quinta-feira , 22 / junho / 2017
Início / Europa / Bélgica / Cerveja belga: rota das melhores cervejas em Bruxelas / Bélgica

Cerveja belga: rota das melhores cervejas em Bruxelas / Bélgica

As cervejas belgas não são famosas à toa! São uma especialidade do país, que você não pode deixar de experimentar durante sua viagem para Bélgica. Neste artigo, você encontrará as principais dicas sobre a rota da cerveja em Bruxelas.

Tentarei passar um pouco do que aprendi sobre as melhores cervejas da Bélgica, além de passeios, tours e cervejarias da cidade. Como o assunto merece detalhamento e atenção, passarei algumas informações importantes sobre tipos de cerveja, marcas e as melhores cervejas belgas.

Leia também => Onde ficar em Bruxelas: melhores bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Cervejas belgas: as melhores do mundo?

Cervejas belgas

Sim, elas são as melhores cervejas do mundo. Definitivamente! Seja você um grande entendedor, ou aquele apreciador de fim de semana, é impossível não se surpreender com a diversidade de sabores, texturas, odores e a qualidade do malte na produção das cervejas locais.

Aliás, o grande diferencial das cervejas produzidas na Bélgica é a infinita mistura de ingredientes. Os produtores locais são grandes conhecedores das misturas provenientes de frutas, flores, especiarias, além da proporção perfeita de malte, água e lúpulo.

Outra característica que faz a diferença é a técnica na produção. Cada tipo de cerveja possui um tempo de fermentação diferente. O processo pode variar de poucas horas a dias. Algumas têm o lúpulo fervido separadamente, outras são refermentadas ou trabalhadas com fermentação espontânea. Enfim, a criatividade e o conhecimento dos produtores belgas variam ao infinito.

Por isso, muita calma nessa hora! A grande maioria das cervejas tem alto teor alcoólico, variando, em média, entre 6% a 10% ABV (álcool por volume). Mas muitas passam dos 12% ABV, um verdadeiro teste ao fígado. Por isso a dica é: vá devagar! Aprecie, se envolva na atmosfera local, veja o cardápio com calma, curta o momento. Experiencie a oportunidade de estar no paraíso das cervejas e claro, peça batatas fritas para acompanhar!

No artigo com 10 dicas e curiosidades para você conhecer melhor a Bélgica, você encontra mais comidas típicas belgas.

Cerveja belga

Já o preço é bem tranquilo de digerir. As cervejas belgas não são nada caras, nos bares e cervejarias. Você pagará em média, 3 a 5 euros por uma garrafa. Nos mercados então, elas não passam dos 2 euros. Uma ótima oportunidade para presentear família e amigos com qualidade e baixo custo.

 

Tipos de cerveja belga

Rota da cerveja em Bruxelas, Bélgica

Pensando rápido, quando falamos em cervejas produzidas no Brasil, quantas marcas você consegue citar? Cinco? Dez? Se falar vinte é porque já é um expert. Na Bélgica, existem mais de mil rótulos! Isso mesmo, mais de mil cervejas diferentes e uma infinidade de marcas.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

Frente a esse cenário, existem dezenas de tipos de cervejas belgas. E para ajudar turistas e pessoas (como nós) menos entendidas de cerveja a entenderem um pouco mais do assunto, há uma classificação padrão.

Os principais tipos de cerveja belga são:

  • Belgian Blond Ale: a mais clara, bem dourada, um pouco adocicada e suave. Exemplo: La Trappe Blond.
  • Dubbel: uma das mais tradicionais! Puxada pra cor vermelha, ela é um pouco tostada, mais forte! Exemplo: Chimay Red.
  • Tripel: bem cítrica, com gosto puxado para as frutas, ela é dourada e tem alto teor alcoólico. Exemplos: Tripel Karmeliet e Westmalle Tripel.
  • Golden Strong Ale: ela é efervescente, embora leve, variando do dourado ao amarelo claro. Também possui alto teor alcoólico (de 7,5 a 10,5%).
  • Dark Strong Ale: engano achar que ela é escura! Pelo malte não ser torrado, ela ainda é dourada, com tons de caramelo. Suave, vale muito a pena prova-la! Exemplo: Rochefort.
  • Witbier: Produzida a partir do trigo, aveia e diversas especiarias como camomila, coentro e casca de laranja! Surpreendente! Exemplo: Hoegaarden.
  • Belgian Pale Ale: ideal para quem quer tentar uma Ale, mas não é chegado nas cervejas muito amargas! São bem mais leves que a Ale tradicional. Exemplo: De Koninck.
  • Saison: são refrescantes, suaves e possuem ingredientes diferentes e secretos, como o anis, pimenta e outros condimentos! Exemplo: Saison Dupont.

 

As cervejas trapistas

Melhor cerveja belga
Algumas das cervejas trapistas | Foto: Philip Rowlands, via wikimedia commons.

Muito famosas no mundo inteiro, as cervejas trapistas recebem esse título, não por serem de um tipo diferente, e sim, por serem produzidas em mosteiros da ordem trapista. São consideradas uma das melhores cervejas do mundo.

As cervejas trapistas devem ser fabricadas, ou supervisionadas, por monges religiosos, dentro dos mosteiros. E mais do que isso, sua comercialização não deve possuir fins lucrativos, e sim, ser destinada a manutenção dos mosteiros.

Em todo o mundo existem apenas 11 mosteiros que fabricam as cervejas trapistas, e seis deles ficam na Bélgica: Achel, Chimay, Orval, Westvleteren, Rochefort e Westmalle.

 

Quais são as melhores cervejas belgas?

Quais são as melhores cervejas da Bélgica?
Foto: Gordito1969, via Wikimedia Commons.

Com tantas opções de cerveja belga, é difícil chegar e já acertar de cara! Portanto, vou indicar cinco rótulos muito bons e diferentes para você começar sua rota da cerveja e descobrir qual tipo mais lhe agrada o paladar.

  • Duvel (Golden Strong Ale, 8,5% ABV);
  • Boon Kriek (Lambic, 4,5% ABV, a fabricação pede 250 gramas de cereja para cada litro de cerveja);
  • Tournay Noire (Com dupla fermentação, 7,6% ABV);
  • Chimay (Tripel, entre 8% e 9% ABV);
  • Delirium Tremens (Golden Strong Ale, 8,5% ABV) – já foi premiada como melhor cerveja do mundo.

Além delas, uma excelente opção é pedir a degustação do bar/cervejaria que você estiver. É servido em uma bandeja com pequenos copos e diferentes tipos de cerveja belga. Pode pedir sem erro!

 

Melhores bares e cervejarias em Bruxelas

Cervejaria em Bruxelas, Bélgica
Interior do Delirium Cafe | Foto: Jamie Lantzy, via Wikimedia Commons.

Agora que você já sabe tudo sobre as cervejas belgas, veja os melhores bares e cervejarias de Bruxelas para apreciar as deliciosas cervejas belgas.

 

Poechenellekelder

Indico conhecer este tradicional beer cafe de Bruxelas, que serve mais de 90 rótulos diferentes. O Poechenellekelder está localizado na Rue du Chene, 5. Em frente ao Manneken Pis, a estatua do menino fazendo xixi, que é símbolo da Bélgica.

Conheça os principais pontos turísticos de Bruxelas »

 

Chez Moeder Lambic

O Chez Moeder Lambic é voltado para a degustação das cervejas artesanais, com aproximadamente 50 rótulos de cervejas na pressão e cerca de 200 marcas em garrafas. Fica na Rue de Savoie 68, 1060, Saint-Gilles.

 

La Mort Subite

Peça uma Gueuze-Lambic que é tiro certo! O La Mort Subite está localizado na Rue Montagne aux Herbes Potagères, 7.

 

Delirium Café

Para fechar, não poderia deixar de recomendar a famosíssima cervejaria Delirium. Vá e divirta-se com o cardápio com mais de dois mil rótulos de cerveja. É o bar com maior variedade de cervejas do mundo! Endereço: Impasse de la Fidélité, 4, 1000.

Deu vontade né? Então prepare as malas e deixe as inigualáveis iguarias da Bélgica te conquistarem. Depois comente aqui o que achou.

 

Mais dicas sobre Bruxelas:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Felipe Carloni

Desde que me conheço por gente sou apaixonado por Geografia, Culturas, Pessoas e claro, Viagens! Sou Bacharel em Relações Internacionais justamente por achar que passaria a vida conhecedo cada canto, explorando as maravilhas do nosso mundo de ângulos completamente diferentes! De lá pra cá a diplomacia ficou pra trás, mas a paixão não! Sou sócio em uma operadora de turismo, a Rosso Tour e criei uma empresa de Concierge de Viagens em Ilhabela (cidade que mais amo nesse mundo), o Ilha Inn Confort! Conheci mais de trinta países, embora ainda falte o gostinho de pisar na África, continente que me atrai e me encanta de forma inigualável! Terei grande alegria em compartilhar com vocês, aqui no QVM, um pouco do que vi por aí e tenho certeza que aprenderei muito com vocês também!

Confira Também

Wi-Fi portátil e internet rápida na Europa

Wi-Fi portátil e internet rápida na Europa: conheça o MyWebspot

Muita gente não gosta nem de pensar em ficar sem internet portátil na Europa. E, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *