Início / Américas / América do Sul / Brasil / Rio Grande do Sul / Chocolates de Gramado: lojas e atrações para os chocólatras

Chocolates de Gramado: lojas e atrações para os chocólatras

Quem é que nunca ouviu falar dos chocolates de Gramado? A mais conhecida das cidades da serra gaúcha é referência nacional no doce. Afinal lá nasceu o primeiro chocolate artesanal do Rio Grande do Sul e do Brasil. Hoje em dia, são inúmeras lojas e fábricas de chocolate em Gramado, além de lojas temáticas e até parques. O assunto é muito bem explorado e promete agradar a todos os chocólatras.

Neste artigo conto um pouco mais da história do chocolate de Gramado, além das principais atrações relacionadas ao tema. E ainda, dou dicas de algumas opções de marcas presentes, para você fazer boas compras em Gramado para degustar os melhores chocolates e agradar aos familiares e amigos. Vem comigo descobrir essas delícias e depois me conta qual você achou o melhor chocolate de Gramado. Já garanto que será difícil, porque são diversas opções ótimas.

Leia também => Onde ficar barato em Gramado e Canela 

Hotel Cercano em Gramado: como é se hospedar?

 

A tradição dos chocolates de Gramado

Chocolates de Gramado

A tradição do chocolate em Gramado é tão forte e presente na cultura local e no turismo, que a cidade reúne não só lojas, fábricas, mas também parques e atrações temáticas dedicadas ao tema. Que as comidas típicas de Gramado são sempre deliciosas, não é novidade. Além disso, o local é berço da primeira loja de chocolate artesanal do Brasil, nascida em 1975, sobre qual eu vou falar um pouco mais abaixo.

Imperdível => Ingresso para o Reino do Chocolate

 

Marcas tradicionais de chocolate de Gramado

Ficamos perdidos com tantas opções de lojas de chocolate em Gramado. Para te ajudar, conto um pouco de algumas das marcas mais conhecidas, que eu experimentei e amei!

Incrível => Sequência de fondues em Gramado

 

Prawer

De fato, eles sabem fazer um bom chocolate! A Prawer oferece sabores muito delicados e especiais. O Caramelisè com Pistache e o Salame de Chocolate são fabulosos, é uma riqueza de sabores. E ainda, tem várias outras delícias entre bombons e barras, que somam mais de 150 produtos.

Aproveite => Voucher 50% de desconto de chocolate quente

 

Lugano

Chocolate Lugano em Gramado
Foto: Eduardo P., via Wikimedia Commons.

Pouco depois veio o chocolate da Lugano, de 1976, outra referência de tradição de chocolate em Gramado, que conta com seis lojas só em Gramado e produz mais de 170 receitas.

Todas são feitas com matérias primas próprias, o que garante ainda mais qualidade ao produto. Os bombons de vários sabores são deliciosos, lembram pralinés belgas. 

Delícia => Café da manhã colonial em Gramado

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

Chocolate Gramadense

Loja de chocolate em Gramado
Loja da Chocolate Gramadense.

A Chocolate Gramadense é de 1982, igualmente tradicional, e seu fundador Altanísio Ferreira de Lima teve papel ativo no nascimento da primeira fábrica de chocolate de Gramado. São produtos delicados e deliciosos com alta concentração de cacau.

Possui várias opções de chocolate em barra e em formato de flores e bichinhos, além das trufas e bombons à granel. De todos, o meu preferido era a novidade da loja: grão de café coberto com chocolate.

A loja conta ainda com um espaço para degustar os chocolates lá mesmo, além de ter um cardápio com diversas opções de chocolate quente, entre outras bebidas e delicias à base de chocolate. 

Desconto => Sanduíche de Brownie na Serra Gaúcha

 

Florybal

Chocolate Florybal de Gramado
Loja temática da Florybal.

Relativamente mais nova perto das suas irmãs, a marca de Chocolates Florybal, que é de 1991, não deixa nada a desejar. Produz muitas gostosuras e é a que reúne mais lojas, várias delas inclusive temáticas, com personagens gigantes e uma bela decoração. Sem contar que são mais de 400 produtos, para todos os gostos e bolsos. 

Barato => Buffet livre com churrasco em Gramado

 

Outros parque temáticos de chocolate

Fábrica de chocolate em Gramado
Mini fábrica de chocolate em Gramado.

Além das lojas de chocolate, inclusive temáticas, a Florybal possui um dos principais pontos turísticos de Gramado, o Parque Terra Mágica Florybal. O paque da Florybal não é um parque de chocolates, mas é cheio de atrações mágicas. Entre elas, algumas cujo o visitante pode conferir minimamente como é feito esse chocolate.

Falando de chocolate e de parque, não tem como não falar do Mundo de Chocolate, um parque que reúne os mais belos pontos turísticos do mundo. Todos desenvolvidos em chocolate maciço. São mais de 200 peças, em 3 mil metros quadrados, que juntas somam 30 toneladas do doce. Entre as atrações estão a famosa Torre Eiffel e um Safári africano, para ficar só em duas e não estragar a surpresa.

Opção => Rodízio de Pizza típico em Gramado

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

Visitas às fabricas de chocolate em Gramado

Fábrica de chocolate em Gramado
Mini fábrica de chocolate em Gramado.

Além das lindíssimas lojas temáticas, que vão encantar adultos e crianças, muitas fábricas de chocolate de Gramado tem horários abertos para visita guiada. A Prawer, a Florybal e a Lugano são algumas delas.

Com tantas coisas para fazer no meu roteiro de 3 dias em Gramado, não fiz a visita às fábricas, mas pude conhecer o processo no Parque da Florybal, que além de ter uma loja e mini-fábrica, mostra como são as fazendas de cacau.

Delícia => Rodízio Italiano em Canela

 

Páscoa em Gramado

Chocofest, Pascoa em Gramado
Foto: Lúcia Bischoff, via Wikimedia Commons.

O feriado do chocolate, a Páscoa, não poderia passar em branco em Gramado. Nesta época ocorre o Chocofest, o maior festival de chocolate do Brasil. Desfiles, exposições, oficinas culinárias e mais atividades para as crianças com o tema de coelhinhos, chocolate e todo o universo da Páscoa. É diversão e sabor garantidos para toda a família.

Espero que você aproveite as dicas e se delicie. Depois me conte o que você achou e tente responder: qual o melhor chocolate de Gramado? 

 

Leia as últimas publicações de Gramado, Canela e região:

 

Carolina Arbache viajou a convite da Agência Due. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *