sexta-feira , 26 / maio / 2017
Início / Categorias / Nômades Digitais / Trabalhe 4 horas por semana: é mesmo possível?

Trabalhe 4 horas por semana: é mesmo possível?

Você acha que é possível trabalhar apenas quatro horas por semana e viver bem? Apesar de ser difícil acreditar nessa proposta, tem gente que consegue! Um deles é o Timothy Ferriss, autor do livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”, best-seller que foi lido por milhares de pessoas em todo o mundo e está servindo de inspiração para muita gente, principalmente nômades digitais e quem faz trabalhos de freelancer. Mas é mesmo possível trabalhar tão poucas horas por semana?

O livro, que ficou mais de um ano na lista de best-sellers do New York Times, é leitura obrigatória para quem deseja mudar seu estilo de vida e ter uma mente empreendedora. Porém, nem comece a ler o livro se estiver esperando uma receita mágica para investir o seu dinheiro, ou se tornar um empreendedor digital e ficar rico sem erforço, pelo contrário. No final das contas, nem temos certeza se o próprio Tim consegue de fato trabalhar somente quatro horas por semana. O título, é claro, é apenas mercadológico.

Saiba mais => Como empreender na internet para se tornar um nômade digital

 

Empreendedorismo e liberdade financeira

Trabalhe 4 horas por semana

O livro certamente abrirá sua mente mostrando que é possível trabalhar menos e ter uma vida mais feliz. Ele define uma nova perspectiva sobre dinheiro, analisando o modelo de trabalho engessado no qual estamos inseridos, com foco no gerenciamento de tempo e produtividade.

Também apresenta ideias inspiradoras e que motivam as pessoas a buscarem por uma vida menos estressada, a não ficarem presas em empregos de 8 horas por dia, deixando assim de fazerem o que elas realmente gostam. Para Timothy Ferriss, não faz sentido algum uma pessoa trabalhar o ano todo pensando que será feliz somente em seus 30 dias de férias ou depois da aposentadoria.

Durante as 311 páginas do livro, Tim Ferriss incentiva cada um a ser empreendedor independente, afim de conquistar a tão sonhada liberdade financeira. Ele nos mostra que nem sempre o fato de estarmos ocupados o dia todo, bater ponto no escritório e ficar lá 8 horas por dia, é sinal de que estamos sendo produtivos.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Na maioria das vezes, em boa parte do tempo estamos distraídos, dispersos, sem atenção e desta forma rendendo muito abaixo de nossa real capacidade. Para ele, o ideal é adotar um modelo de trabalho que através do gerenciamento do tempo, nos permita sermos mais produtivos, trabalhando menos horas por dia. Assim conseguiríamos ter renda e a flexibilidade para realizarmos o que realmente gostamos, seja cuidar dos filhos, praticar esportes, viajar, etc.

 

Como conquistar a liberdade

Para conquistar esta liberdade financeira e ter uma renda passiva, Tim Ferriss apresenta uma teoria em que é necessário passar por quatro estágios. O primeiro seria o da definição, onde o indivíduo deve entender que não existe somente um caminho. O segundo o da eliminação, quando você exclui da sua vida tudo aquilo que te faz perder tempo e que não lhe dá prazer. O terceiro seria o da automatização, onde você faz com que o máximo de atividades não dependa de você. E por fim a libertação, quando você finalmente conseguiria romper com o modelo tradicional de trabalho e criar seu próprio estilo de vida.

Se você está buscando um novo estilo de vida, existem diversas alternativas, como por exemplo trabalhos de freelancer, ou até mesmo ganhar dinheiro viajando pelo mundo.

Leia também => Empreendedorismo digital: como me tornar um nômade digital

 

Trabalhe 4 horas por semana: mito ou verdade?

Se você vai conseguir trabalhar somente 4 horas por semana, é impossível saber. Eu mesmo após 5 anos de trabalho aqui no blog, sigo trabalhando bem mais do que isso. Porém, consigo sim fazer meu horário e quando estou viajando trabalho bem pouco, compensando quando estou em casa.

O fato é que é sim possível buscar um modelo de vida em que a prioridade não seja unicamente o trabalho e que as pessoas tenham mais tempo para elas. E já existem várias pessoas vivendo dessa maneira, inclusive nômades digitais brasileiros.

O objetivo do Tim Ferriss e seu livro, é inspirar pessoas a gerenciarem melhor o seu tempo, a trabalharem menos e a dedicarem-se às atividades que lhes dá prazer. O foco é ser feliz durante toda a vida, e não adiar a felicidade para os finais de semana, férias e aposentadoria.

Qual a sua opinião sobre isso? Compartilhe nos comentários abaixo 🙂

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como levar dinheiro ao exterior?

Dinheiro em viagem internacional: espécie, crédito ou cartão pré-pago?

Se tem um fator que todo mundo tem dúvida na hora de planejar uma viagem, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *