quarta-feira , 26 / julho / 2017
Início / Europa / Inglaterra / O que fazer e quais são os principais pontos turísticos de Liverpool

O que fazer e quais são os principais pontos turísticos de Liverpool

Falou em Liverpool, falou em Beatles! Não tem como separar essa cidade localizada no noroeste da Inglaterra de seus maiores filhos. Assim como não há uma maneira de visitá-la sem citar os vários pontos turísticos de Liverpool ligados aos “quatro fabulosos”.

Liverpool pode não ser uma das cidades mais bonitas do Reino Unido. Mas o lugar respira cultura, história e esporte, além de ser um grande polo estudantil. É fácil caminhar por suas ruas e seu povo tem a fama de ser receptivo.

Planeje sua viagem =>  Encontre as melhores ofertas de hotéis em Liverpool

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Pontos turísticos de Liverpool

Melhores pontos turísticos de Liverpool
Lugar respira cultura, história e esporte | Foto: Carlos Fernandes.

Podemos dividir Liverpool em três áreas para o turismo. Começamos pelo centro tradicional, com seu calçadão concentrando o comércio. Depois por Mathew Street e região, onde encontra-se o The Cavern Club. E, por fim, a parte portuária conhecida como Albert Dock.

Todas as áreas são facilmente percorridas a pé. Portanto, vamos calçar um tênis confortável e aproveitar para conhecer os principais pontos turísticos de Liverpool.

 

The Cavern Club

Principais pontos turísticos de Liverpool
História dos Beatles começa nesse bar | Foto: Carlos Fernandes.

O The Cavern Club é onde começa a história dos Beatles. Foi inaugurado em 1957 e se tornou a casa da banda em 1961, tendo recebido um total de 292 apresentações do grupo. O bar foi demolido em 1973 e reconstruído em 1984 com tijolos retirados do bar original.

O The Cavern Club fica na Mathew Street e, bem em frente ao bar, está o Cavern Pub, onde encontra-se uma estátua de John Lennon e tijolos grafados com nomes de lendárias bandas e músicos. Para um fã de Beatles e de rock’n’roll, estar naquele lugar é algo único e mágico.

 

Albert Dock

Melhores lugares de Liverpool
Espaço é patrimônio cultural de Liverpool | Foto: Carlos Fernandes.

O Albert Dock é uma das principais atrações do patrimônio cultural de Liverpool. É nessa região que os ônibus vindos do aeroporto de Liverpool costumam deixar os turistas. O local abrange museus, galerias, restaurantes e bares. Está junto ao rio Mersey, onde antigamente localizava-se o porto da cidade.

Após sua revitalização, tornou-se um dos locais mais belos de Liverpool para se fotografar e admirar a paisagem. É em seu entorno que encontramos um dos locais mais visitados da cidade, o museu The Beatles Story.

 

The Beatles Story

Como visitar o Museu dos Beatles em Liverpool
Museu mais completo da banda no mundo | Foto: Carlos Fernandes.

O The Beatles Story Exhibition é o museu mais completo da banda no mundo. Ele está dividido cronologicamente e cada sala está montada exatamente como no passado, inclusive com objetos, roupas e instrumentos musicais originais pertencentes aos músicos.

Podemos passear pela réplica perfeita do The Cavern Club original, pelo Abbey Road Studios e pelo interior do Yellow Submarine. Por lá está o último piano utilizado por John Lennon e uma coleção de seus óculos. São tantos detalhes existentes no museu que não caberia tudo neste artigo.

Antes de entrar nos ambientes que configuram o museu, cada um com sua iluminação própria, você receberá um guia de áudio disponível em várias línguas, inclusive em português, e fones de ouvido.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Você pode escolher o áudio de acordo com a respectiva sala a se visitar para ouvir as narrações da irmã de Lennon, que envolvem cada canto encontrado no museu. O ticket para a visita custa 15,95 libras.

 

Museum of Liverpool

Melhores museus de Liverpool
A entrada é gratuita | Foto: Carlos Fernandes.

Liverpool tem a maior concentração de museus e galerias de arte do Reino Unidos fora de Londres. Dentre eles, destaca-se o Museum of Liverpool, na região de Albert Dock, mais precisamente na Pier Head. Sua entrada é gratuita.

O local conta a história da cidade através de coleções de trajes, arte decorativa e botânicas, além de objetos que representam sua história social e urbana, bem como testemunhos orais, material arqueológico e arquivos fotográficos.

 

Liverpool Cathedral

O que ver em Liverpool
Catedral possui 189 metros | Foto: Carlos Fernandes.

Sabe aquele lugar que você enxerga de longe e vai de encontro para saber o que é? E parece que nunca chega? A Liverpool Cathedral é desses lugares, muito pelo seu tamanho e imponência. Além de ser belíssima.

A catedral possui 189 metros de comprimento externo, sendo a mais extensa igreja do mundo. É possível ver 360º da cidade, a partir de sua torre, a mais alta de todo o Reino Unido, com 101 metros. Para essa experiência é cobrado o valor de 5,50 libras.

 

Anfield Road

O que visitar em Liverpool
Estádio é a casa do Liverpool FC | Foto: Carlos Fernandes.

O Anfield Road, construído em 1885, é a casa do Liverpool FC, um dos times mais populares do mundo. O estádio está a 5km do centro turístico da cidade, sendo facilmente acessado através de ônibus, a partir da região de Albert Dock.

É considerado um dos estádios mais clássicos da Europa. Foi a partir de uma visita ao Alfield, que me tornei fã dos Reds. Conhecer seu museu e as cinco taças da Champions League foi incrível. O tour pelo estádio e museu custam a partir de 10 libras.

Ao lado de Anfiled Road está o Goodison Park, estádio da outra equipe da cidade, o Everton FC.

 

Magical Mystery Tour

Melhores passeios em Liverpool
Tour dura 2 horas | Foto: Carlos Fernandes.

O Magical Mystery Tour é um passeio de 2 horas por Liverpool que percorre pontos referentes aos Beatles, com início em Albert Dock.

O tour passa na frente das casas de cada um dos artistas, parando em frente à casa de George Harrison. As escolas frequentadas pelos músicos também fazem parte do itinerário. Além da famosa rua Penny Lane e de Strawberry Field. Ambos locais citados em hits da banda.

Outros destaques do passeio incluem a igreja St. Peter, onde Lennon e McCartney se encontraram pela primeira vez. E o pub Empress, que aparece na capa do primeiro álbum solo de Ringo Starr.

O passeio termina no The Cavern Club. Durante o trajeto, músicas dos Beatles são tocadas enquanto o guia vai contando as histórias dos lugares. O tour custa 17,95 libras.

 

Como chegar em Liverpool

Como chegar em Liverpool
A partir de Dublin voo dura menos de 30 minutos | Foto: Carlos Fernandes.

A partir de Londres, pode-se chegar de ônibus partindo da Victoria Coach Station pelas empresas Megabus e Eurolines, a um custo entre 7 e 20 libras. De trem, partindo da Euston Station pelas empresas National Rail e Virgin Rail, a um valor a partir de 35 libras.

Se você estiver em Dublin, como eu estava quando fiz a viagem, a companhia aérea Ryanair faz voos diários para Liverpool. A distância entre as duas cidades é de cerca de 260 km, apenas. O voo dura 30 minutos e é possível encontrar passagens a 10 euros, por trecho.

Seu turismo começará já a partir do aeroporto, que leva o nome de John Lennon. O letreiro em seu lado externo, onde saem os ônibus para o centro, é muito fotografado pelos turistas quando chegam na cidade.

E se você já foi a Liverpool, aproveite para contar suas experiências para gente. Caso pretenda viajar para lá, deixe suas dúvidas nos comentários.

 

Confira os últimos artigos sobre a Inglaterra:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Confira Também

Rota dos principais castelos da Irlanda

Rota dos 10 principais castelos medievais da Irlanda

A Irlanda é um país repleto de castelos medievais espalhados pelo seu pequeno território. Cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *