Camping Selvagem: como planejar e 10 dicas práticas

Camping Selvagem: como planejar e 10 dicas práticas

Todo viajante que é apaixonado por desafios deveria, pelo menos uma vez na vida, experimentar a prática de camping selvagem. Foi assim que fui “fisgado”: uma vez experimentei e, quando percebi, já estava vivendo essa aventura por mais de dez anos.

O local escolhido para o meu primeiro acampamento foi a Represa Atibainha, em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. Como eu não tinha barraca, acampei embaixo de uma das pontes que cortam a região; fomos em sete amigos e ficamos apenas um final de semana, mas que marcou para sempre minha vida de viajante e praticante de camping.

Muitos anos se passaram e muita coisa mudou no fascinante universo que envolve o camping selvagem no Brasil. Os equipamentos e as lojas evoluíram e se diversificaram, pois hoje acampa-se com mais conforto e a comida é mais apropriada; o acesso a informações é mais rápido e está em constante ampliação.

Iniciantes na prática frequentemente me perguntam se podem acampar em qualquer lugar e como planejar um acampamento selvagem. Digo para eles: planejamento é o conceito fundamental para que a experiência do camping selvagem seja bem sucedida, segura, prazerosa e gratificante.

Planejamento é a dica das dicas. Por isso confira tudo o que precisa saber para se iniciar nesta prática maravilhosa!

Planeje-se => Hotéis em oferta em todo o Brasil

Seguro viagem no Brasil »

 

O que é Camping Selvagem?

Camping Selvagem o que é
Acampar é um jeito de viajar em total contato com a natureza.

Provavelmente cada praticante tem uma resposta pessoal para essa pergunta. Para alguns é uma opção de viagem para praias, montanhas, florestas, campos, represas sem a infraestrutura hoteleira ou de camping organizado. Saiba para onde ir nos feriados para viajar ao longo do ano.

Para outros é uma forma de abrir mão de certas tecnologias e de viajar gastando menos; há ainda quem considere uma maneira de sentir mais liberdade, de ficar em contato direto com a natureza e de perceber os limites do ser humano.

Todas essas repostas poderiam ser minhas, mas acrescento mais uma: camping selvagem é a arte do detalhe.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Brasil »

 

Como planejar um Camping Selvagem?

Camping na Praia
Acampar na praia é uma aventura em que todos os detalhes precisam ser pensados.

Planejar em detalhes um camping selvagem é a regra fundamental para que ele dê certo e para que os imprevistos sejam facilmente resolvidos.

É o princípio básico para que você desfrute ao máximo sua viagem e, durante o período em que estiver acampando, não pense mais em regras e nem em planejamento.

Um simples detalhe, lembrado, esquecido ou ignorado durante o planejamento, pode fazer uma grande diferença. Certa vez, eu e um amigo resolvemos conhecer algumas praias do nordeste brasileiro acampando.

Tínhamos trinta dias para isso e a ideia era começar pelas praias de Trancoso e ir até onde o tempo e o dinheiro permitissem. Por isso não compramos antecipadamente as passagens de volta; fomos de ônibus e era alta temporada.

Muito próximo de acabar o tempo e o dinheiro resolvemos voltar; estávamos em Maceió e tínhamos que estar em São Paulo em cinco dias. Confira dicas para fazer camping selvagem na praia.

Decididos, organizamos os equipamentos e mochilas e fomos para a rodoviária. Ao chegar lá tivemos uma grande surpresa: as passagens estavam esgotadas para os próximos dez dias; só nos restou uma opção: voltar para São Paulo pingando de cidade em cidade, viajando de carona e de ônibus, dormindo em rodoviárias e comendo o mínimo. A viagem durou quatro dias.

Faria tudo isso de novo? Sim, faço, só que da próxima vez planejarei melhor os detalhes da volta, principalmente se viajar na alta temporada.

Imperdível => Rota e trilha em Porto Seguro

 

5 dicas para planejar camping selvagem

  • Para onde pretendo ir?
  • Quando irei?
  • Quanto tempo ficarei?
  • Como viajarei?
  • Com quem acamparei?

Fundamental => Seguro viagem para esportes radicais

 

1) Para onde pretendo ir?

como fazer camping selvagem
Definir o destino é essencial para planejar o que levar na bagagem.

Como em qualquer viagem, o planejamento para um camping selvagem começa pelo destino desejado.

Cada destino determina uma estratégia diferente de organização. Uma coisa é acampar em uma praia ou rio próximos à cidade em que você mora e conhece; outra é se aventurar acampando em outros estados, países ou continentes.

Quando você estiver pensando no próximo destino, o aspecto principal a ser considerado é o grau de dificuldade e isolamento que ele apresenta. Conhecer profundamente esse aspecto é fundamental para que um acampamento selvagem dê certo.

Se você estiver acampado em uma mata tropical fechada, a dez quilômetros do único centro comercial que existe na região, uma pequena caixa de fósforos ou um kit bem suprido de primeiros socorros podem fazer uma imensa diferença. Confira onde fazer camping selvagem em SP (em breve).

Quando falamos em destino, outro detalhe importante na fase planejamento é saber se podemos acampar em qualquer lugar e se é necessário contratar guias locais.

As regras de permissão e os índices de segurança para acampamento selvagem são diferentes tanto dentro do Brasil quanto no exterior. Essas regras e esses índices mudam frequentemente.

 

Um breve relato sobre um destino deslumbrante

tiradentes minas gerais
Cidade histórica de Tiradentes é excelente para camping.

A primeira vez que viajei para a cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, a única opção que tínhamos (eu e dois colegas), era o camping selvagem.

Isso foi há muitos anos e não conseguimos dicas antes da viagem. Mesmo assim, compramos as passagens, pegamos a barraca e os outros equipamentos, e fomos sem saber ao certo se conseguiríamos acampar. Confira os melhores destinos para fazer camping selvagem em Minas Gerais (em breve).

Ao chegarmos na cidade, rapidamente descobrimos, pois um senhor nos disse qual era o único local permitido para acampar dentro da cidade: um belo gramado, em uma das partes mais altas da charmosa e pequena Tiradentes, em frente da igreja de São Francisco de Paula e tendo como visual panorâmico uma das mais importantes cidades barrocas do mundo. Inesquecível!

Mais do que indicar o local, recomendou que procurássemos uma parenta sua, que morava ao lado da igreja, caso necessitássemos de algo; era uma senhora que de imediato nos ofereceu comida, lugar para tomar banho e para guardar os apetrechos de camping durante o dia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Para nossa surpresa de paulistas quase sempre assustados e amedrontados, ela também nos mostrou, no quintal, o lugar em que escondia a chave da casa caso precisássemos entrar e ela não estivesse por ali; mas tudo isso faz bastante tempo e, provavelmente, as “regras” mudaram. Saiba também quais os principais lugares para fazer camping selvagem em Santa Catarina (em breve).

Se você quer visitar Tiradentes ou outras cidades de Minas Gerais para ver de perto a hospitalidade do povo mineiro, recomendo fortemente que você faça isso.

Aventura => Rafting em Santa Catarina

 

2) Quando irei?

como acampar no inverno
Se for acampar com neve ou com chuva, é preciso estar preparado.

Definido o destino, é sempre muito aconselhável prestar atenção ao período do ano em que você pretende praticar camping selvagem. Para te ajudar no planejamento conheça as praias mais bonitas do Brasil.

Cada destino e cada período do ano apresentam inúmeras variantes. Pensemos em apenas uma delas: condições climáticas. Se você decidiu acampar em uma praia deserta em pleno verão, no seu planejamento deve constar itens como roupas leves, comida apropriada, protetor solar, água, equipamentos para areia, repelente, etc.

 

3) Quanto tempo ficarei?

Camping o que levar
Você precisará de comida para todos os dias de acampamento e deverá carregar tudo nas costas.

Definidos o destino e o período para o próximo acampamento selvagem, a etapa seguinte do planejamento é saber quanto tempo você pretende ficar no local. Saiba como fazer camping selvagem na montanha (em breve).

Se a decisão é ficar acampando por vários dias e se o destino for remoto, que exige longas caminhadas; algumas podem durar dias, como certas trilhas na Chapada Diamantina.

Distantes de qualquer entreposto comercial, dois detalhes são cruciais: planejar bastante o suprimento de comida e a reserva ou obtenção de água potável.

 

4) Como viajarei?

Motorhome eua
Nos Estados Unidos, os motorhome são uma boa opção para acampar.

Nos Estados Unidos é bastante comum o uso do automóvel para a prática de camping selvagem.

Eles escolhem o destino, o período e o tempo total da viagem, separam o equipamento, os itens pessoais e a comida; depois colocam tudo no veículo e partem para a aventura. Há equipamentos especiais de camping para automóveis.

Nessa questão de como viajar temos dois extremos. De um lado, os praticantes motorizados e, de outro, aqueles que optam por pegar a sua mochila e barraca, viajar de transporte público e realizar pequenas, médias ou longas caminhadas. Saiba também como acampar no México.

O meio de transporte define uma série de detalhes na etapa de planejamento de um camping selvagem. Reserva e reposição de combustível; peças sobressalentes para reparos rápidos; passagens aéreas, terrestres, fluviais e marítimas; vistos, vacinas, autorizações e documentos pessoais.

Outro item de peso nesse quesito, quase um mantra para todo praticante de camping selvagem: quem acampa de carro não se preocupa muito com o peso levado; quem acampa de mochila nas costas, cada detalhe deve ser pesado literalmente e levado em consideração.

Se ideia de acampar de carro em outro país parece interessante, confira tudo sobre a experiência de motorhome na Califórnia.

Saiba tudo => Dicas para alugar carro barato

 

5) Com quem acamparei?

com quantas pessoas acampar?
Acampar em grupo é uma estratégia segura para a aventura.

Algumas vezes me deparei com praticantes solitários, o mais comum é encontrarmos duplas ou grupos maiores formados por mulheres e homens.

Sou da opinião que em muitas circunstâncias surgidas em um acampamento selvagem o velho ditado “antes só do que mal acompanhado” perde totalmente o sentido. Confira algumas alternativas para viajar sozinho e driblar a solidão.

Por melhor que seja o planejamento da viagem, os imprevistos acontecem. Muitas vezes me perguntam sobre o número ideal de pessoas para um camping selvagem, mas isso pode variar conforme o perfil do viajante ou de acordo com o acampamento.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Mas, sempre digo, nunca pratique camping selvagem sozinha ou sozinho. Na minha experiência quatro pessoas facilitam a tomada rápida de decisões, principalmente se uma delas for veterana na prática.

Em caso de necessidade de separação do grupo para emergências ou tarefas, formam-se duas duplas.

 

Um breve relato de três imprevistos e oito campistas

camping selvagem sp
Pedra Grande em Atibaia | Foto: Henrique Boney, via Wikimedia Commons.

Certa vez, em um grupo de oito pessoas, resolvemos acampar no topo da Pedra Grande, perto de Atibaia, uma das mais belas cidades do interior de SP. Naquela época permitiam o camping selvagem na região.

A ideia era atingir o topo da montanha caminhando por uma trilha moderada. Por causa do verão, resolvemos fazer o percurso durante à noite; como íamos acampar durante dois dias, todos estávamos carregando muito peso: comida, suprimento de água potável, equipamento, etc.

Primeiro imprevisto: em um trecho de mata fechada, ainda no pé da montanha, mesmo usando lanterna, caí numa vala de quase dois metros de profundidade.

Não me feri, mas me assustei e assustei os outros. Saiba quais são os erros comuns de viajantes que os fazem passar por perrengues, além de perder tempo e dinheiro.

Segundo imprevisto: ainda por causa da mata fechada, mesmo tendo companheiros que conheciam a trilha, acabamos nos perdendo.

Tivemos que passar a noite no início da subida, em um terreno acidentado e sem condições de montar as barracas.

Terceiro imprevisto: o dia amanheceu com um sol escaldante. Não seria fácil a subida, mas ficou um pouco mais difícil porque um dos participantes, no meio da trilha, ficou totalmente debilitado por um forte resfriado.

Como estávamos em oito, dividimos seus pertences e equipamentos, fizemos mais paradas do que o planejado, mas chegamos ao topo com segurança.

Fantástico => Tour ao pico Itapeva em Campos do Jordão

 

Dicas práticas para o camping selvagem

dicas para acampamento
Planeje bem a comida e os utensílios para que nada falte.
  • Segurança: leve sempre em consideração que cada acampamento selvagem é uma nova aprendizagem. Você nunca sabe tudo e segurança significa integridade física e cada detalhe do planejamento é importante; dois deles são fundamentais: informe-se em fontes confiáveis sobre as condições gerais do destino escolhido e avise sempre um parente ou amigo o destino que você escolheu;
  • Imprevistos: num acampamento selvagem, você frequentemente vai se deparar com situações inesperadas. Mas, se o seu planejamento foi bem feito, você e seu grupo encontrarão caminhos seguros para enfrentar essas situações;
  • Equipamento: alguns equipamentos são básicos para qualquer destino ou período; outros são específicos para cada tipo de acampamento e para cada perfil de praticante. De barracas a mochilas, passando por calçados, vestimentas até objetos pessoais, é possível encontrar uma infinidade de itens. Com o tempo e a prática você vai saber escolher e comprar,as nunca se esqueça que quem vai carregar tudo é você;
  • Produtos essenciais: alguns itens farão a diferença entre ficar ou não no destino escolhido. Repelente, protetor solar, kit de primeiros socorros, água e fósforo ou isqueiro são indispensáveis para um camping selvagem;
  • Documentos: além de seus documentos pessoais e passagens, escolhido o destino você deve saber quais são as outras exigências, como vistos, permissões, vacinas e seguros. Em muitos lugares, como por exemplo certas reservas florestais, sem autorizações você não terá acesso;
  • Alimentação: Tão importante como a questão da segurança, a comida e a bebida para o camping selvagem são itens de primeira necessidade. Faça um planejamento para que não falte; prefira sempre os alimentos leves, mas que sejam energéticos. Evite os ultraprocessados e preste atenção na hidratação;
  • Respeito à natureza: um dos princípios básicos do camping selvagem é o contato com a natureza. Atitudes como preservação da vida animal e vegetal são premissas que todo bom praticante deve ter; destinação correta do lixo e evitar incêndios florestais são “leis” do acampamento selvagem. Nunca leve nada do que encontrou! Nunca deixe nada do que levou!
  • Respeito à população local: muitos acampamentos selvagens acontecem em regiões habitadas. É muito mais prazeroso e enriquecedor para você uma aproximação e convivência respeitosas, do que uma “invasão” brusca e desastrosa; como no contato com a natureza, é você quem está chegando de fora;
  • Respeito a outros praticantes: o camping selvagem é uma oportunidade para fazer novas amizades. Viajantes e praticantes de camping, do seu grupo ou não, geralmente têm muitas coisas em comum, mas também têm suas diferenças; por isso o respeito é uma atitude recíproca. Camaradagem contagia;
  • Respeite os limites: reconhecer e respeitar os seus limites, os limites dos outros e do grupo é a dica de ouro para que o camping selvagem se realize por completo e se multiplique por muitas vezes.

Como usar? => GPS sem internet

 

Experimente fazer um Camping selvagem

Se viajar é uma arte, como muitos dizem, acampar é uma espécie de matéria prima desse fazer artístico. Se todo o viajante é um artista em potencial, tornar-se praticante de camping selvagem talvez seja a forma mais completa de produzir e sentir essa arte.

O camping selvagem é antes de tudo uma atitude minimalista. Você aprende a viver com pouco, a consumir de forma consciente, a dar valor às mínimas coisas; talvez seja uma das poucas oportunidades para você conhecer mais profundamente a si mesmo, aos outros e a natureza.

Para finalizar, recomendo o artigo ecoturismo no Brasil, onde você confere quais os 16 melhores destinos para estar em contato com a natureza no país.

E você, onde pretende fazer camping selvagem? Já se aventurou ao menos uma vez e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Nelson Aprobato Filho

ESCRITO POR

Nelson Aprobato Filho

Nelson Aprobato Filho, doutor em História e há muitos anos envolvido no universo que mescla leitura e escrita, viagens e paisagens; pessoas, fauna e flora. Esse universo, que se recria e se completa constantemente, vem sendo formado por experiências e trocas estabelecidas nos planos pessoal e profissional, no Brasil e no exterior

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Gabriel Lopes

    Excelentes dicas, nunca acampei, mas quero muito, vou me preparar...