quinta-feira , 27 / julho / 2017
Início / Europa / Bélgica / Tomorrowland na Bélgica e Brasil – Entenda a magia do festival!

Tomorrowland na Bélgica e Brasil – Entenda a magia do festival!

A história do Tomorrowland iniciou-se em 2005 na cidade de Boom, na Bélgica. Atualmente, o festival que acontece no município de apenas 7 km² na província de Antuérpia, é referência no mundo inteiro. Não só na cena eletrônica, é considerado um dos maiores e mais incríveis festivais de música.  Ano após ano, o evento reúne cada vez mais visitantes na pequena Boom.

Com apenas um dia de duração, sua primeira edição reuniu 10 mil pessoas. Seis anos depois, o evento cresceu e já contava com 180 mil pessoas unidas pela música na “terra do amanhã”. Atualmente, o Tomorrowland Bélgica é gigante, com vários palcos e diferentes estilos da musica eletrônica

Neste artigo, você encontrará mais informações sobre esta festa mágica, além de dicas para quem está pensando em ir. Também faço um rápido comparativo entre o festival belga e sua versão brasileira, contando um pouco da minha experiência nos dois eventos em 2016.

Planeje sua viagem => Internet 4G de alta velocidade em diversos países da Europa

Veja quanto custa o seguro viagem obrigatório para a Europa »

 

Como é a festa Tomorrowland?

Festa Tomorrowland na Bélgica
Mainstage do Tomorrowland Bélgica em 2015 | Foto: Anosov 1505, via Wiki Commons.

O festival, com palcos diversos, cedia os maiores artistas da música eletrônica. O palco principal (mainstage), que é grandioso, abriga os DJ’s mais famosos do momento. Mas quem curte um eletrônico mais underground também não se decepciona! Existem palcos menores, cada um tocando um tipo de eletrônico, com músicas menos comerciais. Tinha até mesmo um stage minúsculo, como uma pequena caverna, bem alternativo.

Além de toda experiência musical, a organização do festival faz todo o esforço para você se sentir em um conto de fadas. Esta atmosfera mágica criada pela grande produção atrai milhares de fãs ao Tomorrowland. Até quem não é tão fã de música eletrônica se encanta. Toda a decoração e montagem dos palcos, que são verdadeiros cenários em constante movimento, são fabulosos. Personagens caracterizados rodam pelo festival espalhando magia, além de dança e performances. E não apenas os palcos, mas cada pedacinho do gigante complexo montado para o evento é todo pensando e produzido.

Ainda com o dia claro, dá para curtir a beleza do lugar, já que o evento começa de tarde. Possui lagos com pontes e fontes, tudo devidamente decorado como uma terra encantada. No entanto, quando a noite cai é que o show acontece! Deslumbrantes efeitos visuais com muita luz, laser, água, fogo e fogos de artifício são características marcantes do Tomorrowland. Realmente, um espetáculo!

 

Tomorrowland Brasil e TomorrowWorld EUA

Tomorrowland 2017: onde vai ser?
Palco principal na Bélgica em 2014 | Foto: Macieeejski, via Wikimedia Commons.

O Tomorrowland da Bélgica sempre foi o evento principal. No entanto, em 2013, o festival foi expandido para outros continentes. Ocorreram 3 edições do Tomorrowworld, festival que aconteceu nos Estados Unidos, em uma floresta perto de Atlanta.

Tomorrowland Brasil
Mainstage do Brasil 2016, mesmo tema do Tomorrowland Bélgica 2014 | Carolina Arbache.

No Brasil, ocorreram duas edições do Tomorrowland, no Parque Maeda. O local que fica na cidade de Itú, interior de São Paulo, cedia vários festivais eletrônicos. No Tomorrowland Brasil e Tomorrowworld foram utilizados o mesmo tema de edições passadas do Tomorrowland Bélgica.

 

Tomorrowland 2017 – Onde vai ser?

Em 2017, o festival Tomorrowland só acontece na Bélgica. O Tomorrowland 2017 no Brasil foi cancelado, assim como o Tomorrowworld (Atlanta – EUA), que era para acontecer no final de 2016. A organização garante que os eventos não puderam acontecer, mas não é uma despedida da América.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Enquanto isso, em 2017, o Tomorrowland Bélgica ganhou mais um final de semana de duração. O festival que antes durava três dias (sexta, sábado e domingo), agora têm mais três dias de festa no final de semana seguinte. Mesmo com mais chances, os ingressos do Tomorrowland 2017 esgotaram-se rapidamente.

 

Ingresso Tomorrowland

Ingresso Tomorrowland
Ingresso (pulseira) entregue em casa | Foto: Carolina Arbache.

Comprar ingresso para o Tomorrowland pode ser uma das tarefas mais difíceis. É preciso fazer uma pré-inscrição pela internet e estar atento ao momento que as vendas online são abertas. Os convites do Tomorrowland se esgotam em poucas horas.

Além do Full Madness, ingresso para os 3 dias, é possível comprar o convite para cada dia separado. Além disso, é possível comprar o Global Journey, que é um pacote que já inclui passagens e hospedagem. É bem mais fácil de comprar, principalmente os pacotes mais caros. Isso porque é menos concorrido do que os ingressos vendidos avulsos ou com opções simples do Dreamville. A compra de pacotes de ingressos para dez amigos também ajuda. Foi assim que meus amigos conseguiram comprar nossos ingressos.

Você começa a perceber o universo Tomorrowland assim que os ingressos chegam na sua casa. Não são simples convites. A começar que vêm em uma caixa completamente estilizada, seguindo o mesmo tema do ano. Para economizar papel, além de ser muito mais organizado e evitar problemas com perda, o convite do Tomorrowland é uma pulseira. Não uma simples pulseira de festa, e sim, uma de courinho (toda linda) com um chip interno. Com ela, você entra e sai do festival e do Dreamville, além de utilizá-la para pagar comida, bebida e outros serviços. As pearls, a moeda do Tomorrowland, são carregadas diretamente no bracelete. Facilita demais, pois você não precisa andar com nada na festa além da pulseira no braço.

 

Ingresso VIP do Tomorrowland vale a pena?

Preços do Tomorrowland Bélgica
Mainstage do Tomorrowland Bélgica 2016 visto da área VIP | Foto: Carolina Arbache.

O espaço VIP do Tomorrowland Bélgica é uma estrutura construída bem no meio do palco principal. Além de ter uma visão privilegiada para o mainstage, possui bar e banheiros exclusivos, mais bonitos e com menos filas. Além disso, o banheiro possui desodorante e outros cosméticos disponíveis para uso. É servido comidinhas no espaço. E ainda, possui um espaço de relaxamento com hidromassagens e cadeiras de massagem.

Para ter acesso a área VIP é preciso comprar a opção do ticket Comfort Pass. O preço deste ingresso em 2017 foi de 380 euros para os três dias, enquanto a pulseira convencional custou 281 euros. Vale a pena? Se você tiver grana para gastar, vale pelo conforto e comodidade. Mas nada imperdível.

 

Dreamville Tomorrowland – Como funciona?

Como funciona o Dreamville do Tomorrowland
The Gatering – palco exclusivo do Dreamville.

O Dreamville é o espaço de camping construído no evento. Mais parece uma cidade, me dando a impressão que têm mais estrutura do que a própria cidade de Boom. Para ficar lá, a hospedagem deve ser comprada pelo site, junto com o ingresso. Existem várias categorias, algumas incluindo a barraca já montada, até com lençol.

Conheça algumas vantagens em se hospedar no Dreamville:

  • Curtir as comodidades do espaço como: relaxamento e massagem gratuita, quadras de futebol e vôlei de areia, tênis, jornal diário do Tomorrowland. Além disso, possui outros serviços que são pagos como: lavanderia, loja para acessórios de camping, locação de bateria externa para carregar equipamentos e até uma oficina para conserto de celulares.
  • Muitas opções para comer: além da praça de alimentação da festa, que é bem variada, no Dreamville você têm mais lugares, com todo tipo de comida de vários cantos do planeta. Impossível não ter nada que te agrade!
  • Sem preocupações com a volta para casa: esteja você sozinho ou acompanhado.
  • Mais festa: o Dreamville possui um palco exclusivo chamado The Gatering. Lá rola alguns eventos durante a manhã, antes de abrir a festa e um pré-evento no dia anterior com alguns Djs.
  • Curtir a experiência Tomorrowland em sua totalidade: a atmosfera de conto de fadas também toma conta do camping. Até bicicletas malucas estão disponíveis para você se locomover no Dreamville. Sim, o espaço é bem grande e às vezes cansa de andar.

 

Dreamville ou hotel: onde ficar no Tomorrowland Bélgica?

Festa Tomorrowland Bélgica
Festa Tomorrowland Bélgica 2016 | Foto: Carolina Arbache.

Outra alternativa é comprar o ingresso separadamente e se hospedar em um hotel. No entanto, saiba que será uma jornada até lá. Não existem hotéis por perto. Em Boom, existem poucas opções de hospedagem, e mesmo assim, o evento é distante do centro da cidade.

Eu achei muito cansativo e demorado ter que ir e voltar todos os dias para o hotel, que costuma ser em Antuérpia. Vale lembrar que o evento acontece de tarde até a noite. Então, você não vai ter tempo de curtir a cidade que está hospedado nesses dias. Para mim, faltou tempo para curtir tudo que o Tomorrowland oferece, tanto no Dreamville quanto na festa. Por isso, não recomendaria perder mais tempo com deslocamentos.

Sem contar que ficar no Dreamville faz com que a experiência de ir ao Tomorrowland seja completa. Mesmo que você não curta acampar, em minha opinião, vale muito mais a pena ficar no Dreamville. O complexo de camping montado para quem vai curtir o festival é gigante, oferece toda estrutura necessária (tudo mesmo), além de alguns luxos. Coisas que você não terá em nenhum hotel. Além do clima constante de festa, mas nada que tenha atrapalhado o meu sono. Foi de longe, o melhor camping da minha vida!

Para quem não quer ficar em barracas, existe uma categoria do Dreamville em mansões. Mas é claro que você terá que desembolsar muitos euros a mais por isso.

 

Tomorrowland Bélgica Vs Brasil

Preço do Tomorrowland Bélgica
Tomorrowland 2014 Boom, Bélgica | Foto: Global Stomping, via Wikimedia Commons.

Viajar para a Bélgica ou ir ao festival no Brasil? É a mesma coisa? Caso o festival volte a ocorrer no nosso país, será que compensa? Vamos fazer um rápido comparativo entre os dois eventos.

 

Preços do Tomorrowland

Ingresso do Tomorrowland Bélgica
Roda-gigante e palcos do Tomorrowland na Bélgica, 2016 | Foto: Carolina Arbache.

Em relação aos preços de ingressos, comida e hospedagem, não existe uma diferença muito gritante para o festival na Bélgica e no Brasil. Em 2017, o ingresso Full Madness, ou seja, os três dias, a loucura toda, sai por 281 euros.

O Tomorrowland Bélgica saia um pouco mais caro, mas não é muita diferença de preço. Claro, que os gastos com a viagem não estão inclusos e uma viagem para Bélgica, provavelmente sairá mais caro. Dependendo de onde você é no Brasil, já que o Tomorrowland ocorreu em São Paulo nas outras edições.

 

O que vale mais a pena?

Os dois valem a pena. Porém, se tiver a oportunidade de viajar para a Bélgica e curtir o festival, vá! Além de ser uma chance de aproveitar que já está no Velho Continente para aproveitar o clima do verão europeu, na Bélgica, a festa tem outras proporções. Parte do cenário e estrutura são levadas da Europa, o que já faz o Tomorrowland no Brasil ser muito legal. No entanto, o festival que é remontado em outros países não chega perto do tamanho do festival belga.

E não é apenas de estrutura física que estamos falando. O Tomorrowland Bélgica recebe gente de todo canto do mundo. É uma característica bem forte do festival, que tem como lema união e amor. A missão é unir as pessoas, que têm diferentes culturas, por meio da música. Em 2015, as 185 mil pessoas que compareceram eram de 75 países diferentes. É muito gratificante poder fazer parte de um evento com esta diversidade cultural. E é lindo ver todas as bandeiras e outros adereços representando as diferentes pátrias.

Nem as melhores imagens podem descrever a beleza do festival. É uma experiência que vale muito a pena de ser vivida. E você, o que acha deste festival eletrônico, já foi ou quer ir? Restaram dúvidas sobre o assunto? Pergunte nos comentários!

 

Para quem vai para o Tomorrowland na Bélgica, aproveite para fazer turismo por lá. Leia os últimos artigos sobre o país:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Confira Também

O que fazer em Liverpool

O que fazer e quais são os principais pontos turísticos de Liverpool

Falou em Liverpool, falou em Beatles! Não tem como separar essa cidade localizada no noroeste …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *