Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Américas / América do Sul / Brasil / Maranhão / Onde ficar no Maranhão? Hotéis em São Luís e Lençóis Maranhenses

Onde ficar no Maranhão? Hotéis em São Luís e Lençóis Maranhenses

Para te ajudar a planejar sua viagem e onde ficar no Maranhão, trago dicas para encontrar bons hotéis em São Luís e Lençóis Maranhenses, os principais polos de turismo do estado.

Procurar hospedagem costuma trazer muitas dúvidas, principalmente para quem não conhece o local. Por isso, trouxe algumas dicas baseadas no que conheci por lá. A ideia deste artigo é ser um auxílio para você decidir onde ficar em São Luís, avaliando os melhores bairros para se hospedar e o perfil de cada um. Além disso, trago indicação de bons hotéis, pousadas e hostel em São Luís.

A próxima parada é a maior atração turística do Maranhão: os Lençóis Maranhenses. Lugar que também traz muitas dúvidas de onde se hospedar, já que o Parque Nacional é longe dos hotéis e pousadas. Barreirinhas é a principal cidade para hospedagem nos Lençóis, mas não é a única. Aqui conto onde é melhor se hospedar, além de dicas de lugares para todos os gostos e bolsos. Do mais econômico hostel a hotéis estilo resort dos Lençóis Maranhenses.

Planeje sua viagem => Encontre as melhores ofertas de hotéis no Maranhão

Zarpo Viagens: pacotes, resorts e hotéis com os melhores preços »

 

Onde ficar em São Luís do Maranhão?

Hotéis em São Luís do Maranhão
Entrada do Hotel Brisamar em São Luís.

Procurar um bom hotel em São Luís requer pensar em diversos fatores. Como qualquer cidade grande, devemos levar em consideração as distâncias das principais pontos turísticos, a segurança, o perfil de cada um, e é claro, o orçamento. Para facilitar, separei os hotéis e pousadas em São Luís por região, destacando as vantagens de cada lugar.

Conheça a seguir os melhores bairros de São Luís para se hospedar e dicas de hotéis, entre outros estabelecimentos, em cada região.

Pesquise entre todas as opções de hospedagem em São Luís »

 

# Ponta D’Areia

Hotéis nos Lençóis Maranhenses
Praia Ponta D’Areia, na frente do Hotel Brisamar.

Bairro nobre de São Luís localizado entre a praia, que recebe o mesmo nome, e a Lagoa de Jansen. A região tem bastante comércio, bons restaurantes, além da agitação garantida pelos barzinhos na orla da lagoa. É uma boa opção para quem quer tudo perto, inclusive o mar.

A Praia Ponta D’Areia é a mais próxima do centro e a mais frequentada da cidade, mesmo sendo imprópria para banho. Ainda sim, vale a pena para curtir o visual, principalmente no pôr do sol.

 

Hotel Brisamar

Hotéis em Barreirinhas, Maranhão
Área da piscina do Brisamar.

O Brisamar foi o hotel em São Luís do Maranhão que eu me hospedei e posso recomendar. Lá você pode literalmente sentir a brisa do mar, pois fica bem de frente para a praia Ponta D’Areia.

Ideal para quem não abre mão de comodidade por um bom custo-benefício. As camas são bem confortáveis e o quarto é espaçoso, com serviço 24 horas. Alguns tem vista para a praia. Tem piscina ao livre, ótima para refrescar no verão eterno do Maranhão, além de academia, sauna e spa.

Resort em Barreirinhas, Maranhão
Business center do Brisamar.

Também é uma boa para quem viaja a negócios ou precisa trabalhar durante a viagem. O Hotel Brisamar possui business center, fax e fotocopia. Além disso, a conexão Wi-Fi inclusa na diária é muito boa e pega em todas as áreas do hotel. No entanto, para mim, o melhor de tudo foi o café da manhã. Além de ser bem variado e oferecer comidas típicas maranhenses, estando no restaurante é possível ver a praia. Nada melhor para começar o dia do que um café da manhã de hotel daqueles com vista para o mar.

Outra opção para ficar na Ponta D’Areia são os Flats Biarritz, ideal para quem gosta de privacidade com preços econômicos.

 

# São Francisco e Renascença

Bairros bem localizados na parte nova da cidade, entre a Lagoa de Jansen e a ponte que liga esta área com o Centro Histórico de São Luís.

Quem não troca o clima de hostel por nada ou procura por hospedagem barata, pode encontrar alguns dos melhores hostels de São Luís nesta área: o Hostel Chez Lou e o excepcional Tanan Hostel. Ambos contém ótima localização, boas avaliações e café da manhã incluso nas diárias.

 

# Centro Histórico de São Luís

Pousadas em São Luís do Maranhão

Se hospedar no Centro Histórico é a escolha certa de quem quer fazer tudo a pé. Embora as pousadas do centro não ofereçam tantas comodidades, a ótima localização e o charme de ficar no Centro Histórico valem a pena.

A desvantagem é que a região é relativamente cara, porém não é considerada muito segura, principalmente à noite. Embora charmoso, o Centro de São Luís está um pouco abandonado e andar por suas ruas após o entardecer pode dar a sensação de insegurança.

O mais interessante dos hotéis em São Luís dessa região é a oportunidade de ficar em um antigo casarão restaurado. Mas um aviso: nem todos estão reformados e bem conservados. A Casa Frankie é uma das melhores opções do Centro Histórico. Oferece piscina, Wi-Fi e cozinha compartilhada por diárias com preços imbatíveis.

Quem pode desembolsar um pouco mais, indico o Casa Lavínia, um belíssimo casarão colonial, reformado e bem conservado. Os quartos são enormes e bem confortáveis e o hotel dispõe de um bom café da manhã.

Pesquise entre todas as opções de hospedagem no Centro Histórico »

 

#Praia de Calhau

De todos os bairros citados, é o mais afastado do centro. É recomendado para quem vai para São Luís para curtir a praia, que é considerada a melhor de São Luís.

A Pousada Maramazon oferece hospedagem com excelente localização e bons preços. Possui serviços de transfer do aeroporto, guias para passeios e tours pela cidade. Fornece Wi-Fi nas áreas comuns e um espaço de relaxamento com redes e vista para o mar.

Quem curte o clima de hostel ou está viajando sozinho e quer gastar pouco, pode ficar no Mansão Expressar Hostel, também muito bem localizado.

Pesquise entre todas as opções de hospedagem na Praia de Calhau »

 

Lençóis Maranhenses: onde se hospedar?

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem área de 156 mil hectares, o tamanho da cidade de São Paulo. Para chegar em suas famosas lagoas formadas entre dunas, o acesso dá-se por dois municípios: Barreirinhas ou Santo Amaro.

As duas cidades-base oferecem pousadas e hotéis nos Lençóis Maranhenses, além de farmácias, restaurantes e outras comodidades. Nenhuma das hospedagens é exatamente dentro do Parque, mas são as opções mais próximas. E então surge a dúvida: onde é melhor ficar? Conheça a diferença entre os dois lugares e tire suas próprias conclusões.

 

# Barreirinhas

Embora seja mais longe dos Lençóis, Barreirinhas é a mais visitada por conta da infra-estrutura que oferece. É de fácil acesso e tem ônibus partindo da rodoviária de São Luís. A cidade é simples, mas possui restaurantes e hotéis muito bons.

Por outro lado, o percurso para chegar nas lagoas famosas é de aproximadamente 40 minutos em 4×4, além da travessia de balsa para outra margem do rio. Para mim, a maior vantagem de Barreirinhas é a variedade de passeios que oferece, além do clássico para os Lençóis Maranhenses. Não que este não seja legal de se fazer, é maravilhoso. Porém, quanto mais coisas interessantes para conhecer, melhor. Eu adorei o tour náutico pelo Rio Preguiças com parada em três povoados. Conheça como foi o meu roteiro por São Luís e Lençóis Maranhenses.

 

# Santo Amaro

O povoado de 15 mil habitantes é de difícil acesso. Tem pousadas, restaurantes, farmácia e até banco, mas é bem mais roots. É preciso chegar de 4×4. No entanto, Santo Amaro do Maranhão é mais perto dos Lençóis Maranhenses. Até dá para chegar à algumas lagoas famosas do parque a pé, mas é pelo menos uma hora de caminhada nas dunas. Também oferece passeios de jardineira, que demora cerca de 20 minutos para chegar nos Lençóis.

Dizem que Santo Amaro é mais bonito. Na minha opinião, o percurso da Lagoa Bonita, que parte de Barreirinhas, é a maneira mais perfeita de se deparar com a magnitude dos Lençóis Maranhenses pela primeira vez. Isso porque acessamos pelas “costas” do Parque. Depois de estacionar é preciso subir a duna a pé e lá do alto é possível ver a imensidão verde atrás das dunas e lagoas.

Você conhece os dois municípios? Conte para gente nos comentários o seu preferido para ficar nos Lençóis Maranhenses.

 

Hotéis em Barreirinhas

Conheça os melhores hotéis, hostels e pousadas de Barreirinhas.

 

# Gran Hotel Flat Residence

Gran Solare Lençóis Resort

Foi neste hotel em Barreirinhas que eu fiquei hospedada. Amei o café da manhã, o restaurante do hotel, a piscina e a vista do quarto. A única desvantagem era o sinal Wi-Fi, que apesar de estar disponível nos quartos, não era dos melhores. Mas eu acredito que seja um problema geral para se conectar na internet em toda região.

Resort em Lençóis Maranhenses
Vista do meu quarto no Gran  Hotel Flat Residence.

O hotel quatro estrelas antigamente era chamado de Gran Solare Lençóis Resort, mas mudou de nome recentemente, devido a mudança da administração. O Gran Hotel Flat Residence oferece piscina com bar, dois restaurantes, sendo um localizado no deck na beira do Rio Preguiças, quarto com secador de cabelo e guarda-roupas, lojinha com souvenirs baratos e sala de jogos.

Pesquise entre todas as opções de hospedagem em Barreirinhas »

 

# Hostel ou pousada em Barreirinhas

Se você tem orçamento para ficar em Barreirinhas, mas ainda sim, procura por um lugar em contato com a natureza, conheça a Pousada Encantes do Nordeste. O espaço é bem grande, verde e charmoso. Atrás da pousada, na beira do rio, fica o restaurante Bambaê, que é bem animadinho. Se você tem problemas de locomoção esqueça o lugar, pode ser complicado andar por lá e carregar malas.

Quem procura por hospedagens alternativas e econômicas, pode conferir as opções de hostel em Barreirinhas. Apesar de um pouquinho afastado do centro, o Paraíso do Caju House Hostel é um sítio de clima familiar com práticas de permacultura. Ideal para relaxar e recarregar as energias. Tem até animais passeando pelo local, imagina a vibe do lugar! Os quartos compartilhados possuem beliches e são divididos entre fumantes e não fumantes, além de ter uma área pública para este fim. A diária inclui uma ótimo café da manhã com comidas típicas e frutas frescas.

A Casa do Professor é outro simpático hostel em Barreirinhas. Bem localizado, está a poucos metros do centro. Fornece roupa de cama, café da manhã e notebook para uso dos hóspedes, além de sala de jogos e lounge.

Prefere Santo Amaro? => Encontre pousadas em Santo Amaro do Maranhão

 

Carolina Arbache viajou a convite da SECTUR (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), com apoio do blog Na Mochila do Cris e o Hotel Brisamar. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Confira Também

Vale a pena visitar o Parque das Aves?

Visita ao Parque das Aves em Foz do Iguaçu: vale a pena?

Se você acredita, como eu, que as aves devem ficar livres e longe dos cativeiros, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *