Início / Dicas / 7 dicas certeiras para o turista não entrar em roubadas

7 dicas certeiras para o turista não entrar em roubadas

Sou adepto do planejamento de viagem quando tenho algum novo destino em vista. É bom saber o que vou enfrentar em um país desconhecido e quais as providências a tomar caso algo não aconteça como o previsto. Pode parecer certinho demais, mas já vi bastante gente tendo que voltar mais cedo da viagem, desembolsar mais dinheiro e quebrar a cara, por não terem boas dicas de viagem. Tudo por que acham que o período de férias é apenas um momento de descanso e não é preciso planejamento e organização.

Durante uma viagem de férias a última coisa que queremos é ser enganado por um falsário qualquer, ser roubado, trapaceado…enfim, perder tempo e dinheiro. A melhor maneira de evitar aborrecimentos é usar a cabeça. Ficar sempre atento ao que esta acontecendo e saber não provocar confusões é essencial para evitar dor de cabeça.

Vai viajar? => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Conheça as 7 dicas para evitar roubadas

dicas-de-viagem

Fonte: Pinterest

  1. Troca de câmbio: essa é a maneira mais comum de ser enganado e o pior é que muitas pessoas só se dão conta muito tempo depois. Procure sempre trocar dinheiro em casas de câmbio autorizadas. Sempre há uma no centro das cidades ou aeroportos, geralmente mais caras. Evite qualquer outra alternativa e siga sua intuição. Se algo parecer estranho, como alguém te procurando na rua ou a oferta for muito melhor que o padrão, é bem provável que seja dinheiro falso ou alguma arapuca;

     

  2. Taxistas: os bons profissionais que me perdoem, mas como existem trambiqueiros nesse meio. Antes de viajar para uma cidade desconhecida, pesquise o mapa no Google Mapas para saber mais ou menos os trajetos principais, assim mostra conhecimento ao taxista e o desencoraja a ficar dando voltas. Evite corridas com valor pré-estabelecido, pois os taxistas sérios sempre usam o taxímetro. Segue a lista de algumas calculadoras de tarifas na internet; veja qual possui o seu destino:
    1. Tarifa de Taxi – principais cidades do Brasil;
    2. Preço do Taxi – capitais brasileiras;
    3. Taxi Fare Finder – Estados Unidos, Canadá e Londres;
    4. World Taximeter – diversas cidades do mundo;
    5. Taxi Auto Fare – Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Irlanda, EUA, Singapura e Índia.

     

  3. Trombadinhas: muitos brasileiros quando estão em uma viagem de férias acabam se descuidando de celulares, bolsas e carteiras. A ação dos ladrões é bem comum em vários países da Europa ou qualquer outro onde haja concentração de turistas. Os locais se aproveitam da habitual desatenção dos turistas e levam seus pertences. Tenha o mesmo cuidado e atenção durante suas viagens de férias e cuidado com pessoas que puxam conversa tentando tirar sua atenção;

     

  4. Policiais falsos: esse é um golpe que acontece em aeroportos, estações de trem e qualquer outro lugar público onde é comum a presença de policiais. Os golpistas se aproveitam que os turistas não estão familiarizados com os uniformes dos policiais e pedem para verificar sua carteira dizendo que está ocorrendo muitos problemas com notas e passaportes falsos. Saem correndo e levam sua grana. Dica: nunca mostre sua carteira a ninguém e, se possível, guarde-a no bolso da frente da calça e separe o dinheiro em diversos lugares;

     

  5. Desconfie: já se deparou com pessoas que são prestativas demais com desconhecidos, se oferecendo para tirar fotos, carregar sua mala (saiba como arrumar suas malas) ou ajudar em passeios? Bom, muitos deles são vigaristas disfarçados que estão esperando um descuido seu para roubá-lo. Ter atenção e desconfiar da bondade excessiva das pessoas, é uma boa forma de prevenção. Não estou dizendo que não existem pessoas com vontade de ajudar ou fazer uma gentileza; mas existe gente que se aproveita disso, isso é fato;

     

  6. Use dinheiro trocado: procure usar suas notas grandes para pagar estadias em pousadas, hotéis, albergues ou locais onde sinta-se mais seguro. É muito fácil para um taxista ou ambulante tentar te enganar no troco ou dizer que deu uma nota de 10 ao invés de 100. Fique sempre atento e não dê dinheiro na mão dos outros antes de ter certeza do valor e quanto deve receber de troco;

     

  7. Use a internet: é a melhor maneira de pesquisar sobre seu próximo destino de férias e como outros viajantes tiveram problemas. É comum autores de blogs de viagem colocarem suas experiências negativas sobre cada cidade.

 

Tem outras dicas para evitar furadas?

Todas as pessoas que gostam de viajar já passaram por situações inusitadas. É aconselhável gastar um pouco a mais para ter um seguro de viagem e evitar grandes perdas. Deixe sua opinião e ajude a dar vida a este blog de viagem!!!


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 300º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:

Procurando dicas de viagem para evitar roubadas? Ainda tem dúvidas? Gostaria de contar suas experiências?

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 
Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

4 Comentários

  1. Tem muita gente que acha que “primeiro mundo” não tem problemas, que é tudo uma tranquilidade só… claro que não tem o clima de insegurança daqui mas temos que ficar atentos sempre, principalmente com a bolsa e o dinheiro. lá fora, não vão querer levar sua máquina fotográfica, seu relógio, nada disso e sim o seu dinheiro. Não saio com muito dinheiro, prefiro os cartões de débito e evito trocar dinheiro no aeroporto, a não ser uma pequena quantia para locomoção e alguma refeição.

    • Oi Juliana,

      Exatamente, batedores de carteira estão em qualquer lugar. Também não viajo com muito dinheiro e o que tenho, sempre dividido em vários lugares.

      Obrigado pela participação…Até + !!!

  2. Legais as dicas…parabéns, achei interessante o conteúdo. No meu blog indico tb algumas, mas vc foi bem abrangente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *