10 cidades antigas ao redor do mundo para visitar, e se apaixonar
Eu amo as cidades antigas ao redor do mundo. Sempre fui apaixonada por história e o que mais gosto de fazer quando viajo é conhecer lugares que vi nos livros. Por isso, falar sobre esse assunto que me deixa com os olhos brilhando!
A boa notícia é que o mapa mundi está repleto de lugares incríveis e cidades fundadas há centenas (e até milhares) de anos que parecem de brinquedo – ou o cenário de um filme!
De locais com uma forte ligação religiosa a outros que mostram a evolução da nossa sociedade, existem muitas cidades antigas que vão despertar a sua curiosidade mundo afora e mostrar como chegamos onde estamos hoje.
O mais interessante é que essas cidades históricas não estão só nos países da Europa, como você poderia imaginar, mas também na Ásia e até na América do Norte.
Então, prepare-se amante da história! Neste artigo você conhecerá as cidades mais antigas do mundo, de vários continentes como Europa e outros que reúnem cidades mais ricas do mundo antigo.
Cidades antigas pelo mundo para visitar
- Jerusalém (Israel)
- Santiago de Compostela (Espanha)
- Istambul (Turquia)
- Carcassonne (França)
- Dubrovnik (Croácia)
- Atenas (Grécia)
- Hoi An (Vietnã)
- Quebec City (Canadá)
- Cidade Antiga de Lijiang (China)
- Verona (Itália)
Lugares cheios de história para visitar
Pronto para uma viagem no tempo? Fique atento, cada uma dessas cidades antigas conquistará você pela quantidade de história que acumulou ao longo do tempo em suas grandes muralhas, templos e castelos. Impossível não se apaixonar por cada uma delas.
1) Jerusalém (Israel)
Você já deve ter ouvido falar (muito) sobre Jerusalém. Pois é, a cidade é considerada uma das mais importantes do mundo e também uma das mais polêmicas, já que é vista como sagrada por três religiões diferentes: o catolicismo, o judaísmo e o islamismo.
Assim, é claro que faz parte da nossa lista de cidades antigas do mundo. Dizem os historiadores que ela foi fundada 3.200 anos antes de Cristo e já foi dominada por diferentes povos (inclusive os macedônios e romanos) e hoje é 100% controlada pelo governo de Israel.
Alguns passeios que você não pode deixar de fazer entre os pontos turísticos de Jerusalém:
- Conhecer o Museu do Holocausto, que relembra os horrores pelos quais o povo judeu passou durante a Segunda Guerra Mundial de forma muito tocante;
- Visitar a Igreja do Santo Sepulcro, onde Jesus foi crucificado e onde ressuscitou três dias depois;
- Ver de perto o Muro das Lamentações, local mais importante para os judeus, que diariamente rezam por lá;
- Visitar o Monte do Templo, onde está localizada a mais antiga mesquita do mundo (chama Al-Aqsa).
2) Santiago de Compostela (Espanha)
Os relatos bíblicos dizem que foi em Santiago de Compostela que o Apóstolo Tiago foi sepultado. Na cidade, ele pregou por muitos anos após a morte de Jesus. Foi morto quando voltou à Judéia, mas enterrado na Espanha.
Seu túmulo foi encontrado por um ermitão no século 9 (segundo a lenda ele foi guiado por uma estrela), o que deu início às romarias de fiéis até o local, vindos de todos os lugares da Europa.
Desde então, fazer o Caminho de Santiago de Compostela significa seguir rotas que chegam a Catedral da Cidade, onde supostamente o apóstolo está enterrado. Ver de perto a igreja, construída no século 12, com certeza fecha a peregrinação com chave de ouro.
Todo o caminho, claro, tem um fundo religioso forte, e é o que torna esse um destino tão procurado por pessoas que buscam refletir sobre si mesmas, provar as próprias capacidades físicas e encontrar um pouco mais de paz e tranquilidade mental.
Você pode fazer o Caminho de Santiago pela Galícia, na Espanha, ou também fazer o Caminho de Santiago pela França, que é o mais longo e mais famoso.
3) Istambul (Turquia)
Fundada no século 7 antes de Cristo, Istambul hoje é o casamento perfeito entre o ocidente e o oriente – a Turquia está localizada na Europa e na Ásia, bastando cruzar uma ponte na capital, Istambul, para mudar de continente.
É uma cidade que combina algumas das mais belas mesquitas do mundo e têm predominância da cultura islâmica, se vê aliada a um viés moderno que demonstra que a proximidade com a Europa teve os seus efeitos na sua evolução ao longo do tempo.
Foi nela que a Idade Média chegou ao fim, quando, ainda sob o nome de Constantinopla, caiu sob o Império Otomano em 1453. Pode ter certeza que o que você mais encontrará na cidade serão registros históricos da evolução da humanidade e suas religiões, além de uma arquitetura muito bem preservada, mesmo com tantos séculos de vida.
Se tiver que escolher um único local para ver, que seja Aya Sofia, a Igreja de Santa Sofia, construída entre os anos 527 e 565 pelo imperador Justiniano como uma forma de reafirmar o poder de Roma sobre a cidade.
Hoje, a igreja funciona como um museu (Museu Aya Sophia) e é, com certeza uma das construções mais impressionantes que você vai conhecer. Mas, se puder explore outros pontos como a Mesquita Sultan Ahmed (Mesquita Azul), o Grand Bazaar.
4) Carcassonne (França)
O cenário é o sul da França. No alto de uma montanha, você encontra a pequena Carcassonne, uma cidade medieval que deixa qualquer turista de queixo caído.
O que mais chama atenção, claro, é a sua Cité, nome dado à região localizada dentro das imponentes muralhas, que foi usada por romanos, visigodos e sarracenos como ponto estratégico de batalhas.
Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade reserva um passeio e tanto: fazer tours guiados revela vielas e detalhes que marcaram as batalhas sangrentas das quais a cidade foi palco ao longo dos séculos.
Um destaque fica para a Basílica Gótica de Saint-Nazaire, cujos vitrais de mais de 700 anos foram desmontados e escondidos nas montanhas ao redor na época em que os nazistas invadiram o território francês.
5) Dubrovnik (Croácia)
Falando em muralhas, a lista de cidades antigas chega a Dubrovnik, na Croácia. Se as praias croatas são um espetáculo à parte, acredite quando digo que você vai deixá-las de lado num piscar de olhos para conhecer mais de perto Dubrovnik.
O que chama a atenção é, justamente, o centro antigo, chamado de Stari Grad, envolto em uma grande muralha de dois quilômetros de extensão e 25 metros de altura – ou seja, é a maior cidade fortificada do mundo!
Também Patrimônio da Humanidade da Unesco, a cidade conta com inúmeras igrejas e catedrais icônicas, museus e vielas repletas de história, que transformam a cidade e um dos destinos mais disputados do Mar Adriático – sua proximidade com o mar azul (apesar da falta da areia) colabora 100% para isso também!
Dubrovnik serviu de cenário para o seriado Game of Thrones, o que já é atrativo suficiente para muitas pessoas quererem visitá-la.
6) Atenas (Grécia)
Eu não tinha como deixar de colocar a Grécia nessa lista das melhores cidades antigas do mundo. Pois é, Atenas é, com certeza, o destino perfeito para quem quer saber mais sobre a evolução da humanidade e da sociedade como a conhecemos hoje.
A cidade tem três milênios de vida (é isso mesmo!) e é o tipo de lugar para ser experimentada ao ar livre – a arquitetura local é o seu ponto alto.
Não deixe de conhecer a Acrópole e o Parthenon, além de outros principais pontos turísticos de Atenas que marcam o chamado berço da civilização Ocidental e o surgimento da democracia.
Fique de olhos bem abertos e saiba: é impossível não se apaixonar por Atenas e querer desvendar as lendas e mitos por trás de cada cantinho.
7) Hoi An (Vietnã)
Antiga capital imperial do Vietnã, Hoi An é outro destino que entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco. É considerada a cidade mais bonita do país e um lugar queridinho pelos turistas, mas que não perde o charme mesmo com tantas visitas anualmente.
O que faz desta cidade antiga um ponto turístico incrível é a mistura cultural: como foi um importante porto comercial de importação e exportação da Ásia, tornou-se centro de comunidades holandesas, chinesas e também japonesas.
Assim, é muito interessante fazer uma aula de culinária vietnamita durante sua viagem. Saiba que o Centro Antigo de Hoi An é fechado e você deve pegar uma pequena taxa de visitação para entrar – mas, acredite, vale a pena.
E, chegue cedo para evitar os turistas em massa que passam o dia pelo local e fique muito atento! Em cada esquina você encontrará arquiteturas, pinturas e detalhes que refletem a cultura local de forma majestosa.
8) Quebec City (Canadá)
Saindo da Ásia e indo diretamente para a América do Norte, a cidade de Quebec City, no Canadá, é um caso à parte.
Ela foi colonizada por franceses, o que faz do francês uma das línguas oficiais, mesmo o inglês sendo predominante nos demais estados canadenses.
Entre um desejo histórico pela separação do restante do país para formar uma nação independente e as particularidades de uma legislação local, Quebec City é uma das mais antigas cidades fundadas por um europeu nesta parte do continente americano – ela foi criada em 1608 pelo francês Samuel de Champlain.
E, sim, assim como tantas cidades antigas europeias, Quebec tem uma parte central que é cercada por uma muralha, e é dividida em dois níveis (um mais alto e outro mais baixo, assim como em Salvador, na Bahia), ligados por um caminho de ferro funicular.
A arquitetura tipicamente europeia, datada dos séculos 17 e 18, além de ser um polo da cultura francesa na América, é o que fazem dessa cidade tão charmosa e atrativa para os turistas.
9) Cidade Antiga de Lijiang (China)
Pense em um filme com uma estética à lá O Tigre e o Dragão. É isso que você encontrará na Cidade Antiga de Lijiang, na China, mas mil vezes melhor! Com o Himalaia no horizonte e ruas de pedras enquadradas com belos salgueiros, o local parece uma pintura.
Lijiang era parte da Rota do Chá e do Cavalo (que ligava a província chinesa de Yunnan, onde fica localizada, ao Tibete) e foi criada há mais de 800 anos – o que não significa que o seu charme se perdeu com o tempo, pelo contrário!
Nela, você vai encontrar o bem-humorado povo naxi, considerada a minoria étnica mais animada da China. Divirta-se com as apresentações de rua, explore as lojinhas de produtos locais e conheça as delícias gastronômicas.
10) Verona (Itália)
Por fim, mas não menos importante na lista de cidades antigas do mundo, volto à Europa para falar um pouco sobre a bela Verona, na Itália.
Lugar onde se passa a mais famosa e bela história de William Shakespeare, ‘Romeu e Julieta’, a cidade tem, mesmo, muito a dizer quando o assunto é romantismo.
Apesar da história do dramaturgo ser fictícia, visitar a casa de Julieta é ponto turístico imperdível.
Suba na sacada, deixe a sua mensagem de amor na mureta (o filme Cartas para Julieta mostra como!) e aproveite a vibe que, mesmo sendo altamente comercial, coloca você mais em contato com essa obra tão marcante.
No mais, deixe-se levar pela beleza da pequena cidade que conquista você logo na entrada com a Ponte Pietra e visite aArena, um anfiteatro construído no ano 30 antes de Cristo
Ele é mais bem conservado que o Coliseu, e que, até hoje, é palco de diversas apresentações.
Conheça as cidades antigas do mundo
Conhecer a nossa própria história é importantíssimo para não cometermos os mesmos erros do passado, ao mesmo tempo que mostram como chegamos onde estamos agora. Por isso, conhecer cada uma dessas cidades antigas não só é um passeio turístico incrível, mas um grande aprendizado.
É incrível ver de perto lugares que só vimos nos livros e entender a importância que eles tiveram ao longo da história da humanidade. Conhecer o Parthenon, entender porque as cidades eram muradas e até como uma igreja virou o ponto final de peregrinos do mundo todo diz muito sobre a humanidade.
Deu para perceber que eu só tenho elogios para passeios como esses. Então, aproveite! Escolha um e o transforme na sua próxima experiência de imersão histórica!
Não deixe de conhecer as cidades mais antigas do mundo, de vários continentes como Europa e outros que reúnem cidades mais ricas e mais antigas do mundo antigo.
Gostou das cidades antigas do mundo? Qual delas você quer conhecer? Participe nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *