Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Europa / Áustria / Aeroporto, transporte e como ir ao centro de Viena

Aeroporto, transporte e como ir ao centro de Viena

O Aeroporto internacional de Viena, conhecido também como Schwechat Airport, está localizado a cerca de 20 km do centro da cidade. O aeroporto existe desde 1938 e por estar numa região central da Europa, é um hub importante e seus quatro terminais operam vôos dentro do continente e para países da Ásia, África, Oriente Médio, além de Estados Unidos e Canadá.

Para você ter ideia da magnitude, em 2014 passaram pelo aeroporto cerca de 22 milhões de pessoas e os passageiros contam com uma variedade de bares, restaurantes e cafés. Também há opções de free shops, carregadores de malas e carrinhos, achados e perdidos, guarda-volumes, entre outros serviços. Os transportes disponíveis para se locomover do aeroporto até o centro de Viena são: ônibus, trem, táxi e aluguel de carros.

Planeje sua viagem => Encontre opções de hotéis nos melhores bairros de Viena

Vantagens de contratar um seguro de viagem + 5% de desconto »

Hotéis perto do aeroporto de Viena
Entrada do NH Wien ao lado da torre de controle do aeroporto.

Para chegadas tardias ou partidas logo pela manhã, o NH Wien Airport é a escolha de hotel ideal, pois não é necessário nenhum tipo de transfer por estar situado bem em frente ao saguão de desembarque do aeroporto. Opções mais econômicas, e ainda perto do aeroporto, são: Arion Airport HotelDas Reinisch.

 

Ônibus

O custo de deslocamento é de uma viagem única: 8 euros, para adultos, 4 euros para crianças até 15 anos, abaixo de 6 anos é gratuito. Porém, se você optar comprar ida e volta, sai mais em conta, 13 euros. Há um ônibus (linha 1185) 24 horas que vai do aeroporto a Morzinplatz/Schwedenplatz, regiões bem centrais de Viena, com duração aproximada de 25 minutos.

Outra linha, a 1187, vai para as estações Meidling e Westbahnhof, em um trajeto de 45 minutos e os horários do ônibus que saem do aeroporto são das 6h à meia noite. Esse é ideal para quem escolher a hospedagem perto do Palácio de Schonbrunn, um dos principais pontos turísticos de Viena.

Já a linha 1183, que vai para o centro comercial Donau Zentrum, passa pelas estações Kagran e Kaisermühlen, e o horário é entre 7h10 e 20h10, com duração de 40 minutos do aeroporto ao centro.

 

Trem

Há duas opções de trem, o CAT que é mais conhecido e o S-Bahn. Qualquer um que você escolher vai desembarcar na estação Landstrasse/Wien Mitte, localizada no centro de Viena. De lá, fica fácil chegar ao hotel onde escolheu se hospedar em Viena e aí é só pegar um metrô das linhas U3, U4 ou um táxi, que não ficará caro uma vez que você já estará numa região central.

Transporte do aeroporto ao centro de Viena

O CAT (City Airport Train) é um trem bem moderno, confortável, bonito e vai direto até a estação, sem paradas. Como é um trem que pertence ao aeroporto, logo que chegar já haverá sinalizações de onde embarcar, é bem fácil. O valor da passagem é 17 euros para ida e volta. Um trecho apenas custa 11 euros e crianças até 15 anos não pagam. O CAT funciona de segunda a domingo com embarque de 30 em 30 minutos, nos dois sentidos: do aeroporto ao centro e vice-versa. A viagem dura cerca de 20 minutos.

Como ir do aeroporto ao centro de Viena

Se quiser pagar mais barato, escolha o trem público S-Bahn, no caso o S7 para ir ao centro. Ele demora um pouco mais, pois para em algumas estações, cerca de 30 minutos de viagem. O trem S-Bahn fica na mesma plataforma que o CAT e tem saídas a cada 30 minutos. A passagem custa apenas 4,40 euros.

É preciso comprar o bilhete para duas zonas, que são dois tickets comuns, um vale para sair do aeroporto e o outro para entrar nas estações dentro da cidade. Caso você tenhar um ticket prolongado (semanal, de 24h ou 48h) será preciso comprar apenas mais um bilhete para completar a passagem.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

A vantagem é que o bilhete do aeroporto ao centro pode ser usado, no período de uma hora, em outros transportes, como ônibus ou metrô. Ou seja, você vai chegar na estação e provavelmente terá que pegar outra condução para chegar ao seu hotel, então poderá usar o mesmo ticket.

O segredo é não se esquecer de validar o ticket após a compra nas máquinas eletrônicas, pois lá quase não existem pessoas em balcão. Se a fiscalização pegar você andando sem validar ou sem bilhete algum, a multa é de 100 euros.

Leia mais => Transporte público e como se locomover em Viena

 

Táxi

O táxi é uma opção para aqueles que têm muita bagagem, não querem carregar peso e também para quem não está preocupado em economizar ou vai dividir com alguém. Dependendo de onde você vai, o valor fica entre 30 e 60 euros, mas a dica é pegar um ônibus ou trem até o centro e aí sim pegar um táxi até a porta do hotel onde se hospedará. Os carros ficam em frente à porta de saída do saguão do aeroporto e os táxis oficiais são: Airport Driver, Airport Transfer Service, Flughafentaxi e Taxi 40100.

O Uber também está disponível em Viena, é geralmente mais barato que os taxis e caso ainda não utilize o aplicativo, ganhe R$ 20,00 de desconto em sua primeira corrida se cadastrando através desse link => Desconto Uber (tarifa fixa do aeroporto ao centro é 30 euros).

 

Aluguel de Carros

Para quem quer mais autonomia e está em grupo para dividir as despesas, o aluguel de carro é uma boa pedida. As empresas ficam no estacionamento P4, no piso térreo. Algumas delas: Hertz/Thrifty, Europcar, Avis/Budget, Sixt e Buchbinder/Enterprise/Megadrive.

Planejando alugar um carro em Viena?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentalCars.

 

Dicas:

– Há vários tipos de bilhetes tanto para ônibus, quanto para trem. Escolha o que mais te satisfaz: bilhete diário, bilhete de uma viagem, bilhete para três dias corridos, bilhete mensal, bilhete para oito dias corridos.

– Se estiver na escada rolante e sem pressa, permaneça a sua direita e deixe a esquerda para os apressados. Os Vienenses tem fama de serem estressados e de estarem sempre com pressa.

– Todas as estações de metrô e bonde estão adaptadas para atender deficientes auditivos, visuais e cadeirantes. Então não há motivo para preocupação e se você não estiver nessa categoria, respeite os assentos reservados a este público, pois lá a regra é levada a sério.

 

Como ir do aeroporto ao centro de Viena

Obviamente os taxis, transfers privados e o Uber, opções que fazem a conexão direta do aeroporto ao hotel, são as alternativas mais confortáveis e práticas. Porém, uma vez que esteja no metrô através do CAT ou S-Bahn, qualquer parte turística da cidade é facilmente acessível, ainda mais com os bondes de superfície existentes em Viena.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Encontre opções de hotéis nos melhores bairros de Viena

Aluguel de Carros | Passagens AéreasTours em Viena | Seguro de Viagem


Pesquisando sobre como ir do aeroporto de Viena ao centro? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar sua experiência?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Onde comer em Viena

Comidas típicas e dicas de restaurantes bons e baratos em Viena

Confesso que essa parte é a mais empolgante de uma viagem, e como sempre brinco, …

2 Comentários

  1. Olá
    Vou pegar o metro até a Wien Mitter e de lá pegar o S7 até o aeroporto. Nas suas dicas tu diz que temos que comprar 2 bilhetes para ir até o aeroporto por causa do limite da cidade. Gostaria de saber qual o nome desse bilhete….nas maquinas automaticas eu encontro a opçao de comprar um bilhete combinado até o aeroporto ?? ou tenho que comprar os bilhetes separados ?? Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *