quarta-feira , 22 / fevereiro / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Africa / África do Sul / Como se locomover e o transporte público de Cape Town

Como se locomover e o transporte público de Cape Town

Cape Town é uma das cidades mais belas da África do Sul, destino cobiçado por viajantes do mundo inteiro, mas se tem um ponto que deixa a desejar é o transporte público de Cape Town. Os ônibus, trens e taxis apresentam diversos problemas, mas nada que possa atrapalhar a experiência maravilhosa que é conhecer essa cidade.

Apesar da aparente dificuldade, é essencial aprender a transitar pela cidade, principalmente para quem precisa economizar, ou pretende passar uma temporada na cidade, por exemplo para estudar inglês. Então, listei abaixo as principais opções disponíveis, uma grande ajuda para você que precisa aprender a como se locomover em Cape Town.

Leia também => Os principais bairros e onde ficar em Cape Town

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Ônibus e Vans

Transporte público em Cape Town
Ônibus MyCiti | Foto: www.myciti.org.za

A forma mais barata de se locomover em Cape Town é de ônibus coletivo tradicional (Golden Arrow Bus Services) ou vans, mas esse tipo de transporte deixa muito a desejar na cidade (assim como no Brasil, né?). Não existem linhas disponíveis para toda a cidade e os horários são esparsos. Apesar de todos estes problemas, existem linhas que passam pela parte central da cidade e outras que circulam pelos principais pontos turísticos. O conselho que você mais escutará na cidade é para evitar usar o transporte público de Cape Town durante a noite. Então, repasso aqui a dica.

Para os turistas, uma ótima opção é o MyCiti, um novo serviço de ônibus disponível na cidade. Ele é bem recente, seus veículos são muito confortáveis e funciona com tarifas proporcionais à distância percorrida. Entretanto, ele atende apenas uma parte da cidade, basicamente a região mais central e os pontos turísticos. Além disso, ele circula apenas durante o dia e o início da noite.

 

Ônibus turístico

Ônibus turístico de Cape Town
Ônibus turístico de Cape Town | Foto: www.citysightseeing.co.za

Sabe aquele famoso modelo de ônibus turístico de Londres? Pois é, eles também estão presentes na Cidade do Cabo. Chamado de City Sightseeing, esse serviço tem foco voltado para o turismo, sendo uma alternativa para os visitantes que querem percorrer pelos principais pontos de interesse da cidade de forma mais confortável e sem alugar um carro. Cape Town possui duas linhas desse modelo e a compra dos bilhetes geralmente é casada com algum outro passeio pela cidade.

Uma vantagem é que todos os veículos possuem audioguia em diversos idiomas, incluindo o português! As linhas passam pelos principais pontos da cidade (elas te deixam exatamente em frente a atração) e circulam durante todo o dia. Nos finais de semana e durante a alta temporada eles têm sua grade de horários expandida.

O itinerário, os horários e a compra dos tickets podem ser feitas através do City Sightseeing, evitando filas e ainda ajudando o blog, sem pagar nada a mais por isso. Muitas pessoas têm algum tipo de preconceito ou “preguiça” com esse tipo de transporte, mas não deixa de ser uma boa opção.

 

Trem

Como se locomover em Cape Town
Linha de trem em Cape Town.

Cape Town tem disponível algumas linhas de trem, mas elas têm como destino, principalmente, as áreas periféricas da cidade, mais distantes do centro e pouco visitadas pelos turistas. Todas as informações, como estações de parada, destinos, linhas, preços e horários estão disponíveis no site da empresa responsável, a Metrorail.

 

Táxi

O preço do táxi em Cape Town é acessível aos turistas, mas é aquela velha história, que se repete em vários destinos diferentes: os viajantes devem ficar atentos para não levarem golpes. E eles são realmente muito comuns.

Teoricamente os táxis deveriam funcionar com o taxímetro, mas a prática é bem diferente. O mais comum é que os motoristas cobrem um preço fixo pelas corridas (preço que para turistas costuma ser superfaturado). Então a dica é: antes de pegar um taxi, pesquise sobre o trajeto que vai fazer (Calcule as tarifas no Numbeo). Além disso, sempre combine o preço com o motorista antes de entrar no carro, não tenha vergonha de negociar. Gostou de um motorista? Então guarde o contato dele, que certamente será muito útil.

Outra opção é sempre pegar o taxi direto em seu hotel, ou então reservar online caso precise de uma corrida mais longa. Escolha entre Excite Taxis, Intercab, CabCo e Cape Town Taxi. Sempre uma boa alternativa, não se esqueça do Uber.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

 

Rikkis

Taxis em Cape Town
Rikkis Taxis em Cape Town | Foto: www.rikkis.co.za

Outra alternativa existente na cidade é o Rikkis, que funciona como um “taxi coletivo”, em que você divide a corrida com outras pessoas. O preço é justo, sai mais barato que pegar um taxi sozinho e é uma ótima opção para quem vai fazer trajetos dentro do centro da cidade, ou mesmo até o aeroporto.

 

Aluguel de Carro

Por fim, para quem busca conforto e quer ter autonomia, a melhor forma de se locomover na cidade é alugando um carro. Cape Town tem ruas e estradas em bom estado de conservação e bem sinalizadas, além de ser fácil estacionar.

É necessário ter a Permissão Internacional para Dirigir e o único alerta é que a África do Sul adotou a mão inglesa (volante do lado direito do carro), então os motoristas não acostumados com esse sistema podem estranhar no início.

Planejando alugar um carro em Cape Town?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

O transporte público de Cape Towm

Se antes você estava receoso, agora já deve ter se localizado para saber como se locomover em Cape Town, e mesmo que não existam serviços tão bons como em outras cidades do mundo, com certeza você poderá utilizar o transporte público sem ter problemas, ou mesmo utilizar serviços privados com maior tranquilidade.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Cape Town: dicas de bairros e hotéis

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Tours na África do Sul | Seguro de Viagem


Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre o transporte público de Cape Town, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

Posts relacionados:

– 5 pontos turísticos imperdíveis para conhecer em Cape Town

– Dicas de onde comer e melhores restaurantes em Cape Town

– Roteiro de 21 dias numa viagem de carro na África do Sul

– Soweto, história e passeios irados no maior bairro do mundo (Vídeo)

5 experiências que mudaram minha opinião sobre Joanesburgo

Confira nossa galeria de fotos da África do Sul

Dicas para economizar em seu Safari no Kruger Park

Dicas de viagem sobre o que fazer em Cape Town

O mergulho com tubarão branco em Cape Town (Vídeo)

O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea TrailsSouth African Airways e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de Mochilão, Territórios, Quero Viajar Mais e Viagem Criativa.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

passagens-aereas

Passagens aéreas no ViajaNET em 10x s/juros => Quando viajar mais barato?

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

seguro viagem

Ganhe 5% off fazendo o seguro em 6x com a Real Seguro Viagem => Avaliação

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars => Saiba mais

reserva de hotéis

Hotéis no Booking, com cancelamento grátis => Dicas para reservar

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como aprender inglês sozinho e rápido

5 dicas sobre como aprender inglês sozinho e rápido

Um grande número de pessoas deseja aprender inglês pelas mais diversas razões. Seja para ter …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *