Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Ásia / Porque o Vietnã é meu país preferido no sudeste asiático

Porque o Vietnã é meu país preferido no sudeste asiático

Para qualquer rapaz que cresceu durante os anos 80 e 90, os filmes americanos do Vietnã fazem parte da nossa infância- quem não viu o Platoon, Apocalypse Now ou Full Metal Jack? Com a idade, depressa percebemos que a realidade não é exactamente como era retratada nos filmes, mas fica gravado no nosso imaginário aquele país de arrozais e chapéus de palha em cone…

O Vietnã tem que ser passagem obrigatória em qualquer visita ao Sudoeste Asiático. Não é um destino paradisíaco de praias como a Tailândia ou tem um monumento imponente como Angkor Wat no Cambodja, mas é, para mim, o meu país favorito na região! Porquê? Bom, para já, porque, como disse, é um revisitar das paisagens que conheci na minha infância através dos filmes, e uma oportunidade para descobrir a verdadeira história deste país, desta vez contada pelo outro lado.

Vai viajar? => Encontre ofertas de hotéis no Vietnã

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

Mas acima de tudo porque é o país com as paisagens mais bonitas e variadas da região, com as montanhas e as suas tribos indígenas, a magnífica baía de Halong Bay (provavelmente no top 5 das atrações naturais mais bonitas do mundo…), os arrozais, o delta de mekong e mesmo algumas praias óptimas. Isto para não falar da comida, uma delícia, com muita variedade do Norte a Sul, as pessoas super simpáticas, e os preços que são muito em conta! (um quarto duplo, com casa de banho, tv e ar condicionado por 25 reais/8 euros!

Viagem ao Vietnã.

Podia-vos falar hoje de muitas coisas acerca deste país, como o que se pode comer, ou dum roteiro para uma viagem ao Vietnã. Mas não. Vou-vos contar um segredinho, que é a melhor maneira de verdadeiramente descobrir este país, out of the beaten track, fora dos trilhos batidos, e conhecer o verdadeiro Vietnã.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Vai viajar? => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

Histórias sobre o que fazer no Vietnã.

Se bem me lembro chamava-se Quang…Tive a sorte de me deparar com este senhor, em Dalat, uma cidade nas colinas do centro do Vietnã, conhecida pelo seu clima fresco Europeu, que durante os tempos da colonização francesa tornou-se numa estância turística para os franceses. O senhor Quan propôs-me uma viagem em moto pela zona, para melhor conhecer as terrinhas e paisagens que rodeiam Dalat. Ele a conduzir, e eu atrás, de pendura, a apreciar a paisagem, a sentir o ventinho na cara e a tirar fotos.

Algumas fotos de viagem pelo Vietnã.

Durante o dia, mostrou-me todos os cantinhos perdidos da região, levou-me a casa de artesões locais, onde nem sequer havia nada para comprar, só para ver como se faziam cestas enormes de arroz, ou criação de bichinhos de seda ou de cogumelos. Pelo meio, ia-me falando da história do Vietname e da sua história, numa só, já que tinha lutado na guerra pelo lado do Sul, e passado 5 anos num campo de re-educação, enquanto a sua família tinha fugido para a Austrália numa jangada…

Viajar de moto no Vietnã.
o senhor Quang
Vietnã e o Sudeste Asiático.
Eu a curtir o passeio de moto!

Ao fim do primeiro dia, apercebi-me que dificilmente iria conseguir ver e conhecer melhor o Vietnã do que com o senhor Quang. Decidi então viajar mais dois dias com ele, pelo interior do país, numa zona, que está fora dos itinerários turísticos mas que tem tanto para ver e para mostrar como é aquele país que tinha visto nos filmes.

Durante dois dias viajamos por arrozais, cascatas, aldeias de tribos tradicionais e comemos em restaurantes à beira da estrada onde não havia nem turista nem menu em inglês… a melhor comida que comi em todo o sudoeste asiático!

Vietnã e seus pontos turísticos.

De vez em quando parávamos e o senhor Quang dizia-me para fazer partes do percurso a pé, para melhor apreciar a paisagem, aproveitando para esticar as pernas…Pelo meio, ia-me falando de sítios que tinham sido palcos de confrontos entre os Americanos e os vietnamitas do Sul contra o Viectong, os vietnamitas do Norte….  Ficámos em hotéis simples, mas confortáveis e limpos, e nunca por uma só vez senti que fosse perigoso ou provável ter um acidente ao andar a descobrir o Vietnã de mota!

Se estão a pensar ir ao Vietnã, não percam a oportunidade de fazer uma viagem deste género. Dalat é uma boa paragem entre Saigão e Hué/Hoi An, e vale muito a pena fazer pelo menos um dia de viagem de moto! O senhor Quan trabalhava para a Dalat Easyrider que podem organizar todo o tipo de excursões de moto! Boa viagem!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Tiago Relvão

Português, de Coimbra, cidade dos estudantes, mas de momento a viver em Antibes, no Sul de Franca. Tenho 30 anos e já tenho alguma experiencia de viagens (ultima contagem eram 50 países, a maioria na Europa, Médio Oriente e Asia). Vou-vos contar acerca daquele pais que visitei, daquela paisagem que vi, daquela pessoa que conheci, daquela delicia que comi ou daquela aventura que vivi. Em português de Portugal! :) Mais sobre mim em www.125azul.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *