Início / Ásia / Laos

Laos

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalConfesso que é um tanto difícil começar a escrever sobre um país que tenho tanto pra falar, mas sei que pouca gente terá a curiosidade de ler. Afinal, quantos brasileiros algum dia na vida se interessaram em trocar uma viagem para a Europa ou Estados Unidos e resolveram encarar uma aventura no Laos?

Apesar de difícil, me dá um grande prazer ajudar quem pretende viajar para o “patinho feio” do sudeste asiático. Peraí, você pode perguntar, mas porque chamar de “patinho feio” um país que recebia poucos milhares de visitantes por ano na década de 1990 e hoje em dia recebe mais de 1 milhão?

É que por estar no meio de destinos cobiçados como Vietnã, Tailândia e Camboja, além do fato de ter aberto suas portas tardiamente para o turismo, o Laos acabou tendo menos destaque. Mas, para tirar essa impressão e mostrar o quão fantástico é o país, este artigo tem tudo sobre o turismo no Laos.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Laos

Melhor seguro viagem para Sudeste Asiático »

 

História e turismo em Laos

Turismo no Laos
Templo Phra That Luang, em Vientiane.

O Laos é um dos países que mais gostei de explorar, como disse numa entrevista para a TV contando sobre minha volta ao mundo. É verdade que ainda há poucas que cidades oferecem boa infraestrutura para o turismo, caso da capital Vientiane e da charmosa Luang Prabang.

Parte desse encanto vem da colonização francesa, que durou de 1893 a 1954, e deixou um vasto acervo arquitetônico que se mantém preservado nas lindas fachadas e ruas de paralelepípedo, além do idioma. Laos também exibe com orgulho suas raízes comunistas, flamulando bandeiras vermelhas ao redor do país.

Porém, isso trouxe consequências graves durante a Guerra do Vietnã, quando os Estados Unidos atacaram também o Laos. Fora os ataques focados para eliminar o governo comunista, os aviões norte americanos que voltavam carregados dos ataques ao Vietnã, despejaram dois milhões de toneladas de explosivos em áreas rurais do Laos, para pousar com segurança nos porta-aviões.

O resultado disso foi catastrófico, pois mesmo após 40 anos do fim da guerra, TODOS OS DIAS ainda acontecem acidentes por causa de artefatos enterrados no solo. Camponeses trabalhando ou até mesmo crianças que imaginam ter achado um brinquedo, são mutilados e até mesmo mortos devido à detonação involuntária das bombas.

Tive a chance de viajar quase por três semanas no Laos e conhecer pessoas, lugares, cavernas e cidades inteiras que sofreram muito com essa situação. Confira agora todos os artigos relacionados ao Laos.

Confira => Melhores passeios guiados no Laos

 

O que fazer no Laos

Bom, modéstia à parte, acho difícil encontrar algum brasileiro que viajou tanto pelo Laos e que publicou sobre a viagem, então, quase impossível. Apenas aproveitei a chance que tive de viajar com a Stray Travel e fiz todos os seus roteiros, estive em lugares que apenas turistas que fazem um tour guiado tem a chance de ir.

Confesso que fiquei triste ao ver de perto uma história tão sofrida, mas tive também um imensa satisfação de conhecer gente que mesmo tendo um passado difícil, consegue com muito pouco ser feliz. Antes de começar a falar sobre as atrações do Laos, recomendo ler os artigos gerais sobre a Ásia.

São eles, o post sobre as monções asiáticas, explicando qual a melhor época para viajar para a Ásia, outro sobre vistos para o Sudeste Asiático, e quanto custa viajar pela Ásia e uma sugestão de roteiro de viagem no Sudeste Asiáticoalém do artigo que detalha como viajar pelo Laos.

Dica => Onde guardar o passaporte em viagem

 

Luang Prabang

Turismo em Luang Prabang no Laos
Feirinha de Luang Prabang.

Luang Prabang é a cidade mais famosa e visitada do Laos, tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e também a capital cultural e espiritual, onde existem mais de 60 templos budistas.

Uma característica bastante peculiar, que me encantou logo de cara, foi a chegada na cidade, em barcos de madeira que descem o rio Mekong. Inclusive, você pode agendar um cruzeiro para ver o pôr do sol em Luang Prabang.

Para saber mais, leia o artigo onde conto tudo sobre o que fazer em Luang Prabang. Me encantei tanto com Luang Prabang que ela faz parte de outro artigo, uma lista com as cidades mais lindas do mundo, na minha opinião, é claro.

Delícia => Aula de culinária em Luang Prabang

 

Nong Khiaw

Agência de turismo no Laos
Em Nong Khiaw, o dia que mais gostei de ser brasileiro.

Imagine um vilarejo com apenas uma rua, poucas pousadas e restaurantes. Pois é, aparentemente nada que possa interessar aos turistas. Porém, saiba que os quartos de algumas pousadas têm uma linda vista para o rio, um dos restaurantes é o melhor indiano que já comi e os turistas ficam encantados com os moradores locais.

Assim é Nong Khiaw. Contei mais no post sobre o dia que senti orgulho de ser brasileiro durante a viagem ao Laos.

Descubra => Como viajar gastando pouco dinheiro

 

TadLo

Turismo no Laos
Tomando banho com elefantes em TadLo.

TadLo é uma vila localizada a 2 horas de Pakse, uma das cidades mais importantes do Laos e onde há a maior cachoeira do país. É outra cidade onde aparentemente não há muito o que fazer, mas é sim um lugar incrível para relaxar e viver alguns dias de sossego.

Eu tive uma experiência única, que contei no post o dia que tomei banho de rio com elefantes em TadLo. Tem até vídeo 🙂

Leia => Livros de viajantes profissionais

 

Vientiane e Pakse

O que fazer numa viagem de turismo pelo Laos
A cachoeira de Tad Fane e monumento no centro de Vientiane.

Pakse é uma das principais cidades do Laos, possui aeroporto que faz conexão com Vientiane, capital do país, e outros importantes destinos turísticos do sudeste asiático. Veja como fazer uma excursão para Vientiane.

Apesar de ser uma cidade relativamente grande, recomendo visitar  algumas atrações em seus arredores, como o antigo templo Khmer de Wat Phou e a cachoeira Tad Fane, com 120 metros de altura.

Neste artigo você fica por dentro de tudo sobre e a cachoeira de Pakse no Laos. A leste de Vientiane há outras cachoeiras que fazem parte do parque Phou Khao Khouay NPA, saiba mais no artigo explorando cachoeiras e o interior do Laos.

Organização => Maneiras inteligentes de arrumar a mala de viagem

 

Vang Vieng

Turismo em Vang Vieng / Laos
Dia de tubing em Vang Vieng.

Um dos destinos laosianos mais conhecidos ao redor do mundo, ganhou fama devido às festas que acontecem em bares na beira do rio. Imagine descer corredeira abaixo utilizando boias para ir de bar em bar!

Pois é, o tubing em Vang Vieng se tornou a principal atração. Leia o artigo completo sobre Vang Vieng, a cidade mais louca dos países da Ásia.

Divertido => Passeio de caiaque em Vang Vieng

 

Phonsavan

Pontos turísticos no Laos
Fábrica de colheres feitas com material reciclado das bombas, em Phonsavan.

Phonsavan é uma pequena cidade rural localizada na região onde quase tudo gira em torno da histórica 2ª Guerra Mundial. Plain of Jarsm, por exemplo, é um local sagrado para a população do Laos, pois além de serem construções datadas de 2000 a.C, as pedras em formato de jarra ficaram quase que intactas após os constantes bombardeios dos Estados Unidos.

Conto mais no artigo Viajar para o Laos e Plain of Jars em Phonsavan.

Confira => Guia dos plugs de tomada pelo mundo

 

Vieng Xai

Viajar no Laos
Pôr-do-sol de dentro de caverna em Vieng Xai.

Uma das cidades mais importantes para contar a história recente do Laos é Vieng Xai, que foi onde o governo comunista e parte da população conseguiu se esconder em cavernas que serviram de proteção dos constantes ataques americanos.

Um dos lugares mais interessantes que tive a chance de conhecer, que são verdadeiros quartéis generais construídos debaixo da terra. Leia  no artigo tudo sobre Vieng Xai: o esconderijo de guerra nas cavernas do Laos.

Mala extraviada => Como funciona o seguro para bagagem

 

Don Det

Atrações turísticas no Laos
Bungalos em Don Det | Foto: Gorgo, via Wikimedia Commons.

Paz, essa é a palavra para definir Don Det, a principal vila da região conhecida como 4000 Islands, na fronteira do Laos com o Camboja. Como foi meu último destino no país antes de seguir para o próximo país, é na minha opinião o melhor lugar para descansar depois de dias viajando pelas cansativas estradas do Laos.

Confira as minhas impressões sobre a cidade no artigo Don Det e as praias de rio em 4000 islands no Laos.

Lais mais => Países mais lindos do mundo

 

Outros destinos no Laos

Turismo no Laos
Floresta dos macacos em Xe Champhone.

Dentro do meu roteiro de viagem pelo Laos, conheci ainda o município Xe Champhone onde as maiores atrações turísticas são o templo budista e a floresta dos macacos.

Na cidade, participei de uma cerimônia budista em que os habitantes da vila desejam sorte aos viajantes até que voltem para casa. Eles ainda distribuem fitinhas da sorte e Lao Lao, aguardente característica do país.

A noite termina com uma tradicional refeição Lao. Uma experiência incrível que mostrou bastante das tradições e cultura do país.

Já em Tham Kong Lor há um rio subterrâneo de 7 quilômetros  que interliga duas pequenas vilas no Laos e historicamente foi importante rota para troca de mercadorias, pois atravessa uma grande montanha.

Conto tudo no artigo artigo sobre os pontos turísticos no Laos e o rio subterrâneo de Tham Kong Lor. Indico também Vieng Thong e o parque de águas termais no Laos, e conto tudo sobreo que fazer em Nong Khiaw

 

O que ainda quero ver no Laos

Sinceramente não sei se algum dia voltarei ao Laos, mas certamente faria a viagem exatamente igual, com mais dias em Luang Prabang. A cidade é um encanto, com restaurantes e bares na beira do rio, além da feira noturna, onde se encontra artesanato local e barraquinhas de comida típica. Tenho saudades disso!


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis e onde ficar no Laos

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios no Laos | Seguro de Viagem


Caso precise de mais dicas sobre o que fazer no Laos, veja nosso artigo com as curiosidades sobre o Laos ou procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino. Aproveite também para ver minha galeria de fotos do Laos e as dicas de roteiro pelo Laos, além de como cruzar a fronteira Tailândia / Laos em Chiang Khong.

Você já pensou algum dia em visitar um país como o Laos? Deixe nos comentários as suas impressões!

Até + !!!

 

Leia nossos últimos artigos sobre a Laos:

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

2 Comentários

  1. Olá! Adorei o post! Estou indo para Vientiane com parada de 45 minutos (conexão) no Aeroporto de Pakse. Você acha que dá tempo de fazer a conexão, por menor que seja o aeroporto? rs Desde já obrigado!!!

    • Fala Igor,

      Não conheci nenhum dos aeroportos do Laos, fiz tudo por terra. Se o voo não atrasar, acredito que seja possível sim fazer a conexão. São voos de companhias diferentes né? Eu recomendo que você vá apenas com bagagem de mão, para não perder tempo na esteira e despachar novamente a mala.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *