Assunção

Fazer turismo em Assunção é conhecer muito da história da América do Sul antes da chegada dos conquistadores espanhóis e portugueses, que descobriram e colonizaram o sub-continente.

É que na cidade há muitos vestígios e forte influência cultural das tribos indígenas que moravam na região na época pré-colombiana, como os guaranis. Além disso, a cidade era o ponto de partida para expedições para conhecer os territórios e fundar novas cidades.

Por isso, Assunção, uma das cidades mais antigas do continente sul-americano, é conhecida como Mãe das Cidades. A capital do Paraguai ainda possui belas paisagens, um povo amistoso e deliciosa gastronomia.

Quer saber mais sobre o turismo em Assunção? Veja neste artigo os principais pontos turísticos da cidade, onde ficar e muito mais.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Assunção

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Turismo em Assunção: Mapa da cidade

Pontos turísticos de Assunção no Paraguai
Fonte: Sygic.
  • País: Paraguai
  • Área total: 117 km²
  • População total: 525 252 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Paraguai»

 

Tudo sobre Assunção

atrações do assunção
Rio Paraguai

Nossa Senhora Santa Maria de Assunção, ou somente Assunção, é a capital e maior cidade do Paraguai, com mais de 750 mil habitantes. É a sede dos três poderes paraguaios (executivo, legislativo e judiciário), do porto fluvial, além de ser a capital cultural do país.

Assunção fica na baía de Assunção, na margem esquerda do Rio Paraguai. E é  uma das mais antigas cidades da América do Sul e, ainda hoje, preserva marcas e vestígios dos índios guaranis, sobretudo na região do centro histórico da cidade.

Aluguel => Como reservar carros pelo internet 

 

Mais da história de Assunção

O que fazer assunção

Os primeiros colonos espanhóis chegaram ao Paraguai no século XVI. E, em 15 de agosto de 1537, Juan de Salazar y Espinosa fundou a cidade de Assunção, que cresceu no entorno de um forte. Considerada bem localizada, era o ponto de partida para expedições que buscavam ouro e prata e fundavam outras cidades.

Com isso, se tornou o centro das províncias espanholas na América do Sul e ganhou o apelido de Mãe das Cidades. Mas, nem sempre a convivência com os espanhóis era pacífica, tanto que em 1731 a fracassada Revolta Comuneira tentou a independência paraguaia.

Apesar disso, a cidade continuou a se desenvolver. Até a Guerra do Paraguai (1864-1870), nome popular da Tríplice Aliança, guerra entre Brasil, Paraguai e Uruguai por conta de domínio territorial, quando a cidade foi destruída, saqueada e ainda houve a extinção de 20% da população paraguaia.

Mesmo com outras guerras e revoltas que deixaram marcas na cidade, Assunção voltou a crescer, construindo aos poucos prédios altos e modernos e restaurante as construções antigas.

Dúvidas => Internet na viagem

 

Outras informações de Assunção

Assunção, assim como todo o Paraguai, possui um clima subtropical (estações bem marcadas e chuvas espalhadas o ano todo), exceto na região de chaco que chega no limite da capital. O chaco é um ecossistema que na época da seca fica com um clima desértico e na época da chuva parece mais um pântano.

Antes de viajar, veja mais detalhes do clima e descubra qual é a melhor época para viajar pela América do Sul. No Paraguai, se fala espanhol e guarani e a moeda oficial é também chamada de Guarani (PYG). O fuso horário de Assunção é de -1 hora em relação ao horário oficial de Brasília e o código telefônico é 595 para o Paraguai e 21 para Assunção.

Os brasileiros não precisam de visto ou passaporte para viajar ao Paraguai, somente carteira de identidade (RG) com validade de até 10 anos. Inclusive o Paraguai é um dos países que não precisam de passaporte.

Mala extraviada => Veja como funciona o seguro bagagem

 

Pontos turísticos e passeios

museus de assunção
Museu de Belas Artes | Foto: Cmasi via Wikimedia Commons.

Como uma das cidades mais antigas da América do Sul, Assunção faz questão de preservar as tradições e cultura do povo Guarani, originários do Paraguai, tanto no idioma, quanto nos costumes, gastronomia e cultura, além dos traços das missões jesuítas, que catequizavam os índios, e de outros locais históricos.

Certamente irá enriquecer demais a sua visita à capital do Paraguai. Localizada na fronteira com a Argentina, a cidade recebe muitos turistas por se tratar de pólo cultural bem interessante.

Ela é a principal cidade de um país com uma enorme herança indígena e logo se tornou uma potência econômica da América do Sul. Porém, sofreu muito na Guerra do Paraguai e possui uma população com diversas histórias para contar. Por isso, você encontrará museus e monumentos interessantes.

O centro histórico de Assunção é um dos importantes e interessantes pontos turísticos de Assunção. Além do Panteão Nacional dos Heróis (Panteón de los Heroes), monumento construído em homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Paraguai.

lugares para visitar assunção
Panteão Nacional dos Heróis | Foto: Garcia.dennis, via Wikimedia Commons

O Museu casa de la Independência, localizado no Centro de Assunção, o museu abriga documentos, pinturas, retratos dos personagens e itens preservados, em um espaço composto por cinco salas e um suntuoso salão. O local foi restaurado e inaugurado em 1965, sendo um dos mais bacanas pontos turísticos de Assunção.

O Palácio de Lopez inaugurado em 1892, o Palácio de Lopéz é conhecido também como o Palácio de Gobierno, afinal, é de onde o Presidente do Paraguai governa o país.

O local foi construído em estilo renascentista e chama a atenção por seu formato semelhante à letra U. Ao todo, o palácio possuí quatro andares, com a bandeira nacional hasteada no topo.

A melhor hora para vê-lo é a noite, o lado de fora fica iluminado e mais bonito. Ele fica no Centro Histórico, ao lado da baía de Assunção.

dicas de atrações assunção
Jardim Botânico | Foto: Beacazal, via Wikimedia Commons.

O Jardim Botânico, para quem gosta de natureza, vale a pela conhecer o Jardim Botânico de Assunção.

Aberto à visitação, esse local apresenta muito mais do que árvores e flores, pois a área conta com o Museu de História Natural, um campo de futebol.

Quando chegar, pode se localizar pelo mapa que fica na entrada quais lugares deseja conhecer. Destaco a casa onde morou o General Artigas, um mártir da independência do Paraguai.

Como a área do jardim é bem extensa, o lugar é uma boa dica para passear e de repente fazer um piquenique em dias de sol.

Para chegar ao jardim é fácil, ele fica a 1 km da estação Botânico, sendo um dos pontos turísticos de Assunção para toda família.

melhores passeios assunção
Museu das Memórias | Foto:  Lupa18.org, via Wikimedia Commons.

O Museu das Memórias, preserva itens utilizados na época da ditadura, tais como celas de prisão e objetos utilizados para tortura.

Assim como a maioria dos pontos turísticos de Assunção, a entrada é gratuita; porém, há um espaço para você fazer uma doação, caso queira ajudar a manutenção do local. O museu está localizado seis quarteirões a frente da Praça da Liberdade.

O Parque de la Salud é um parque bem cuidado, com muito verde e flores lindas, é um dos pontos turísticos de Assunção que deveria conhecer.

No local, é muito comum ver pessoas praticando corrida, casais passeando nas trilhas e crianças brincando no parquinho. Existem áreas com mesas e cadeiras para sentar e relaxar também.

tours guiados assunção
Catedral de Assunção | Foto: Jan Pešula, via Wikimedia Commons.

A Catedral de Nuestra Señora de la Assunción é a principal. Como o país foi colonizado por espanhóis, a influência européia está presente e torna a arquitetura belíssima.

Não deixe de ver o altar de pertinho, pois é muito bonito com a imagem de Cristo de braços abertos; outra dica é ir aos domingos durante uma missa, a igreja fica lotada e o clima fica incrível nos cânticos.

Uma ideia de roteiro é pegar uma praia após a visita, a catedral fica a 1,7 km da Playa de la Costanera.

Além de museus: Museo del Barro, da Conmebol, sobre futebol; do Centro Cultural da República, da Igreja da Encarnação, cassinos, entre outros.

roteiro assunção
Palácio Nacional | Foto: FF MM, via Wikimedia Commons.

Para fazer compras, você deve visitar a Calle Palma, principal rua do comércio, com diversas lojas e restaurantes, a  Villa Morra e a Galeria Central. Vá também ao bairro Loma San Jerónimo que tem um belo mirante com vista para o Rio Paraguai.

Para conhecer bem a cultura paraguaia, não deixe de experimentar a gastronomia local. Entre os pratos mais famosos, todos com origem indígena, estão a sopa paraguaia, chipa, tortilha, chipa guazu, guiso popó, puchero, entre muitos outros.

Descubra => Como usar internet fora do Brasil

 

Dicas de turismo em Assunção

O turismo em Assunção é muito interessante, uma vez que há muito da história sul-americana pelas ruas da capital paraguaia. Embora muitos brasileiros associem Assunção e também Ciudad del Este a turismo de compras, sobretudo eletrônicos, há muito mais que se ver em todo o país.

São muitas histórias e paisagens interessantes, não apenas em Assunção. Por isso, vá para o Paraguai e descubra o que nosso vizinho tem a oferecer aos seus viajantes.

Para outras informações sobre Assunção, vá ao site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e veja no post índice do Paraguai. Lá estão reunidos artigos sobre diversos destinos produzidos por vários blogueiros de viagem de todo o Brasil.

Já conhece Assunção? Conte o que mais gosta por lá. Ainda não conhece? Qual atrativo mais te interessou?

Até +!!!

 

Background Tickets
Assunção

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Assunção

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Assunção

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *