Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Europa / Escócia / Roteiro em Edimburgo para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias de viagem

Roteiro em Edimburgo para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias de viagem

Edimburgo é uma cidade compacta e que facilita o turismo. Quando decidi visitá-la percebi que poderia aproveitar o máximo possível de suas atrações em poucos dias de viagem. De acordo com minha experiência na capital escocesa, montei opções de roteiro em Edimburgo para quem pretende ficar 1, 2, 3, 4 ou 5 dias na cidade.

A dica mais interessante é que tudo pode ser feito a pé. Todo o complexo turístico de Edimburgo está concentrado na cidade velha e na cidade nova, ou mais precisamente nas regiões conhecidas como Old Town e New Town.

Sendo assim, prepare seus pés e calce um tênis bem confortável. Por ser uma região muito chuvosa, leve sempre um guarda-chuva. E vambora pra rua!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Edimburgo: melhor região e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Roteiro de 2 dias em Edimburgo

Roteiro em Edimburgo para 1 dia de viagem
National Gallery of Scotland, escocês tocando gaita e Museu The Mound.

Vamos partir do princípio de que um roteiro de 3 dias em Edimburgo é suficiente para conhecer as principais atrações turísticas da cidade. Porém, se você for daqueles turistas que não costumam parar no hotel durante a viagem, 2 dias intensos podem ser perfeitos.

 

Dia 1

Comece pela atração mais visitada da Escócia: Castelo de Edimburgo. O local é fantástico e cheio de histórias. O castelo é enorme e você precisará de pelo menos 3 horas para ver tudo. Aproveite a vista que o local oferece da cidade e do mar. A entrada custa cerca de de 16,50 libras.

O Castelo de Edimburgo está em uma das extremidades da Royal Mile, em Old Town, uma das mais belas ruas da Europa. A rua é magnífica e abriga muitos edifícios góticos e históricos. Cada pedaço dessa rua é uma atração para se fotografar e conhecer.

Roteiro em Edimburgo, Escócia
Edifício The Hub ao fundo.

Por ela temos a Catedral de St. Giles, dedicada ao padroeiro de Edimburgo; a fonte de máscaras, em que um lado possui um rosto triste e, no outro, um feliz. Outra atração da Royal Mile é o The Hub, edifício de arquitetura clássica vitoriana, um espetáculo tanto de dia como a noite.

Há ainda escoceses vestidos a caráter tocando sua gaita de fole espalhados pela rua. Na outra extremidade está o Palácio de Holyrood, residência oficial da Rainha Elizabeth II na Escócia. A visita sai por volta de 12 libras.

A Royal Mile te tomará um bom tempo, mas é essencial mesmo que esteja buscando algum roteiro de 1 dia em Edimburgo. Ficando mais dias você pode explorá-la aos poucos, dependendo do seu roteiro de viagem.

Roteiro de 1 dia em Edimburgo

Edimburgo oferece muitos pubs que servem um autêntico Fish & Chips. Afinal, precisamos de uma pausa para abastecimento. Como meu orçamento era limitado quando lá estive, encontrei um lugar simples com boa comida chamado Fresco, na Royal Mile. Fica a dica! Veja também algumas dicas de restaurantes em Edimburgo.

 

Dia 2

Aproveite um pouco mais da Royal Mile se ainda faltou algo para conhecer melhor. A esmagadora maioria das hospedagens estão concentradas em Old Town e New Town, por isso o contato com essa rua será diário.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

O segundo dia será reservado às atrações da Princes Street e toda a New Town. Por ela temos o Monumento Scott, uma torre de 60 metros de altura que homenageia o escritor escocês Sir Walter Scott. Ao lado temos o Princes Street Gardens, um parque belíssimo que sugere uma pausa para relaxarmos.

O parque é dividido pelo The Mound, uma área que liga New Town a Old Town. Por lá você encontrará três museus importantes: Royal Scottish Academy, National Gallery of Scotland e o Museum on The Mound, todos com entrada gratuita. E ainda, alguns escoceses costumam estar por lá, sempre com suas gaitas.

Roteiro em Edimburgo para 4 dias
Museum on The Mound.

Pelas imediações da Princes Street chegaremos ao Calton Hill, uma colina que possui monumentos neoclássicos de inspiração grega, como o Monumento Nacional e o Monumento Nelson, além de um observatório astronômico.

Roteiro de 3 dias em Edimburgo
Ghost and Ghouls Tour.

Como o segundo dia foi mais tranquilo, para a noite indico o Ghost and Ghouls Tour, um tour pela cidade velha com duração de duas horas. O tour tem como objetivo mostrar o passado sombrio e fantasmagórico de Edimburgo pelas ruas e galerias subterrâneas mal assombradas da Blair Street. Leia mais sobre a vida noturna de Edimburgo.

 

Roteiro de 3 dias em Edimburgo

É claro que vamos levar em consideração os dois dias anteriores.

Roteiro de viagem em Edimburgo
National Museum of Scotland.

O dia 3 do roteiro em Edimburgo pode ser voltado para percorrer locais entre Old Town e New Town que mais lhe agradaram. E mais dois pontos específicos: o Museu Nacional da Escócia e o Greyfriars Bobby’s Bar.

O Museu Nacional da Escócia está em Old Town e oferece um rico acervo envolvendo geologia, arqueologia, história natural, ciência, tecnologia e arte. É lá também que podemos encontrar o corpo embalsamado da famosa Ovelha Dolly, a primeira experiência bem sucedida de um mamífero clonado no mundo.

O Greyfriars Bobby’s Bar está entre os pubs mais famosos de Edimburgo e esconde uma história de cortar o coração relacionado ao cãozinho Skye Terrier chamado Bobby. O local está próximo ao cemitério Greyfriars, outra dica de passeio. Sim, os cemitérios de Edimburgo são sensacionais. Encontrou um pelo caminho, entre para conhecer. Vocês correrão o risco de encontrar muitos esquilos por lá.

Finalize seu dia em um pub crowl. O Edinburgh Pub Crowl é o programa oficial da cidade. O evento começa às 20h00 no Jack’s Place, na Market Street. O valor é de 7 libras.

 

Roteiro de 4 dias em Edimburgo

Roteiro de 1 dia em Edimburgo
Escultura que inspirou Harry Potter e a Câmara Secreta.

E com um dia a mais, aproveite o fato de Edimburgo ter sido inspiração para lugares e personagens de Harrry Potter. Há um grupo na cidade chamado Potter Trail que oferece um walking tour gratuito pelos lugares que inspirou J.K. Rowling na criação deste clássico.

E o cemitério Greyfriars é uma destas paradas. Dentro do cemitério há um portão que dá nos fundos da George Heriot’s School, escola que inspirou a criação de Hogwarts. Conheça o Elephant House, cafeteria onde Rowling deu início a obra. Próximo ao Castelo de Edimburgo fica o City of Chambers, onde a autora deixou cravado sua a mão no chão.

De frente para a City Chambers encontramos a escultura que inspirou o design da entrada da Câmara Secreta no segundo filme da série. Tem uma rua ainda em Old Town chamada Victoria Street, famosa pelo comércio, que também faz parte da inspiração da autora. Conheça mais sobre a rua no artigo com dicas de compras em Edimburgo.

 

Roteiro de 5 dias em Edimburgo

Roteiro em Edimburgo de 5 dias
Princes Garden e Princes Street.

Somando os quatro dias anteriores já deu para conhecer Edimburgo na palma da mão. Aproveite o quinto dia para rever tudo o que você mais gostou. Faça compras, beba um uísque em seu pub preferido, descanse no Princes Street Gardens. Enfim, tenha um dia livre para o que der vontade de fazer.

 

Mais dicas de roteiro em Edimburgo

Roteiro de 2 dias em Edimburgo
Área que compreende o The Mound.

Na verdade, você pode ir alternando as dicas dadas de acordo com sua necessidade. Como sempre digo, Edimburgo é uma cidade compacta e o turismo se restringe a uma faixa da cidade, isso nos facilita muito em passeios. Talvez após seu primeiro dia na cidade, já poderá criar um roteiro baseado nestas dicas.

Se ficaram dúvidas sobre o que fazer durante seu roteiro de 1, 2, 3, 4 ou 5 dias em Edimburgo, deixe seu comentário abaixo.

Já conhece a cidade? Então compartilhe suas experiências e dicas.

 

Mais dicas sobre Edimburgo:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Confira Também

Como comprar trem na Itália?

Trem na Itália: dicas de como comprar passagens na Trenitalia

Viajar de trem na Itália é uma delícia! O país ocupa o terceiro lugar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *