quinta-feira , 20 / julho / 2017
Início / Américas / América do Sul / Brasil / Paraná / Os 10 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Os 10 pontos turísticos mais visitados de Curitiba

Curitiba é uma das capitais mais organizadas e bonitas do Brasil, muita arborizada, repleta de jardins e parques, a cidade oferece várias opções de lazer. Então, para ajudar na hora de montar seu roteiro, preparei para você uma listinha com os 10 pontos turísticos mais visitados de Curitiba.

Falando em planejamento, montei um roteiro de 2 dias em Curitiba que faz o maior sucesso aqui no blog, onde visitei vários desses pontos turísticos. As atrações são uma mais linda que a outra, e de verdade merecem a visita, ainda mais em finais de semana ensolarados.

Planeje sua viagem => Encontre ofertas de hotéis em Curitiba

Saiba as reais vantagens de contratar um seguro de viagem

 

Jardim Botânico

Pontos turísticos de Curitiba
Palácio de vidro durante fim de tarde no Jardim Botânico de Curitiba.

O cartão postal mais famoso de Curitiba é, sem dúvida, o Jardim Botânico. Sendo assim, é visita obrigatória para qualquer viajante! Famoso por sua estufa de vidro (inspirada no Palácio dos Cristais de Londres), e pelos jardins geométricos, ele funciona como centro de pesquisas da flora do Paraná e contribui para a preservação e conservação da natureza, o que é fundamental para a educação ambiental na cidade. Além, claro, de ser um espaço de lazer para toda a população.

O Jardim Botânico funciona de segunda-feira a domingo, no verão, das 6 às 20 horas e no inverno, das 6 às 19:30 horas e a entrada é franca.

 

Teatro Ópera de Arame

Atrações turísticas de Curitiba
Interior da Ópera de Arame | Foto: Herval, via Wikimedia Commons.

O Teatro Ópera de Arame é outro ponto turístico famoso da capital paranaense. Com capacidade para mais de 1.500 pessoas, ele foi construído todo em metal, com paredes transparentes, sobre um lago.

Bem ao seu lado está a Pedreira de Paulo Leminski, uma antiga pedreira desativada que hoje é importante palco cultural de Curitiba, espaço destinado a receber espetáculos ao ar livre.

 

Museu Oscar Niemeyer

Melhores pontos turísticos de Curitiba
Museu do Olho, obra de Oscar Niemeyer.

Outro ponto importante na cidade é o Museu Oscar Niemeyer. Mais conhecido como Museu do Olho, devido ao formato de sua construção, o Museu abriga exposições fixas e temporárias. Além disso, seus jardins são um ótimo espaço para fazer piqueniques, cena comum de se ver nos finais de semana de sol. A programação do espaço está disponível no site oficial.

 

Bairro Santa Felicidade

Bairros famosos de Curitiba
Portal de entrada do Santa Felicidade | Foto: SamirNosteb, via Wikimedia Commons.

O Santa Felicidade é um tradicional bairro de Curitiba que ficou famoso por abrigar principalmente italianos. Suas ruas e casas carregam a herança arquitetônica desses imigrantes, e claro, onde tem italiano tem comida boa! São diversos restaurantes típicos, com comida italiana para todos os gostos e bolsos.

Uma dica legal é visitar o bairro quando estiver acontecendo alguma festa típica italiana, você fará uma viagem no tempo e para a Itália!

 

Parque Barigui

Principais pontos turísticos de Curitiba
Parque Barigui | Foto: Mariordo, via Wikimedia Commons.

Curitiba tem diversos parques e um dos mais famosos e visitados é o Parque Barigui. Localizado numa região bem central da cidade, ele conta com uma área de preservação natural e serve como um ótimo refúgio para a fauna, caso da família de capivaras aqui na foto.

O parque oferece uma ótima infraestrutura aos visitantes, com churrasqueiras, quiosques, academia, quadras poliesportivas, estacionamento, restaurante e parque de diversões. Ele abriga ainda o Museu do Automóvel, um Pavilhão de Exposições e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

 

Bosque do Alemão

Outro parque que vale a pena visitar é o Bosque do Alemão. Localizado em um dos pontos mais altos, ele oferece uma linda vista da cidade. Com matas e trilhas, há diversas opções de lazer. O espaço abriga ainda uma réplica da Catedral de Bach e quem visita o Bosque Alemão, não pode deixar experimentar o legítimo apfelstrudel alemão, tradicional sobremesa feita com maçã.

Leia o relato sobre o Bosque do Alemão no blog Contando as Horas.

 

Parque Tanguá

Pontos turísticos mais visitados de Curitiba
Vista panorâmica do Parque Tanguá.

Localizado às margens do rio Barigui, o Parque Tanguá é uma área de lazer com muito verde. Além disso, sua estrutura conta com ancoradouro, pista de cooper, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Suas trilhas e vista panorâmica são os principais atrativos.

Planejando alugar um carro em Curitiba?
Dicas definitivas para alugar carros baratos em viagens

 

Feira de domingo no Largo da Ordem

Pontos turísticos de Curitiba
Feirinha aos domingos no centro histórico de Curitiba.

Para quem não abre mão de comprar souvenirs, não deixe de ir à tradicional Feira de Domingo no Largo da Ordem, que acontece das 8 às 14 horas. Localizada em uma região histórica da cidade, ela tem mais de 1000 barracas, distribuídas em 8 quarteirões.

Por lá encontramos objetos de decoração, pinturas, livros, bolsas, bijuterias, lembrancinhas da cidade, roupas, entre outros produtos feitos por artistas locais.

 

Rua XV e o Centro da Cidade

Pontos turísticos famosos de Curitiba
Rua XV | Foto: Mathieu Bertrand Struck, via Wikimedia Commons.

Caminhar pelas ruas do centro de Curitiba também é um ótimo passeio para quem deseja conhecer melhor a cidade, e a Rua XV é a atração imperdível desse passeio. Fechada para carros, ela é formada por inúmeros canteiros floridos, por isso foi apelidada de Rua das Flores. Além disso, em toda sua extensão encontramos diversas lojas, cafés e restaurantes.

A região central de Curitiba abriga ainda vários pontos turísticos e históricos, como a Praça Tiradentes, o Paço da Liberdade, igrejas e o Largo da Ordem, o mesmo da feirinha de domingo.

 

Passeio de trem Curitiba/Morretes

Um das atividades imperdíveis para quem está em Curitiba é fazer o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, que corta a Serra do Mar. A viagem dura cerca de três horas e no trajeto estão pontes, túneis, montanhas cobertas de Mata Atlântica e uma vista de tirar o fôlego. Inaugurada em 1885, ela já foi eleita a ferrovia mais bonita do mundo.

Chegando a Morretes parece que fizemos uma viagem no tempo. Inaugurada em 1721, a pequena cidade tem um lindo centro histórico, com ruas de pedras e casarões bem conservados. Para o almoço, a dica é experimentar o Barreado, prato tradicional da região feito à base de farinha de mandioca e carnes cozidas. Para quem curte passeios mais radicais, a cidade oferece diversas opções como rafting no Rio Marumbi, além de trilhas pela mata (cheia de cachoeiras) e passeios de bike.

Para voltar a Curitiba, além do trem, há opções de vans que partem de hora em hora. A viagem de van é bem mais rápida e dura pouco mais de 1 hora.

Consulte valores e horários no site da Serra Verde Express.

 

Pontos turísticos de Curitiba

É verdade que esses são apenas alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba, mas é um bom começo para o turista que está começando a explorar a capital do Paraná. Caso esteja planejando uma visita de poucos dias, não deixe de ler também o artigo com nosso roteiro para curtir o final de semana em Curitiba, é sucesso aqui no blog 😉


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Dicas para encontrar melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Pesquisando sobre os pontos turísticos de Curitiba? Tem alguma dúvida, gostaria de dar dicas ou compartilhar suas histórias?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Pratos da culinária típica do Maranhão

Comidas típicas do Maranhão e restaurantes em São Luís e região

As principais comidas típicas do Maranhão contam um pouco da história do lugar. Criada a …

8 Comentários

  1. Ígor Demolinari

    Oi Guilherme, bom dia!
    Estou com viagem marcada para Curitiba no dia 10/06 até 13/06.
    Irá ser uma viagem corrida, somente para passar o dia dos namoradas aí com minha namorada.
    Queremos fazer o passeio de trem de Curitiba a Morretes. Você acha que é necessário comprar o passeio completo da Serra Verde Express que envolve o almoço e volta para Curitiba ou posso chegar a Morretes e depois voltar em uma van ou ônibus a parte para Curitiba?

  2. Bruno Campelo

    Olá Guilherme, estou indo para Curitiba agora em novembro, e andei pesquisando sobre passeios e pontos turísticos da cidade. Me interessei bastante pelos apresentados por você aqui no site, dá pra fazer todos ou a maioria em 3 dias? Fico no aguardo e parabéns pelo trabalho.

  3. mathias zocollotti

    Esqueceu de colocar o passeio público de Curitiba, super tradicional, teatro paiol, relíquia, teatro guaíra, show, estádio do Atlético, maravilha, parque João Paulo Ii, Parque são lourenço, boca maldita, entre outros…

  4. Oi, Guilherme

    Legal o post! =DD
    Obrigada por citar meu bloguinho!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *