, a maioria dos moradores são jovens e a noite do lugar costuma ser bastante agitada.

Imperdível => Tour a pé pela cidade e universidade de Oxford

 

6) Cambridge

Fazer intercâmbio em Cambridge
Cidades mais baratas da Inglaterra: Cambridge, universidade e lindas paisagens fazem da cidade perfeita para intercâmbio.

Assim como Oxford, Cambridge é igualmente uma cidade maravilhosa para quem pretende estudar na Inglaterra, pois é também mundialmente conhecida por sua renomada universidade. 

Cambridge é uma ótima escolha para os brasileiros que querem economizar, pois o aluguel da cidade é ainda mais barato do que em Oxford. Conheça todos os pontos turísticos de Cambridge

E é possível, por exemplo, estudar ou trabalhar em Londres e aproveitar os ares mais calmos e naturais morando em Cambridge, pois ela fica a apenas 80 km da capital da Inglaterra.

Prático => Ticket para ônibus turístico em Cambridge

 

7) Canterbury

Cidade tipicamente inglesa para intercâmbio
Cidades mais baratas da Inglaterra: Canterbury, cidade tipicamente inglesa para estudantes.

Com uma arquitetura mais medieval, Canterbury é uma cidade tipicamente inglesa. Seus edifícios e igrejas antigos, juntos com os parques arborizados dão ao lugar uma imagem de verdadeira calmaria.

Além dos preços de aluguel, transporte e refeição serem mais baratos do que os de Londres, Canterbury tem uma importante vantagem: a localização. Com apenas uma hora de trem, o viajante consegue facilmente chegar à capital. Aproveite e leia também 10 cidades perto de Londres para um bate-volta de trem.

Canterbury está também muito próxima à praia e florestas.

Mistério => Tour dos fantamas em Canterbury por menos de 12 euros

 

8) Brighton

Fazer intercâmbio em Brighton
Brighton: linda e mais barata que Londres.

Conhecida como “mini Londres”, Brighton compete com a capital inglesa no sentido de bares, restaurantes e boates. Lugar ideal para quem não quer deixar de lado a vida agitada de uma cidade maior, porém também deseja viver em um ambiente mais calmo.

A cidade litorânea possui 250 mil habitantes e recebe sempre muitos intercambistas, pois sedia centros de ensino de referência, principalmente para alunos de fora do país. Se você curte o mar, leia também sobre as 20 melhores praias da Inglaterra.

E, apesar de ser comparada com Londres, Brighton, assim como as demais cidades, tem um custo de vida bem inferior se comparado à capital.

Fácil => Bilhete de ônibus turístico em Brighton

 

9) Liverpool

Fazer intercâmbio em Liverpool
Liverpool, música e inglês: combinação perfeita para estudantes brasileiros.

Com um aluguel cerca de mil libras mais barato que Londres, Liverpool é uma cidade bastante requisitada por intercambistas de todo o mundo, principalmente pelos brasileiros, devido ao seu caloroso verão. E saiba o que fazer por lá no artigo sobre os principais pontos turísticos de Liverpool.

Liverpool tem cerca de 460 mil habitantes e fica a 340 km de distância de Londres. É conhecida como “a cidade dos Beatles” e conta com a presença de badalados bares, clubes, restaurantes, museus e estádio de futebol, sendo uma cidade perfeita para quem é fã de esportes e, principalmente, da banda de rock.

Ingresso => The Beatles Story por menos de 20 euros

 

10) Bristol

Vale a pena estudar em Bristol
Bristol é uma das cidades preferidas dos estrangeiros para aprender inglês.

Com seus 500 mil habitantes, Bristol é um dos lugares com o custo de vida mais barato da Inglaterra.

Além de ser uma cidade muito acolhedora para estrangeiros e que oferece inúmeras opções de estudo, Bristol também é uma cidade muito turística, com vários pontos culturais e de diversão para o viajante.

A cidade possui inúmeras pubs, casas de shows, museus, shoppings, bares e restaurantes.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Além de ser mais em conta quando comparado à Londres, Bristol é uma das cidades mais escolhidas pelos estudantes por suas diversas atividades sociais, sendo possível a prática do inglês com pessoas nativas, mas também com estudantes de todo o mundo.

Relato => Porque é tão importante contratar um seguro viagem?

 

Cidades baratas da Inglaterra para morar

Onde aprender inglês na Inglaterra
Bristol na Inglaterra.

As dez cidades citadas neste blog de viagem são mais econômicas para viver do que Londres. Entretanto, cada uma delas tem suas particularidades que a tornam ideais para diferentes tipos de estudantes.

Algumas são mais calmas, outras agitadas; há aquelas que irão demandar um gasto diário com transporte; outras em que será possível o viajante realizar todas as atividades a pé. Mas todas elas apresentam ótimas instituições de ensino, trabalho e pontos turísticos.

Todavia, independentemente do destino escolhido, a oportunidade de fazer um intercâmbio é enriquecedora em vários sentidos, que vão muito além do aprimoramento do idioma; também é o momento perfeito para conhecer pessoas novas, amadurecer nas vivências e crescer culturalmente.

Quem deseja fazer intercâmbio em uma dessas cidades pode escolher entre se hospedar em casa de família (homestay), dividir aluguel com outros estudantes, estudar em colégios internos, morar sozinho, entre várias outras opções. Procure aquela que melhor se adapte ao seu estilo de vida (e orçamento, claro) e prepare as malas!

 

Dica final para fazer câmbio seguro e barato

É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la. De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.

Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa… O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.

Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Câmbio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.

E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.

E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade? É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.

Saiba mais no post sobre comprar dólar e euro online. Se preferir, já compare preços e compre online na Confidence Câmbio. E você ainda consegue bons descontos usando o cupom “queroviajarmais”.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Como enviar dinheiro para Inglaterra

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens. E tire suas dúvidas no post sobre comprar dólar e euro online.

 

Está pensando em fazer intercâmbio na Inglaterra? Deixe nos comentários quais são seus destinos preferidos!

 

Leia os outros posts sobre a Inglaterra:

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Fred Quintanilha

    Parabéns! Esse artigo vai me ajudar muito na escolha da cidade para morar enquanto estudo o idioma.