quinta-feira , 20 / julho / 2017
Início / Categorias / Passagens de Trem / Passagem de trem: saiba tudo sobre como viajar na Europa

Passagem de trem: saiba tudo sobre como viajar na Europa

Passagens de trem na EuropaSe você vai fazer uma viagem pela Europa e pretende passar por mais de uma cidade ou país, certamente já pensou se vale a pena ou não comprar uma passagem de trem na Europa. Esse é o modo mais europeu de viajar, e além de eficiente, pontual, seguro e confortável, a viagem é um charme.

No total, o continente tem cerca de 250 mil quilômetros de ferrovias, que ligam diferentes países. É possível viajar toda a Europa de trem! Porém, como estamos acostumados com nosso sistema e no Brasil não é comum o transporte ferroviário, surgem muitas dúvidas na hora que estamos planejando uma viagem internacional. Como sempre recebo emails pedindo dicas, preparei esse artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre como viajar de trem pela Europa.

Leia também => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

Quando vale a pena ir de trem?

Durante o planejamento de uma viagem pela Europa, uma das dúvidas mais comuns é: vale a pena ir de trem? E a resposta vai depender do trecho a ser percorrido. Vale muito a pena para deslocamentos curtos ou médios de até quatro horas mais ou menos, ou em casos de viagens noturnas para alguns destinos. Para percursos de até quatro horas, a não ser que você consiga um preço excelente de avião, opte pelo trem. Isso porque devido ao deslocamento para aeroporto, mais o tempo do check-in, a viagem de trem será bem mais rápida e você economizará tempo. O que vale ouro em uma viagem!

Na disputa entre trem e ônibus, o trem é sempre a melhor opção na relação entre tempo e conforto. O transporte rodoviário não é ruim, mas o trem sempre terá vantagem, principalmente se for um trem noturno na Europa. O ônibus valerá a pena apenas se você precisar realmente economizar.

Quando estamos planejando, uma dica importante é sempre somar os gastos, valores de taxa de embarque, transporte até aeroporto, rodoviária e estação de trem. Na maioria das vezes, como as estações de trem na Europa são bem centrais, conseguimos fazer uma boa economia quando optamos em ir de trem, o que pode compensar a diferença do preço de uma passagem aérea ou de ônibus.

Caso esteja realmente cogitando uma viagem de trem, não deixe de ler os posts sobre as linhas de trem na Europa e rotas populares para viajar de trem.

 

Como comprar passagem de trem na Europa

Passagem de trem na Europa

Outra dúvida muito comum é na hora de comprar passagem de trem na Europa. Como e quando comprar o bilhete do trem? A boa notícia é a possibilidade de comprar os tickets de trem na Europa pela internet, ainda no Brasil. Isso facilita bastante o planejamento.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

A maior parte das companhias disponibilizam as passagens de trem com 60 a 90 dias de antecedência. O sistema de precificação das passagens de trem na Europa é parecido com o das companhias aéreas. Assim, o preço varia de acordo com a disponibilidade, hora e dia da viagem. Porém, existem menos promoções na tentativa de lotar os trens.

Então, quanto maior a antecedência, maiores as chances de encontrar descontos. Mas isto é válido para trechos maiores, principalmente entre países diferentes. Para cidades próximas os valores são fixos. No post Como comprar passagens de trem na Europa, falo mais sobre o tema e dou dicas de como e onde comprar as passagens pela internet. Confira também o post O site Rail Europe é seguro e confiável?

 

É necessário reservar assentos?

Em alguns trechos é necessário reservar seu assento no momento da compra do bilhete de trem na Europa. Principalmente nos trens noturnos ou trem bala, mas na grande maioria é opcional. Caso você opte por não reservar, pode acontecer de ter que ficar mudando de lugar a cada estação, caso o dono do assento chegue. Então, se a empresa te der a opção de reservar, garanta sua poltrona, principalmente se estiver viajando em dupla ou grupo, e se o trajeto for longo.

 

Com quanto tempo de antecedência devo chegar na estação?

É importante ser muito pontual, pois trens não atrasam. Então, planeje-se sempre para chegar com 15 a 30 minutos de antecedência. Como provavelmente não conhecerá a estação, você terá tempo suficiente para localizar com calma qual a plataforma de embarque.

 

Há limite de bagagem?

Uma das vantagens de viajar de trem é que não há limite de peso de bagagem. Porém, o ponto desfavorável é que o passageiro fica responsável pelo transporte da bagagem, que é armazenada nos bagageiros superiores ou atrás de cada assento.

Outra dica importante é ficar atento na estação de desembarque, pois nem sempre há aviso sonoro de qual estação o trem está e o tempo de parada é muito rápido. Para não correr o risco de esquecer sua estação, pesquise quais as principais estações de trem por onde você passará, antes de chegar no seu destino final. Se a viagem for noturna e você quiser dormir, não deixe de colocar um alarme no celular um pouco antes horário previsto para a chegada. E na hora de desembarcar, não esqueça de sua bagagem 🙂

*Dica: ainda no hotel, ou qualquer ponto com internet, sempre baixo todo o mapa do trajeto através do aplicativo do Google Maps no celular. Vou com o dedo mesmo passando pela rota para abrir o mapa. Basta deixar o aplicativo aberto, que mesmo sem internet, será possível olhar o mapa e verificar qual a sua localização através do GPS. Caso queira ter internet ilimitada na Europa, recomendo o My-Webspot.

 

Conclusão

Viajar de trem pela Europa é uma das melhores opções para conhecer o continente. É um meio de transporte rápido, seguro, confortável e muitas vezes bem econômico caso compre as passagens no momento certo. Para dar tudo certo na viagem, a dica é sempre pesquisar e planejar com antecedência!

Se ainda tiver dúvidas sobre o preço de trem na Europa, ou como comprar as passagens, deixe um comentário abaixo. Terei o maior prazer em responder 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como comprar trem na Itália?

Trem na Itália: dicas de como comprar passagens na Trenitalia

Viajar de trem na Itália é uma delícia! O país ocupa o terceiro lugar no …

2 Comentários

  1. João Vitor Perilo

    Show de bola, sou suspeito para falar, sempre lhe acompanhei. Texto muito top.
    Vc poderia me ajudar, estou com uma dúvida quanto à Holanda. Qual a melhor maneiro de ir até lá? Estarei na Itália (Milão), ou em (Zurique), dia 14/07 … E pretendo ficar na Holanda até dia 16 atarde. Melhor ir baldeando de trem, ou ir de avião via Milão? Zurique tem LowCoast?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *