Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Volta ao Mundo / Não planeje um roteiro de viagem, dê chances ao imprevisível

Não planeje um roteiro de viagem, dê chances ao imprevisível

Viajar e conhecer os cantos mais improváveis do mundo está cada vez mais fácil. Diversos brasileiros já realizaram o sonho de dar a volta ao mundo, o que trouxe muita informação devido às dicas compartilhadas nos blogs de viagem. Sair por aí sem saber qual será a programação deixou de ser uma rotina muito arriscada, e que em minha opinião, pode ser um dos maiores trunfos para viver momentos inesquecíveis.

Claro que para fazer uma viagem tão longa, passando por diversos países, é preciso planejar sobre os vistos de turismo, saber qual a mochila ideal e pesquisar se vale a pena comprar uma passagem de volta ao mundo. Tudo isso faz parte do planejamento prévio para prevenir contratempos durante a viagem. O que não deve ser planejado nos mínimos detalhes é o roteiro detalhado que irá seguir, para dar chances ao imprevisível.

Recomendo => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

As 10 principais dicas e segredos para acumular milhas aéreas

 

O que não planejei em minha volta ao mundo

Eu saí do Brasil com tudo planejado: vistos, seguro de saúde e fiz um roteiro para saber os países que iria visitar. Optei por comprar uma passagem aérea de volta ao mundo, o que me garantiu grande flexibilidade com as datas, uma vez que não são cobradas taxas extras para alterações. A única coisa que não sabia, era como seria o dia de amanhã. Não comprei nenhum pacote de turismo e fazia reservas em hotéis / albergues para apenas poucos dias, pois não queria ficar preso em lugar nenhum.

Um sentimento foi tomando conta de mim durante a viagem, um misto de medo e ansiedade quando deitava a cabeça no travesseiro e pensava no próximo dia. Muitas vezes consegui dicas de outros viajantes, outras pesquisava na internet sobre o que fazer em determinado lugar. É impressionante como o acaso pode trazer para nossas vidas momentos marcantes, totalmente imprevisíveis, que não estariam ali caso estivesse seguido um script pré-estabelecido.

Leia também => Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

O dia em que dormi numa árvore no Hawaii

Sites para planejar viagens.

O lugar era incrível, construído em cima de uma árvore gigantesca, no fundo de um casarão. Provavelmente os proprietários planejaram isso para seus filhos, mas hoje em dia alugam para estudantes e conseguem uma grana extra. Após dar uma carona, fui convidado para passar a noite por lá, como ainda não havia procurado um hotel, prontamente aceitei.

Artigo => O dia em que dormi numa árvore no Hawaii

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

 

Plâncton luminoso e estrelas cadentes no Camboja

Melhores sites para planejar uma viagem.

As praias Camboja são muito procuradas por turistas que estão viajando pelo sudeste asiático. Quando decidi viajar para o Camboja, sabia que iria conhecer as principais atrações, como a terrível história do Khmer Rouge e os templos em Angkor Wat, mas não havia incluído praias em meu roteiro de viagem. Decidi passar alguns dias em Sihanouk Ville e Koh Rong, após ouvir várias recomendações de amigos que fiz durante minha viagem pelo Laos e Tailândia.

Leia mais => Plâncton luminoso e estrelas cadentes em Koh Rong

 

Viajar de falouka pelo Rio Nilo

Planejar roteiro de viagem.

Navegar pelo Rio Nilo é uma experiência que não pode faltar durante uma viagem pelo Egito. O Nilo, é um dos maiores rios do mundo e rota importante desde o império romano, imperdível para quem gosta de conhecer e vivenciar a história do país. Uma maneira de fugir do comum e ainda conhecer a cultura do Egito, é velejar em uma falouka, barco a vela tradicional do Egito.

Confira => Falouka x Cruzeiro, qual escolher para navegar no Rio Nilo?

 

Gosta de planejar sua viagem com detalhes?

Espero que o Quero Viajar Mais seja um site para planejar viagens que auxilie em suas próximas aventuras. Caso seu perfil seja outro e prefira ter o roteiro todo calculado, pelo menos minhas experiências serão úteis para mostrar boas opções de turismo.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Dicas para encontrar os melhores hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens AéreasPasseios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts, imaginava que fazer uma viagem para o Laos seria a parte mais complicada do roteiro. O país é muito pobre e poucas cidades oferecem boas opções para o turismo, mas valeu a pena conhecer uma cultura tão diferente. Este é o 260º artigo da série, veja as dicas de viagem dos posts anteriores:

Você gosta de planejar suas viagens? Ainda tem dúvidas? Gostaria de compartilhar suas histórias?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como levar dinheiro ao exterior?

Dinheiro em viagem internacional: espécie, crédito ou cartão pré-pago?

Se tem um fator que todo mundo tem dúvida na hora de planejar uma viagem, …

12 Comentários

  1. Planejamento é bom, para organizar a viagem!
    Posso chamar que eu faço um macro planejamento.
    Como chegar no hostel do hotel, quais as opções baratas.

    Quais os principais lugares para se visitar, pontos turísticos, museus, feirinhas.
    Mas o que eu mais gosto é deixar pro dia, ver como está o tempo, pegar o mapa da cidade e ver o que tem próximo. Andar, bater perna, achar lugarzinhos locais, restaurantes de bairro que os turistas desconhecem e mergulhar um pouco mais na cultura local.
    Acho que é assim que você dá chance ao imprevisível e as histórias mais surpreendentes acontecem!
    Ótimo blog, parabéns!

  2. Muito maneiro o artigo Guilherme! Concordo 100% que vale a pena deixar uma margem para o imprevisível e em cada viagem… Muitas das melhores experiências vem dessas situações inusitadas…

    Parabéns pelo blog! Conteúdo animal! Virei fã! 🙂

    Ian

  3. Quando fui para o Deserto do atacama, havia planejado ir de avião (Santiago/Calama)… mas bem no dia houve uma chuva devastadora em Calama, impossibilitando o voo. Resolvemos o problema pegando um ônibus, no qual viajamos por 2 noites e um dia, com parada numa cidade chamada Copiapó (pq nao havia mais disponibilidade de passagem direto). Na hora fiquei com raiva, mas com o passar do percurso percebi o quando foi muito melhor, e quantas coisas mais pude conhecer, resultado: ótimas lembranças, e o desejo de que a próxima viagem fosse feita de carro, o que fizemos no ultimo reveillon, saindo de Curitiba a Buenos Aires.
    Agora estou sonhando com minha volta ao mundo… quero deixar muita coisa acontecer naturalmente, são as melhores lembranças!!

    Parabéns pelo Blog!! ^^

    • Oi Suelen,

      Esse é o espírito…deixar as coisas acontecem. Planejar a viagem, mas deixar brechas no roteiro.

      Obrigado pela participação…muito legal ler várias histórias.

      Grande abraço

  4. Claudia Ribeiro Nery

    Acho que estou mais pro Guilherme do que pra sua amiga desplanejada, mas também curto o inusitado, o imprevisível. Dá aquela apimentada na viagem! Eu e um amigo estamos indo para a Tailandia e Vietnam em outubro. Por enquanto, conseguimos escolher dois roteiros fantásticos. Vai ser inesquecível, com certeza.
    Abração

    • Oi Claudia,

      Um pena não ter consigo ir para o Vietnam. Dizem que é o melhor país para turismo. Quando eu for, certamente será com a mochila nas costas, esperando o imprevis;ivel acontecer.

      Depois conta pra gente como foi 🙂

      Abraços

  5. Que legal, Guilherme. Pra falar a verdade, eu sou bem planejado, mas gosto bastante dessas surpresas e lugares que a gente conhece conversando com pessoas durante a viagem. Às vezes eu viajo com uma amiga que é toda ‘desplanejada’ pra eu deixar de ser tão certinho. rs. Abs.

  6. Susana Spotti

    Adorei a casa na árvore, Guilherme. Muito legal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *