Caracas

As longas décadas de ditadura e a crise econômica da Venezuela, transformaram o turismo em Caracas numa espécie de “patinho feio” da América do Sul. É que muito se fala da falta de segurança, o que assusta muitos viajantes e tira o foco do que a capital tem de melhor.

E olha que há muitos atrativos interessantes em Caracas, que é uma cidade muito bonita, cheia de parques, praças, igrejas, museus, além da misturar com charme a arquitetura moderna com a colonial, preservada desde a fundação da cidade.

E, tudo isso, é cercado pela montanha Ávila, onde se pode chegar de teleférico, e pela costa litorânea. Apesar da preocupação de muitos, com planejamento e evitando bairros não-turísticos é possível conhecer e se apaixonar pelo lado bom de Caracas.

Quer saber mais sobre o turismo em Caracas? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da cidade, como se locomover, onde ficar e muito mais.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Caracas

Seguro viagem para América do Sul »

 

Turismo em Caracas: Mapa da cidade

  • País: Venezuela
  • Área: 2.050 km²
  • População: 2 245 744 habitantes

*Fonte: Wikipédia

Importante => Certificado internacional de vacina de febre amarela

 

Tudo sobre Caracas

tudo sobre caracas
Caracas fica aos pés da Montanha Ávila.

Santiago de León de Caracas, ou apenas Caracas, é a capital federal da República Bolivariana da Venezuela e cidade mais populosa do país, com mais de 5 milhões de habitantes.

Além de centro administrativo, financeiro, comercial, cultural e sede dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário).

Caracas fica na região centro-norte do país, a aproximadamente 15 quilômetros do mar do Caribe, mas separada do litoral pelo Parque Nacional El Ávila, onde está a montanha Ávila, a mais alto do país com mais de 2.600 metros de altura.

A cidade ainda é destaque na América do Sul pela alta gastronomia, lojas luxuosas e numerosos parques. Por outro lado, “sofre” com os problemas de uma grande cidade, como congestionamentos, poluição, infraestrutura e falta de segurança, tanto que já esteve no topo da lista de cidades mais perigosas do mundo.

 

Mais da história de Caracas

pontos turisticos caracas
Cidade foi fundada em 1567.

Os espanhóis descobriram a costa da Venezuela por volta de 1498. Até então, a região era habitada somente por índios.

A cidade de Caracas foi fundada em 1567 pelo explorador espanhol Diego de Losada. Rapidamente a vila cresceu e, em 1777 virou a capital da província.

A independência da Venezuela aconteceu em 1811, após diversos conflitos entre os nativos e os espanhóis.

No ano seguinte, um terremoto destruiu a cidade e fez surgir uma lenda curiosa: segundo as autoridades da época, o terremoto era uma punição divina pela desobediência dos nativos a coroa espanhola.

A lenda foi refutada pelo mais ilustre cidadão de Caracas, Simón Bolívar, conhecido como “O Libertador” por liderar revoluções que resultaram na independência de diversos países como Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Bolívia.

Segundo ele, os nativos continuariam a briga pela independência, mesmo se fosse para brigar com os próprios deuses que teriam mandado o terremoto.

No século XX, com a descoberta do petróleo no país, houve um grande crescimento econômico, mas os diversos anos de ditadura que resultaram em uma crise econômica desde a década de 1980/1990 frearam o desenvolvimento da cidade.

 

Outras informações de Caracas

roteiro em caracas
Torres de escritórios em Caracas | Foto: George Miquilena, via Wikimedia Commons.

Venezuela é formada pelo Caribe de um lado e pela Cordilheiras dos Andes do outro. Por isso, há muitas paisagens diferentes no país e clima também.

Há a parte de calor tropical, a parte com frio e neve e, em Caracas, o clima é intertropical.

Nesta região, não há tanta diferença entre as temperaturas altas e baixas, sendo as estações marcadas pela chuva.

Assim, recomenda-se como melhor época para visitar é de dezembro a abril, quando chove menos. Nos outros meses a chuva cai em abundância.

Por lá se fala espanhol e a moeda é, desde 2018, o bolívar soberano. A capital está a -1 hora do horário oficial de Brasília, aumentando para -2 horas no horário de verão brasileiro.

Para visitar Caracas, brasileiros não precisam de visto, somente um documento de identificação que pode ser o passaporte ou o RG.

Mala extraviada => Veja como funciona o seguro bagagem

 

O que fazer em Caracas

Veja este vídeo do site oficial do turismo da Venezuela e saiba mais sobre Caracas, capital desse país da América do Sul:

 

Pontos turísticos e passeios

pontos de interesse caracas
Parque del Este | Foto: Patriciacvegas, via Wikimedia Commons.

Já citei em alguns pontos deste artigo que, para muitas pessoas, a capital venezuelana é considerada a cidade mais perigosa do mundo.

Curiosamente, muitos viajantes consideram Caracas uma das capitais mais bonitas de toda a América do Sul.

São visões bem díspares do mesmo lugar e uma grande pena, quando pensamos no lado negativo, uma vez que o turismo poderia muito contribuir para o fim da crise econômica.

Para que você possa escolher se prefere ver o lado bom ou ruim da cidade, vou te mostrar os principais pontos turísticos de Caracas.

parques em caracas
Parque Nacional El Avila. Foto: Warairarepano e Guaicaipuro, via Wikimedia Commons

O mais famoso é o teleférico Warairarepano, localizado no Parque Nacional El Ávila. Ele começa na região central e sobe por 20 minutos até a montanha Ávila. E, lá do alto se tem uma vista maravilhosa da cidade.

Por outro lado, no Parque Del Leste você tem uma bela visão de Ávila, a montanha onde você sobre de teleférico.

Não deixe de conhecer o centro histórico de Caracas; com o Museu Casa Natal Simón Bolívar e o Panteão Nacional, onde Bolívar foi enterrado e está sua espada.

lugares para visitar caracas
Museu Simón Bolívar | Foto: Erik Cleves Kristensen, via Wikimedia Commons.

O Palácio Miraflores; a Biblioteca Nacional; a Plaza Bolívar, palco de importantes eventos políticos e onde ficam o Palácio Municipal, Catedral de Caracas.

Para quem está organizando o roteiro de viagem é importante ressaltar que nem todos os bairros são recomendáveis para os viajantes.

melhores passeios caracas
Palácio Miraflores. Foto: Guillermo Ramos Flamerich, via Wikimedia Commons

O indicado é se hospedar na região central e ficar circulando só pelo centro e nos principais pontos turísticos.

Além disso, evite sair à noite a pé, prefira utilizar um táxi ou transporte por aplicativo. E, como em toda cidade grande, tome cuidado com seu celular, câmera e carteira ao sair para passear pela capital venezuelana.

Internet => Wi-fi, roaming ou chip de celular?

 

Dicas de turismo em Caracas

A Venezuela é um país com paisagens lindíssimas e muito atrativos turísticos. E, apesar de não ficar exatamente no caribe venezuelano, a capital do país, Caracas tem muitos encantos naturais, arquitetônicos e culturais.

Não é à toa que muitos viajantes consideram ela uma das capitais mais bonitas do subcontinente sul-americano.

E, acredito, você também achará ao conhecer a cidade. Mas, claro, sempre tomando as devidas precauções e de olho no noticiário local.

Para outras informações sobre a Venezuela e Caracas, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice da Venezuela.

Lá serão atualizados artigos sobre diversos destinos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece Caracas? Conte o que mais gosta por lá. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até + !!!

 

Background Tickets
Caracas

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Caracas

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Caracas

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *