quarta-feira , 22 / março / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Ásia / Camboja / Sudeste asiático: vistos de turismo e ano sabático

Sudeste asiático: vistos de turismo e ano sabático

Viajar pelo sudeste asiático é a primeira opção de jovens mochileiros que precisam economizar, mas querem se divertir e conhecer novas culturas, sendo perfeitamente possível viajar gastando pouco, entre 20 e 50 dólares por dia. Encontrei diversas pessoas que tinham em seus roteiros de viagem países como Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Mianmar e Indonésia…é bastante comum ver gente viajante por meses, somente aproveitando um período sabático em suas vidas.

A facilidade de fazer uma viagem pelo sudeste asiático não é apenas a economia. Conseguir visto de turista para a maioria dos países é bem fácil, ainda mais para viajantes brasileiros. Na maioria dos casos, basta pagar uma taxa nos aeroportos ou nas fronteiras que possuem um posto da polícia federal.

Planeje sua viagem => Dicas para economizar com hotéis no Booking.com

 

Ano Sabático

O sudeste asiático é uma região muito procurada por viajantes que querem dar uma pausa na carreira, aproveitar a vida por algum tempo, ter novas ideias e voltar renovado para a vida real. Como a média de gasto por dia pode ser bem baixa, além de haverem infinitas boas opções para o turismo, passar um ano sabático na região, ou pelo menos parte dele, é a escolha certa para quem precisa economizar.

Durante a viagem, encontrei alguns viajantes que pretendiam viajar por vários meses, até anos, com orçamentos abaixo de US$ 20,00 por dia. É o caso do Fábio, brasileiro que conheci em Don Det, autor do blog Sexo, Viagens e Rock and Roll e co-autor no Finestrino. Após uma temporada de 11 meses trabalhando em Singapura, resolveu fazer as malas e viajar até o dinheiro acabar. Quando o conheci, planejava viajar na Ásia por cerca de 18 meses com uma média de US$ 15,00 por dia.

 

Como conseguir vistos de turismo

visto-turismo-sudeste-asiatico

É bem fácil para brasileiros conseguirem visto de turista na maioria dos países do sudeste asiático. De maneira geral, basta entregar uma foto e pagar a taxa na chegada aos aeroportos ou postos da polícia federal nas fronteiras. Veja a lista dos países e procedimentos necessários:

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
  • Isento de visto: Tailândia (90 dias), Filipinas (59 dias) e Malásia (90 dias);
  • Visto na Entrada: Laos (30 dias), Camboja (30 dias), Singapura (14 ou 30 dias) e Indonésia (30 dias);
  • Visto antecipado: Myanmar (90 dias), Vietnã e Brunei.

Tenha sempre fotos 3×4 e 5×7, além de passaporte com validade superior a 6 meses, dólares americanos para pagar as taxas e as vacinas necessárias para viajar. O certificado internacional de vacinação contra febre amarela é obrigatório em todos os países.

Se estiver planejando ficar mais tempo em algum país, verifique se é possível estender o visto de turista após a entrada. Caso contrário, será necessário solicitar um visto especial. Vi muitos viajantes saindo de um país apenas para carimbar o passaporte e voltar alguns dias depois para conseguir nova permanência.

Para mais informações sobre vistos de turismo, acesse Visto para Todos.

 

Planeja viajar pelo sudeste asiático?

viajar-sudeste-asiatico

Seja para fazer uma viagem de férias ou um período sabático, viajar pelo sudeste asiático é a chance de conhecer um mundo novo, totalmente diferente das tradições ocidentais. Ter a chance de provar novos cheiros e sabores, além de aprender com uma cultura tão peculiar, faz valer a pena qualquer esforço feito para planejar a viagem.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para economizar com hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts, planejei viajar três meses pelo sudeste asiático, pois seria uma boa maneira de economizar e fugir um pouco da civilização. Este é o 151º artigo da série, veja as dicas de viagem dos posts anteriores:

Planejando viajar para o Sudeste Asiático? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

passagens-aereas

Passagens aéreas no ViajaNET em 10x s/juros => Quando viajar mais barato?

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

seguro viagem

Ganhe 5% off fazendo o seguro em 12x com a Seguros Promo => Avaliação

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars => Saiba mais

reserva de hotéis

Hotéis no Booking, com cancelamento grátis => Dicas para reservar

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Maldivas mais barato

Maldivas mais barato: guia passo-a-passo para conhecer o paraíso

Esses dias estava conversando com alguns amigos, sobre a vontade de visitar as Ilhas Maldivas. …

21 Comentários

  1. Oi, Guilherme tudo bem????
    Comecei a planejar em cima da hora!!! Meu Deus!! hehehe
    Vou viajar por 4 meses, estou em Dublin. Quero fazer Thailandia, Laos, Vietna, Camboja, Indonesia e talvez Malasia não decidi ainda.
    Vou ler tudo que vocÊ postou, vi que ficou 3 meses, tenho um mes há mais. Vou precisar de toda ajuda possível hehe
    Vou ter que voltar para Dublin , por enquanto vi que passagem de Dublin para Bangkok sai mais barato, tenho que ja comprar essas ida e volta.
    Meu Deus tenho tantas dúvidas hehe
    Vou ler tudo que você postou com calma, mas tenho qe agilizar, a principal passagem que tenho que comprar para ontem é Dublin-Bangkok.
    Deseje-me sorte, essa semana vou ficar só corrento atrás disso. Viajo em outubro. Tenho que tirar as fotos 3×4 e 5×7 e o visto pro Vietña.
    Pensamento positivo aqqui que vai dar tudo certo, são tantas coisas para olhar e planejar. Tantos templos para conhecer, cavernas, cachoeiras.
    (:

    • Oi Lourene,

      Calma que dará tudo certo. O principal mesmo para comprar agora é a passagem. Os trechos internos e hotéis não tem problema ser mais perto da viagem.

      Precisando de algo estou por aqui. Senti sua ansiedade kkkkk

      Abraços

  2. Poxa, que legal seu blog. Estou planejando um sabático e seu blog tem informações bem práticas.
    Obrigada por compartilhar com a gente 😉

  3. Luiz Henrique Viana

    Então Guilherme, eu queria fazer de carro porque acho que facilita muito pra entrar em todas as bibocas disponíveis. Viajo pelo menos uma vez por ano e só uma vez fiz de carro. Foi o sul da califórnia em 15 dias. Rodei 7 mil km e vi maravilhas naturais que seriam impossíveis de serem vistas se eu contratasse excursões para o mesmo fim. Até porque, diversas delas nem constam em materiais de turismo. Na Tailândia, a vantagem é que tenho um amigo que mora em Bangkok, mas na época em que vamos ele não vai poder viajar os outros paises comigo!
    Bom.. de qualquer forma vou seguir seu conselho e alugar o carro para trajetos especificos!

    Abraços

    • Cara,

      Concordo plenamente contigo. Também fiz essa trip na Califa e fui numa praia que tinha uma cachoeira que caia na areia…tu foi nela???

      Ná Ásia você não precisa contratar excursões…fiz muito pouco isso. Só acho que não será tão fácil ter o carro…o que fazia muito era alugar scooter, em tudo quanto é canto tem. Bem mais barato e te dá a chance de conhecer esses lugares inusitados.

      Valeu…abração

      • Luiz Henrique Viana

        Fui sim.. fica em Big Sur né? Eu só não fui até a areia. Era novembro e já tava bem frio, então eu só vi da estrada mesmo. Você foi até Carrizo Plain? Desse local é possível ver uma falha geológica (Falha de Santo André) na superfície. Sem falar do Soda Lake, muito legal!!
        Falei com um amigo que é Tailandês (e mora lá), e ele disse que pra conhecer o interior da Tailândia até dá pra ir de carro mas não é preciso!! Como você disse!
        Estou tentando agora comprar uma passagem para Atlanta (só que como a fatura do cartão encerrou ontem e o pagamento ainda não foi acusado, nao consegui comprar e pode ser que eu perca a oferta hj)… to pensando em conhecer o sul dos EUA agora no que der pra fazer em oito dias. Você já foi? To querendo pegar os estados de Mississippi, Alabama, Arkansas, Louisiana e Kentucky. Vou deixar a Georgia pra quando eu for conhecer a Floria (porque pelo que eu vi os biomas são parecidos… pântanos e tal). Alguma dica???

        • Isso, também não desci mas a vista é incrível. Não conheci esses lugares que comentou.

          Nos EUA conheço só Califórnia e Las Vegas. No site da RBBV você vai encontrar dicas desses outros destinos.

          Quando você voltar dessa viagem da Tailândia quero saber como foi!!!

          Abraços

          • Luiz Henrique Viana

            Pode deixar!!!!!! Se voltar pra Califórnia te dou as dicas.. conheci lugares que nem em guia de viagens aparece!!

  4. Luiz Henrique Viana

    Oi Guilherme. Vou pro sudeste asiático em outubro! Pelo que vi nos mapas, em relação à distância, é possível fazer tudo de carro. O que eu não encontrei é se é permitido ou seguro. Você sabe algo a esse respeito???
    Abraços e parabéns pelos textos!

    • Fala Luiz,

      É possível sim fazer tudo de carro, mas não sei se é a maneira mais prática. Se quiser passar a fronteira para outro país, não sei se é permitido ou se é possível devolver o carro em outro lugar. Mesmo dentro do mesmo país, na Tailândia por exemplo, acho que não vai conseguir devolver o carro num lugar diferente do que o alugou. E outra, existem muitas ilhas e lugares onde não chega carro…e aí??? Vai deixar onde???

      É tão fácil e barato viajar por lá que não sei se vale a pena alugar um carro por todo o tempo. Talvez apenas para explorar pequenas regiões…é o que eu faria.

      A criminalidade por lá é quase zero, então pelo menos seguro deve ser.

      Valeu…Até + !!!

  5. Oi Guilherme, como você fez o visto antecipado para o Vietnã? E quantas fotos mais ou menos você sugere levar? Abraços

    • Fala Rafa,

      Não consegui ir ao Vietnã, mas pesquisei todos os procedimentos. A maneira mais fácil e barata, é o visto online para o Vietnã, que você retira na chegada ao aeroporto.

      Leve fotos 3×4 e 5×7, para garantir. Um jogo de cada é suficiente.

      Quando embarca???

      Abraços

      • Opa, valeu!!! Vixi, ainda falta muito, quero ir em maio, mas adoro já planejar tudo com calma. Eu vi que esse visto pela internet só é válido pra retirar no aeroporto, então pra cruzar a fronteira terrestre acho que tem que ser em Brasília mesmo! Valeu, abração

        • Então Rafa, estava vendo esse visto para entrar no Vietnã por terra, cruzando a fronteira mesmo. Eu acho que tem sim como tirar o visto online, que é mais barato e retirar em algum lugar que não seja o aeroporto. Se descobrir me avisa.

          Abração

  6. Sempre me interessei pela Ásia e comecei esse ano pela China (que exige visto antecipado)! Viagem maravilhosa, muitas recordações incríveis… Quero muito continuar… Quem sabe a Tailândia da próxima vez? Gostei de saber que não precisamos de visto!!!

  7. Demais, estou planejando e anotando todas as suas dicas!!! Abraços e parabéns pelo aniversário!

    • Oi Rafa,

      Valeu pela lembrança e por passar aqui novamente.

      Abraços

      • Ana Cristina

        Oi Guilherme adorei as dicas. Vou para o Sudeste Asiático em 15 de Julho e gostaria de receber umas dicas de hotéis para ficar. Bons e baratos.Vou para Indonésia, Vietnã, Camboja, Tailândia e Malásia.
        Obrigada

        • Oi Ana,

          Não sou muito de escrever dicas de hotéis…falha minha. Também viajei sem roteiro pré-definido, então não fazia reserva antecipada. Tenho somente dicas de alguns hotéis em Bali.

          Um site muito bom para reservas na Ásia é o Agoda, com avaliações de muitos brasileiros.

          Boa viagem 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *