quinta-feira , 22 / junho / 2017
Início / Oceania / Austrália / Roteiro na Great Ocean Road: uma das rotas mais incríveis do mundo

Roteiro na Great Ocean Road: uma das rotas mais incríveis do mundo

A Great Ocean Road é uma das estradas mais cênicas do mundo. A rota proporciona uma experiência inesquecível dirigindo pela costa sul australiana. Você vai se deparar com paisagens de tirar o fôlego, lugares poucos explorados pelo homem e animais em sua vida selvagem. Nesse artigo, conheça as principais cidades, veja o mapa e confira dicas para você organizar seu roteiro na Great Ocean Road.

Entre as atividades durante o trajeto estão: surf, trilhas, degustação de vinhos e queijos, visita a museus, cachoeiras e observação da vida animal.

Leia também => Guia completo sobre bairros e onde ficar em Sydney

Porque é tão importante contratar um Seguro Viagem?

 

Mapa da Great Ocean Road 

Mapa da Great Ocean Road

A estrada possui cerca de 240 km de comprimento no total ligando as cidades de Warrnambool e Torquay.

O trajeto faz parte também do caminho para quem vai de Adelaide até Melbourne e vice-versa. Apesar de não ser o trajeto mais rápido, a rota acaba sendo a preferida pelos viajantes por motivos já listados acima e paisagens que vocês vão conferir a seguir.

O trajeto pode ser feito em no mínimo 2 dias com paradas nas principais atrações. Eu fiz a rota em 7 dias partindo de Adelaide para Melbourne, mas isso por que eu resolvi parar em cada cantinho que eu via. Além disso eu não tinha uma data específica para chegar na cidade de Melbourne.

Vocês verão que o tempo não estava muito bom na época em que fiz a rota. Apesar de não poder curtir muitos banhos de sol e mar, as paisagens durante todo o trajeto são únicas e valem a pena em qualquer época do ano.

Planejando alugar um carro na Austrália?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Opções de como fazer a Great Ocean Road

Você pode comprar tours de empresas que fazem a Great Ocean Road ou alugar um carro e fazer o trajeto por conta própria.

Lembrando que você precisará de mais de um dia para completar a rota se quiser parar nas principais atrações. Sendo assim, precisará encontrar um lugar para dormir por pelo menos uma noite.

Você tem duas opções com relação a lugar um carro:

– 1ª Alugue um carro, van ou Kombi que te permite dormir dentro do veículo e opte por campings ao longo da estrada. Você encontra carros completamente equipados e com tudo o que você precisa para acampar nas locadoras da Austrália.

– 2ª Alugue um carro simples e se organize para encontrar hotéis nas cidades próximas à estrada. Essa opção pode parecer mais barata com relação ao valor do carro, mas dê uma conferida antes nos valores das hospedagens. Se você estiver em 4 pessoas, a primeira opção compensará muito mais.

 

Antes de partir

Compre frutas e alimentos fáceis de comer que não precisem ser mantidos em geladeira, tenha sempre uma garrafa de água e prepare-se para todos os tipos de climas. Tenha roupas de praia e ao mesmo tempo roupas de inverno já que o tempo pode variar bastante durante um único dia. Vista roupas confortáveis.

Carregue todos os seus eletrônicos antes de começar a viagem. Você vai passar praticamente um dia inteiro explorando os lugares lindos que a rota tem a te oferecer. Você não vai querer perder a oportunidade de registrar essa experiência por conta de falta de bateria né? Se necessário, compre baterias extras e/ou tenha um carregador portátil.

Importante: Encha o tanque do carro antes de começar o trajeto, ao longo de muitos quilômetros pela Great Ocean Road você não encontrará postos de gasolina. Apenas nas cidades mais desenvolvidas.

 

12 pontos de parada com paisagens incríveis

Bay of Islands Coastal

Essa é a primeira parada para quem está indo no sentido Adelaide -> Melbourne.

Precisa enviar dinheiro para o exterior com as melhores taxas?
Remessa online rápida e segura com desconto na Bee Câmbio »

O local possui uma paisagem incrível e te faz começar a entender o que você irá encontrar durante todo o trajeto.

 

Worm Bay e Bay of Martyrs

Free camping na Great Ocean Road
Worm Bay.

Nesse ponto do passeio você vai encontrar acesso à praia e poderá praticar algumas atividades como, por exemplo, nadar, tomar banho de sol e pescar. Esse é um ponto de parada bem seguro para tomar aquele banho de mar. Aproveite! A maioria das paradas não possui acesso às praias.

 

The Grotto

Roteiro na Great Ocean Rroad
The Grotto.

O diferencial aqui são as formações rochosas e o local é perfeito para tirar belíssimas fotos. Curta a paz desse lugar e o barulho da água do mar batendo nas rochas. No verão o reflexo do sol transforma a pequena “piscina natural” em tons de ouro e rosa. Mas a visita ao local vale a pena durante todas as estações do ano.

 

London Bridge

London Bridge / Great Ocean Road
London Bridge.

Observe as formações rochosas através de uma plataforma construída no ângulo perfeito para contemplação. Até o ano de 1990 era possível andar pela formação rochosa chamada de London Bridge, mas infelizmente a parte do meio que compunha a ponte desabou, transformando a atração de hoje em uma formação rochosa não ligada ao continente.

 

Loch Ard Gorge

Melbourne: Great Ocean Road
Loch Ard Gorge.

As formações rochosas nesse ponto de parada realmente impressionam. O local possui pequenas trilhas onde você consegue observar por diferentes ângulos esse espetáculo da natureza.

 

Twelve Apostles

Twelve Apostles: Great Ocean Road
Twelve Apostles.

Esse com certeza é o ponto turístico mais famoso da Great Ocean Road. Geralmente quando pesquisamos sobre essa rota, a imagem que define a experiência são os Doze Apóstolos.

O local é o que mais atrai turistas durante o trajeto. Existe toda uma estrutura que conta com um Café e uma loja de lembrancinhas. Uma plataforma muito bem estruturada foi construída para que os turistas possam ter a melhor experiência de observação possível.

Se você tem uma graninha sobrando, algo em torno de 360 dólares australianos por pessoa, você poderá fazer um voo de helicóptero e observar essa beleza da natureza bem lá de cima. Acredito que seja uma vista incrível, mas também existem uma série de outras opções de tours.

 

Gibson Steps

Great Ocean road: principais cidades
Foto: Camelboy, via Wikimedia Commons.

Partindo dos Doze Apóstolos é possível chegar a esse local fazendo uma caminhada de 1 km. Claro que você também pode pegar o carro e parar no estacionamento de Gibson Steps, se preferir. Eu escolhi caminhar até o local, afinal de contas é tanto entra e sai do carro durante a rota, que optar por uma caminhada leve caiu super bem.

O acesso à praia é feito por uma escadaria bem inclinada e às vezes úmida. Sendo assim, tenha muito cuidado enquanto desce os degraus, preste atenção em cada um dos seus passos.

A praia possui uma faixa de areia enorme e é um ótimo lugar para fazer aquela parada para comer, relaxar e escutar o mar.

 

Castle Cove Lookout

Camping: Great Ocean Road
Castle Cove Lookout.

Esse mirante é incrível e a vista proporciona um daqueles momentos em que você se dá conta de como somos pequenos diante da imensidão do mar e o quanto a natureza é maravilhosa.

 

Apollo Bay

Great Ocean Road: dicas
Apollo Bay.

Está afim de curtir um restaurante diferente, tomar um sorvete e caminhar entre lojinhas de praia? Esse é o lugar certo!

Com todo aquele clima australiano de surf, Apollo Bay te permite curtir uma praia com toda a infraestrutura que você precisa e que não encontrou nas outras paradas anteriores.

Eu amei o clima desse lugar e é uma das opções de cidades para encontrar um hotelzinho e estender a viagem por mais uns dias.

 

Lorne

Roteiro na Great Ocean Road
Lorne.

Lorne é uma cidadezinha que também conta com uma infraestrutura bem legal para que você possa curtir um dia inteiro de praia. Com menos lojas do que em Appolo Bay, o local conta com quiosques e churrasqueiras disponíveis para o público.

 

Split Point Lighthouse

Tour na Great Ocean Road
Split Point Lighthouse.

Esse lugar é para os amantes de faróis e para quem é apaixonado por ver as coisas lá do alto. O local foi construído em 1891 e continua em funcionamento para guiar os navios que navegam próximos à costa.

Você pode participar dos tours guiados oferecidos. Eles acontecem todos os dias e duram em torno de 30 a 40 minutos. Além da história do farol, você também aprenderá mais sobre a vida marinha da baía.

 

Bells Beach

Bells Beach: Great Ocean Road
Foto: Wikimedia Commons.

Esse é o local favorito dos surfistas pela Great Ocean Road. Se você já acompanhou um pouquinho do campeonato mundial de surf, com certeza já ouviu falar desse lugar que foi escolhido diversas vezes para ser palco das etapas mundiais. As melhores ondas acontecem entre as estações de outono e inverno.

Maiores informações e tudo o que você precisa saber podem ser encontradas no site oficial do estado de Victoria – Australia.

E se você tem outras dicas sobre como planejar um roteiro na Great Ocean Road, compartilhe com a gente seus comentários.

 

Mais dicas sobre a Austrália:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Jess

Viajante, sonhadora, 26 anos e formada em Sistemas de Informações. Desde a descoberta da minha paixão por viagens, os meus objetivos mudaram, a minha maneira de me relacionar com as pessoas mudou e a minha visão sobre a vida se transformou! Criadora do blog Em busca do desconhecido.

Confira Também

Como aprender inglês sozinho e rápido

5 dicas sobre como aprender inglês sozinho e rápido

Um grande número de pessoas deseja aprender inglês pelas mais diversas razões. Seja para ter …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *