Brasil x Argentina: qual o lado mais bonito das Cataratas?

Brasil x Argentina: qual o lado mais bonito das Cataratas?

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (1 votos)
COMPARTILHE

Visitar as Cataratas é realmente um passeio imperdível. Ver toda essa imensidão bem na sua frente, é algo realmente para se impressionar e a força da natureza será capaz de proporcionar uma experiência inesquecível!

Na hora de colocar o pé na estrada e ir conhecer esse destino, várias dúvidas acabaram surgindo: qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu? Quais são as diferenças entre o lado brasileiro, no estado do Paraná, e o argentino das Cataratas? Qual a melhor época do ano para ir?

Os dois lados são lindos, mas têm suas particularidades. Nesse artigo comentarei um pouco mais sobre elas para você entender melhor as diferenças. Mas independentemente disso, visite os dois lados para tirar suas próprias conclusões. Te garanto que vale – muito – a pena!

Leia também => Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

 

Qual o melhor lado das Cataratas do Iguaçu?

Qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?

Essa é a pergunta mais frequente feita por quem pretende conhecer as Cataratas do Iguaçu. A opinião é bem pessoal, uma vez que cada lado, tanto do Brasil como da Argentina, tem suas diferenças e peculiaridades. Cada um dos lados proporciona visões únicas, sempre bem perto de várias quedas d’água das Cataratas.

O lado brasileiro acaba sendo o mais popular, pois boa parte dos grupos compra pacotes prontos e acabam não indo para o lado argentino. Isso acontece devido à facilidade de chegar ao Parque Nacional, que fica bem perto do centro de Foz do Iguaçu.

Isso é uma pena, pois dois terços de todo o conjunto de quedas fica no parque do lado argentino, e claro, apenas um terço no Brasil. Então, respondendo à pergunta, não há lado melhor. Mas você como bom viajante, precisa conhecer com calma os dois lados, tirar muitas fotos, aproveitar as vistas espetaculares que te esperam e só depois ter sua própria resposta.

Obviamente existem diferenças, então farei uma análise – mostrando muitas fotos 🙂 – sobre cada um dos lados. Isso te ajudará na decisão, caso tenha tempo para conhecer um só.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Foz do Iguaçu »

 

Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão para garantir 5% com o cupom QUERO5OFF!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Foz do Iguaçu. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

O lado argentino

Qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu?

Vamos começar explorando o lado argentino. As Cataratas do Iguaçu em terras vizinhas ficam dentro do Parque Nacional del Iguazú. O Parque fica um pouco mais de 20 km do centro de Foz do Iguaçu. Portanto, é bem fácil e perto para quem está na cidade paranaense. Toda a estrutura do parque é ótima, com muitas trilhas bem sinalizadas e baixa dificuldade.

Há também um trenzinho que leva os turistas para atrações mais afastadas, como a Garganta do Diabo, principal queda do lado argentino.

Lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Obviamente a atração são as Cataratas. O mais legal do lado argentino, é que muitas das trilhas são feitas em plataformas de ferro sobre as águas, deixando os turistas por mais vezes bem perto das quedas, que podem ser vistas percorrendo diversos caminhos dentro do parque.

Uma das 4 trilhas que podem ser feitas, tem 5 km de extensão e passa por várias quedas. Já a outra, de 2 km após o trajeto de trem, é a mais desejada, já que leva exclusivamente para um mirante que fica na borda da Garganta do Diabo.

Cataratas do Iguaçu do lado argentino

Todos os caminhos contam com estrutura adequada e são fáceis de percorrer. A vantagem é que por cada caminho você encontrará alguma particularidade e uma vista única das Cataratas do Iguaçu. E do lado argentino existem mais opções, ao contrário do parque brasileiro, onde tudo está concentrado no mesmo lugar.

Para quem quer aproveitar e conhecer tudo com calma no lado argentino, a excursão turística do lado argentino pode durar um dia inteiro, ou até mais!

Qual é o melhor lado das Cataratas do Iguaçu?

Um detalhe interessante é que a Argentina conta com dois terços de todo o conjunto de quedas, que soma no total 2700 metros de extensão. O parque argentino é bem menos visitado por turistas brasileiros, provavelmente porque nem todos os pacotes incluem visita aos dois.

Melhor lado das Cataratas do Iguaçu

A dica é programar um tempo para visitar o lado argentino, pois para ter a melhor experiência possível, é fundamental ver de perto a grandiosidade das quedas e a Garganta do Diabo. A famosa vazão de cinco milhões de litros de água por segundo, é vista por quem visita o principal mirante desse parque.

Claro que é possível ir por conta própria para o parque, alugando um carro, contratando somente o transporte ou até mesmo utilizando o transporte público em Foz do Iguaçu. Porém, caso você decida visitar a região durante a alta temporada (julho, por exemplo), o parque fica lotado e a ajuda do guia será muito bem vinda!

Planejando alugar um carro em Foz do Iguaçu?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Lado brasileiro

Lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu

Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, fica o lado brasileiro das Cataratas. O Parque fica a 13 km do centro de Foz do Iguaçu, o que o torna bem acessível, ainda mais com sua excelente infra-estrutura. O transporte na parte interior é feito de ônibus, com paradas distintas que oferecem passeios variados para os visitantes.

A dica é já comprar o ingresso com antecedência, que também inclui o transporte saindo do hotel.

Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro

Da mesma forma que o lado argentino, a grande atração fica por conta dos mirantes para as Cataratas do Iguaçu. Para vê-la de perto, você deve percorrer a Trilha das Cataratas. Ela possui extensão de 1200 metros, é asfaltada e pode ser percorrida com facilidade.

Mirante no lado brasileiro das Cataratas

Vários mirantes são encontrados pelo caminho, mas no final é possível percorrer uma passarela suspensa que dá acesso para a principal parte do lado brasileiro, com a melhor vista das quedas. Além disso, também é possível ter uma vista panorâmica por meio de um elevador.

Vista privilegiada no lado brasileiro das Cataratas

Como conta com outras opções de entretenimento, é possível fazer várias atividades e ficar até um dia inteiro dentro do parque. Para quem está disposto a investir e quer ter uma experiência ainda mais exclusiva, a dica é fazer um sobrevoo de helicóptero para ver de cima toda essa imensidão das águas e aproveitar ao máximo o passeio.

Para a experiência ser ainda mais completa, o passeio de barco nas Cataratas é sem dúvida um dos mais legais!

 

Existe um lado mais bonito das Cataratas?

Nesse artigo, a intenção não foi dizer qual lado das Cataratas é melhor, pois isso é uma opinião bem particular. Meu objetivo foi contar um pouco mais de cada parque, mostrando os atrativos para que você tenha vontade de conhecer e se divertir.

O melhor, caso tenha tempo e disposição para isso, é conhecer o lado brasileiro e o lado argentino das Cataratas, uma vez que cada um deles conta com vistas diferentes, opções de entretenimento diferenciadas e te proporcionarão experiências únicas.

No Brasil, é possível ver bem de frente as quedas d’água e isso vai te impressionar. Já na Argentina, você terá a oportunidade de ficar bem perto da Garganta do Diabo, ponto mais impressionante no parque do país vizinho, o que com certeza te deixará sem palavras.

Por isso, sugiro visitar os dois locais, ter experiências diferentes e voltar para casa com todas as boas lembranças na memória. Pode ter certeza que visitar qualquer um dos lados das Cataratas do Iguaçu será maravilhoso!

Ficou com alguma dúvida? Definiu qual lado das Cataratas pretende visitar? Caso precise de alguma ajuda para definir seu roteiro, basta enviar sua pergunta que terei o maior prazer em ajudar!

Conta aqui nos comentários!

Até + !!!

 

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Antonio Batista
    Olha, pode até existir uma linha imaginária que inexplicavelmente coloca até a garganta do diabo, que fica no meio do rio (mais próxima do Brasil) como sendo argentina, tudo bem, mas sem dúvida alguma é do lado brasileiro onde quase tudo fica visível de uma forma espetacular, quase todas as quedas podem ser apreciadas durante a descida na trilha brasileira e no final tem aquela apoteose onde se vê as quedas de baixo, de cima, de lado etc, fora a vista do elevador que é sensacional. Conheci recentemente o lado brasileiro e não senti falta de visitar o outro lado, mas poderei ir um dia porque quero conhecer mais e melhor essa deslumbrante reserva natural.
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Antonio, Realmente o lado brasileiro já nos mostra a grandeza das Cataratas. Recomendo sim você visitar o lado argentino, é uma experiência bem diferente. Abraços
  3. Leticia
    Oi Guilherme, Seu blog eh excelente! Obrigada por compartilhar tanta informação! Eu moro no exterior e estou indo para o Brasil ano que vem, mas vou parar em Buenos Aires primeiro, e depois quero visitar as cataratas antes de chegar no Brasil. Pensei em ficar em Puerto Iguazu e visitar o lado Argentino em um dia, e o lado Brasileiro no outro. Voce sabe se eh tranquilo atravessar de um lado pro outro varias vezes (tipo eu não preciso de visto, mas meu noivo precisa de visto para o Brasil entao não sei se seria conveniente cruzar a fronteira algumas vezes)? Ou seria mais fácil ficar uma noite em Puerto Iguazu e outra noite em Foz? Voce sabe se eh tranquilo ir por conta (sem guia turistico) em ambos os lados? Obrigada desde ja, Grande abrazo Leticia
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Leticia, Como brasileiro é sim tranquilo cruzar a fronteira quantas vezes quiser, mas não sei dizer sobre um estrangeiro. Acho que é mais prudente dormir uma noite em Puerto Iguazu, que aliás tem restaurantes que valem a pena conhecer. Abraços Abraços
  5. Ramiro Herrera
    ¿Existe versión en español de su libro?... aunque entiendo CASI TODO en potuñol, me resulta más fácil y rápido leer en castellano.
  6. Guilherme Tetamanti
    Hola Ramiro, No, solamente en portugués. Si quedar alguna duda, escribe-me que te ayudo. Saludos
Quero Viajar Mais