Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Nômades Digitais / Trabalho home office: tudo o que você precisa saber

Trabalho home office: tudo o que você precisa saber

Se libertar da rigidez de horários, evitar pegar trânsito nos deslocamentos, poder viajar enquanto trabalha. Essas são apenas algumas das vantagens do trabalho home office, prática que tem crescido cada vez mais e se tornado o sonho de muita gente. Um dos principais objetivos de quem opta por mudar seu modelo de trabalho, é conseguir aproveitar melhor seu tempo e até viajar enquanto trabalha. Para ajudar quem deseja embarcar nesse novo estilo de vida, preparei um post com dicas de como trabalhar em home office.

O crescimento desse modelo se deve principalmente à tecnologia. A internet, com seus diversos aplicativos e ferramentas, possibilitaram que muita gente não precise mais bater ponto em um escritório convencional. Claro que não são todas as profissões que possibilitam esse tipo de trabalho, mas a cada dia, mais empresas e profissionais têm aderido a esse novo modelo. O home office é também a escolha dos chamados nômades digitais, pessoas que optam por trabalhos remotos enquanto viajam o mundo, empreendedores que descobriram como ser feliz no trabalho.

Saiba mais => Como empreender na internet para se tornar um nômade digital

 

O que é trabalho home office?

Trabalho home office e freelancer

Mas afinal, o que é trabalho home office? Resumidamente é qualquer trabalho remoto, que pode ser realizado em um ambiente alternativo ao da empresa, seja sua casa ou qualquer outro lugar que o profissional esteja. Obviamente é necessário ter acesso às ferramentas de trabalho, geralmente computador e internet.

Não necessariamente precisa ter vínculo com alguma empresa. Eu, por exemplo, tenho o blog e outros sites, minha própria empresa. Porém, escolhi que não teria endereço fixo, nem meus colaboradores, para trabalharmos de qualquer lugar do mundo onde haja boa conexão com a internet.

 

Quais as formas de trabalhar em home office

Existem duas maneiras de efetivamente trabalhar em casa. A primeira é sendo um empreendedor digital ou autônomo, onde o profissional é dono do próprio negócio ou recebe por trabalhos de freelancer. A segunda forma é trabalhar em uma empresa que autorize seus funcionários a trabalharem remotamente, pois enxergam ganhos de produtividade. Nestes casos, é muito comum que o profissional tenha dias em que deve comparecer à empresa para reuniões e encontros.

 

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Dedicação é o segredo do home office

Como ser freelancer
Trabalhando durante viagem a Africa do Sul.

Se você quer trabalhar em home office, provavelmente já teve a percepção de que poderá dormir até tarde, tomar uma cervejinha ou ir ao cinema no meio da tarde, curtir uma praia se estiver viajando, etc. Isso pode até acontecer, mas terá que ralar muito para chegar lá!

Para um profissional obter sucesso e ter produtividade com este modelo de trabalho, seja sendo funcionário ou com seu próprio negócio online, é preciso ter muita disciplina e dedicação. Sabe a sua geladeira, TV e redes socais? Caso você não tenha foco para se afastar dessas tentações, a probabilidade de dar certo será bem maior.

Estabeleça uma hora para começar e terminar o expediente, organize seu espaço de trabalho e gerencie o andamento das tarefas para não deixar tudo para a última hora. São apenas algumas dicas!

 

Principais desvantagens do home office

Trabalhar em home office não é simples. Saiba que existem sim alguns pontos negativos e muitas pessoas não se adaptam. Entre as desvantagens de trabalhar em casa, estão:

  • Isolamento: por não haver a rotina de ter que sair de casa diariamente, quem faz home office acaba tendo contato com menos pessoas no seu dia-a-dia. Isso pode trazer um grande desgaste na relação familiar, uma vez que as pessoas ficam mais tempo em casa;
  • Sazonalidade: caso você esteja pesquisando sobre como ser freelancer, saiba que outra desvantagem é a sazonalidade dos trabalhos. É essencial entender que em alguns meses você poderá ter vários trabalhos diferentes, e no mês seguinte nenhum. Reduzir os gastos e ter um bom planejamento financeiro, é fundamental;
  • Trabalhar demais: quem está de fora geralmente não se dá conta disso, mas grande parte das pessoas acaba trabalhando bem mais do que o normal, principalmente quem abre seu próprio negócio. Apesar de teoricamente definirem a hora do expediente, a gana de fazer o negócio prosperar acaba fazendo com que o trabalho muitas vezes atravesse madrugadas e finais de semana, sem hora pra acabar. É preciso ter disciplina e consciência, para que o trabalho não afete a saúde e o lado pessoal.

 

Principais vantagens do home office

Por outro lado, o home office tem várias vantagens. Se você souber lidar direito com este modelo de trabalho, elas serão infinitamente maiores que as desvantagens. Você terá flexibilidade de horários, adequando sua rotina aos turnos que rende mais. Há pessoas que preferem começar o expediente bem cedinho, outras rendem mais no período noturno, por exemplo.

Outra vantagem é se livrar do estresse e dos gastos para fazer grandes deslocamentos todos os dias, enfrentando o trânsito pesado dos horários de pico. Trabalhar em casa pode ajudar na concentração e produtividade, uma vez que não haverá interrupções de colegas de trabalho, reuniões a todo momento, etc. Para isso é importante deixar claro dentro que casa, qual o seu espaço e horário de trabalho.

Para mim, o mais incrível é poder escolher meu local de trabalho, que pode ser minha casa, um espaço de co-working, e até mesmo um apartamento alugado ou quarto de hotel em uma cidade que desejo conhecer. Como isso era um sonho e se tornou realidade em minha vida, acabei escrevendo um artigo sobre os empregos para viajar pelo mundo, onde listei algumas formas de ganhar dinheiro sem ter um emprego fixo.

 

Conclusão

“Guilherme, quero trabalhar em home office, quero trabalhar como freelancer, quero ser nômade digital, como começar?”. Antes de embarcar nessa, saiba que home office não significa trabalhar pouco, e nem todos conseguem se adaptar. Porém, se você tiver disciplina e aprender a administrar bem o tempo, seu dia renderá muito mais. Consequentemente, passará a ter mais tempo e liberdade para fazer o que gosta, e assim aprender a ser feliz com seu trabalho.

Minha experiência é com empreendedorismo online, então descrevi minha realidade sobre como ser um nômade digital. No artigo falo mais sobre como aprendi a criar um negócio automatizado que roda mesmo quando estou viajando.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, não deixe de fazer um comentário abaixo. Te responderei pessoalmente, pois faço questão de ajudar 🙂

Até sempre!!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como trabalhar e morar no exterior sendo nômade digital

Nômades Digitais: como trabalhar viajando e morar no exterior

Você sabe o que são nômades digitais? Bom, se ainda não conhece esse estilo de vida, ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *