Início / Top 10 / 7 perguntas que mais ouvi quando divulguei minha volta ao mundo

7 perguntas que mais ouvi quando divulguei minha volta ao mundo

Fazer uma viagem tão longa ainda é um grande tabu para nós brasileiros, e era ainda mais quando comecei a pensar sobre isso no início de 2011. Ok, uma coisa é passar 1 ou 2 anos estudando e trabalhando num determinado país; outra totalmente diferente é pular de cidade em cidade durante um tempão. Batalhei e tive a chance de viajar das duas maneiras, quando morei na Espanha em 2006, e depois quando resolvi botar a mochila nas costas e partir para minha primeira volta ao mundo.

É obvio que a grande maioria das pessoas quer, planeja e adora viajar. Mas será que todas elas gostaria de fazer um intercâmbio??? E uma viagem ao redor do planeta??? Enfim, pude ver a reação das pessoas próximas a mim quando divulguei meus planos, sempre com entusiasmo, desejando sorte e talvez com um fundinho de inveja, vontade de fazer o mesmo.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

Curiosidades sobre volta ao mundo.

É obvio que a ideia de ficar 365 dias viajando sem precisar trabalhar é sonho de qualquer simples mortal. Imagine que sua única rotina seria ter que pesquisar o que fazer para divertir-se!!! Pois é, imagine agora eu ver a expressão de cada parente, amigo ou pessoa qualquer quando descobriu sobre meus planos. Eu tenho consciência que a grande maioria gostaria de estar em meu lugar, então resolvi listar algumas das coisas que ouvi depois de conversar com tanta gente sobre minha volta ao mundo.

 

Como assim, jogou tudo pro alto?

Tinha uma vida boa em São Paulo. Depois de muito suor e trabalho (até contei um pouco sobre minha escalada no post sobre como viajar o mundo), com carro na garagem, várias viagens e a vida começando a se acertar, resolvi jogar tudo para o alto e viver um sonho que insistia em sonhar acordado. Muitos ficaram perplexos: “Sério mesmo que vai vender tudo para viajar o mundo?” SIM!!!

Foi fácil entender esse comportamento. É cultural para nós brasileiros, talvez até questão de sobrevivência, abdicar de uma período sabático (muitas vezes até das bem-vindas férias) pensando permanecer num bom emprego. E se eu sair, será que consigo a mesma vaga novamente??? E se perder a sonhada promoção??? E se perder espaço no mercado??? São tantos “SEs” que todos ligam o foda-se para a qualidade de vida e entubam anos trabalhando e vendo a vida passar.

 

Pra onde você vai?

Fato, essa foi de longe a pergunta que mais respondi antes, durante e após a viagem. É a curiosidade natural das pessoas. Depois de poucos dias, ficou automático dizer a lista dos países que fariam parte do roteiro, pelo menos daqueles que estavam dentro de minha passagem aérea de volta ao mundo.

Na ponta da língua: Estados Unidos (Califórnia e Hawaii), Fiji, Nova Zelândia, Austrália, Ilha de Guam (EUA), Filipinas, Tailândia, Laos, Camboja, África do Sul, Tanzânia, Egito, Grécia, Turquia, Alemanha, Irlanda e Inglaterra. Nunca deixo de me impressionar com o brilho nos olhos de quem ouve essa lista.

Vai viajar? => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Você vai gastar um apartamento na viagem?

Conversando com tanta gente sobre viagens, até mesmo porque naturalmente virei referência para todos os meus conhecidos que planejam viajar, percebi que a maior barreira de quem nunca pesquisou sobre o assunto, é o custo da viagem.

O fato é o seguinte: todos imaginam que durante uma viagem longa o ritmo será o mesmo que temos nas férias. Errado. Você acha mesmo possível ficar naquele ritmo frenético de uma trip de 20 dias pela Europa, sem parar nem para respirar??? Isso é cansativo demais, além de caro. Na prática, acabei arrumando mais tempo para aproveitar as coisas simples e fiz disso minha rotina. Todos os dias procurar um lugar irado para apreciar o pôr-do-sol, fazer trilhas para conhecer lugares secretos que estão fora dos roteiros turísticos e tentar viver ao máximo o dia-a-dia de cada lugar, sem pressa de chegar no próximo destino.

Ok, sei que gastei mais do que muita gente que fez viagens parecidas com a minha, falei sobre isso no artigo sobre quanto custa dar a volta ao mundo. Porém, gastei muito com passeios e atividades, principalmente nos 6 primeiros meses de viagem, quando visitei países extremamente caros.

 

Quanto tempo de viagem?

Resolvi utilizar toda a validade de meu bilhete de volta ao mundo, onde o último voo precisaria ser exatamente 365 dias após a data do primeiro embarque. Foi assim que aconteceu, a viagem começou em 16/08/11 e voltei para o Brasil dia 16/08/12.

Mais uma vez brilho nos olhos, não só de meus conhecidos no Brasil, mas de todos os amigos que fiz durante a viagem. Conheci sim bastante gente tirando um período sabático, mas pouquíssimos com um ano ou mais de tempo na estrada. Hoje, acho muito legal ver cada vez mais viajantes partindo para longas jornadas, principalmente por ter a oportunidade de conhecer suas histórias.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Quem vai contigo?

– “Ninguém, vou sozinho”. Sempre contei com a maior naturalidade possível.

– “Você tá de brincadeira né? Não vai aguentar ficar um ano viajando sozinho“.

Quando bati o martelo e resolvi que realmente faria a volta ao mundo, sabia desde o primeiro instante que iria sozinho e, em nenhum momento, cogitei a ideia de procurar alguém para me acompanhar. Quis ser o único dono do meu tempo, não depender ou ficar a mercê do bom humor alheio ou perder oportunidades por não estar em meu próprio ritmo. Quis um mundo inteiro diferente, novos amigos e lugares, quis ficar 100% aberto a novas oportunidades.

 

Vai trabalhar em algum lugar?

Não. Pude planejar a viagem sem a necessidade de procurar trabalho algum, pelo menos daqueles que fazemos apenas em troca de grana. Porém, criei o blog exatamente porque queria algo com que pudesse me comprometer.

Foram muitas horas de trabalho, incontáveis. Antes de tudo, usei todos os momentos teoricamente perdidos para produzir. Trem, avião, ônibus…estava sempre escrevendo algo para postar no blog. Ainda hoje faço isso e confesso que são os lugares que mais tenho inspiração para escrever, bem no meio de qualquer viagem. Além disso, matei muitos dias que poderia estar de bobeira na praia, ou fazendo um passeio qualquer, para dar atenção ao meu projeto.

 

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Quais são os planos para a volta?

Sempre quis que o blog fosse uma referência para ajudar outras pessoas que ambicionam realizar esse sonho em comum. Além das centenas de textos que escrevi, respondi cada comentário tentando ajudar da melhor maneira possível, afinal sei quantas dúvidas aparecem no início do planejamento da volta ao mundo. Se virei referência ou não, acho que sou uma delas, pois conheço outros projetos que ajudam muito seus leitores.

Sabia também que teria a segurança de voltar para minha antiga atividade, então puder partir sem o medo da volta. Claro que muito aconteceu e um mundo de pensamentos me atormentou quando voltei de viagem, pois algumas coisas não aconteceram como o esperado. Da mesma maneira, outras tantas aconteceram com mais intensidade do que poderia imaginar. O importante foi saber dosar tudo isso e seguir o caminho da minha felicidade.

 

Foram tantas outras perguntas!

Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que a viagem seria o estalo para transformar toda a minha vida. Ainda não tive a noção exata da dimensão de tudo, mas já consigo ter uma boa ideia de como funciona a rotina de um viajante. Este é o 340º artigo, veja também outras curiosidades sobre a viagem:


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Concorda com minha lista dos países mais lindos do mundo? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar suas histórias?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

9 Comentários

  1. Oi, Gabriel! Muito bacana o seu blog e sempre que busco informações sobre o meu próximo destino, dou uma olhada por aqui.
    Imagino que quando você contou que iria viajar o mundo muitos devem ter pensado que você estava louco. Decidimos, eu, marido e filho de 3 anos, viajar o mundo. Eu diria que 99% das pessoas acharam que eu havia surtado.
    Mas como você, o meu sonho sempre foi conhecer o mundo! Começamos a viajar em janeiro desse ano e ainda estamos na estrada sem data pra terminar.
    Valeu pela inspiração! 😉

  2. Acima de ser uma grande aventura é uma extrema coragem largar tanto assim da comodidade de dos bens materiais para ir atrás de um sonho!

    Trabalho, emprego com um mínimo de esforço se encontra em qualquer lugar hoje em dia! O que importa é que não deixasse para ficar velho e sem pique pra poder viajar, fazer trilhas, dormir no onibus todo torto, ehehe! Enfim, queria ter a coragem que tens, talvez a vontade e coragem até tenho, mas seu que um din din antes ainda tenho que juntar!

    Obrigado pelos posts e por mostrar que material não é nada nesse vida!

  3. Adorei, Gui. Até eu que convivo muito com você ainda tinha várias dessas perguntas na cabeça haahaha. Abração

  4. Olá Guilherme!
    Parabéns pela volta ao mundo, com países incríveis!! Como uma boa viajante, ha muito tempo também sonho com a minha volta ao mundo! Agora em família, pois tenho uma filhota linda com 4 meses.
    Adicionaria Índia e Nepal ao seu roteiro, pois são países que sempre me facinaram!
    Abraço,
    Laira

    • Oi Laira,

      Índia e Nepal também estavam em minha lista, mas acabei priorizando outros países…um dia ainda conheço.

      Que delícia poder viajar com a filha, ela já acompanhou alguma viagem, mesmo tão novinha???

      Abraços

  5. Parabéns pela façanha meu caro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *