quarta-feira , 22 / março / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Ásia / Roteiro de viagem no Sudeste Asiático

Roteiro de viagem no Sudeste Asiático

O Sudeste Asiático é uma das regiões mais procuradas por mochileiros de todas as partes do mundo, pois além de oferecer a chance de conhecermos culturas tão diferentes e intrigantes, também nos trás a possibilidade de viajar mais barato. Tive a chance de viajar por três meses nessa região da Ásia e pesquisei muito para fechar meu roteiro de viagem no sudeste asiático.

Para marinheiros de primeira viagem é realmente difícil escolher quais países visitar, ainda mais sabendo que tantos lugares são incríveis opções para o turismo. Desde as mais lindas praias paradisíacas, até os incríveis Templos de Angkor Wat, fazer uma viagem pelo sudeste asiático é uma aventura ao desconhecido, que cada vez mais está atiçando a curiosidade dos turistas brasileiros.

Planeje sua viagem => Dicas para economizar com hotéis no Booking.com

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Camboja

roteiro-de-viagem-sudeste-asiatico

O Camboja é um dos principais destinos turísticos do sudeste asiático, juntamente com Indonésia, Tailândia e Vietnã. Grande parte dos turistas são fascinados pelos mistérios e belezas dos Templos de Angkor Wat, geralmente sendo um dos únicos lugares de interesse para quem viaja ao país. Porém, existem outros atrativos para uma viagem Camboja, desde passeios para conhecer a triste história do regime Khmer Vermelho, até as praias isoladas no sul do país.

 

Filipinas

fotos-das-filipinas

Um país ainda pouco explorado por turistas brasileiros, existe pouca informação em português sobre as Filipinas. O país é um dos destinos mais bonitos e inexplorados do sudeste asiático, com um gostoso clima tropical, povo simpático e na minha opinião, as praias mais bonitas do mundo.

 

Guam

fotos-guam

A Ilha de Guam é um território dos Estados Unidos localizado na Ásia, fruto da disputa contra o Japão durante a 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia, Guam é ponto estratégico das forças armadas americanas e também muito procurada por turistas japoneses e de outros países asiáticos, devido a suas incríveis paisagens e clima sempre propício para aproveitar as altas temperaturas durante todo o ano.

 

Indonésia

viagem-bali-gili-trawangan

A ilha de Bali, principal destino de viagem na Indonésia, com seus templos cercados de misticismo e magia devido a devoção de seu povo pela religião, é um incrível país que não pode ficar de fora de nenhum roteiro de viagem no sudeste asiático. Quando foi colonizada pela Alemanha, na metade do século passado, os europeus ficaram tão fascinados com o que encontraram que fizeram grandes esforços para preservar a cultura tradicional da ilha.

 

Laos

destino-laos-banho-com-elefantes-tadlo

O Laos é um dos poucos países da Ásia que não possui fronteiras litorâneas, ou seja, está cercado de terra por todos lados. Não é por isso que é impossível curtir praias, uma vez que existem as praias de rio em Nong Khiaw e Don Det. Apesar de ter aproveitado bastante minha viagem pelo Laos, a história desse pequeno país é bem triste, pois foi o país mais bombardeado da história da humanidade, devido às disputas entre Estados Unidos e Vietnã durante a 2ª Guerra Mundial.

 

Tailândia

railay-beach-tailandia

Desde pequeno fui acostumado a viajar com minha família e sonhava em dar a volta ao mundo. Li muito sobre destinos exóticos e fui acumulando uma grande vontade de conhecer países como a Tailândia. Além de ver paisagens deslumbrantes e tantas belezas naturais, fazer uma viagem na Tailândia é uma oportunidade de explorar diferentes costumes, cheiros e sabores, uma mistura intrigante que forma essa cultura tão procurada pelos turistas.

 

Vietnã

viajar-no-vietna-turismo-backpacker

Infelizmente não tive tempo de visitar o Vietnã durante minha passagem pela Ásia. Tinha tudo pronto e queria muito conhecer as incríveis praias de Halong Bay, a região do Rio Mekong, além dessa cultura que é considerada por muitos, a mais impressionante do sudeste asiático. Tenho alguns amigos que visitaram o país e irei indicar boas fontes de pesquisa.

 

Definiu o roteiro no sudeste asiático?

São tantas opções que seriam necessários vários meses para visitar todos esses destinos e fazer um roteiro completo pelo sudeste asiático. Conheci muita gente viajando por mais de um ano somente no sudeste asiático e o ideal é não tentar conhecer tudo de uma vez, caso não tenha muito tempo disponível para viajar. Numa viagem de férias de uns 20-30 dias, recomendo no máximo dois países.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para economizar com hotéis no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Quando criei o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts, planejei ficar bastante tempo no sudeste asiático, pois queria muito vivenciar tão diferentes culturas, além de aproveitar o clima com altas temperaturas e gastar menos. Este é o 175º artigo da série, veja as dicas de viagem que também podem ajudar em seu planejamento:

Planejando um roteiro de viagem no Sudeste Asiático? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

passagens-aereas

Passagens aéreas no ViajaNET em 10x s/juros => Quando viajar mais barato?

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

seguro viagem

Ganhe 5% off fazendo o seguro em 12x com a Seguros Promo => Avaliação

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars => Saiba mais

reserva de hotéis

Hotéis no Booking, com cancelamento grátis => Dicas para reservar

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Maldivas mais barato

Maldivas mais barato: guia passo-a-passo para conhecer o paraíso

Esses dias estava conversando com alguns amigos, sobre a vontade de visitar as Ilhas Maldivas. …

43 Comentários

  1. Boa tarde, Guilherme! Primeiramente quero agradecer pelos posts no ” Quero Viajar Mais” sobre o sudeste asiatico. Estou me planejando para ir no início de fevereiro, vou ficar 22 dias. Gostaria de tirar umas dúvidas contigo…Vi que a Tailândia é extremamente rica e um tanto diversificada, com seus templos e ilhas paradisíacas, quero realmente dar um foco maior na minha viagem para esse país.Mas acho que realmente poderia tirar pelo menos uns 5 dias para conhecer ou vietnã ou camboja ou Laos. O que eu queria te perguntar é: qual desses paises que vc acha que eu teria melhor proveito em apenas 5 dias, em termos de mobilidade para a tailândia e levando em consideração aquele que vai me dar maior variedade cultural, culinária e de vistas, natureza… enfim…Dessa maneira, me restariam 16 dias na tailândia. Acha que é um tempo bom?

  2. Adorei o teu blogue e está a ser uma óptima ajuda. No próximo ano vou fazer uma viagem pela Ásia de 30 dias e tenho de seleccionar bem os países a onde vou. Já estive na Tailândia e agora gostava muito de ir a Cambodja, Vietname e Indonésia. Qual acha que devia ser o roteiro? Não sei como será melhor e por qual o roteiro a seguir e por onde começar e terminar. Será que ainda consigo ir às Filipinas??

    Obrigada pela excelente qualidade do blog e pela partilha.

    Helena

    • Oi Helena,

      Eu ficaria pelo menos duas semanas em cada país. Há muita coisa para ver em cada um deles, e ficar pulando de um para outro só te fará gastar mais dinheiro, e voltar com a sensação de quero mais.

      Sobre o roteiro, depende de suas preferências, pois apesar de serem países próximos, são muito diferentes!

      Abraços e obrigado pelo elogio 🙂

  3. Oi Teta!! Tudo bem???? Parabéns mais uma vez pelo blogue, maior sucesso!!! Além de ter muuuita informação bacana e útil para nos ajudar a planejar nossa viagem.
    Estou planejando viajar para Tailândia e Indonésia em novembro de 2017. Quero ir nesta época porque pesquisei e tem a Festa das Lanternas em Chiang Mais e estou louca para poder participar e conhecer.
    Não quer grandes luxos nem nada, quero uma viagem para conhecer o máximo que conseguir, e experenciar um pouco da cultura deles, que acho incrível e apaixonante.
    Terei 30 dias para realizar essa viagem…. Mas vc acha possível incluir Filipinas nesse roteiro??
    O gasto em deslocamento aumenta muito?

    😉
    Bjooo

    • Oi Andrea, bem e por aí?

      Obrigado 🙂 Realmente faço de tudo para que o blog seja o mais útil possível!

      O preço nem aumenta tanto, mas não recomendo pela correria. 10 dias em cada país é bem pouco, e quanto mais tempo vc gastar com deslocamentos, perde dias aproveitando!

      Beijos

  4. E aí Guilherme, beleza?
    Tenho 18 e escolhi a Ásia para fazer meu primeiro mochilão. Meus pais tem um certo receio quanto ao local…
    O que você acha da Ásia como um primeiro local e o que eu poderia dizer para convencer meus pais? Hahahahahah

    • Fala Pedro, bem e aí?

      Cara, em geral o sudeste asiático é bem seguro e não há o problema da violência como vemos no Brasil. Obviamente é preciso ter cuidado, ficar atento, principalmente em lugares onde há muitas festas e turistas, como alguns destinos na Tailândia.

      O que pode pesar é a infra-estrutura, tipo transportes, sendo muito mais fácil conseguir isso com conforto na Europa e Estados Unidos.

      O blog Um Viajante tem um ebook bem legal sobre organização de um primeiro mochilão. Veja aqui. Sobre o que dizer aos seus país, difícil dizer kkkk

      Abração

  5. Boa tarde Guilherme,
    Estou tentando montar um roteiro para alguns dos países que vc citou e tenho algumas dúvidas que talvez vc possa me ajudar.
    Antes de td tentarei te explicar meu perfil de viajante. Gosto de conhecer coisas novas, mas não passar uma eternidade vendo mais do mesmo. tenho um ritmo mais dinâmico. Tiro férias pra bater perna e me cansar de verdade.rs
    Então minhas dúvidas são:
    Tenho 6 semanas de férias e gostaria de planeja-la da seguinte forma:
    2 semanas pela Índia
    2 semanas pela Tailândia e Camboja
    2 semanas pelo Vietnã, Indonésia e Malásia
    Vc acha que esse seria um roteiro viável ou extremamente apertado?
    Vale a substituição de algum desses países pelas Filipinas ou Laos?

    • Oi Anne,

      Eu acho apertado sim, pois meu perfil é ficar mais tempo em cada país. Só na Tailândia fiquei 1 mês e não vi tudo o que gostaria, mas foi muito tempo de praia e talvez para você seja “mais do mesmo”. Na Indonésia, fiquei 1 mês só em Bali. Enfim, mas entendo que você queira aproveitar suas férias ao máximo.

      Escolha uns 3, 4 países e aproveite melhor cada um. Na próxima viagem você volta e conhece o resto.

      Sabe quais os principais problemas?? Deslocamento é muito caro, e quanto mais países, mais voos, ônibus, barcos. Fora o tempo perdido!

      Espero que ajude 🙂

      Abraços

  6. Olá Guilherme, tudo bem?
    Sigo seu blog e snapchat. Gosto muito do seu estilo de viagem.

    Estou planejando uma viagem de 3 meses pela ásia. Você poderia compartilhar? Possui tambem as formas de transporte que utilizou?

    Desde ja agradeço
    Abs

  7. Oi! Estaria bom esse roteiro? Alguma sugestão? Melhor mudar a ordem das cidades? Fica corrido incluir Langkawi? To perdidinha para organizar minha viagem em dezembro!
    07/12 – Chegada Bangkok 18:50h
    08 Bangkok
    09 Bangkok
    10 Bangkok
    11 Bangkok – Singapura
    12 Singapura
    13 Singapura
    14 Singapura (check in Marina Bay Sands)
    15 Singapura – Kuala Lumpur
    16 Kuala Lumpur
    17 Kuala Lumpur
    18 Kuala Lumpur – Ko Phi Phi
    19 Ko Phi Phi
    20 Ko Phi Phi
    21 Ko Phi Phi
    22 Ko Phi Phi – Krabi – Ficar esses 3 dias em Railay Beach –  hotel Railay Great View Resort lado leste
    23 Krabi
    24 Krabi
    25 Krabi (dica de hotel, Zabava guest house, fica em Ao Nang-Krabi)
    26 Krabi – Bangkok
    27 Bangkok
    28/12 de manhã Bangkok > Brasil

    • Oi Paula,

      A ordem me parece a mais lógica, só mudaria se encontrasse voos mais baratos. Tipo, na saída de Bangkok ir primeiro para Kuala Lumpur…aí tem que pesquisar para ver o que vale mais a pena. O roteiro está bom sim 🙂

      Abraços

  8. quanto tempo precisaria para conhecer thailandia, indonesia, filipinas? como me locomover para esses paises? quais as companhias aereas? quais os pontos imperdiveis??? obrigada

    • Oi Lilian,

      Difícil responder essas perguntas genéricas sem te conhecer, depende muito do seu estilo de viajante. Na minha opinião é necessário no mínimo três semanas em cada país. Aqui no blog você encontra artigos sobre os meios de transporte, basta digitar na caixa de busca no topo do site.

      Abraços

  9. Oi Guilherme,

    Eu concordo completamente contigo. As Filipinas não são um destino popular entre os brasileiros então obrigada por promove-las. Gostei tanto desse país que resolvi me mudar aqui para uma ilha magnífica que se chama Siquijor (em Central Visayas) – é um paraíso de verdade. As Filipinas são um ótimo lugar para descansar e passar férias mas também para combinar o lazer com o estudo de inglês. Os cursos aqui são bem baratos em comparação com EUA ou Australia e os custos da vida tambem são baixos.

    Se vocês tiverem qualquer pergunta sobre as Filipinas ou os cursos de inglês fiquem à vontade para entrar em contato comigo: admkaminska@gmail.com

    Obrigada!

  10. Legal ver que muita gente está incluindo filipinas no roteiro. Visitei a ilha de palawan depois de ler seus posts e foi um dos países que eu mais gostei, mas também senti falta de Myanmar ai no roteiro. Foi o último país que visitei e recomendo 100%. Abraço

  11. Olá Guilherme, boa noite.
    Gostaria de algumas dicas, se possível, pois quero viajar para Tailândia, Indonesia e Japão. É o meu sonho conhecer esses lugares , e quem sabe conhecer algum outro pais que esteja no caminho entre esses.
    Quero fazer um mochilao, já que a grana é curta. Mas não sei por onde começar!! Quanto eu gastaria em média para fazer essa viagem? É perigoso ir sozinha? Eu até quero encontrar pessoas para ir comigo, mas onde acha-las? Gostaria de parcelar as passagens de avião antes mesmo de sair do Brasil, quero ter tudo planejado, quatos dias vou ficar em cada lugar e tal.
    Sua ajuda vai ser de grande valia!!!
    Obrigada desde já.

    • Oi Ana,

      Infelizmente não consigo planejar tudo para você, mas posso te dar algumas dicas para saber onde procurar as informações.

      Sobre orçamento, no Sudeste Asiático com 50 dólares por dia é possível passar muito bem…conheço gente que viaja com metade disso. Tenho vários artigos no blog sobre isso.

      Muitas mulheres viajam sozinha para esses lugares. Claro, você deve ter cuidado, os mesmo que tem aqui no Brasil…não andar sozinha a noite em lugares desconhecidos, etc.

      Tendo dúvidas mais específicas, consigo te ajudar melhor.

      Abraços

  12. Oi Guilherme!
    Parabéns pelo site, está excelente!
    Pretendo ir para a Tailandia + Camboja em Nov/14, vc acha tranquilo para mulher viajar sozinha nessa região? Outra dúvida, como faz apra ir da Bangkok para as praias do sul ou para Chiang Mai/ Chiang Rai?

    Agradeço desde já pela ajuda.

    Abraços!!

    • Oi Talita,

      Conheci muitas mulheres viajando sozinhas no sudeste asiático, é tranquilo sim. Claro, é preciso ter vários cuidados, mas sendo brasileira, você já nasceu com isso kkkkkk

      Sobre locomoção, escrevi um artigo sobre os meios de transporte na Tailândia. Para o sul pode ir de trem, ônibus ou avião até Krabi ou Phuket. No artigo expliquei um pouco sobre os joint tickets, que é um combinado de transportes até chegar no destino desejado, vendido por todos os cantos. Mesma coisa para o norte…é bem fácil!!

      Espero ter ajudado 🙂

      Abraços

  13. Maria Isabel

    Olá Guilherme!

    Vou para o sudeste asiático em março e gostaria de umas dicas em relação ao roteiro.
    Vou fazer um stop-over na Turquia ( 4 dias em Istambul), depois vou para Laos, Camboja, Vietnã e Tailândia.
    Você tem sugestão de roteiro por algum motivo ou outro?

    Em 2012 fui para Tailândia e Japão, e gostaria de encerrar a viagem na Thai, para relaxar.. rs
    Nos outros, o que você acha?

    Obrigada!

    Abs,
    Maria Isabel

    • Olá,

      Fiz um roteiro no sudeste asiático com a Stray Travel, que começou e terminou em Bangkok, passando por Laos e Camboja. O legal dessa agência é a possibilidade de parar a viagem em certo ponto e voltar ao roteiro dias depois…por exemplo, para incluir a ida ao Vietnã.

      Se quiser fazer por conta, seguem alguns lugares que não pode deixar de ir:
      – Tailândia: Ayutthaya, Sukhthai, Chiang Mai e Chiang Rai. Claro, sem contar as ilhas no sul do país.
      – Laos: Luang Prabang, Don Det, Plain of Jars.
      – Camboja: Phnon Pehn, Koh Rong e Angkor Wat.

      Infelizmente ainda não visitei o Vietnã.

      Espero ter ajudado.

      Até + !!!

      • Maria Isabel

        Oi Guilherme!

        Obrigada pela resposta!

        Estou dando uma olhada nesse site do stray travel, obrigada pela dica!
        Mas você gostou da experiência?? Mais do que ir por conta própria e fazer seu roteiro? Tenho um pouco de pé atrás com essas agências de excursão, de ficar uma coisa meio “engessada” e restrito a conhecer apenas um grupo de pessoas. rs
        Por outro lado, tem os inúmeros benefícios de comodidade, praticidade e segurança.

        Ainda estou dando uma olhada no site, pq não entendi exatamente como funciona a proposta deles… Como é possível interromper o “programa” e depois retomá-lo? São vários grupos assim?

        Obrigada de novo pelas dicas e super parabéns pelo site!!

        Abs!!

        • Então, adorei a experiência…também não gosto de excursões, faço tudo por conta. Porém, esse tipo de empresa que oferece roteiros hop-on hop-off, é diferente. Somente o transporte está incluso, mas claro, visitando os lugares estabelecidos no roteiro…fazer as atividades ou não, é opção do viajante.

          Exemplo. Você começa a viagem com um grupo em Bangkok, com primeiro destino em Chiang Mai. No roteiro padrão, a parada é de apenas 1 noite nesta cidade, mas você quer ficar 5. Basta redefinir o roteiro, se juntar ao próximo grupo e seguir viagem. Sim, são vários grupos…só não sei informar a periodicidade, mas é coisa de poucos dias, variando com a época do ano.

          Sei que existem os prós e contras, mas fiz roteiros assim na Nova Zelândia e África do Sul…adorei, fiz grandes amizades e conheci os lugares mais legais de cada país. No Laos, é muito difícil viajar por conta, o transporte público é precário, então a comodidade vale muito a pena. Além disso, terá um guia em todo o percurso.

          Basta saber qual o seu perfil de viagem. A maioria do público está na faixa de 25 a 35 anos.

          Sinceramente gostei muito…sou suspeito…kkkk

          • Maria Isabel

            Oi Guilherme!

            Obrigada pelas dicas!
            já estou em contato com a empresa do stray e vou fechar o pacote do laos..

            estou reservando 5 dias para o Laos (Luang Prabang, Vang Vieng, Vientiane), 5 vietnã e 5 camboja.
            Você acha suficiente? (no caso laos e camboja)

            Eu sei que sempre dá pra ficar 1 mês em cada lugar, pq tem mil coisas pra ver, mas meu foco é visitar pelo menos o “must see” de cada país… rs

            Obrigada!
            bjs

          • Gabi Valverde

            Guilherme, pode passar as agencias que vc fechou na Nova Zelandia e na Africa do Sul? 😀

          • Na África do Sul fiz com a Baz Bus. Na Nova Zelândia é a mesma agência que indiquei para a Ásia, Stray Travel.

  14. Oi!! Como vai?

    Não posso parar de ler teu blog!! ADOREI e realmente é de grande ajuda já que estou planejando com minha irmã nossas férias e realmente quero conhecer um pouco do sudeste asiático, que é meu sonho, só um pouco por que pelos “tempos e trabalho” só temos entre 15 e 20 dias,

    Planejamos começar visitando dois países, um deles seria Tailândia e tínhamos pensado ir para Vietnã, li que vc não chegou a conhecer, mas vc recomenda ir para Vietnã ou Malásia? Ainda estamos com dúvidas.

    Também vc conhece alguma aerolínea para fazer os vôos domésticos que seja “barata” e também alguma que com vôos internacional, eu sou argentina de Buenos Aires.

    Que outro pais vc me recomendo sem ser Tailandia?

    Abraço e até mais!!!

  15. rafael soares

    Olá Guilherme… bom encontrar seu blog!

    Estou iniciando meus estudos para traçar um roteiro. Para mim Tailandia e Indonesia precisam fazer parte. Não estou muito preocupado com o tempo de viagem. Minha duvida é sobre o custo diário e sobre a possibilidade de consgeuir algum trabalho nas localidades. Tem alguma dica?

    abraço!

    • Oi Rafael,

      A média de gastos para um turista que não exagera nos gastos é de uns US$ 50,00, foi o meu caso. Não escolho os hotéis pelo menor preço, mas sim um bom custo-benefício; não come em restaurantes chiques e faço a maioria dos passeios. Claro, se quiser andar de helicóptero ou fazer algum passeio exclusivo irá gastar mais.

      Se a sua intenção é ficar mais tempo para trabalhar, acho que o orçamento pode cair pela metade, ou até mais. Conheci gente viajando com 15 dólares / dia. Acho que não deve ser difícil conseguir trabalho, principalmente em cidades turística e se você falar outras línguas. Vi muitos estrangeiros trabalhando em bares, restaurantes e albergues (muitas vezes recebendo acomodação grátis).

      Meu conselho é ir com grana para se manter pelo menos três meses, tempo que expira o visto (em ambos os países). Se quiser ficar mais, basta fazer um curta viagem para um país vizinho e voltar para renovar o visto de turista. Não sei se é certo, mas conheci muita gente que fez isso.

      Obrigado pela visita…Até + !!!

  16. Ei, Guilherme, estou aqui lendo tudo e programando minhas férias! Abração

  17. Fiquei fascinada com seu blog! Um dos meus projetos é fazer justamente isso: dar a volta ao mundo. As informações dadas por você são super úteis e aguçam mais ainda a minha vontade de fazer essa viagem (fiquei me imaginando nessas fotos! hahahaha). Vou fazer bom uso das suas dicas. Valeu!!

    • Oi Stefane,

      Legal que gostou tanto assim. Conseguer motivar outras pessoas a fazer o mesmo é uma alegria.

      Se precisar de ajuda que estiver planejando sua viagem, estarei por aqui.

      Abraços, Até + !!!

  18. Curti o post!
    Faltou falar do Myanmar… Estava na nossa lista, mas faltou tempo para ir. Deve ser incrível também.

    Obrigadão por indicar nosso blog na parte do Vietnã!

    Abração!!!

    • Fala Douglas,

      Queria muito também visitar, mas tive o mesmo “problema”: tempo. Não achei nenhum blog em português com informações para indicar. Tomara que alguém veja e indique aqui nos comentários.

      Até + !!!

  19. Olá,

    Adorei o post sobre o sudeste Asiático, na verdade eu tenho grande desejo de visitar o Camboja e a Tailândia, porém é muito complicado encontrar informações completas de como fazer viagens para esses tipos de lugares!

    • Oi Bianca,

      Fico feliz que gostou. Tento sempre colocar as informações bem organizadas para facilitar a vida dos leitores.

      Se tiver dúvidas, só escrever aqui nos comentários.

      Até + !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *