Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Ásia / Tailândia / Chiang Rai e o esplendoroso Templo Branco de Wat Rong Khun

Chiang Rai e o esplendoroso Templo Branco de Wat Rong Khun

Chiang Rai é a província mais ao norte da Tailândia, localizada numa região conhecida como Triângulo Dourado, onde Tailândia, Laos e Mianmar fazem fronteira e se encontram com o Rio Mekong. Hoje a cidade de Chiang Rai é a principal base para quem pretende viajar pela região, que ganhou fama internacional no final do século passado, quando um conceituado artista contemporâneo resolveu reconstruir o principal templo da cidade com seu próprio dinheiro.

Mas não foram apenas boas notícias que trouxeram fama para Chiang Rai, pois no passado foi uma área produtora de papoula, planta usada para a produção do ópio, substância base de drogas poderosas como a heroína (aqui era utilizado para esse fim, mas o ópio também é a base da morfina). Hoje o que sobrou dessa época, são apenas as histórias contadas no Museu de Ópio de Chiang Rai, uma vez que as plantações foram substituídas, principalmente por café.

Planeje sua viagem => Veja aqui os preços de hotéis em Chiang Rai

Dicas de hotéis e localização dos melhores bairros em Bangkok

Viajar para Chiang Rai também é uma ótima maneira de vivenciar profundamente os costumes e tradições tailandesas, muito presentes nas atrações turísticas da cidade. Conhecer os cheiros e sabores da culinária, danças e arte local são algumas das opções. Isso se potencializa quando exploramos os arredores da cidade, pois a população ainda não foi tão influenciada pela presença do turismo.

Fronteira entre Tailândia e Laos
Posto de fronteira em Chiang Thong.

Outro fator que faz de Chiang Rai uma rota quase obrigatória para quem viaja pelo Sudeste Asiático, é sua proximidade com Chiang Thong, vilarejo que faz fronteira com o Laos. Lá existe um posto da polícia onde é possível conseguir o visto de entrada no país vizinho.

 

O templo modernista de Wat Rong Khun

Templo Branco de Chiang Rai

O Wat Rong Khun é o único templo modernista que conheci durante meus 3 meses de viagem no Sudeste Asiático, e confesso que não sei se existem outros. Visitei dezenas e dezenas de templos, desde os importantes Templos de Bangkok, até os místicos Templos de Angkor Wat, todos bastante tradicionais, misturando-se com a história do próprio país.

O que fazer em Chiang Rai

O famoso Templo Branco de Chiang Rai é diferente, pois foi desenhado e construído por um artista contemporâneo tailandês chamado Chalermchai Kositpipat, que gastou cerca de 1 milhão de dólares no projeto. Sua intenção é que a área do templo seja um centro de ensino e meditação para as pessoas usufruírem dos ensinamentos budistas.

Passeios e tours em Chiang Rai

O Wat Rong Khun ainda está em construção, com previsão de conclusão para 2070, mas fica evidente que seu estilo moderno e pouco convencional, é bem diferente das características de outros templos tailandeses, principalmente em seu interior. As paredes são verdadeiras obras de arte, pintadas com a história recente da humanidade. É sensacional, diferente de tudo o que já vi!!!

Dicas de viagem em Chiang Rai

O templo é todo construído com elementos que mostram a cultura ocidental como o inferno, e o budismo com a salvação. Leia aqui um relato muito legal sobre essa história de Céu x Inferno.

 

O que fazer em Chiang Rai

Mercado noturno de Chiang Rai
Mercado noturno de Chiang Rai | Foto: http://www.thailand-vacation.eu

Além de conhecer templos, os outros pontos turísticos de Chiang Rai também são bastante procurados. Visitá-los é a chance de realmente vivenciar a cultura tailandesa, uma vez que o turismo existe, mas está bem longe de ser a aglomeração como em outras partes do país. Veja o que fazer em Chiang Rai:

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Night Bazaar | É um mercado noturno com diversos produtos locais, souvenirs e dezenas de restaurantes, sempre com apresentações de performances culturais.

Saturday Night Walking Street | Todos os sábados durante a noite, centenas de produtores expõem suas mercadorias, que vão desde artesanato até quitutes da culinária local.

Boomerang Park | Um parque de aventura 3 km ao norte do centro de Chiang Rai, com paredões de rocha calcária que são uma paraíso para escaladores, além de um percurso de zip lines e o maior balanço swing da Ásia.

Chiang Rai Beach | Cerca de 20 cafés e restaurantes ficam na margem do Rio Mae Kok, que funcionam até o sol se por. A área fica um pouco afastada do centro, mas com fácil acesso de moto ou tuk-tuk. Leve um dicionário, ou use algum aplicativo de tradução em seu smartphone, pois dificilmente encontrará um menu em inglês.

Se precisar de mais dicas, o Wikitravel tem muito conteúdo sobre Chiang Rai.

 

Onde ficar em Chiang Rai

Four Seasons Tented Camp Golden Triangle / Chiang Rai
Four Seasons Tented Camp Golden Triangle / Chiang Rai.

Com cerca de 200 mil habitantes e hospedagens que agradam todos os públicos, até mesmo aqueles que gostam de acampar, é bem fácil escolher onde ficar em Chiang Rai.

Wat Rong Khun | Apesar de estar 12 km afastado do centro, boa parte dos turistas preferem hotéis próximos ao Templo Branco, ou então no centro da cidade! => Hotéis próximos ao Templo Branco!

Saturday Night Walking Street | A região da famosa feira noturna que acontece aos sábados, é excelente para escolher um hotel, por ser bem central e agitada! => Pesquise hotéis na região!

Estação de Ônibus | Bem pertinho da rodoviária e importantes pontos turísticos, estão muitas das opções mais econômicas de Chiang Rai! => Hospedagens perto da rodoviária!

Four Seasons Tented Camp | Para uma experiência fora do comum, o Four Seasons de Chiang Rai é um acampamento de alto luxo localizado nos arredores da cidade, com diárias que chegam a US$ 5.000,00, onde você poderá passear com seu próprio elefante, além de outras atividades exclusivas! => Four Seasons Tented Camp Golden Triangle!

 

Como chegar em Chiang Rai

A cidade possui até mesmo um aeroporto internacional de Chiang Rai, com voos de várias companhias aéreas conectando principalmente Bangkok e Chiang Mai. Porém, como a cidade está localizada a aproximadamente 180 km ao norte de Chiang Mai, o mais comum é pegar um ônibus em Chiang Rai, ou então viajar com empresas como a Stray Travel.

Leia também => Como viajar na Tailândia utilizando transportes locais

 

Gostaria de viajar para Chiang Rai?

Chiang Rai fez parte do roteiro que fiz com a Stray Travel para viajar no norte da Tailândia, Laos e Camboja. Infelizmente não tive tanto tempo para explorar a cidade como gostaria, mas a chance de visitar o templo branco definitivamente valeu a viagem.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Stray Travel, a melhor agência para viajar no Sudeste Asiático

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios na Tailândia | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts sabia que fazer uma viagem na Tailândia seria uma experiência fascinante, com grandes diferenças sociais e culturais, uma verdadeira imersão num mundo bem diferente do que sempre conheci. Este é o 147º artigo, veja as dicas de viagem dos artigos anteriores:

Planejando visitar o  templo branco de Chiang Rai? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Onde se hospedar em Myanmar

Onde se hospedar em Myanmar: Yangon, Mandalay e Bagan

No artigo de hoje, saiba um como planejar sua estadia e onde se hospedar em …

5 Comentários

  1. Danielle Abrantes

    Oi Gulherme, gostaria de agradecer pelas dicas que estao ajudando bastante na minha pesquisa de rotriro pelo Sudeste Asiático. Estou pensando em gastar por volta de 1 semana no norte, ainda estou definindo. Gostaria de saber qual foi o tempo da sua viagem e o que vc poderia me sugerir.
    Obrigada desde já

    • Oi Danielle,

      Minha passagem pelo norte foi rápida, apenas 1 noite em Sukhothai, 1 em Chiang Mai e outra em Chiang Khong antes de atravessar a fronteira para o Laos. Eu estava com um grupo, por isso não tive escolha kkkk, mas queria ter ficado mais.

      Chiang Mai merece pelo menos umas 3 noites, e existem várias cidadezinhas próximas e tours pela região. Nesse site você consegue ter uma ideia.

      Abraços

  2. Olá! Sou louca para visitar este templo todo branco e moderno de Chiang Rai, acho simplesmente maravilhoso! (e inusitado)

    Vou postar aqui uma dúvida que tenho, e se puder me ajudar agradeço:
    Quais são as opções de como ir/voltar de Chiang Mai para Chiang Rai? Sabe me dizer as opções de transporte, tempo gasto e preço médio? Super obrigada! 😉

    • Oi Simone,

      Fiz o norte da Tailândia com uma empresa de turismo…nesse trecho fomos de van.

      En não me preocuparia muito. É bem perto e existem várias opções para viajar….tudo fácil, uma vez que o turismo é bastante explorado por lá.

      Leia esse artigo: Como viajar na Tailandia. Talvez ajude.

      Até + !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *