Baixa produtividade? Veja como viajar ajuda no trabalho e na saúde

Baixa produtividade? Veja como viajar ajuda no trabalho e na saúde

Viajar pode ser a solução para corrigir a baixa produtividade no trabalho. Além de fazer muito bem para o corpo e mente, curtir uma boa viagem pode trazer inúmeros benefícios no quesito profissional. E isso é muito importante para sua vida.

Para você ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) irá incluir o esgotamento profissional na Classificação Internacional de Doenças, a partir de 2022. O nome dado ao acometimento é a Síndrome de Burnout. E a baixa produtividade está diretamente ligada aos sintomas do esgotamento profissional.

É uma situação de origem mental e/ou física que ocorre quando alguém apresenta baixo desempenho no trabalho devido a motivos pessoais ou profissionais. É considerado um mal da modernidade e muitas pessoas sofrem com esse problema que tem sintomas como cansaço, dor de cabeça, pressão alta, insônia, dores musculares, aumento no batimento cardíaco, entre outros.

Os principais motivos de baixa produtividade são gestão ineficiente ou despreparada, rotina repetitiva ou exaustiva, estresse, objetivos não definidos, falta de motivação, desorganização setorial e insatisfação com a profissão. E como o próprio título sugere, eu serei claro: viaje!

Sim, viajar mais é um dos segredos para aumentar a sua produtividade no trabalho. Achou estranho? Leia o artigo e entenda mais sobre como isso é possível mudar a sua relação com a produtividade e as férias.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta pelo mundo

Tudo sobre seguro viagem »

 

Produtividade baixa o que fazer? Viajar!

Por que a produtividade no Brasil é tão baixa?
Viajar relaxa, distraí e ajudar a aumentar a produtividade no trabalho.

Eu sei que você leu a introdução e deve estar pensando: “Como assim, Guilherme? Para aumentar minha produtividade eu tenho que viajar? Não, eu tenho mesmo é que ficar mais e mais horas trabalhando e adiar novamente as minhas férias!” 

Pois saiba que isso é um grande equívoco e, na verdade, terá o chamado efeito rebote – você ficará mais cansado, com maior probabilidade de ter alguma doença como a Síndrome de Burnout, terá a produtividade baixando cada vez mais e, ao sair de férias, não aproveitará nada.

Sair da rotina, conhecer novos lugares e pessoas, ajuda a relaxar, melhora a saúde e faz com que o profissional volte ao trabalho mais satisfeito com o emprego, menos estressado e o resultado disso é o aumento da produtividade. Colocar o pé na estrada é como aumentar o fôlego, ter um gás a mais, dar uma carga na bateria!

Nada mais positivo que isso para todo mundo. Inclusive, listei abaixo os benefícios que identifiquei em mim como resultado de viajar mais e que você pode identificar em você também, e porque viajar ajuda na produtividade de todo trabalhador.

Antes disso, eu conto um pouco em como me tornei um profissional melhor viajando e, inclusive, foi por causa do meu amor por viagem que me tornei um profissional de conteúdo de viagem, tornando o blog Quero Viajar Mais o meu negócio.

  1. Viajar dá uma pausa na rotina
  2. Estimula a criatividade
  3. Ensina sobre planejamento
  4. Dá lições sobre orçamento
  5. Estimula a consciência financeira
  6. Viajar encoraja a tomar novas decisões
  7. Lhe tira do pensamento comum
  8. Lhe obriga a gerir riscos
  9. Ensina a se adaptar a mudanças
  10. Aumenta a rede de contatos profissionais

Antes de continuar a entender os benefícios de viajar para a produtividade no trabalho, te convido assistir o vídeo da minha volta ao mundo, disponível aqui no Quero Viajar Mais e que também conta com uma série de 365 posts sobre a viagem.

Fiz esse vídeo apenas com imagens da viagem, um stop motion com mais de 2000 fotos que tirei durante o meu ano sabático, quando passei 365 dias em viagem por todo canto do planeta.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Eu me tornei um profissional melhor viajando

Como melhorar a baixa produtividade no trabalho
Uma viagem é uma grande aliada da sua carreira.

A baixa produtividade acontece com todo trabalhador e não é um problema sem resolução! Se está passando por isso, fique tranquilo. Na maioria dos casos, é possível remediar essa situação com uma quebra de rotina ou uma nova visão de mundo. E nada melhor do que uma viagem para obter isso!

Foi por isso que separei uma lista de motivos que te mostram que viajar é o que falta para se livrar da baixa produtividade e se tornar um profissional com diferencial no mercado de trabalho e longe das doenças, como o esgotamento mental. E ainda um viajante mais experiente.

E posso dizer isso por experiência própria. Houve um tempo em que eu queria simplesmente fugir do meu trabalho. Estava esgotado, doente e sem motivação. Era difícil até acordar para ir trabalhar. Até que, em 2006, decidi fazer uma intercâmbio para estudar na Espanha.

Como se motivar no trabalho
Olha eu aí apresentando o Destino Brasil Empreendedor.

Ao voltar para o Brasil, eu decidi trabalhar mais e mais até conseguir alcançar os meus objetivos, como conto nesse trecho no meu livro Quero Viajar Mais: o passo-a-passo para organizar uma viagem incrível, das férias a sua volta ao mundo:

“Foi uma fase muito boa para mim, pois comecei a gostar de trabalhar. Descobri que a liberdade de colocar em prática minhas próprias ideias era o combustível para a minha motivação”.

E só para resumir toda essa história, foi viajando que me descobri como o melhor profissional que eu podia ser. Cair na estrada me levou para lugares que nunca imaginei no campo profissional e como amadurei como pessoa, contribuiu ainda mais para meu crescimento como profissional.

Livro com dicas sobre viagem
Meu livro!

Hoje sou autor de livro e produzo conteúdo de viagem para o blog, viajante profissional, já apresentei programa de TV, fiz comercial e sou convidado constantemente para palestras, lives, entrevistas de rádio e TV, eventos e cursos. Veja todas minhas aparições na mídia.

Logo, não se conforme se as coisas não estão bem no trabalho. Parece contraditório, mas será fora do escritório que você ganhará mais motivação e, aí sim aumentar a sua produtividade. E, se for o momento e sua vontade, até mesmo mudar de profissão e partir para novos desafios.

Além disso, foi viajando e conhecendo outros viajantes que aprendi a aplicar na minha vida o conceito do desapego material, que é muito difundido entre os viajantes, sobretudo aqueles que deram a volta ao mundo ou costumam viajar em mochilão. Assim, além de me tornar um profissional melhor, eu amadureci e me tornei uma pessoa melhor também. Só benefícios!!!!!

Livro => Passo a passo para organizar uma viagem incrível

 

Benefícios de viajar para a produtividade no trabalho

1. Viajar dá uma pausa na rotina

Melhorar o desempenho profissional
Viajar muda a rotina e melhora o desempenho profissional.

Usar o período de férias, folgas ou feriados para realizar uma viagem é excelente para quebrar a rotina, dar um tempo nas ideias e descansar a mente. Isso é muito importante, principalmente para as pessoas que precisam usar diariamente a criatividade, habilidades técnicas e sociais no trabalho.

Viajar é quase uma exigência médica quando você trabalha em uma profissão estressante ou ocupa cargos de chefia. É uma maneira de repousar a mente e o corpo de forma eficiente. Por isso, sempre indico para todos: vá viajar mais. É essencial para uma vida melhor.

Esse hábito é indicado também para profissionais da criação (publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, e outros profissionais da produção). Assim como trabalhadores da indústria e comércio, que possuem rotina muito semelhante todos os dias.

Incrível => Lugares mais bonitos do mundo

 

2. Estimula a criatividade

Dicas para ser criativo
Novos cenários e situações dão o start na criatividade.

Como antes citado, viajar faz muito bem para quem trabalha com criação de produtos e conteúdo. Isso acontece porque as viagens são momentos muito estimulantes para o cérebro e criatividade.

Conhecer novas referências, lugares, pessoas, culturas e hábitos possibilita novas visões de mundo e bastante aprendizado. Quem trabalha usando a criatividade sabe a importância disso e não deve abrir mão do ócio criativo enquanto viaja e mesmo nos períodos de trabalho.

A criatividade, assim como qualquer outra habilidade técnica ou mental, precisa ser aprimorada e bem cuidada. Viajar é um ótimo remédio e vitamina para a criatividade. Se tem alguma dúvida, viaje uma vez e veja por si só! Tenho certeza que você verá os resultados, mesmo em viagens curtas para lugares nos arredores de onde você mora.

Relato => 100 pensamentos durante minha volta ao mundo

 

3. Ensina sobre planejamento

Como crescer profissionalmente?
Planejar é um hábito que sai dos roteiros até a sua mesa de trabalho.

Você sabe qual a primeira etapa de uma viagem? O planejamento! Uma boa viagem quase sempre é resultado de um bom planejamento. E poucas pessoas se dão conta de que isso é um aprendizado profissional, mas é. E também para a vida.

   
   

Aprender a planejar uma viagem é aprender a pensar em várias etapas e detalhes que trarão um resultado satisfatório ou ótimo. E isso é diferente do planejamento profissional? Não!

Quando lançamos uma nova ideia no ambiente do trabalho, fazemos exatamente a mesma coisa que fazemos ao planejar uma viagem. Pensamos nas etapas, nos detalhes, nos custos, no que precisamos levar para que tudo aconteça da melhor maneira, etc.

Agora que você entende essa relação, perceberá isso sempre que planejar uma viagem. Você estará constantemente aprimorando suas habilidades de planejamento, e isso pode ser usado no trabalho.

Como ter => Internet na Viagem

 

4. Dá lições sobre orçamento

Dicas para se organizar financeiramente
Viajar dá lições sobre orçamento.

Ainda falando sobre planejamento, uma das etapas mais importantes desse passo é pensar nos custos, orçamentos e dívidas. Isso sempre vai ser uma das coisas mais importantes ao se planejar uma viagem. E, com isso irá aprender como viajar barato pelo mundo.

Isso também é um grande aprendizado profissional, se pensado dessa forma. É uma habilidade muito importante para cargos de chefia, principalmente os que envolvem controle e administração de dinheiro.

Ajuda a entender o que é custo-benefício, estimula a busca por preços mais baixos e serviços melhores, traz conhecimento de mercado e ainda ajuda em todas as etapas de planos de orçamento. Não é mais um ótimo benefício para espantar a baixa produtividade.

Aventuras => Top 10 atividades da minha volta do mundo

 

5. Estimula a consciência financeira

Viajar é bom para ter consciência financeira
Viajar estimula a consciência financeira.

Você gasta muito no seu dia a dia e nunca sobra dinheiro para viajar? Isso acontece porque você está pensando ao contrário do que deveria ser padrão. Isso mesmo! O correto é pensar “Eu vou viajar, por isso gasto pouco no meu dia a dia. Assim, guardo para poder botar o pé na estrada”.

Quando você decide viajar e o dinheiro está curto para os seus gastos, a primeira coisa que você faz é avaliar sua vida financeira. Isso abre os olhos para perceber gastos desnecessários, exageros e dívidas que podem ser evitadas. Isso melhora a sua vida por inteiro.

Por isso, planejar uma viagem é ótimo para perceber como anda a sua vida financeira. Muita gente não percebe que está gastando mais do que pode em coisas desnecessárias. Esse dinheiro poderia estar sendo usado em viagens incríveis e inesquecíveis.

Vale a pena conhecer => Cidades mais lindas do mundo

 

6. Viajar encoraja a tomar novas decisões

Como mudar de vida?
Viajar encoraja a tomar novas decisões.

“Eu decidi viajar”, essa frase é um tabu para muitas pessoas. Isso porque viajar é visto como um hábito de gente rica, um luxo. Mas isso é um tremendo engano! Viajar é algo que só exige um pouco de planejamento financeiro, tempo livre e força de vontade.

Essa força de vontade é muito importante no aprendizado sobre como tomar decisões. Quando a gente decide viajar, já está tomando uma decisão enorme, principalmente quando as pessoas a nossa volta (ou nós mesmo) enxergamos isso como um tabu ou algo difícil de conseguir.

Percebe como decidir viajar já pode ser uma decisão importante? Por isso, viajar é o segredo para tomar melhores decisões, assim como decisões mais inovadores e que se baseiam em novos pontos de vista e conhecimento.

Inspire-se => Dicas para sua primeira viagem internacional

 

7. Viajar lhe tira do pensamento comum

Dicas para se tornar mais criativo
Viajar lhe tira do pensamento comum.

A rotina é uma armadilha que nos ensina a pensar e enxergar as coisas sempre da mesma maneira. Ela nos limita, nos fecha e algumas vezes até nos sufoca. Dessa maneira, viajar é um segredo de muitas pessoas que precisam e querem sair do pensamento comum e enxergar o mundo de outra(s) forma(s).

Trata-se de uma técnica muito humilde de perceber que nosso ponto de vista não é o único que existe, que o nosso estilo de vida não é o principal e que há pessoas e lugares diferentes do que conhecemos.

É uma forma de enxergar beleza, inteligência, esperteza, resiliência e outras qualidades em coisas que não estão no nosso campo de visão diário. Por isso, viagens são experiências tão marcantes! Elas nos inspiram no que é diferente.

Surreal => Praias mais bonitas do mundo

 

8. Viajar lhe obriga a gerir riscos

Lições de uma viagem
Quem viaja se depara com o desconhecido, o que lhe obriga a gerir riscos.

Gerir riscos é superimportante ao se planejar uma viagem, pois sabemos que coisas inesperadas podem acontecer durante a nossa trip. Sendo assim, quando pensamos na viagem, pensamos também nas coisas erradas que podem acontecer e tentamos ao máximo se prevenir delas.

Isso nada mais é do que treinar a habilidade de gerir riscos. Ou seja, perceber o que pode acontecer de ruim e estar um passo a frente do que é inesperado. Essa habilidade é imprescindível para a vida do homem e da mulher moderna!

   
   

Ao planejar uma viagem, você também planeja estar um passo a frente de tudo. Isso é um exercício importante para a vida pessoal e profissional. Com certeza, se você adquire e treina essa habilidade, você é um profissional com diferencial no mercado de trabalho.

Descubra => Países mais lindos do mundo

 

9. Quem viajar aprende a se adaptar a mudanças

Como recomeçar?
Quem viaja aprende a se adaptar a mudanças com mais facilidade.

Quem viaja sabe que algumas coisas não saem como planejadas. Isso é comum. Mas uma vantagem disso é que precisamos aprender a remediar ou mesmo “se virar” quando isso acontece. E este é um aprendizado difícil de conseguir!

Se adaptar as mudanças durante uma viagem pode acontecer de duas maneiras: proposital ou inesperadamente. A proposital é quando decidimos por conta própria viver alguma experiência diferente das que já vivemos, como morar em um chalé ou ilha. Ou mesmo passar uns dias em um local de clima diferente.

Já a inesperada é quando planejamos algo e isto sai diferente do planejamento. Para muitos, é um gatilho para o desespero. Mas para quem já está treinado em se adaptar a mudanças, o primeiro pensamento é “qual a melhor alternativa para consertar essa mudança de planos?”.

Essa habilidade é a origem do famoso ditado “aprender a se virar sozinho(a) no mundo”. E convenhamos, nós sempre admiramos quem possui essa destreza. Sem contar que essas experiências sempre rendem ótimas histórias para contar depois.

Curiosidade => 100 pensamentos durante o período sabático

 

10. Viajantes aumentam a rede de contatos profissionais

Como fazer network?
Viajantes costumam aumentar a rede de contatos profissionais.

Se engana quem pensa que viajar não serve para aumentar a rede de contatos profissionais ou mesmo fazer negócios. Ainda que não seja o objetivo da viagem, como em intercâmbio para estudar fora ou trabalhar no exterior, oportunidades e relacionamento profissionais podem surgir durante esse meio tempo.

Por exemplo, se você é empreendedor, uma viagem pode ser uma excelente oportunidade para aprender novos modelos de negócios, obter ideias, aprender técnicas e mesmo fazer parceria com outros donos de negócios próprios.

Viajar também é aprender! Sempre lembre disso. Por isso, se você acredita que precisa de novas ideias e conhecer pessoas com mentalidade profissional ou empreendedora diferente da sua, viajar pode ser a resposta que você busca.

Assim, quando você voltar pode:

Como começar? => Planejamento de uma volta ao mundo

 

Viajar faz trabalhar mais e melhor

Baixa produtividade
Viajar faz trabalhar mais e melhor.

Se você está passando por um momento de baixa produtividade, apesar de gostar da sua carreira, experimente viajar e veja por conta própria como isso pode ser benéfico para a sua vida profissional.

Confira por si só como todos os tópicos desse artigo se realizam durante a sua trip e faça dela uma experiência pessoal e profissional inesquecível.

Fazer uma viagem pode ser a chave para compreender de onde vem o seu descontentamento e pode te ajudar a decidir o que você quer realmente para a sua vida profissional e pessoal.

De qualquer maneira, viajar sempre fará bem, por isso pegue arrume a mala, pegue a estrada e se aventure. Tenho certeza que será uma experiência transformadora, assim como foi para mim!

Como você tem se sentido ultimamente durante o seu expediente profissional? Tem percebido uma baixa na sua produtividade? Conte sua história e deixe suas dúvidas nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *